Celestia Explicada: Cadeia Pública Modular

iniciantes4/10/2024, 3:07:08 AM
O conceito de blockchain modular é relativamente complexo, contendo muitos termos técnicos e conceitos. Os entusiastas de blockchain podem achar difícil entender. No entanto, este artigo irá revelar o blockchain modular para você, apresentando as características técnicas da Celestia, as características do projeto e os dados on-chain.

Introdução

A arquitetura geral das blockchains tradicionais tem muitas limitações, incluindo a velocidade lenta de inovação, escalabilidade limitada e falta de flexibilidade no desenvolvimento na camada de aplicação. Para lidar com essas limitações, surgiram blockchains modulares, que decomponem as blockchains em componentes diferentes e intercambiáveis.

Anteriormente, as blockchains modulares eram principalmente categorizadas como protocolos de camada 1 e camada 2 até que o co-fundador da Celestia propôs pela primeira vez esse conceito em seu artigo "Prova de Fraude e Disponibilidade de Dados". Desde então, houve um fluxo de discussões sobre modularidade e camadas. Juntamente com o surgimento da chain pública Celestia, o conceito de modularidade é oficialmente trazido para o público.

O que é Celestia?

Centrado na Disponibilidade de Dados (DA), a rede modular Celestia pode escalar com segurança à medida que o número de usuários cresce, permitindo que qualquer pessoa inicie facilmente seu projeto de blockchain.

Celestia é chamada de blockchain otimizada porque separa a camada de consenso da camada de execução de aplicativos. A camada de consenso requer que Celestia seja responsável apenas pela sequenciação de transações e garantia de disponibilidade de dados, enquanto a camada de execução fornece uma solução eficaz para resolver a questão da disponibilidade de dados. Apenas são necessários nós leves para amostrar uma pequena quantidade de dados aleatórios de cada bloco para verificar a disponibilidade de dados. Quanto mais nós leves participam da amostragem de dados, maior a quantidade de dados que a rede pode processar com segurança, aumentando assim o tamanho do bloco e mantendo o mesmo custo da cadeia de verificação.

Características Técnicas da Celestia

Rede DA modular

Separando a execução, consenso, liquidação e disponibilidade de dados, o design modular da Celestia permite que os desenvolvedores se especializem e otimizem em cada camada, aumentando assim a eficiência e escalabilidade geral da rede.

Origem:Documentos da Celestia

Amostragem de Disponibilidade de Dados (DAS)

DAS é uma maneira que permite que nós leves verifiquem a disponibilidade de dados sem baixar blocos inteiros. Os nós leves amostram aleatoriamente blocos de dados. Se os dados forem recuperados e verificados com sucesso, isso indicará que os dados do bloco inteiro estão disponíveis.

Fonte: Documentos da Celestia

Escalabilidade

Com a tecnologia DAS, a Celestia pode dimensionar sua camada de disponibilidade de dados, e nós leves com recursos limitados podem verificar a disponibilidade de dados porque só precisam amostrar uma pequena parte dos dados do bloco. Quanto mais nós leves participarem do DAS na rede, maior será os dados que podem coletivamente baixar e armazenar.

Prova de fraude de dados incorretamente estendidos

Para resolver o problema de possíveis erros de expansão de dados pelos produtores de bloco, o mecanismo à prova de fraude permite que blocos com dados inválidos sejam verificados e rejeitados, melhorando assim a segurança da rede.

Árvores de Merkle de Espaço de Nomes (NMTs)

Com NMTs, os dados de bloco podem ser divididos em namespaces separados com base em diferentes aplicativos. Isso significa que os aplicativos só precisam baixar e processar os dados relevantes para eles, reduzindo significativamente as demandas de processamento de dados.

Fonte: Documentos da Celestia

Construindo uma blockchain PoS para disponibilidade de dados

Celestia adota um blockchain PoS, chamado celestia-app, para facilitar transações e disponibilidade de dados. Esta camada é construída sobre o Celestia-core, uma versão aprimorada do algoritmo de consenso Tendermint projetado para atender às necessidades únicas da camada DA.

Celestia é projetada para fornecer consenso e disponibilidade de dados sem envolver a execução de transações. Os nós leves neste projeto desempenham um papel na revisão de cada bloco para consenso e verificação da disponibilidade de dados do bloco, em vez de verificar transações. Isso significa que os nós leves não dependem mais da maioria de consenso dos nós honestos para verificar a validade do estado. Normalmente, os nós completos podem desfrutar desse recurso.

