Uma Análise Abrangente da Tecnologia, Economia do Token, Atividades de Rede e Ecossistema da Aptos

Intermediário1/9/2024, 11:42:32 AM
Este artigo explica em detalhe o projeto de cadeia pública de camada 1 Aptos, desde a sua história, mecanismo de consenso, economia de tokens e características da VM, até aos seus projetos de ecossistema.

Principais insights

  • Aptos é uma blockchain L1 projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. Originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta e foi lançada em outubro de 2022.
  • Aptos tem uma pilha técnica inovadora, incluindo o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de pool de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.
  • Desde julho de 2023, Aptos tem processado uma média de mais de 475.000 transações por dia, com mais de 72.000 endereços diários ativos. A atividade da rede é impulsionada por um evento de criação de arte pública de um dia nas plataformas de mídia social Chingari, oráculos Pyth e Graffio.
  • Aptos Labs e a Fundação Aptos estabeleceram parcerias com muitas empresas e grupos conhecidos, como a Microsoft, Alibaba Cloud, NPIXEL, Grupo Lotte, Coinbase Pay, etc., com foco nos planos de crescimento na região da Ásia-Pacífico.

O debate sobre modularidade e integração é comum, mas ambos tendem para um resultado semelhante: as cadeias modulares são inicialmente otimizadas para verificabilidade e descentralização, enquanto as cadeias integradas são otimizadas para baixa latência e alta taxa de transferência.

Aptos é um dos maiores participantes no campo integrado, com a sua equipa de desenvolvimento Aptos Labs a ter angariado aproximadamente $400 milhões. Desde o seu lançamento em outubro de 2022, a rede tem sido rapidamente atualizada, com mais de 40 AIPs e 8 versões principais. O ecossistema Aptos, embora relativamente jovem, já inclui projetos como um livro de ordens on-chain, DEX perp e plataformas de redes sociais. Nos testes recentes da mainnet, Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações diárias, com o objetivo de ultrapassar 1 milhão de TPS. Se continuar as atualizações tecnológicas, atrair desenvolvedores e utilizadores, Aptos está preparado para o sucesso.

Antecedentes

Aptos originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta. Em 2019, a Meta (anteriormente Facebook) anunciou oficialmente o lançamento de uma rede de pagamento baseada em blockchain. O projeto era composto pela cadeia com permissão Diem (inicialmente chamada Libra) e pela carteira Novi (inicialmente chamada Calibra). Desenvolvido pela Associação Diem e pela subsidiária da Facebook, Novi Financial. Devido à resistência regulatória, Diem e Novi nunca foram lançados. Em janeiro de 2022, a Diem vendeu seus ativos para a Silvergate Capital. Em setembro de 2022, a Meta anunciou o fim do Novi.

A Aptos Labs foi fundada em dezembro de 2021 e lançada oficialmente em fevereiro de 2022. A Aptos Labs foi co-fundada por Mo Sheikh, chefe de estratégia do parceiro estratégico da Novi, e Avery Ching, engenheiro de software-chefe da Novi. Outros membros fundadores da equipa incluem Ph.D., pesquisadores, engenheiros, designers e especialistas estratégicos, muitos dos quais trabalharam na Diem ou Novi.

Em março de 2022, a Aptos Labs anunciou uma rodada de financiamento de $200 milhões, juntamente com o lançamento de seu Devnet público e repositório de código aberto. Este financiamento incluiu ações e opções de token, liderado pela a16z, com a participação da Multicoin Capital, ParaFi Capital, Coinbase Ventures e muitos outros investidores. Em julho de 2022, a Aptos Labs anunciou outra rodada de financiamento de $150 milhões, avaliando a empresa em $2 bilhões, liderada pela FTX Ventures e Jump Crypto. A FTX Ventures também participou da primeira rodada; seu investimento agora é gerido pelo processo de falência da FTX. Outros investimentos estratégicos da Binance Labs e Dragonfly Capital elevaram o financiamento total para aproximadamente $400 milhões.

Após a divulgação do whitepaper da Aptos Labs em agosto de 2022, a mainnet foi lançada em outubro de 2022. As exchanges centralizadas aumentaram o suporte para o token nativo da Aptos, APT, antes da divulgação completa das informações sobre a tokenomics, levantando preocupações. Mo Sheikh reconheceu essas preocupações num tweet no dia seguinte. Desde o lançamento da mainnet, a rede Aptos passou por várias atualizações, estando a versão atual V1.8.0. A Fundação Aptos, sem fins lucrativos, lidera o desenvolvimento do ecossistema Aptos.

Tecnologia

A pilha tecnológica da Aptos é projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização, introduzindo muitos novos mecanismos na Aptos.

1. Consenso

Aptos é uma rede L1 que utiliza o protocolo de consenso AptosBFTv4, um mecanismo de Prova de Participação Delegada (DPoS).

2. AptosBFT

AptosBFT (inicialmente conhecido como DiemBFT) passou por quatro iterações durante a era Diem e foi posteriormente adaptado para a blockchain Aptos sem permissão. O AptosBFT inicial era baseado no HotStuff, que por sua vez se baseia no tradicional protocolo de Tolerância a Falhas Bizantinas Práticas (pBFT). A implantação atual, AptosBFTv4, é baseada no Jolteon, que introduz uma alteração de visualização secundária semelhante ao pBFT para aumentar a latência do HotStuff em 50%.

Além disso, para mitigar atrasos causados por erros de liderança, o AptosBFT seleciona líderes não apenas com base no staking, mas também no desempenho (essencialmente na “reputação”). O desempenho do validador é medido para avaliar suas taxas de sucesso como líderes (frequência de seus blocos propostos) e como não líderes (frequência de seus votos em propostas).

Na atualização do Aptos V1.5 concluída em 18 de julho de 2023, a implantação do Quorum Store aumentou ainda mais a capacidade de processamento do Aptos. O Quorum Store é uma implementação do protocolo de pool de memória Narwhale, otimizando o consenso ao separar a propagação de dados do consenso. A separação da propagação de dados e do consenso é uma descoberta chave no artigo de pesquisa "Narwhal and Tusk", co-autoria de pesquisadores dos laboratórios Aptos e Mysten Labs.

Antes da Quorum Store, o processamento de transações envolvia duas etapas: mempool e consenso.

  • Fase da pool de memória: Todas as transações foram transmitidas a todos os validadores.
  • Fase de Consenso: O líder transmitiu todas as transações no seu bloco criado a todos os validadores. Os não líderes votaram no bloco ao enviar metadados de bloco assinados.

Isso levou a dois gargalos:

  • Propagação de transações duplicadas: Todas as transações foram transmitidas duas vezes para todos os validadores nas fases de mempool e consenso.
  • Distribuição desigual da carga de trabalho: Na fase de consenso, os líderes fizeram mais trabalho do que os não líderes porque os líderes tinham que enviar transações originais em vez de metadados de bloco assinados (mensagens menores). Assim, a largura de banda total foi limitada pela largura de banda do líder, e a largura de banda do não líder foi subutilizada.

A Quorum Store introduziu um estágio intermediário entre o pool de memória e os protocolos de consenso. O processo completo é agora o seguinte:

  • Fase da Pool de Memória: As transações já não são transmitidas aos validadores, mas enviadas para a Loja do Quórum.
  • Fase da Loja do Quórum: O protocolo da Loja do Quórum recebe transações da pool de memória, e classifica e empacota transações com base nas taxas de gás. A Loja do Quórum envia esses pacotes de transações para validadores. Ao receber um pacote de transações, os validadores assinam o pacote e enviam-no para outros validadores. Uma vez que um pacote de transações recebe assinaturas de mais de 2/3 dos validadores, a Loja do Quórum cria uma Prova de Disponibilidade, garantindo a singularidade e disponibilidade desse lote.
  • Fase de Consenso: O protocolo de consenso permanece o mesmo, exceto que os líderes agora usam pacotes de transações autenticadas da Loja de Quorum para criar blocos em vez de transações originais da memória pool.

Isto resolve os dois gargalos mencionados anteriormente:

  • Transmissão de transação duplicada: As transações originais são transmitidas apenas uma vez (da memória para a Loja Quorum) e, a partir daí, apenas os pacotes de transações são transmitidos, reduzindo o volume de dados nas mensagens.
  • Distribuição desigual da carga de trabalho: Na fase de consenso, os líderes só precisam enviar metadados do pacote de transações (e PoAv correspondente). Esta carga de trabalho é significativamente menor do que antes e comparável à carga de trabalho dos não líderes. Além disso, a carga de trabalho para todos os validadores na fase de Armazenamento de Quórum é igual.

3.DPoS

Os validadores são recompensados com prémios de staking inflacionários. Atualmente, todas as taxas de transação são queimadas. As recompensas de staking estão ligadas à reputação dos validadores (staking e desempenho). As recompensas são automaticamente alocadas e compostas dentro de cada época (com a duração de duas horas). Os tokens staked estão globalmente bloqueados num ciclo de 30 dias.

Cada validador define uma taxa de comissão, com os tokens restantes a serem passados para os seus delegados. O staking delegado dentro do protocolo foi implementado na mainnet em 20 de abril de 2023. Os delegados precisam apostar um mínimo de 11 APT para participar na rede. Isto incentiva uma maior participação da comunidade no staking, enquanto o montante mínimo de staking para os validadores é de 1 milhão de APT (em 26 de dezembro de 2023, equivalente a 10,5 milhões de USD).

Para os validadores, o limite de staking é de 50 milhões de APT, aproximadamente 5% do fornecimento total, o que não é um limite muito rigoroso. No entanto, se os operadores de validadores adquirirem staking suficiente, são incentivados a lançar vários nós validadores. Vale ressaltar que os tokens bloqueados também podem ser usados para staking e obter recompensas de liquidez (após o período global de desbloqueio de 30 dias).

Atualmente, não existe um mecanismo de penalização para validadores offline ou maliciosos, mas tais mecanismos podem ser adicionados através da governança no futuro.

4. Execução

Uma vez que os validadores concordam com a ordem dos blocos, são obrigados a executar as transações no bloco e armazenar os resultados permanentemente. Muitas blockchains têm um motor de transações sequencial, onde as transações são ordenadas e executadas uma após a outra. Para acelerar a execução, o Aptos utiliza um motor de execução paralela. Além disso, ao contrário de outras redes que processam transações em paralelo, como Solana e Sui, o Aptos não requer conhecimento avançado de dependências declaradas pelo usuário.

Para fazer isso, a Aptos usa Block-STM, que é construído com base nos princípios da Memória Transacional de Software (STM) e Controlo de Concorrência Otimista (OCC). As bibliotecas STM com OCC seguem um quadro geral de execução de transações de forma otimista (ou seja, assumindo que não existem dependências), validando após a execução, abortando quando as dependências aparecem e, finalmente, executando novamente. No entanto, esta abordagem raramente é usada na prática devido a limitações de desempenho causadas pela gestão de dependências e anulações em cascata.

Para atender à implementação e superar essas limitações do sistema OCC STM, o Block-STM utiliza uma sequência de transações pré-definida para avaliar dependências e reduzir a quantidade de rollbacks. Uma das principais descobertas do relatório de pesquisa de Bohm (2014) é que as sequências de negociação predeterminadas podem ser algo bom, não uma maldição. O Block-STM faz um uso ainda melhor da ordem pré-definida do que Bohm, refinando a avaliação de dependências com cada rollback no sistema (assim, reduzindo a chance de mais rollbacks).