Com um esquema de codificação de blocos cuidadosamente projetado, os nós leves podem verificar o restante do bloco com alta probabilidade apenas amostrando uma pequena quantidade de dados rápidos aleatórios. Se algum nó completo detectar algo suspeito, eles podem notificar o cliente leve por meio de uma prova de fraude de disponibilidade de dados.

Análise de Dados On-Chain da Celestia

Custo de Dados

Um relatório intitulado 'O impacto da camada DA modular da Celestia nos L2s do Ethereum: uma primeira análise' e divulgado pela Numia Data compara quanto custaria para diferentes L2s liberar callData para o Ethereum na segunda metade de 2023 e o dinheiro que poderiam gastar usando a Celestia como a camada DA (assumindo 1 TIA = $12). Como pode ser visto dessa diferença, o uso de uma camada DA dedicada como a Celestia pode economizar significativamente os custos de Gas do L2.

Fonte: @numia.data/o-impacto-da-camada-da-celestia-modular-da-ethereum-l2s-um-primeiro-olhar-8321bd41ff25">Medium.com

De acordo com os dados abaixo, até 9 de janeiro de 2024, os usuários publicaram dados em 56 namespaces. Normalmente, os usuários publicam de 30 a 50MB de dados em 3 a 6 namespaces diariamente.

87% de todos os dados recebidos pela Celestia são publicados em 3 namespaces, que são:

  • Astroglyph: Fornece serviços de inscrição, permitindo aos usuários publicar dados arbitrários para Celestia.
  • MantaNetwork: OP Stack Rollup lançado com Caldera.
  • 808080808080808: Um namespace desconhecido, mas parece semelhante a um Rollup.

Fonte: X

Dados operacionais

Celestia atualmente tem uma taxa de staking de 52,8% com 14,44% de APR.

Origem: Explorador de Staking

Atualmente, a rede principal está funcionando de forma estável, com um total de 905.000 blocos produzidos e um montante total de tokens apostados de aproximadamente 543,27M TIA. Existem 100 nós validadores iniciais, dos quais os 10 principais nós representam 49,94% da participação na rede, demonstrando um grau relativamente alto de centralização na rede.

Fonte:Exploradores da Celestia

Fonte: Exploradores da Celestia

Economia do Token TIA

Fornecimento e Distribuição

O fornecimento total de criação de TIA é de 1 bilhão e é distribuído da seguinte forma:

  • A distribuição pública representa 20% do total, dos quais 7,4% são usados para o airdrop genesis e incentivos para testnet, e os outros 12,6% são usados para distribuição de incentivos futuros. Esta parte dos tokens será completamente desbloqueada no lançamento.
  • 26,8% dos tokens são alocados para a Fundação Celestia e desenvolvedores principais para pesquisa, desenvolvimento e iniciativas de ecossistema. Deste total, 25% é desbloqueado no lançamento, e os restantes 75% são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao 4.
  • 19,7% dos tokens foram alocados para apoiadores iniciais nas rodadas A e B. Destes, 33% são desbloqueados no primeiro ano, e os 67% restantes são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao 2.
  • 15,9% dos tokens são alocados para investidores iniciais na rodada seed. Desses, 33% são desbloqueados no primeiro ano, e os 67% restantes são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao ano 2.
  • 17,6% dos tokens são alocados para os contribuidores iniciais principais. Deste total, 33% é desbloqueado no primeiro ano, e os restantes 67% são desbloqueados progressivamente dos anos 1 a 3.

Fonte: Documentos da Celestia

Fonte: Documentos da Celestia

Em relação à liberação de tokens e mudanças no fornecimento, o fornecimento total dos tokens TIA da Celestia é de 1 bilhão, que será vinculado de acordo com diferentes cronogramas de desbloqueio. Todos os tokens bloqueados ou desbloqueados estão disponíveis para staking, e as recompensas de staking serão desbloqueadas imediatamente após o recebimento.

A taxa de inflação anual é mostrada abaixo:

A taxa de inflação do TIA começa em 8% ao ano e diminui 10% anualmente até atingir a taxa de emissão de longo prazo de 1,5%.

Fonte: Documentos da Celestia

Utilidade do token

  • Pagar pelo armazenamento de dados: Os desenvolvedores podem usar TIA para pagar pela disponibilidade de seus dados na rede, enviando uma transação PayForBlobs na Celestia.
  • Nova Solução Rollup: Os desenvolvedores podem lançar novas blockchains usando TIA como token de Gas, semelhante ao ETH usado no Rollup baseado em Ethereum. Isso os ajuda a focar no desenvolvimento da camada de aplicação ou execução sem emitir novos tokens.
  • Mecanismo de prova de participação: Celestia é construída com base no Cosmos SDK e usa um mecanismo de prova de participação para garantir a segurança do consenso. Os usuários podem delegar TIA para validadores e receber algumas recompensas de participação.
  • Governança descentralizada: Os detentores de TIA podem participar da governança da rede, votar para determinar os parâmetros da rede e gerenciar o pool de fundos da comunidade, dos quais o pool de fundos da comunidade receberá 2% da recompensa em bloco.

A Equipe

Com um impressionante histórico, a equipe da Celestia é composta por destacados estudiosos, pesquisadores e engenheiros no campo da escalabilidade blockchain. Todos eles possuem extensa experiência de trabalho ou empreendedorismo neste campo.

O CEO da Celestia Labs, Mustafa Al-Bassam, possui um PhD em escalabilidade de blockchain pela Universidade de Londres. Anteriormente, ele co-fundou a Chainspace, uma plataforma de contrato inteligente shard que o Facebook adquiriu desde então.

CTO Ismail é o diretor de tecnologia da Celestia Labs. Com uma vasta experiência em tecnologia blockchain, ele trabalhou como engenheiro de software na Tendermint (a empresa-mãe da Cosmos), na Interchain Foundation, no Google e em outras empresas. O CRO John possui um PhD em engenharia da computação pela Universidade de Toronto. Ele trabalhou como pesquisador e engenheiro na ConsenSys e posteriormente co-fundou a solução Optimistic Rollup Fuel Labs. O COO Nick possui mestrado pela Universidade Stanford e foi anteriormente co-fundador da cadeia pública Harmony.

Agência de investimento

Em março de 2021, Celestia concluiu uma rodada de financiamento semente de US$1,5 milhão liderada pela Binance Labs. Interchain Foundation, Maven 11, KR1, Signature Ventures, Divergence Ventures, Dokia Capital, P2P Capital, Tokonomy, Cryptium Labs, Michael Ng, Simon Johnson, Michael Youssefmir e Ramsey Khoury todos participaram deste financiamento.

Em 20 de outubro de 2022, a Celestia Labs anunciou a conclusão do financiamento da Série A e Série B de US$55 milhões, liderado pela Bain Capital Crypto e Polychain Capital, com participação da Placeholder, Galaxy, Delphi Digital, Blockchain Capital, NFX, Protocol Labs, Figment, Maven 11, Spartan Group, FTX Ventures, Jump Crypto, W3. Hitchhiker e uma série de investidores-anjo. Uma fonte interna disse ao Coindesk que a captação de recursos, que tornou a Celestia um unicórnio com uma avaliação de US$1 bilhão, foi quatro vezes superada.

Conclusão

O blockchain modular é considerado uma das principais tendências no desenvolvimento da arquitetura futura do blockchain, no qual a Celestia desempenha um papel importante. O sucesso da Celestia beneficia das práticas bem-sucedidas do Rollup e dos avanços tecnológicos do Ethereum. O desenvolvimento futuro não só depende do processo de desenvolvimento do projeto Celestia, mas também da atualização Cancun do Ethereum e do desenvolvimento das trilhas a montante e a jusante. À medida que a tecnologia blockchain e as cadeias públicas modulares ganham popularidade, a Celestia demonstrará um potencial e valor ainda maiores.

المؤلف: Snow
المترجم: Cedar
المراجع (المراجعين): KOWEI、Edward、Elisa、Ashley、Joyce
* لا يُقصد من المعلومات أن تكون أو أن تشكل نصيحة مالية أو أي توصية أخرى من أي نوع تقدمها منصة Gate.io أو تصادق عليها .
* لا يجوز إعادة إنتاج هذه المقالة أو نقلها أو نسخها دون الرجوع إلى منصة Gate.io. المخالفة هي انتهاك لقانون حقوق الطبع والنشر وقد تخضع لإجراءات قانونية.