O Block-STM melhora ainda mais o STM geral ao alavancar vários aspetos do blockchain, incluindo:

  • Segurança da VM: Mover VM (mais detalhes sobre o Movimento abaixo) garante que o status não comprometido não afete negativamente outras transações em andamento ao capturar erros e impor taxas de gás.
  • Granularidade do bloco: A coleta de lixo é simples porque pode ocorrer entre blocos. Embora o Block-STM inicialmente apenas rastreasse compromissos de bloco para reduzir os custos de sincronização, a Aptos Labs posteriormente melhorou o algoritmo. Agora suporta compromissos de rolagem intra-bloco sem sacrificar o desempenho.
  • Priorizar tarefas com antecedência numa ordem predefinida.
  • Agende ondas de verificação antecipadas para detectar dependências em falta e evitar retrocessos em cascata.

Note que a verificação é muito mais barata do que a execução, então a verificação sequencial (conjuntos de leitura) não é um grande obstáculo.

Fase 4: Retrocesso e reexecução

Quando a transação é revertida, aplique uma tag de ESTIMATIVA à localização de escrita da transação. Em seguida, se transações subsequentes lerem essa localização, verão uma tag de ESTIMATIVA. Ao ler a tag de ESTIMATIVA, a execução da transação será suspensa até que o valor sobrescreva a tag de ESTIMATIVA. Isso ocorre uma vez que a transação original abortada seja reexecutada com sucesso. Sempre que uma transação é reexecutada, o agendamento garante que quaisquer transações que estejam mais altas na ordem predefinida e dependam dela serão revalidadas.

Esta gestão dinâmica de dependências é um conceito-chave do Block-STM. Sem a etiqueta ESTIMATE, a segunda transação seria executada e, possivelmente, revertida, porque a sua posição de leitura seria a posição de escrita da transação revertida. Portanto, o Block-STM evita a grande quantidade de trabalho desperdiçado na execução de transações que podem ser revertidas. Além disso, a gestão dinâmica de dependências traz várias melhorias para o sistema de dependência inicial. A primeira é que os utilizadores não têm de declarar dependências, apoiando a atomicidade de transações arbitrariamente complexas (as transações complexas não precisam de ser decompostas). Em segundo lugar, apenas gere dependências quando necessário, em vez de armazenar dependências para todas as transações. Por fim, a maioria das dependências baseia-se num estado mais recente do que quando o bloco começou.

Fase 5: Submissão

Uma vez que o Block-STM deteta que a saída da execução otimista de uma transação está correta, é submetida pelo mecanismo de compromisso contínuo. O compromisso contínuo baseia-se na sincronização leve para validar e comprometer cada onda de transações antes de processar a próxima onda de transações.

O Block-STM alcançou 170.000 TPS com 32 threads no benchmark Aptos. Esta é uma melhoria de 17x em relação à execução sequencial.

5. Armazenamento

Quando um bloco é comprometido, os seus dados são armazenados permanentemente na camada de armazenamento. Enquanto os compromissos são feitos numa base de bloco por bloco, cada transação individual é armazenada individualmente numa árvore de Merkle após a execução. Tudo o que acontece na blockchain — incluindo transações, atualizações de estado e eventos — pode ser criptograficamente comprovado com base num digest chamado “raiz hash,” que é assinado pelo validador atual para autenticação. Esta abordagem difere de outras blockchains onde é necessário rastrear a blockchain para verificar transações históricas, permitindo um acesso mais refinado e comprovável aos dados.

Para lidar com grandes quantidades de dados, o Aptos usa dois tipos de árvores de Merkle: árvores de Merkle de Jellyfish para armazenar dados no disco e árvores de Merkle esparsas na memória para atualizações rápidas. Estas árvores são otimizadas para armazenar dados de forma eficiente e permitir atualizações concorrentes. A Aptos Labs está a explorar mais formas de aumentar o armazenamento, especificamente a fragmentação de armazenamento, que está detalhada na secção do roteiro.

6. Mover idioma

Move é uma linguagem de bytecodes inspirada em Rust e criada pelas equipas Diem e Novi. Move oferece maior flexibilidade e segurança do que Solidity e outras linguagens de programação Web3.

O Move consiste em dois tipos de programas: scripts de transação e módulos. Os scripts de transação são atômicos e só podem ser usados uma vez, enquanto os módulos são publicados em estado global e armazenados lá indefinidamente.

Os módulos são semelhantes aos contratos inteligentes em outras linguagens de programação. Eles definem recursos e seus processos associados. Um recurso é como um objeto, e um procedimento é uma operação que pode ser realizada no recurso, como criar, modificar ou excluir. Os recursos são especificamente projetados para representar ativos escassos como tokens. Eles têm recursos de proteção integrados que ajudam esses ativos a evitar serem copiados ou descartados por engano.

Os módulos garantem a abstração de dados, onde os tipos são transparentes dentro do módulo de declaração e opacos fora do módulo ativo. Em outras palavras, apenas o módulo original pode criar, destruir ou atualizar valores. O acesso externo aos dados do módulo é limitado aos procedimentos públicos expostos pelo módulo. Essas garantias são aplicadas durante a execução pelo verificador de bytecode do Move, um processo que todos os módulos e scripts de transação devem passar antes de poderem ser executados pelo Move VM. Essa abstração de dados é mais evidente no Move do que no Solidity/EVM, onde a encapsulação está disponível, mas a implementação é menos rígida.

O movimento visa eliminar vetores de ataque presentes no Solidity e no EVM, especialmente aqueles causados pela falta de ativos de primeira classe fora do Ethereum e ataques de reentrada.

  • Ativos de Primeira Classe: Na EVM, os ativos ERC-20 e outros não possuem as mesmas propriedades embutidas de escassez e controle de acesso como o Ether. Os desenvolvedores Solidity precisam implementar manualmente essas proteções para evitar a introdução de bugs que levam à duplicação, reutilização ou perda de ativos. Em contraste, todos os ativos no Move (não apenas ativos nativos) são considerados ativos de primeira classe com essas proteções.
  • Ataques de reentrada: Ao contrário do EVM, o Move não possui agendamento dinâmico inseguro. Ao usar um agendamento dinâmico inseguro, a VM (máquina virtual) não sabe quais operações a função de contrato externa está realizando antes de o contrato ser executado. O agendamento dinâmico traz ataques de reentrada, que é uma das fontes mais comuns de hacking de blockchain, incluindo a recente exploração Curve/Vyper. Em um ataque de reentrada, um contrato chama um contrato externo que chama de volta ao contrato original e atualiza o saldo antes da execução do contrato original ser concluída, o que pode resultar na perda de fundos repetidamente.

O objetivo do Move é tornar mais difícil para os programadores cometerem erros. Além dos verificadores de bytecode, os programadores também podem usar o Move Prover, uma ferramenta de verificação formal. Claro, o Move não elimina a possibilidade de vulnerabilidades em contratos inteligentes. Os programadores ainda precisam estabelecer invariantes de segurança apropriados em seus módulos. Além disso, os verificadores de bytecode e o Move Prover não substituem a necessidade de auditoria. A empresa de auditoria CertiK observou várias instâncias de programadores que não utilizaram os mecanismos de proteção integrados do Move ou adotaram padrões de programação, muito provavelmente portando de designs de código legado que iam contra a filosofia de design do Move.

7. Outras características principais

Segurança do utilizador

Aptos tem várias características que otimizam a experiência do utilizador e a segurança, incluindo gestão flexível de chaves, transparência nos resultados das transações e suporte para clientes leves.

As contas Aptos separam chaves privadas de chaves públicas, permitindo uma gestão de chaves flexível. Os utilizadores podem rodar as chaves privadas das suas contas como forma de prevenir ou responder a ataques sem terem de transferir todos os ativos para uma nova conta. Os utilizadores também podem configurar as suas contas como multi-assinaturas com diferentes permissões para cada chave pública. Por exemplo, um utilizador pode criar uma conta com duas chaves públicas ativas que podem assinar transações e uma chave pública fria que pode assinar transações e também rodar a chave privada. O utilizador pode então estipular que 2/3 das chaves da conta são necessárias para assinar a transação.

Para evitar ataques de phishing e aumentar a transparência, as carteiras podem usar a pré-execução de transações para interpretar os resultados da transação num formato legível antes do utilizador a assinar.

Aptos também melhora a segurança da transação adicionando tempos de expiração e números de série às transações. Os números de série funcionam como nonces no EVM e ajudam a prevenir ataques de repetição.

Os clientes leves permitem que as pessoas verifiquem facilmente o estado da blockchain ao baixar apenas os cabeçalhos de bloco. Isso minimiza as suposições de confiança ao acessar dados da blockchain. Fazê-lo é especialmente importante para blockchains de alto desempenho como Aptos, que têm requisitos de hardware de nó mais elevados.

Capacidade de atualização

A Aptos foi projetada para suportar atualizações frequentes de protocolo. Isto deve-se em grande parte ao fato de o gerenciamento de validadores ser on-chain, permitindo que os validadores se sincronizem facilmente com novas atualizações. Partes do próprio Aptos também são escritas na linguagem Move, o que reduz o tempo necessário para ser listado no mercado, como mencionado acima. Desde o lançamento, o Aptos implementou aproximadamente 46 recomendações de otimização.

Tokenómica

1 Visão geral

O token nativo da Aptos APT é usado para segurança e resistência a ataques de Sybil (validação e delegação), consumo de recursos (taxas de transação) e governança on-chain. Inicialmente, 1 bilhão de APT foram distribuídos em várias cestas com diferentes períodos de bloqueio. APT não tem oferta fixa e atualmente tem uma taxa de inflação anual de 6,895%. Todas as taxas de transação são atualmente queimadas.

2. Distribuição inicial

Como mencionado anteriormente, apenas 1 bilhão de tokens foram inicialmente distribuídos. Além disso, 13% dos tokens não estão bloqueados no início, e os tokens restantes são distribuídos de acordo com o cronograma de distribuição. A alocação específica é a seguinte:

  • Ecossistema (51,02% do fornecimento inicial total): A maior parte da alocação inicial da APT está direcionada para o desenvolvimento do ecossistema. Cerca de um quarto desses tokens são desbloqueados no início, sendo o restante desbloqueado linearmente a cada mês ao longo dos próximos 10 anos. Antes da distribuição, aproximadamente 80% desses tokens eram detidos pela Fundação Aptos, sendo o restante detido pela Aptos Labs. A distribuição de tokens APT na fase inicial distribuiu mais de 20 milhões de tokens do ecossistema para mais de 110.000 participantes.
  • Equipa (19% do fornecimento inicial total): Estes tokens foram distribuídos para Aptos Labs num cronograma de distribuição de quatro anos da seguinte forma: um período de bloqueio de um ano, com 6,25% desbloqueado a cada mês nos próximos 6 meses, e depois desbloqueado 2,083% a cada mês nos 30 meses seguintes. Por favor, note que se os funcionários da Aptos Labs se juntarem após o início, ainda estarão sujeitos ao mesmo cronograma de distribuição de quatro anos.
  • Fundação (16,5% do fornecimento inicial total): Estes tokens são alocados à Fundação Aptos, com 3% (5 milhões de tokens) distribuídos durante a fase de fundação e os tokens restantes, semelhantes aos distribuídos à equipa, também são distribuídos num cronograma de distribuição de quatro anos. A fundação planeia usar os tokens para organizar eventos, fornecer apoio legal e patrocinar investigação. Entre outras iniciativas, a fundação irá cobrir despesas operacionais para ajudar os operadores de validadores e promover uma distribuição geográfica mais descentralizada dos nós validadores.
  • Investidores privados (13,48% do fornecimento inicial de tokens): Estes tokens serão distribuídos aos investidores privados da Aptos Labs que optarem por comprar tokens e estão sujeitos ao mesmo período de quatro anos que os tokens distribuídos à equipe e à fundação.

Como mencionado acima, APT infla à medida que os apostadores recebem recompensas contínuas. No primeiro ano após a criação, a taxa de inflação anual é fixada em 7%, e depois diminui 1,5% a cada ano (ou seja, 6,895% no segundo ano) até se estabilizar em 3,25%. Por favor, note que esta taxa é estabelecida com base no fornecimento total inicial de 1 bilhão de APT e está sujeita a governança.

O cronograma de desbloqueio para a distribuição inicial do APT foi projetado para evitar grandes eventos de desbloqueio. O aumento mais dramático na oferta de liquidez da APT ocorrerá durante o período de desbloqueio de seis meses, de meados de novembro de 2023 a meados de abril de 2024. Durante esse período, os tokens começam a ser desbloqueados para a equipe e investidores privados. Durante este período, a distribuição inicial (ou seja, excluindo as recompensas de stake) do fornecimento de tokens de liquidez aumentará em aproximadamente 60%, passando de 209 milhões para 334 milhões.

Os tokens bloqueados podem ser usados para participar e receber recompensas de liquidez. Uma vez que a delegação no protocolo não é lançada até meados de abril, os destinatários da queda aérea e outros detentores de tokens menores são diluídos durante os primeiros seis meses do lançamento da mainnet, a menos que se coordenem para agrupar mais de 1 milhão de tokens.

Atividade da rede

1. Taxa de utilização

Depois da excitação seguindo o lançamento da rede, o uso da rede (medido por transações e endereços ativos) diminuiu, só voltando a aumentar em julho de 2023. Desde então, a Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e possui mais de 72.000 endereços ativos diários. Vários fatores estão impulsionando o aumento no uso, incluindo a integração da plataforma de mídia social Chingari e o Oracle Pyth.

Chingari é uma aplicação móvel de partilha de vídeos semelhante ao TikTok e já foi descarregada mais de 100 milhões de vezes na Google Play Store. Foi originalmente lançada como uma plataforma Web2 em 2018 e posteriormente adicionou funcionalidades on-chain como presentes virtuais.

Pyth integrado com Aptos em 13 de julho, trazendo seus feeds de preço de baixa latência. Desde 13 de julho, Python representou aproximadamente 17,7% do volume total de transações da Aptos. Note que esse tamanho de volume de transações não é incomum para a rede em que Pyth está.

Em 19 de outubro, impulsionado pelas atividades de criação de arte pública da Graffio, o número de endereços diariamente ativos ultrapassou 600.000. Para celebrar o primeiro aniversário da rede, os contribuidores do Aptos convidaram membros da comunidade para rabiscar em uma tela digital pública por 24 horas. Cada pintura individual é registrada como uma transação on-chain. Os participantes então receberam uma versão NFT da tela final. A campanha trouxe 605.000 endereços únicos e 1,3 milhão de transações.

O aumento da atividade levou à interrupção da produção de blocos do Graffio em 18 de outubro. O incidente foi resolvido em aproximadamente 5 horas. A Fundação Aptos publicou um relatório em 20 de outubro, determinando que a causa raiz do incidente foi o código não determinístico, decorrente de alterações de código focadas no desempenho feitas na base de código principal do Aptos em 22 de agosto de 2023.

A atividade recente de transações é impulsionada por inscrições, o que é uma tendência comum em muitas blockchains. O mercado NFT BlueMove lançou o padrão APT20 em meados de dezembro. Em 23 e 24 de dezembro, houve 6,8 milhões de transações, que foram principalmente trazidas pela mintagem de APT20.

2. Segurança e descentralização

Em 26 de dezembro de 2023, a rede Aptos tem 123 validadores ativos de 27 países e 54 cidades. O número de validadores tem aumentado gradualmente desde o lançamento da rede, com o número inicial de validadores sendo aproximadamente 100. A rede de validadores atualmente tem um coeficiente de Nakamoto de 18, que é maior do que a mediana de outras redes. Como a Fundação Aptos detém a maioria do fornecimento total de tokens, pode ajudar a distribuir as participações de forma justa entre os validadores.

Existem 907 milhões de APT bloqueados (avaliados em $9.8 biliões em 26 de dezembro de 2023), representando 84.6% do fornecimento total de APT. Como mencionado acima, os tokens bloqueados podem ser usados para bloqueio e para receber recompensas de liquidez. Em relação ao seu fornecimento circulante, 296% dos tokens estão bloqueados. Em 5 de outubro, a Coinbase Cloud autorizou APT aos seus validadores e adicionou bloqueio de APT na Coinbase Prime.

Ecossistema

1.DeFi

Em mais de um ano desde o seu lançamento, o protocolo Aptos DeFi acumulou quase US $ 127 milhões em TVL de 32 protocolos, ocupando a 26ª posição em TVL em todas as redes. O DeFi TVL da Aptos vem principalmente de cinco protocolos: Thala Labs, Liquidswap, Aries Markets, PancakeSwap e SushiSwap.

A Thala domina o protocolo Aptos com um TVL de US$ 43 milhões, detendo uma participação de mercado de 45%. A Thala oferece um conjunto de produtos DeFi, incluindo um CDP, um AMM, um protocolo de staking de liquidez e uma plataforma de emissão de tokens. Thala também está atualmente desenvolvendo a ferramenta de governança Parlamento. Ela levantou US$ 6 milhões em uma rodada seed de financiamento no quarto trimestre de 2022, lançou o token de governança THL no final de março de 2023 e lançou a mainnet pouco depois. Seu CDP cunha Move Dollar (MOD), e em 26 de dezembro de 2023, há um total de 8,3 milhões de tokens líquidos. MOD e THL são tokens fungíveis de cadeia completa (OFTs). OFT é um padrão de token multi-cadeia criado pela LayerZero Labs que é interoperável entre cadeias com padrões de token fungível. A maioria do suporte de supercolateralização do MOD é baseada em LayerZero, bem como USDC baseado em buraco de minhoca.

Mesmo no final do terceiro trimestre, Thala anunciou o estabelecimento do incubadora DeFi Thala Foundry em cooperação com a Fundação Aptos. Foundry recebeu $1 milhão em financiamento inicial e irá alocar $50,000 a $250,000 para o projeto DeFi Aptos, bem como oferecer suporte adicional de desenvolvimento de desenvolvedor e negócios.

LiquidSwap é um dos primeiros AMMs a ser executado no Aptos. É desenvolvido pela Rede Pontem, que também desenvolveu a carteira Pontem para Aptos. Tem um TVL de $20 milhões e uma quota de mercado de 21%.

O Mercado de Áries é um protocolo de negociação de empréstimos e margens. Foi lançado logo após o lançamento da mainnet do Aptos e recentemente mostrou um crescimento significativo no TVL, com o TVL saltando de menos de US$ 2 milhões para mais de US$ 11 milhões em outubro de 2023. O crescimento em dezembro levou a TVL de Aries a quase US$ 20 milhões e uma participação de mercado de 20%. Anteriormente, no final de novembro, Áries lançou produtos comerciais movidos pela Econia.

Econia é um mecanismo de livro de ordens on-chain que tomou forma durante o primeiro hackathon Aptos em 2021 e foi lançado no final de novembro. No início deste ano, arrecadou $6.5 milhões em financiamento inicial numa ronda liderada pela Dragonfly. Além do Aries, a infraestrutura da Econia suporta atualmente a negociação na Kana Trade, Gator Trade (desenvolvido pela Pontem), SwapGPT e Hippo Labs.

PancakeSwap, o principal protocolo DeFi da BNB Chain, lançou uma AMM na Aptos. Do final de 2022 até meados de julho de 2023, PancakeSwap era o protocolo Aptos com o maior TVL. No entanto, agora está em quarto lugar, com uma participação de mercado de 6%.

No final de novembro, SushiSwap lançou o V2 AMM na Aptos, tornando a Aptos a primeira não suportada pela EVM suportada pela SushiSwap. Até agora, a SushiSwap tem quase $5 milhões em TVL, ocupando 5% da quota de mercado.

Uma vez que o custo da não participação é de aproximadamente 7% de diluição, o protocolo de participação em liquidez é fundamental para manter o ecossistema DeFi da Aptos em crescimento. No final de outubro, foi lançado o protocolo de participação em liquidez Amnis Finance. Atualmente, é o principal protocolo de participação em liquidez na Aptos com quase $33 milhões em TVL, à frente do protocolo de participação em liquidez de $23 milhões da Thala. Para incentivar o crescimento, a Amnis lançou um programa de pontos que será usado para airdrops de seus próximos tokens.

Outros projetos e integrações incluem:

  • Merkle Trade: Merkle Trade é um perp DEX lançado no final de outubro. Desde o seu lançamento, o volume total de negociação da Merkle Trade ultrapassou $277 milhões.
  • Oasis Pro: Em meados de novembro, Oasis Pro integrou-se com Aptos no mercado registado da FINRA (Autoridade Reguladora da Indústria Financeira).

2.Consumidores

Socialidade

Como mencionado acima, Chingari é uma das aplicações mais populares na Aptos em termos de volume de transações e endereços ativos. Outras aplicações sociais atualmente em execução ou prestes a serem lançadas incluem TowneSquare e Overmind.

O TowneSquare revelou os planos de construção em agosto de 2023. Está a construir uma aplicação móvel integrada com sistemas de atividade e autenticação on-chain para suportar feeds sociais on-chain, bilhética, listagem em branco, marketing de afiliados e outros casos de uso.

Overmind é a primeira plataforma focada em Missões. Nesta plataforma, os desenvolvedores podem competir por desafios de codificação e recompensas para ganhar recompensas e credenciais on-chain. A Overmind fez uma parceria com a Fundação Aptos para conceder aproximadamente US$ 50.000 aos desenvolvedores por meio de sua missão. Em meados de outubro, abriu acesso antecipado à sua rede social descentralizada de código aberto e, logo depois, lançou um programa "Race to Keys" para incentivar os desenvolvedores a criar funcionalidades-chave no estilo 'friend.tech'.

Jogos

Os jogos têm sido outra área central do consumidor na qual a Aptos Labs e a Foundation se concentram. No final de fevereiro, a Aptos Labs lançou um kit de desenvolvimento de software de jogos (SDK) para desenvolver e construir na Unity, um dos motores de jogos mais populares. A Aptos Labs também está a desenvolver um módulo de aleatoriedade verificável on-chain, um aspecto fundamental para jogos e outras aplicações. A AIP-41 propõe a criação de um novo módulo Move que permitiria aos programadores adicionar facilmente aleatoriedade on-chain aos seus contratos inteligentes. Uma vez implementado, existem planos para hospedar um hackathon focado exclusivamente na construção com aleatoriedade on-chain.

Embora muitos jogos ainda estejam em desenvolvimento, alguns já estão online. No final de outubro, o jogo de tiro no estilo arcade Aptos Arena foi lançado, com prémios que excedem os 10.000 dólares na primeira semana. Atraiu mais de 12.000 endereços no primeiro fim de semana e está a ser atualizado com base no feedback dos jogadores iniciais.