Celestia Explicada: Cadeia Pública Modular

iniciantes4/10/2024, 3:07:08 AM
O conceito de blockchain modular é relativamente complexo, contendo muitos termos técnicos e conceitos. Os entusiastas de blockchain podem achar difícil entender. No entanto, este artigo irá revelar o blockchain modular para você, apresentando as características técnicas da Celestia, as características do projeto e os dados on-chain.

Introdução

A arquitetura geral das blockchains tradicionais tem muitas limitações, incluindo a velocidade lenta de inovação, escalabilidade limitada e falta de flexibilidade no desenvolvimento na camada de aplicação. Para lidar com essas limitações, surgiram blockchains modulares, que decomponem as blockchains em componentes diferentes e intercambiáveis.

Anteriormente, as blockchains modulares eram principalmente categorizadas como protocolos de camada 1 e camada 2 até que o co-fundador da Celestia propôs pela primeira vez esse conceito em seu artigo "Prova de Fraude e Disponibilidade de Dados". Desde então, houve um fluxo de discussões sobre modularidade e camadas. Juntamente com o surgimento da chain pública Celestia, o conceito de modularidade é oficialmente trazido para o público.

O que é Celestia?

Centrado na Disponibilidade de Dados (DA), a rede modular Celestia pode escalar com segurança à medida que o número de usuários cresce, permitindo que qualquer pessoa inicie facilmente seu projeto de blockchain.

Celestia é chamada de blockchain otimizada porque separa a camada de consenso da camada de execução de aplicativos. A camada de consenso requer que Celestia seja responsável apenas pela sequenciação de transações e garantia de disponibilidade de dados, enquanto a camada de execução fornece uma solução eficaz para resolver a questão da disponibilidade de dados. Apenas são necessários nós leves para amostrar uma pequena quantidade de dados aleatórios de cada bloco para verificar a disponibilidade de dados. Quanto mais nós leves participam da amostragem de dados, maior a quantidade de dados que a rede pode processar com segurança, aumentando assim o tamanho do bloco e mantendo o mesmo custo da cadeia de verificação.

Características Técnicas da Celestia

Rede DA modular

Separando a execução, consenso, liquidação e disponibilidade de dados, o design modular da Celestia permite que os desenvolvedores se especializem e otimizem em cada camada, aumentando assim a eficiência e escalabilidade geral da rede.

Origem:Documentos da Celestia

Amostragem de Disponibilidade de Dados (DAS)

DAS é uma maneira que permite que nós leves verifiquem a disponibilidade de dados sem baixar blocos inteiros. Os nós leves amostram aleatoriamente blocos de dados. Se os dados forem recuperados e verificados com sucesso, isso indicará que os dados do bloco inteiro estão disponíveis.

Fonte: Documentos da Celestia

Escalabilidade

Com a tecnologia DAS, a Celestia pode dimensionar sua camada de disponibilidade de dados, e nós leves com recursos limitados podem verificar a disponibilidade de dados porque só precisam amostrar uma pequena parte dos dados do bloco. Quanto mais nós leves participarem do DAS na rede, maior será os dados que podem coletivamente baixar e armazenar.

Prova de fraude de dados incorretamente estendidos

Para resolver o problema de possíveis erros de expansão de dados pelos produtores de bloco, o mecanismo à prova de fraude permite que blocos com dados inválidos sejam verificados e rejeitados, melhorando assim a segurança da rede.

Árvores de Merkle de Espaço de Nomes (NMTs)

Com NMTs, os dados de bloco podem ser divididos em namespaces separados com base em diferentes aplicativos. Isso significa que os aplicativos só precisam baixar e processar os dados relevantes para eles, reduzindo significativamente as demandas de processamento de dados.

Fonte: Documentos da Celestia

Construindo uma blockchain PoS para disponibilidade de dados

Celestia adota um blockchain PoS, chamado celestia-app, para facilitar transações e disponibilidade de dados. Esta camada é construída sobre o Celestia-core, uma versão aprimorada do algoritmo de consenso Tendermint projetado para atender às necessidades únicas da camada DA.

Celestia é projetada para fornecer consenso e disponibilidade de dados sem envolver a execução de transações. Os nós leves neste projeto desempenham um papel na revisão de cada bloco para consenso e verificação da disponibilidade de dados do bloco, em vez de verificar transações. Isso significa que os nós leves não dependem mais da maioria de consenso dos nós honestos para verificar a validade do estado. Normalmente, os nós completos podem desfrutar desse recurso.