Aptos Labs e a Fundação Aptos têm parcerias com várias empresas de jogos e conglomerados bem conhecidos, incluindo:

  • NPIXEL: NPIXEL é uma empresa de jogos AAA coreana. Estabeleceu uma parceria com a Aptos Labs no quarto trimestre de 2022 para trazer o seu jogo METAPIXEL para a rede Aptos, e concluiu o segundo teste do próximo jogo [Gran Saga Unlimited] no terceiro trimestre de 2023.
  • NEOWIZ: NEOWIZ é uma empresa coreana de desenvolvimento e publicação de jogos. A Fundação Aptos fez uma parceria com a NEOWIZ e sua subsidiária Web3 Intella X em meados de agosto.
  • MARBLEX: A MARBLEX é a subsidiária Web3 da Netmarble, a maior empresa de jogos para telemóvel na Coreia do Sul. A MARBLEX associou-se à Fundação Aptos no final de agosto para desenvolver a Ponte MARBLEX WARP e integrar os seus jogos multi-cadeia com a Aptos. A ponte irá ligar a Aptos ao ecossistema existente da MARBLEX, incluindo o seu token MBX e NFTs de jogos.
  • Grupo Lotte: O Grupo Lotte é um dos maiores conglomerados de varejo na Coreia do Sul. O Grupo Rakuten estabeleceu uma parceria com a Fundação Aptos no final de agosto, trazendo sua subsidiária Dahong Communications’ Bellyland para a Aptos.
  • Readygg: Readygg é uma empresa de infraestruturas que tem como objetivo trazer jogadores da Web2 para o mundo da Web3. Trabalha com editores de jogos da Web2 para ajudar a integrar os seus jogos com a Web3. Através dos esforços da Aptos, quatro editores, incluindo Minijuegos, ToroFun, CimuGames e Aeria Canada, planeiam integrar-se com a Aptos antes do final deste ano.
  • BlockGames: A BlockGames está a construir uma rede de jogos e jogadores intercadeias e interjogos. Recentemente anunciou planos para integrar-se com o Aptos.
  • GuardianLink: A Aptos Labs fez parceria com a GuardianLink para integrar seu mercado NFT Jump.trade, dando aos usuários acesso ao jogo NFT Meta Cricket League.

NFT

Desde o seu lançamento, o NFT viu aproximadamente $19.4 milhões em volume de negociação, com a maioria da atividade estabelecida logo após o lançamento. Mais de 74% do volume de transações é realizado através do mercado Topaz. Desde o seu lançamento em 1 de agosto, Wapal representou 15% do volume de transações, enquanto a quota de mercado do volume de transações do Topaz é de 50%. Wapal é um mercado de NFT para "traders profissionais" semelhante ao Blur e Tensor, usando um sistema de pontos para incentivar a atividade e será usado para airdrops. Wapal lançou recentemente uma plataforma de emissão de NFT sem código.

O volume de negociação de NFT aumentou desde o lançamento do padrão APT20 em 10 de dezembro. A BlueMove representou 41% do volume de negociação de NFT, com um volume total de negociação de $674,000.

Os NFTs na Aptos são também aplicados a vários casos de uso do mundo real. A KYD Labs é uma empresa de bilhética Web3. Fornece serviços de bilhética para vários eventos ao vivo, incluindo o WonderBus Music Festival e o SEOULBOUND, o evento de encerramento da Korea Blockchain Week. A Aptos Labs já se associou por duas vezes à NBCUniversal para lançar experiências digitais para os filmes Renfield e The Exorcist: Believer. No início de novembro, a Fundação Aptos associou-se ao parque de diversões sul-coreano e grupo de mídia Seoul Land. A subsidiária digital da Seoul Land, RXMeta, lançará uma nova experiência de festival chamada Bloom na Aptos, com bilhetes e associação NFT.

No final de agosto, a Aptos Labs lançou o Padrão de Ativos Digitais da Aptos (DA). DA foca-se em NFTs, com funcionalidades como NFTs dinâmicos, tokens soul-bound, custos de gás mais baixos, dando aos NFTs a capacidade de possuir outros NFTs, suporte simplificado para airdrop e muito mais.

Mapa de rota

1. Otimização técnica

Como mencionado acima, o Aptos foi projetado para suportar atualizações frequentes. Para testar e destacar várias atualizações em andamento, os Laboratórios Aptos lançaram recentemente os resultados do Previewnet, um ambiente de teste projetado para simular o mainnet do Aptos. De 6 a 21 de novembro, o ambiente suportou mais de 9 bilhões de transações, das quais 2 bilhões ocorreram dentro de 24 horas. As transações ponto a ponto atingiram o pico de 30.000 vezes por segundo, e mais de 1 milhão de coleções limitadas de NFT foram cunhadas em 90 segundos.

Uma das principais atualizações para desbloquear este desempenho superior é o particionamento de armazenamento, que consiste em dividir o armazenamento de estado em várias instâncias RocksDB. O particionamento de armazenamento está planeado para ser lançado na mainnet em 2024. Além disso, foram feitas melhorias no mecanismo de execução, algoritmo de sincronização de estado e pilha de rede, que a Aptos Labs irá apresentar detalhadamente mais tarde.

O desempenho otimizado de criação de NFTs vem de uma nova solução chamada Agregadores. Historicamente, a criação de NFTs de oferta limitada é executada sequencialmente porque foram nomeadas sequencialmente (por exemplo, “Cryptopunk #4317”). Os Agregadores são um mecanismo de contagem inovador e sem conflitos que permite a execução paralela da criação de NFTs de oferta limitada. A Aptos Labs publicou recentemente uma postagem de blog detalhando os Agregadores.

O próximo objetivo da Aptos Labs é primeiro atingir o objetivo faseado de 100.000 TPS na jornada para alcançar 1m+ TPS. Além das melhorias em teste no Previewnet, outra atualização importante em desenvolvimento é Shoal, um novo mecanismo de consenso. Shoal combina as características de DAG e BFT para reduzir a latência e melhorar a taxa de transferência.

Finalmente, a Aptos Labs está a desenvolver um novo compilador Aptos Move, introduzindo uma série de novas funcionalidades de linguagem projetadas para simplificar o processo de codificação e expandir a funcionalidade. Estas incluem chamadas de função no estilo receptor, funções de ordem superior de primeiro nível e capacidades definidas pelo utilizador. A Aptos Labs espera implementar a maioria das novas funcionalidades na primeira metade de 2024.

2. Estratégia de crescimento

Para expandir o ecossistema da Aptos, a Fundação Aptos realiza hackathons e lança programas de financiamento. A Aptos Labs e a Fundação Aptos também têm parcerias com vários parceiros. Além dessas duas entidades, há outros grupos também a prosseguir atividades de crescimento, como a comunidade de desenvolvedores com base na Índia, Move Developers DAO (MDD). No geral, muitos esforços de crescimento estão focados na região da Ásia-Pacífico.

Para além das parcerias mencionadas na secção do ecossistema, a Aptos também tem parcerias com os seguintes parceiros principais:

  • Microsoft: No início de agosto, a Aptos Labs anunciou a sua cooperação com a Microsoft. A colaboração trará as capacidades de IA do Microsoft Azure para a Aptos, começando com o Aptos Assistant, um chatbot projetado para ajudar os usuários e desenvolvedores a fazer login na Aptos. O recurso Copilot do GitHub também dará suporte ao Aptos Move.
  • Google Cloud: Aptos Labs colaborou com o Google Cloud em vários programas e integrações, como o Google Cloud a executar o validador da Aptos e indexar os dados da Aptos para o BigQuery, um programa de aceleração que fornece créditos da APT e do Google Cloud, e co-organização de hackathons, e mais.
  • Alibaba Cloud: No final de novembro, a Fundação Aptos colaborou com a Alibaba Cloud para desenvolver a comunidade de desenvolvedores Web3 na região da Ásia-Pacífico. A Fundação Aptos tornou-se o principal patrocinador de blockchain do Programa de Aceleração de Inovação da Alibaba Cloud em Singapura e planeia co-lançar a comunidade de desenvolvedores Move na Ásia e co-organizar uma série de hackathons e outras atividades.
  • SK Telecom: No início de novembro, a Aptos Labs colaborou com a SK Telecom e seu parceiro tecnológico Atomrigs Labs para desenvolver um serviço de carteira Web3 chamado T Wallet. Aptos é o primeiro parceiro não-EVM da SK Telecom.
  • Flowcarbon: Em meados de setembro, a Fundação Aptos colaborou com a Flowcarbon para transformar Aptos numa blockchain neutra em carbono. A Fundação Aptos irá comprar e cancelar créditos de carbono tokenizados pela Flowcarbon.
  • Coinbase Pay: Em meados de setembro, a Aptos Labs colaborou com o Coinbase Pay para integrar a função de depósito de moeda legal da Coinbase na carteira Petra desenvolvida pela Aptos Labs. Em junho, a carteira móvel Petra foi lançada no Google Play e na App Store da Apple. No final de outubro, foi integrada à carteira de hardware Ledger.

Os programas de hackathon e subsídios são os seguintes:

  • Hackathon do Aptos World Tour: Em 2023, a Fundação Aptos realizou hackathons em Seoul, na Holanda e em Singapura, e planeia hospedar outro antes do final do ano. O valor total dos prémios para estes três hackathons ultrapassa os $760,000.
  • Plano de Financiamento Aptos: A Fundação Aptos anunciou o Plano de Financiamento Aptos antes do lançamento da mainnet em 2022. No início de maio de 2023, a fundação anunciou que havia concedido mais de $3.5 milhões a 50 equipas e abriu uma segunda ronda de candidaturas.
  • Programa de Bolsas para Artistas: Em abril de 2022, a Fundação Aptos lançou um programa de bolsas de $20 milhões para artistas e criadores.
  • Programa de Concessão de Registro: Em meados de julho, a Fundação Aptos lançou um programa de concessão de registro. O registro lista uma série de ideias de projeto, incluindo inicialmente sete projetos principalmente relacionados a jogos e infraestrutura Move. As inscrições para esses sete projetos já encerraram e os projetos já estão em fase de desenvolvimento. A fundação planeja adicionar novos projetos regularmente.
  • Acelerador Outlier Ventures: No início de agosto, a Outlier Ventures anunciou o lançamento do acelerador Move em parceria com a Fundação Aptos. O projeto de 12 semanas concluiu no início de outubro, seguido por um evento de demonstração nesse mês.
  • Move Developer DAO (MDD): MDD ajudou a organizar vários hackathons e outros eventos, dos quais os mais recentes incluem o Indore Blockchain Day, o Pune Blockchain Day e o REVA HACK.
  • ABCDE Destaque: ABCDE Destaque, um estúdio de capital de risco e acelerador Web3 asiático, associou-se à Fundação Aptos para lançar um programa de financiamento focado na Ásia para promover o envolvimento da comunidade.
  • Aptos Winter School: A Fundação Aptos irá organizar um evento acelerador de duas semanas para desenvolvedores estudantes indianos no final de dezembro.
  • Tarefa Galxe: No início de dezembro, a Fundação Aptos anunciou um evento de tarefa on-chain de quatro semanas baseado em Galxe.

Conclusão

Aptos é um blockchain L1 projetado em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. O Aptos nasceu dos projetos Diem e Novi da Meta e será lançado em outubro de 2022. A pilha de tecnologia da Aptos é inovadora em vários aspetos, como o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de pool de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.

Desde julho de 2023, a Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e tem mais de 72.000 endereços diários ativos. Os eventos online são impulsionados principalmente pelas plataformas de mídia social Chingari, oráculo Pyth e um evento de criação de arte pública de um dia no Graffio. Os planos para expandir o ecossistema incluem parcerias, hackathons, programas de financiamento e muito mais, muitos dos quais são direcionados para a região da Ásia-Pacífico.

Aviso legal:

  1. Este artigo é republicado de [Plataforma de mídia não pequena: Golden Finance]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Peter Horton]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles resolverão rapidamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe da Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Uma Análise Abrangente da Tecnologia, Economia do Token, Atividades de Rede e Ecossistema da Aptos

Intermediário1/9/2024, 11:42:32 AM
Este artigo explica em detalhe o projeto de cadeia pública de camada 1 Aptos, desde a sua história, mecanismo de consenso, economia de tokens e características da VM, até aos seus projetos de ecossistema.

Principais insights

  • Aptos é uma blockchain L1 projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. Originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta e foi lançada em outubro de 2022.
  • Aptos tem uma pilha técnica inovadora, incluindo o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de pool de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.
  • Desde julho de 2023, Aptos tem processado uma média de mais de 475.000 transações por dia, com mais de 72.000 endereços diários ativos. A atividade da rede é impulsionada por um evento de criação de arte pública de um dia nas plataformas de mídia social Chingari, oráculos Pyth e Graffio.
  • Aptos Labs e a Fundação Aptos estabeleceram parcerias com muitas empresas e grupos conhecidos, como a Microsoft, Alibaba Cloud, NPIXEL, Grupo Lotte, Coinbase Pay, etc., com foco nos planos de crescimento na região da Ásia-Pacífico.

O debate sobre modularidade e integração é comum, mas ambos tendem para um resultado semelhante: as cadeias modulares são inicialmente otimizadas para verificabilidade e descentralização, enquanto as cadeias integradas são otimizadas para baixa latência e alta taxa de transferência.

Aptos é um dos maiores participantes no campo integrado, com a sua equipa de desenvolvimento Aptos Labs a ter angariado aproximadamente $400 milhões. Desde o seu lançamento em outubro de 2022, a rede tem sido rapidamente atualizada, com mais de 40 AIPs e 8 versões principais. O ecossistema Aptos, embora relativamente jovem, já inclui projetos como um livro de ordens on-chain, DEX perp e plataformas de redes sociais. Nos testes recentes da mainnet, Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações diárias, com o objetivo de ultrapassar 1 milhão de TPS. Se continuar as atualizações tecnológicas, atrair desenvolvedores e utilizadores, Aptos está preparado para o sucesso.

Antecedentes

Aptos originou-se dos projetos Diem e Novi da Meta. Em 2019, a Meta (anteriormente Facebook) anunciou oficialmente o lançamento de uma rede de pagamento baseada em blockchain. O projeto era composto pela cadeia com permissão Diem (inicialmente chamada Libra) e pela carteira Novi (inicialmente chamada Calibra). Desenvolvido pela Associação Diem e pela subsidiária da Facebook, Novi Financial. Devido à resistência regulatória, Diem e Novi nunca foram lançados. Em janeiro de 2022, a Diem vendeu seus ativos para a Silvergate Capital. Em setembro de 2022, a Meta anunciou o fim do Novi.

A Aptos Labs foi fundada em dezembro de 2021 e lançada oficialmente em fevereiro de 2022. A Aptos Labs foi co-fundada por Mo Sheikh, chefe de estratégia do parceiro estratégico da Novi, e Avery Ching, engenheiro de software-chefe da Novi. Outros membros fundadores da equipa incluem Ph.D., pesquisadores, engenheiros, designers e especialistas estratégicos, muitos dos quais trabalharam na Diem ou Novi.

Em março de 2022, a Aptos Labs anunciou uma rodada de financiamento de $200 milhões, juntamente com o lançamento de seu Devnet público e repositório de código aberto. Este financiamento incluiu ações e opções de token, liderado pela a16z, com a participação da Multicoin Capital, ParaFi Capital, Coinbase Ventures e muitos outros investidores. Em julho de 2022, a Aptos Labs anunciou outra rodada de financiamento de $150 milhões, avaliando a empresa em $2 bilhões, liderada pela FTX Ventures e Jump Crypto. A FTX Ventures também participou da primeira rodada; seu investimento agora é gerido pelo processo de falência da FTX. Outros investimentos estratégicos da Binance Labs e Dragonfly Capital elevaram o financiamento total para aproximadamente $400 milhões.

Após a divulgação do whitepaper da Aptos Labs em agosto de 2022, a mainnet foi lançada em outubro de 2022. As exchanges centralizadas aumentaram o suporte para o token nativo da Aptos, APT, antes da divulgação completa das informações sobre a tokenomics, levantando preocupações. Mo Sheikh reconheceu essas preocupações num tweet no dia seguinte. Desde o lançamento da mainnet, a rede Aptos passou por várias atualizações, estando a versão atual V1.8.0. A Fundação Aptos, sem fins lucrativos, lidera o desenvolvimento do ecossistema Aptos.

Tecnologia

A pilha tecnológica da Aptos é projetada em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização, introduzindo muitos novos mecanismos na Aptos.

1. Consenso

Aptos é uma rede L1 que utiliza o protocolo de consenso AptosBFTv4, um mecanismo de Prova de Participação Delegada (DPoS).

2. AptosBFT

AptosBFT (inicialmente conhecido como DiemBFT) passou por quatro iterações durante a era Diem e foi posteriormente adaptado para a blockchain Aptos sem permissão. O AptosBFT inicial era baseado no HotStuff, que por sua vez se baseia no tradicional protocolo de Tolerância a Falhas Bizantinas Práticas (pBFT). A implantação atual, AptosBFTv4, é baseada no Jolteon, que introduz uma alteração de visualização secundária semelhante ao pBFT para aumentar a latência do HotStuff em 50%.

Além disso, para mitigar atrasos causados por erros de liderança, o AptosBFT seleciona líderes não apenas com base no staking, mas também no desempenho (essencialmente na “reputação”). O desempenho do validador é medido para avaliar suas taxas de sucesso como líderes (frequência de seus blocos propostos) e como não líderes (frequência de seus votos em propostas).

Na atualização do Aptos V1.5 concluída em 18 de julho de 2023, a implantação do Quorum Store aumentou ainda mais a capacidade de processamento do Aptos. O Quorum Store é uma implementação do protocolo de pool de memória Narwhale, otimizando o consenso ao separar a propagação de dados do consenso. A separação da propagação de dados e do consenso é uma descoberta chave no artigo de pesquisa "Narwhal and Tusk", co-autoria de pesquisadores dos laboratórios Aptos e Mysten Labs.

Antes da Quorum Store, o processamento de transações envolvia duas etapas: mempool e consenso.

  • Fase da pool de memória: Todas as transações foram transmitidas a todos os validadores.
  • Fase de Consenso: O líder transmitiu todas as transações no seu bloco criado a todos os validadores. Os não líderes votaram no bloco ao enviar metadados de bloco assinados.

Isso levou a dois gargalos:

  • Propagação de transações duplicadas: Todas as transações foram transmitidas duas vezes para todos os validadores nas fases de mempool e consenso.
  • Distribuição desigual da carga de trabalho: Na fase de consenso, os líderes fizeram mais trabalho do que os não líderes porque os líderes tinham que enviar transações originais em vez de metadados de bloco assinados (mensagens menores). Assim, a largura de banda total foi limitada pela largura de banda do líder, e a largura de banda do não líder foi subutilizada.

A Quorum Store introduziu um estágio intermediário entre o pool de memória e os protocolos de consenso. O processo completo é agora o seguinte:

  • Fase da Pool de Memória: As transações já não são transmitidas aos validadores, mas enviadas para a Loja do Quórum.
  • Fase da Loja do Quórum: O protocolo da Loja do Quórum recebe transações da pool de memória, e classifica e empacota transações com base nas taxas de gás. A Loja do Quórum envia esses pacotes de transações para validadores. Ao receber um pacote de transações, os validadores assinam o pacote e enviam-no para outros validadores. Uma vez que um pacote de transações recebe assinaturas de mais de 2/3 dos validadores, a Loja do Quórum cria uma Prova de Disponibilidade, garantindo a singularidade e disponibilidade desse lote.
  • Fase de Consenso: O protocolo de consenso permanece o mesmo, exceto que os líderes agora usam pacotes de transações autenticadas da Loja de Quorum para criar blocos em vez de transações originais da memória pool.

Isto resolve os dois gargalos mencionados anteriormente:

  • Transmissão de transação duplicada: As transações originais são transmitidas apenas uma vez (da memória para a Loja Quorum) e, a partir daí, apenas os pacotes de transações são transmitidos, reduzindo o volume de dados nas mensagens.
  • Distribuição desigual da carga de trabalho: Na fase de consenso, os líderes só precisam enviar metadados do pacote de transações (e PoAv correspondente). Esta carga de trabalho é significativamente menor do que antes e comparável à carga de trabalho dos não líderes. Além disso, a carga de trabalho para todos os validadores na fase de Armazenamento de Quórum é igual.

3.DPoS

Os validadores são recompensados com prémios de staking inflacionários. Atualmente, todas as taxas de transação são queimadas. As recompensas de staking estão ligadas à reputação dos validadores (staking e desempenho). As recompensas são automaticamente alocadas e compostas dentro de cada época (com a duração de duas horas). Os tokens staked estão globalmente bloqueados num ciclo de 30 dias.

Cada validador define uma taxa de comissão, com os tokens restantes a serem passados para os seus delegados. O staking delegado dentro do protocolo foi implementado na mainnet em 20 de abril de 2023. Os delegados precisam apostar um mínimo de 11 APT para participar na rede. Isto incentiva uma maior participação da comunidade no staking, enquanto o montante mínimo de staking para os validadores é de 1 milhão de APT (em 26 de dezembro de 2023, equivalente a 10,5 milhões de USD).

Para os validadores, o limite de staking é de 50 milhões de APT, aproximadamente 5% do fornecimento total, o que não é um limite muito rigoroso. No entanto, se os operadores de validadores adquirirem staking suficiente, são incentivados a lançar vários nós validadores. Vale ressaltar que os tokens bloqueados também podem ser usados para staking e obter recompensas de liquidez (após o período global de desbloqueio de 30 dias).

Atualmente, não existe um mecanismo de penalização para validadores offline ou maliciosos, mas tais mecanismos podem ser adicionados através da governança no futuro.

4. Execução

Uma vez que os validadores concordam com a ordem dos blocos, são obrigados a executar as transações no bloco e armazenar os resultados permanentemente. Muitas blockchains têm um motor de transações sequencial, onde as transações são ordenadas e executadas uma após a outra. Para acelerar a execução, o Aptos utiliza um motor de execução paralela. Além disso, ao contrário de outras redes que processam transações em paralelo, como Solana e Sui, o Aptos não requer conhecimento avançado de dependências declaradas pelo usuário.

Para fazer isso, a Aptos usa Block-STM, que é construído com base nos princípios da Memória Transacional de Software (STM) e Controlo de Concorrência Otimista (OCC). As bibliotecas STM com OCC seguem um quadro geral de execução de transações de forma otimista (ou seja, assumindo que não existem dependências), validando após a execução, abortando quando as dependências aparecem e, finalmente, executando novamente. No entanto, esta abordagem raramente é usada na prática devido a limitações de desempenho causadas pela gestão de dependências e anulações em cascata.

Para atender à implementação e superar essas limitações do sistema OCC STM, o Block-STM utiliza uma sequência de transações pré-definida para avaliar dependências e reduzir a quantidade de rollbacks. Uma das principais descobertas do relatório de pesquisa de Bohm (2014) é que as sequências de negociação predeterminadas podem ser algo bom, não uma maldição. O Block-STM faz um uso ainda melhor da ordem pré-definida do que Bohm, refinando a avaliação de dependências com cada rollback no sistema (assim, reduzindo a chance de mais rollbacks).

O Block-STM melhora ainda mais o STM geral ao alavancar vários aspetos do blockchain, incluindo:

  • Segurança da VM: Mover VM (mais detalhes sobre o Movimento abaixo) garante que o status não comprometido não afete negativamente outras transações em andamento ao capturar erros e impor taxas de gás.
  • Granularidade do bloco: A coleta de lixo é simples porque pode ocorrer entre blocos. Embora o Block-STM inicialmente apenas rastreasse compromissos de bloco para reduzir os custos de sincronização, a Aptos Labs posteriormente melhorou o algoritmo. Agora suporta compromissos de rolagem intra-bloco sem sacrificar o desempenho.
  • Priorizar tarefas com antecedência numa ordem predefinida.
  • Agende ondas de verificação antecipadas para detectar dependências em falta e evitar retrocessos em cascata.

Note que a verificação é muito mais barata do que a execução, então a verificação sequencial (conjuntos de leitura) não é um grande obstáculo.

Fase 4: Retrocesso e reexecução

Quando a transação é revertida, aplique uma tag de ESTIMATIVA à localização de escrita da transação. Em seguida, se transações subsequentes lerem essa localização, verão uma tag de ESTIMATIVA. Ao ler a tag de ESTIMATIVA, a execução da transação será suspensa até que o valor sobrescreva a tag de ESTIMATIVA. Isso ocorre uma vez que a transação original abortada seja reexecutada com sucesso. Sempre que uma transação é reexecutada, o agendamento garante que quaisquer transações que estejam mais altas na ordem predefinida e dependam dela serão revalidadas.

Esta gestão dinâmica de dependências é um conceito-chave do Block-STM. Sem a etiqueta ESTIMATE, a segunda transação seria executada e, possivelmente, revertida, porque a sua posição de leitura seria a posição de escrita da transação revertida. Portanto, o Block-STM evita a grande quantidade de trabalho desperdiçado na execução de transações que podem ser revertidas. Além disso, a gestão dinâmica de dependências traz várias melhorias para o sistema de dependência inicial. A primeira é que os utilizadores não têm de declarar dependências, apoiando a atomicidade de transações arbitrariamente complexas (as transações complexas não precisam de ser decompostas). Em segundo lugar, apenas gere dependências quando necessário, em vez de armazenar dependências para todas as transações. Por fim, a maioria das dependências baseia-se num estado mais recente do que quando o bloco começou.

Fase 5: Submissão

Uma vez que o Block-STM deteta que a saída da execução otimista de uma transação está correta, é submetida pelo mecanismo de compromisso contínuo. O compromisso contínuo baseia-se na sincronização leve para validar e comprometer cada onda de transações antes de processar a próxima onda de transações.

O Block-STM alcançou 170.000 TPS com 32 threads no benchmark Aptos. Esta é uma melhoria de 17x em relação à execução sequencial.

5. Armazenamento

Quando um bloco é comprometido, os seus dados são armazenados permanentemente na camada de armazenamento. Enquanto os compromissos são feitos numa base de bloco por bloco, cada transação individual é armazenada individualmente numa árvore de Merkle após a execução. Tudo o que acontece na blockchain — incluindo transações, atualizações de estado e eventos — pode ser criptograficamente comprovado com base num digest chamado “raiz hash,” que é assinado pelo validador atual para autenticação. Esta abordagem difere de outras blockchains onde é necessário rastrear a blockchain para verificar transações históricas, permitindo um acesso mais refinado e comprovável aos dados.

Para lidar com grandes quantidades de dados, o Aptos usa dois tipos de árvores de Merkle: árvores de Merkle de Jellyfish para armazenar dados no disco e árvores de Merkle esparsas na memória para atualizações rápidas. Estas árvores são otimizadas para armazenar dados de forma eficiente e permitir atualizações concorrentes. A Aptos Labs está a explorar mais formas de aumentar o armazenamento, especificamente a fragmentação de armazenamento, que está detalhada na secção do roteiro.

6. Mover idioma

Move é uma linguagem de bytecodes inspirada em Rust e criada pelas equipas Diem e Novi. Move oferece maior flexibilidade e segurança do que Solidity e outras linguagens de programação Web3.

O Move consiste em dois tipos de programas: scripts de transação e módulos. Os scripts de transação são atômicos e só podem ser usados uma vez, enquanto os módulos são publicados em estado global e armazenados lá indefinidamente.

Os módulos são semelhantes aos contratos inteligentes em outras linguagens de programação. Eles definem recursos e seus processos associados. Um recurso é como um objeto, e um procedimento é uma operação que pode ser realizada no recurso, como criar, modificar ou excluir. Os recursos são especificamente projetados para representar ativos escassos como tokens. Eles têm recursos de proteção integrados que ajudam esses ativos a evitar serem copiados ou descartados por engano.

Os módulos garantem a abstração de dados, onde os tipos são transparentes dentro do módulo de declaração e opacos fora do módulo ativo. Em outras palavras, apenas o módulo original pode criar, destruir ou atualizar valores. O acesso externo aos dados do módulo é limitado aos procedimentos públicos expostos pelo módulo. Essas garantias são aplicadas durante a execução pelo verificador de bytecode do Move, um processo que todos os módulos e scripts de transação devem passar antes de poderem ser executados pelo Move VM. Essa abstração de dados é mais evidente no Move do que no Solidity/EVM, onde a encapsulação está disponível, mas a implementação é menos rígida.

O movimento visa eliminar vetores de ataque presentes no Solidity e no EVM, especialmente aqueles causados pela falta de ativos de primeira classe fora do Ethereum e ataques de reentrada.

  • Ativos de Primeira Classe: Na EVM, os ativos ERC-20 e outros não possuem as mesmas propriedades embutidas de escassez e controle de acesso como o Ether. Os desenvolvedores Solidity precisam implementar manualmente essas proteções para evitar a introdução de bugs que levam à duplicação, reutilização ou perda de ativos. Em contraste, todos os ativos no Move (não apenas ativos nativos) são considerados ativos de primeira classe com essas proteções.
  • Ataques de reentrada: Ao contrário do EVM, o Move não possui agendamento dinâmico inseguro. Ao usar um agendamento dinâmico inseguro, a VM (máquina virtual) não sabe quais operações a função de contrato externa está realizando antes de o contrato ser executado. O agendamento dinâmico traz ataques de reentrada, que é uma das fontes mais comuns de hacking de blockchain, incluindo a recente exploração Curve/Vyper. Em um ataque de reentrada, um contrato chama um contrato externo que chama de volta ao contrato original e atualiza o saldo antes da execução do contrato original ser concluída, o que pode resultar na perda de fundos repetidamente.

O objetivo do Move é tornar mais difícil para os programadores cometerem erros. Além dos verificadores de bytecode, os programadores também podem usar o Move Prover, uma ferramenta de verificação formal. Claro, o Move não elimina a possibilidade de vulnerabilidades em contratos inteligentes. Os programadores ainda precisam estabelecer invariantes de segurança apropriados em seus módulos. Além disso, os verificadores de bytecode e o Move Prover não substituem a necessidade de auditoria. A empresa de auditoria CertiK observou várias instâncias de programadores que não utilizaram os mecanismos de proteção integrados do Move ou adotaram padrões de programação, muito provavelmente portando de designs de código legado que iam contra a filosofia de design do Move.

7. Outras características principais

Segurança do utilizador

Aptos tem várias características que otimizam a experiência do utilizador e a segurança, incluindo gestão flexível de chaves, transparência nos resultados das transações e suporte para clientes leves.

As contas Aptos separam chaves privadas de chaves públicas, permitindo uma gestão de chaves flexível. Os utilizadores podem rodar as chaves privadas das suas contas como forma de prevenir ou responder a ataques sem terem de transferir todos os ativos para uma nova conta. Os utilizadores também podem configurar as suas contas como multi-assinaturas com diferentes permissões para cada chave pública. Por exemplo, um utilizador pode criar uma conta com duas chaves públicas ativas que podem assinar transações e uma chave pública fria que pode assinar transações e também rodar a chave privada. O utilizador pode então estipular que 2/3 das chaves da conta são necessárias para assinar a transação.

Para evitar ataques de phishing e aumentar a transparência, as carteiras podem usar a pré-execução de transações para interpretar os resultados da transação num formato legível antes do utilizador a assinar.

Aptos também melhora a segurança da transação adicionando tempos de expiração e números de série às transações. Os números de série funcionam como nonces no EVM e ajudam a prevenir ataques de repetição.

Os clientes leves permitem que as pessoas verifiquem facilmente o estado da blockchain ao baixar apenas os cabeçalhos de bloco. Isso minimiza as suposições de confiança ao acessar dados da blockchain. Fazê-lo é especialmente importante para blockchains de alto desempenho como Aptos, que têm requisitos de hardware de nó mais elevados.

Capacidade de atualização

A Aptos foi projetada para suportar atualizações frequentes de protocolo. Isto deve-se em grande parte ao fato de o gerenciamento de validadores ser on-chain, permitindo que os validadores se sincronizem facilmente com novas atualizações. Partes do próprio Aptos também são escritas na linguagem Move, o que reduz o tempo necessário para ser listado no mercado, como mencionado acima. Desde o lançamento, o Aptos implementou aproximadamente 46 recomendações de otimização.

Tokenómica

1 Visão geral

O token nativo da Aptos APT é usado para segurança e resistência a ataques de Sybil (validação e delegação), consumo de recursos (taxas de transação) e governança on-chain. Inicialmente, 1 bilhão de APT foram distribuídos em várias cestas com diferentes períodos de bloqueio. APT não tem oferta fixa e atualmente tem uma taxa de inflação anual de 6,895%. Todas as taxas de transação são atualmente queimadas.

2. Distribuição inicial

Como mencionado anteriormente, apenas 1 bilhão de tokens foram inicialmente distribuídos. Além disso, 13% dos tokens não estão bloqueados no início, e os tokens restantes são distribuídos de acordo com o cronograma de distribuição. A alocação específica é a seguinte:

  • Ecossistema (51,02% do fornecimento inicial total): A maior parte da alocação inicial da APT está direcionada para o desenvolvimento do ecossistema. Cerca de um quarto desses tokens são desbloqueados no início, sendo o restante desbloqueado linearmente a cada mês ao longo dos próximos 10 anos. Antes da distribuição, aproximadamente 80% desses tokens eram detidos pela Fundação Aptos, sendo o restante detido pela Aptos Labs. A distribuição de tokens APT na fase inicial distribuiu mais de 20 milhões de tokens do ecossistema para mais de 110.000 participantes.
  • Equipa (19% do fornecimento inicial total): Estes tokens foram distribuídos para Aptos Labs num cronograma de distribuição de quatro anos da seguinte forma: um período de bloqueio de um ano, com 6,25% desbloqueado a cada mês nos próximos 6 meses, e depois desbloqueado 2,083% a cada mês nos 30 meses seguintes. Por favor, note que se os funcionários da Aptos Labs se juntarem após o início, ainda estarão sujeitos ao mesmo cronograma de distribuição de quatro anos.
  • Fundação (16,5% do fornecimento inicial total): Estes tokens são alocados à Fundação Aptos, com 3% (5 milhões de tokens) distribuídos durante a fase de fundação e os tokens restantes, semelhantes aos distribuídos à equipa, também são distribuídos num cronograma de distribuição de quatro anos. A fundação planeia usar os tokens para organizar eventos, fornecer apoio legal e patrocinar investigação. Entre outras iniciativas, a fundação irá cobrir despesas operacionais para ajudar os operadores de validadores e promover uma distribuição geográfica mais descentralizada dos nós validadores.
  • Investidores privados (13,48% do fornecimento inicial de tokens): Estes tokens serão distribuídos aos investidores privados da Aptos Labs que optarem por comprar tokens e estão sujeitos ao mesmo período de quatro anos que os tokens distribuídos à equipe e à fundação.

Como mencionado acima, APT infla à medida que os apostadores recebem recompensas contínuas. No primeiro ano após a criação, a taxa de inflação anual é fixada em 7%, e depois diminui 1,5% a cada ano (ou seja, 6,895% no segundo ano) até se estabilizar em 3,25%. Por favor, note que esta taxa é estabelecida com base no fornecimento total inicial de 1 bilhão de APT e está sujeita a governança.

O cronograma de desbloqueio para a distribuição inicial do APT foi projetado para evitar grandes eventos de desbloqueio. O aumento mais dramático na oferta de liquidez da APT ocorrerá durante o período de desbloqueio de seis meses, de meados de novembro de 2023 a meados de abril de 2024. Durante esse período, os tokens começam a ser desbloqueados para a equipe e investidores privados. Durante este período, a distribuição inicial (ou seja, excluindo as recompensas de stake) do fornecimento de tokens de liquidez aumentará em aproximadamente 60%, passando de 209 milhões para 334 milhões.

Os tokens bloqueados podem ser usados para participar e receber recompensas de liquidez. Uma vez que a delegação no protocolo não é lançada até meados de abril, os destinatários da queda aérea e outros detentores de tokens menores são diluídos durante os primeiros seis meses do lançamento da mainnet, a menos que se coordenem para agrupar mais de 1 milhão de tokens.

Atividade da rede

1. Taxa de utilização

Depois da excitação seguindo o lançamento da rede, o uso da rede (medido por transações e endereços ativos) diminuiu, só voltando a aumentar em julho de 2023. Desde então, a Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e possui mais de 72.000 endereços ativos diários. Vários fatores estão impulsionando o aumento no uso, incluindo a integração da plataforma de mídia social Chingari e o Oracle Pyth.

Chingari é uma aplicação móvel de partilha de vídeos semelhante ao TikTok e já foi descarregada mais de 100 milhões de vezes na Google Play Store. Foi originalmente lançada como uma plataforma Web2 em 2018 e posteriormente adicionou funcionalidades on-chain como presentes virtuais.

Pyth integrado com Aptos em 13 de julho, trazendo seus feeds de preço de baixa latência. Desde 13 de julho, Python representou aproximadamente 17,7% do volume total de transações da Aptos. Note que esse tamanho de volume de transações não é incomum para a rede em que Pyth está.

Em 19 de outubro, impulsionado pelas atividades de criação de arte pública da Graffio, o número de endereços diariamente ativos ultrapassou 600.000. Para celebrar o primeiro aniversário da rede, os contribuidores do Aptos convidaram membros da comunidade para rabiscar em uma tela digital pública por 24 horas. Cada pintura individual é registrada como uma transação on-chain. Os participantes então receberam uma versão NFT da tela final. A campanha trouxe 605.000 endereços únicos e 1,3 milhão de transações.

O aumento da atividade levou à interrupção da produção de blocos do Graffio em 18 de outubro. O incidente foi resolvido em aproximadamente 5 horas. A Fundação Aptos publicou um relatório em 20 de outubro, determinando que a causa raiz do incidente foi o código não determinístico, decorrente de alterações de código focadas no desempenho feitas na base de código principal do Aptos em 22 de agosto de 2023.

A atividade recente de transações é impulsionada por inscrições, o que é uma tendência comum em muitas blockchains. O mercado NFT BlueMove lançou o padrão APT20 em meados de dezembro. Em 23 e 24 de dezembro, houve 6,8 milhões de transações, que foram principalmente trazidas pela mintagem de APT20.

2. Segurança e descentralização

Em 26 de dezembro de 2023, a rede Aptos tem 123 validadores ativos de 27 países e 54 cidades. O número de validadores tem aumentado gradualmente desde o lançamento da rede, com o número inicial de validadores sendo aproximadamente 100. A rede de validadores atualmente tem um coeficiente de Nakamoto de 18, que é maior do que a mediana de outras redes. Como a Fundação Aptos detém a maioria do fornecimento total de tokens, pode ajudar a distribuir as participações de forma justa entre os validadores.

Existem 907 milhões de APT bloqueados (avaliados em $9.8 biliões em 26 de dezembro de 2023), representando 84.6% do fornecimento total de APT. Como mencionado acima, os tokens bloqueados podem ser usados para bloqueio e para receber recompensas de liquidez. Em relação ao seu fornecimento circulante, 296% dos tokens estão bloqueados. Em 5 de outubro, a Coinbase Cloud autorizou APT aos seus validadores e adicionou bloqueio de APT na Coinbase Prime.

Ecossistema

1.DeFi

Em mais de um ano desde o seu lançamento, o protocolo Aptos DeFi acumulou quase US $ 127 milhões em TVL de 32 protocolos, ocupando a 26ª posição em TVL em todas as redes. O DeFi TVL da Aptos vem principalmente de cinco protocolos: Thala Labs, Liquidswap, Aries Markets, PancakeSwap e SushiSwap.

A Thala domina o protocolo Aptos com um TVL de US$ 43 milhões, detendo uma participação de mercado de 45%. A Thala oferece um conjunto de produtos DeFi, incluindo um CDP, um AMM, um protocolo de staking de liquidez e uma plataforma de emissão de tokens. Thala também está atualmente desenvolvendo a ferramenta de governança Parlamento. Ela levantou US$ 6 milhões em uma rodada seed de financiamento no quarto trimestre de 2022, lançou o token de governança THL no final de março de 2023 e lançou a mainnet pouco depois. Seu CDP cunha Move Dollar (MOD), e em 26 de dezembro de 2023, há um total de 8,3 milhões de tokens líquidos. MOD e THL são tokens fungíveis de cadeia completa (OFTs). OFT é um padrão de token multi-cadeia criado pela LayerZero Labs que é interoperável entre cadeias com padrões de token fungível. A maioria do suporte de supercolateralização do MOD é baseada em LayerZero, bem como USDC baseado em buraco de minhoca.

Mesmo no final do terceiro trimestre, Thala anunciou o estabelecimento do incubadora DeFi Thala Foundry em cooperação com a Fundação Aptos. Foundry recebeu $1 milhão em financiamento inicial e irá alocar $50,000 a $250,000 para o projeto DeFi Aptos, bem como oferecer suporte adicional de desenvolvimento de desenvolvedor e negócios.

LiquidSwap é um dos primeiros AMMs a ser executado no Aptos. É desenvolvido pela Rede Pontem, que também desenvolveu a carteira Pontem para Aptos. Tem um TVL de $20 milhões e uma quota de mercado de 21%.

O Mercado de Áries é um protocolo de negociação de empréstimos e margens. Foi lançado logo após o lançamento da mainnet do Aptos e recentemente mostrou um crescimento significativo no TVL, com o TVL saltando de menos de US$ 2 milhões para mais de US$ 11 milhões em outubro de 2023. O crescimento em dezembro levou a TVL de Aries a quase US$ 20 milhões e uma participação de mercado de 20%. Anteriormente, no final de novembro, Áries lançou produtos comerciais movidos pela Econia.

Econia é um mecanismo de livro de ordens on-chain que tomou forma durante o primeiro hackathon Aptos em 2021 e foi lançado no final de novembro. No início deste ano, arrecadou $6.5 milhões em financiamento inicial numa ronda liderada pela Dragonfly. Além do Aries, a infraestrutura da Econia suporta atualmente a negociação na Kana Trade, Gator Trade (desenvolvido pela Pontem), SwapGPT e Hippo Labs.

PancakeSwap, o principal protocolo DeFi da BNB Chain, lançou uma AMM na Aptos. Do final de 2022 até meados de julho de 2023, PancakeSwap era o protocolo Aptos com o maior TVL. No entanto, agora está em quarto lugar, com uma participação de mercado de 6%.

No final de novembro, SushiSwap lançou o V2 AMM na Aptos, tornando a Aptos a primeira não suportada pela EVM suportada pela SushiSwap. Até agora, a SushiSwap tem quase $5 milhões em TVL, ocupando 5% da quota de mercado.

Uma vez que o custo da não participação é de aproximadamente 7% de diluição, o protocolo de participação em liquidez é fundamental para manter o ecossistema DeFi da Aptos em crescimento. No final de outubro, foi lançado o protocolo de participação em liquidez Amnis Finance. Atualmente, é o principal protocolo de participação em liquidez na Aptos com quase $33 milhões em TVL, à frente do protocolo de participação em liquidez de $23 milhões da Thala. Para incentivar o crescimento, a Amnis lançou um programa de pontos que será usado para airdrops de seus próximos tokens.

Outros projetos e integrações incluem:

  • Merkle Trade: Merkle Trade é um perp DEX lançado no final de outubro. Desde o seu lançamento, o volume total de negociação da Merkle Trade ultrapassou $277 milhões.
  • Oasis Pro: Em meados de novembro, Oasis Pro integrou-se com Aptos no mercado registado da FINRA (Autoridade Reguladora da Indústria Financeira).

2.Consumidores

Socialidade

Como mencionado acima, Chingari é uma das aplicações mais populares na Aptos em termos de volume de transações e endereços ativos. Outras aplicações sociais atualmente em execução ou prestes a serem lançadas incluem TowneSquare e Overmind.

O TowneSquare revelou os planos de construção em agosto de 2023. Está a construir uma aplicação móvel integrada com sistemas de atividade e autenticação on-chain para suportar feeds sociais on-chain, bilhética, listagem em branco, marketing de afiliados e outros casos de uso.

Overmind é a primeira plataforma focada em Missões. Nesta plataforma, os desenvolvedores podem competir por desafios de codificação e recompensas para ganhar recompensas e credenciais on-chain. A Overmind fez uma parceria com a Fundação Aptos para conceder aproximadamente US$ 50.000 aos desenvolvedores por meio de sua missão. Em meados de outubro, abriu acesso antecipado à sua rede social descentralizada de código aberto e, logo depois, lançou um programa "Race to Keys" para incentivar os desenvolvedores a criar funcionalidades-chave no estilo 'friend.tech'.

Jogos

Os jogos têm sido outra área central do consumidor na qual a Aptos Labs e a Foundation se concentram. No final de fevereiro, a Aptos Labs lançou um kit de desenvolvimento de software de jogos (SDK) para desenvolver e construir na Unity, um dos motores de jogos mais populares. A Aptos Labs também está a desenvolver um módulo de aleatoriedade verificável on-chain, um aspecto fundamental para jogos e outras aplicações. A AIP-41 propõe a criação de um novo módulo Move que permitiria aos programadores adicionar facilmente aleatoriedade on-chain aos seus contratos inteligentes. Uma vez implementado, existem planos para hospedar um hackathon focado exclusivamente na construção com aleatoriedade on-chain.

Embora muitos jogos ainda estejam em desenvolvimento, alguns já estão online. No final de outubro, o jogo de tiro no estilo arcade Aptos Arena foi lançado, com prémios que excedem os 10.000 dólares na primeira semana. Atraiu mais de 12.000 endereços no primeiro fim de semana e está a ser atualizado com base no feedback dos jogadores iniciais.

Aptos Labs e a Fundação Aptos têm parcerias com várias empresas de jogos e conglomerados bem conhecidos, incluindo:

  • NPIXEL: NPIXEL é uma empresa de jogos AAA coreana. Estabeleceu uma parceria com a Aptos Labs no quarto trimestre de 2022 para trazer o seu jogo METAPIXEL para a rede Aptos, e concluiu o segundo teste do próximo jogo [Gran Saga Unlimited] no terceiro trimestre de 2023.
  • NEOWIZ: NEOWIZ é uma empresa coreana de desenvolvimento e publicação de jogos. A Fundação Aptos fez uma parceria com a NEOWIZ e sua subsidiária Web3 Intella X em meados de agosto.
  • MARBLEX: A MARBLEX é a subsidiária Web3 da Netmarble, a maior empresa de jogos para telemóvel na Coreia do Sul. A MARBLEX associou-se à Fundação Aptos no final de agosto para desenvolver a Ponte MARBLEX WARP e integrar os seus jogos multi-cadeia com a Aptos. A ponte irá ligar a Aptos ao ecossistema existente da MARBLEX, incluindo o seu token MBX e NFTs de jogos.
  • Grupo Lotte: O Grupo Lotte é um dos maiores conglomerados de varejo na Coreia do Sul. O Grupo Rakuten estabeleceu uma parceria com a Fundação Aptos no final de agosto, trazendo sua subsidiária Dahong Communications’ Bellyland para a Aptos.
  • Readygg: Readygg é uma empresa de infraestruturas que tem como objetivo trazer jogadores da Web2 para o mundo da Web3. Trabalha com editores de jogos da Web2 para ajudar a integrar os seus jogos com a Web3. Através dos esforços da Aptos, quatro editores, incluindo Minijuegos, ToroFun, CimuGames e Aeria Canada, planeiam integrar-se com a Aptos antes do final deste ano.
  • BlockGames: A BlockGames está a construir uma rede de jogos e jogadores intercadeias e interjogos. Recentemente anunciou planos para integrar-se com o Aptos.
  • GuardianLink: A Aptos Labs fez parceria com a GuardianLink para integrar seu mercado NFT Jump.trade, dando aos usuários acesso ao jogo NFT Meta Cricket League.

NFT

Desde o seu lançamento, o NFT viu aproximadamente $19.4 milhões em volume de negociação, com a maioria da atividade estabelecida logo após o lançamento. Mais de 74% do volume de transações é realizado através do mercado Topaz. Desde o seu lançamento em 1 de agosto, Wapal representou 15% do volume de transações, enquanto a quota de mercado do volume de transações do Topaz é de 50%. Wapal é um mercado de NFT para "traders profissionais" semelhante ao Blur e Tensor, usando um sistema de pontos para incentivar a atividade e será usado para airdrops. Wapal lançou recentemente uma plataforma de emissão de NFT sem código.

O volume de negociação de NFT aumentou desde o lançamento do padrão APT20 em 10 de dezembro. A BlueMove representou 41% do volume de negociação de NFT, com um volume total de negociação de $674,000.

Os NFTs na Aptos são também aplicados a vários casos de uso do mundo real. A KYD Labs é uma empresa de bilhética Web3. Fornece serviços de bilhética para vários eventos ao vivo, incluindo o WonderBus Music Festival e o SEOULBOUND, o evento de encerramento da Korea Blockchain Week. A Aptos Labs já se associou por duas vezes à NBCUniversal para lançar experiências digitais para os filmes Renfield e The Exorcist: Believer. No início de novembro, a Fundação Aptos associou-se ao parque de diversões sul-coreano e grupo de mídia Seoul Land. A subsidiária digital da Seoul Land, RXMeta, lançará uma nova experiência de festival chamada Bloom na Aptos, com bilhetes e associação NFT.

No final de agosto, a Aptos Labs lançou o Padrão de Ativos Digitais da Aptos (DA). DA foca-se em NFTs, com funcionalidades como NFTs dinâmicos, tokens soul-bound, custos de gás mais baixos, dando aos NFTs a capacidade de possuir outros NFTs, suporte simplificado para airdrop e muito mais.

Mapa de rota

1. Otimização técnica

Como mencionado acima, o Aptos foi projetado para suportar atualizações frequentes. Para testar e destacar várias atualizações em andamento, os Laboratórios Aptos lançaram recentemente os resultados do Previewnet, um ambiente de teste projetado para simular o mainnet do Aptos. De 6 a 21 de novembro, o ambiente suportou mais de 9 bilhões de transações, das quais 2 bilhões ocorreram dentro de 24 horas. As transações ponto a ponto atingiram o pico de 30.000 vezes por segundo, e mais de 1 milhão de coleções limitadas de NFT foram cunhadas em 90 segundos.

Uma das principais atualizações para desbloquear este desempenho superior é o particionamento de armazenamento, que consiste em dividir o armazenamento de estado em várias instâncias RocksDB. O particionamento de armazenamento está planeado para ser lançado na mainnet em 2024. Além disso, foram feitas melhorias no mecanismo de execução, algoritmo de sincronização de estado e pilha de rede, que a Aptos Labs irá apresentar detalhadamente mais tarde.

O desempenho otimizado de criação de NFTs vem de uma nova solução chamada Agregadores. Historicamente, a criação de NFTs de oferta limitada é executada sequencialmente porque foram nomeadas sequencialmente (por exemplo, “Cryptopunk #4317”). Os Agregadores são um mecanismo de contagem inovador e sem conflitos que permite a execução paralela da criação de NFTs de oferta limitada. A Aptos Labs publicou recentemente uma postagem de blog detalhando os Agregadores.

O próximo objetivo da Aptos Labs é primeiro atingir o objetivo faseado de 100.000 TPS na jornada para alcançar 1m+ TPS. Além das melhorias em teste no Previewnet, outra atualização importante em desenvolvimento é Shoal, um novo mecanismo de consenso. Shoal combina as características de DAG e BFT para reduzir a latência e melhorar a taxa de transferência.

Finalmente, a Aptos Labs está a desenvolver um novo compilador Aptos Move, introduzindo uma série de novas funcionalidades de linguagem projetadas para simplificar o processo de codificação e expandir a funcionalidade. Estas incluem chamadas de função no estilo receptor, funções de ordem superior de primeiro nível e capacidades definidas pelo utilizador. A Aptos Labs espera implementar a maioria das novas funcionalidades na primeira metade de 2024.

2. Estratégia de crescimento

Para expandir o ecossistema da Aptos, a Fundação Aptos realiza hackathons e lança programas de financiamento. A Aptos Labs e a Fundação Aptos também têm parcerias com vários parceiros. Além dessas duas entidades, há outros grupos também a prosseguir atividades de crescimento, como a comunidade de desenvolvedores com base na Índia, Move Developers DAO (MDD). No geral, muitos esforços de crescimento estão focados na região da Ásia-Pacífico.

Para além das parcerias mencionadas na secção do ecossistema, a Aptos também tem parcerias com os seguintes parceiros principais:

  • Microsoft: No início de agosto, a Aptos Labs anunciou a sua cooperação com a Microsoft. A colaboração trará as capacidades de IA do Microsoft Azure para a Aptos, começando com o Aptos Assistant, um chatbot projetado para ajudar os usuários e desenvolvedores a fazer login na Aptos. O recurso Copilot do GitHub também dará suporte ao Aptos Move.
  • Google Cloud: Aptos Labs colaborou com o Google Cloud em vários programas e integrações, como o Google Cloud a executar o validador da Aptos e indexar os dados da Aptos para o BigQuery, um programa de aceleração que fornece créditos da APT e do Google Cloud, e co-organização de hackathons, e mais.
  • Alibaba Cloud: No final de novembro, a Fundação Aptos colaborou com a Alibaba Cloud para desenvolver a comunidade de desenvolvedores Web3 na região da Ásia-Pacífico. A Fundação Aptos tornou-se o principal patrocinador de blockchain do Programa de Aceleração de Inovação da Alibaba Cloud em Singapura e planeia co-lançar a comunidade de desenvolvedores Move na Ásia e co-organizar uma série de hackathons e outras atividades.
  • SK Telecom: No início de novembro, a Aptos Labs colaborou com a SK Telecom e seu parceiro tecnológico Atomrigs Labs para desenvolver um serviço de carteira Web3 chamado T Wallet. Aptos é o primeiro parceiro não-EVM da SK Telecom.
  • Flowcarbon: Em meados de setembro, a Fundação Aptos colaborou com a Flowcarbon para transformar Aptos numa blockchain neutra em carbono. A Fundação Aptos irá comprar e cancelar créditos de carbono tokenizados pela Flowcarbon.
  • Coinbase Pay: Em meados de setembro, a Aptos Labs colaborou com o Coinbase Pay para integrar a função de depósito de moeda legal da Coinbase na carteira Petra desenvolvida pela Aptos Labs. Em junho, a carteira móvel Petra foi lançada no Google Play e na App Store da Apple. No final de outubro, foi integrada à carteira de hardware Ledger.

Os programas de hackathon e subsídios são os seguintes:

  • Hackathon do Aptos World Tour: Em 2023, a Fundação Aptos realizou hackathons em Seoul, na Holanda e em Singapura, e planeia hospedar outro antes do final do ano. O valor total dos prémios para estes três hackathons ultrapassa os $760,000.
  • Plano de Financiamento Aptos: A Fundação Aptos anunciou o Plano de Financiamento Aptos antes do lançamento da mainnet em 2022. No início de maio de 2023, a fundação anunciou que havia concedido mais de $3.5 milhões a 50 equipas e abriu uma segunda ronda de candidaturas.
  • Programa de Bolsas para Artistas: Em abril de 2022, a Fundação Aptos lançou um programa de bolsas de $20 milhões para artistas e criadores.
  • Programa de Concessão de Registro: Em meados de julho, a Fundação Aptos lançou um programa de concessão de registro. O registro lista uma série de ideias de projeto, incluindo inicialmente sete projetos principalmente relacionados a jogos e infraestrutura Move. As inscrições para esses sete projetos já encerraram e os projetos já estão em fase de desenvolvimento. A fundação planeja adicionar novos projetos regularmente.
  • Acelerador Outlier Ventures: No início de agosto, a Outlier Ventures anunciou o lançamento do acelerador Move em parceria com a Fundação Aptos. O projeto de 12 semanas concluiu no início de outubro, seguido por um evento de demonstração nesse mês.
  • Move Developer DAO (MDD): MDD ajudou a organizar vários hackathons e outros eventos, dos quais os mais recentes incluem o Indore Blockchain Day, o Pune Blockchain Day e o REVA HACK.
  • ABCDE Destaque: ABCDE Destaque, um estúdio de capital de risco e acelerador Web3 asiático, associou-se à Fundação Aptos para lançar um programa de financiamento focado na Ásia para promover o envolvimento da comunidade.
  • Aptos Winter School: A Fundação Aptos irá organizar um evento acelerador de duas semanas para desenvolvedores estudantes indianos no final de dezembro.
  • Tarefa Galxe: No início de dezembro, a Fundação Aptos anunciou um evento de tarefa on-chain de quatro semanas baseado em Galxe.

Conclusão

Aptos é um blockchain L1 projetado em torno dos princípios fundamentais de escalabilidade, segurança, confiabilidade e capacidade de atualização. O Aptos nasceu dos projetos Diem e Novi da Meta e será lançado em outubro de 2022. A pilha de tecnologia da Aptos é inovadora em vários aspetos, como o mecanismo de consenso AptosBFTv4, o protocolo de pool de memória Quorum Store, o mecanismo de execução paralela Block-STM e a linguagem de programação Aptos Move.

Desde julho de 2023, a Aptos processou uma média de mais de 475.000 transações por dia e tem mais de 72.000 endereços diários ativos. Os eventos online são impulsionados principalmente pelas plataformas de mídia social Chingari, oráculo Pyth e um evento de criação de arte pública de um dia no Graffio. Os planos para expandir o ecossistema incluem parcerias, hackathons, programas de financiamento e muito mais, muitos dos quais são direcionados para a região da Ásia-Pacífico.

Aviso legal:

  1. Este artigo é republicado de [Plataforma de mídia não pequena: Golden Finance]. Todos os direitos de autor pertencem ao autor original [Peter Horton]. Se houver objeções a esta reimpressão, entre em contato com o Gate Learnequipa, e eles resolverão rapidamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe da Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
ابدأ التداول الآن
اشترك وتداول لتحصل على جوائز ذهبية بقيمة
100 دولار أمريكي
و
5500 دولارًا أمريكيًا
لتجربة الإدارة المالية الذهبية!