Com um esquema de codificação de blocos cuidadosamente projetado, os nós leves podem verificar o restante do bloco com alta probabilidade apenas amostrando uma pequena quantidade de dados rápidos aleatórios. Se algum nó completo detectar algo suspeito, eles podem notificar o cliente leve por meio de uma prova de fraude de disponibilidade de dados.

Análise de Dados On-Chain da Celestia

Custo de Dados

Um relatório intitulado 'O impacto da camada DA modular da Celestia nos L2s do Ethereum: uma primeira análise' e divulgado pela Numia Data compara quanto custaria para diferentes L2s liberar callData para o Ethereum na segunda metade de 2023 e o dinheiro que poderiam gastar usando a Celestia como a camada DA (assumindo 1 TIA = $12). Como pode ser visto dessa diferença, o uso de uma camada DA dedicada como a Celestia pode economizar significativamente os custos de Gas do L2.

Fonte: @numia.data/o-impacto-da-camada-da-celestia-modular-da-ethereum-l2s-um-primeiro-olhar-8321bd41ff25">Medium.com

De acordo com os dados abaixo, até 9 de janeiro de 2024, os usuários publicaram dados em 56 namespaces. Normalmente, os usuários publicam de 30 a 50MB de dados em 3 a 6 namespaces diariamente.

87% de todos os dados recebidos pela Celestia são publicados em 3 namespaces, que são:

  • Astroglyph: Fornece serviços de inscrição, permitindo aos usuários publicar dados arbitrários para Celestia.
  • MantaNetwork: OP Stack Rollup lançado com Caldera.
  • 808080808080808: Um namespace desconhecido, mas parece semelhante a um Rollup.

Fonte: X

Dados operacionais

Celestia atualmente tem uma taxa de staking de 52,8% com 14,44% de APR.

Origem: Explorador de Staking

Atualmente, a rede principal está funcionando de forma estável, com um total de 905.000 blocos produzidos e um montante total de tokens apostados de aproximadamente 543,27M TIA. Existem 100 nós validadores iniciais, dos quais os 10 principais nós representam 49,94% da participação na rede, demonstrando um grau relativamente alto de centralização na rede.

Fonte:Exploradores da Celestia

Fonte: Exploradores da Celestia

Economia do Token TIA

Fornecimento e Distribuição

O fornecimento total de criação de TIA é de 1 bilhão e é distribuído da seguinte forma:

  • A distribuição pública representa 20% do total, dos quais 7,4% são usados para o airdrop genesis e incentivos para testnet, e os outros 12,6% são usados para distribuição de incentivos futuros. Esta parte dos tokens será completamente desbloqueada no lançamento.
  • 26,8% dos tokens são alocados para a Fundação Celestia e desenvolvedores principais para pesquisa, desenvolvimento e iniciativas de ecossistema. Deste total, 25% é desbloqueado no lançamento, e os restantes 75% são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao 4.
  • 19,7% dos tokens foram alocados para apoiadores iniciais nas rodadas A e B. Destes, 33% são desbloqueados no primeiro ano, e os 67% restantes são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao 2.
  • 15,9% dos tokens são alocados para investidores iniciais na rodada seed. Desses, 33% são desbloqueados no primeiro ano, e os 67% restantes são desbloqueados progressivamente do ano 1 ao ano 2.
  • 17,6% dos tokens são alocados para os contribuidores iniciais principais. Deste total, 33% é desbloqueado no primeiro ano, e os restantes 67% são desbloqueados progressivamente dos anos 1 a 3.

Fonte: Documentos da Celestia

Fonte: Documentos da Celestia

Em relação à liberação de tokens e mudanças no fornecimento, o fornecimento total dos tokens TIA da Celestia é de 1 bilhão, que será vinculado de acordo com diferentes cronogramas de desbloqueio. Todos os tokens bloqueados ou desbloqueados estão disponíveis para staking, e as recompensas de staking serão desbloqueadas imediatamente após o recebimento.

A taxa de inflação anual é mostrada abaixo:

A taxa de inflação do TIA começa em 8% ao ano e diminui 10% anualmente até atingir a taxa de emissão de longo prazo de 1,5%.

Fonte: Documentos da Celestia

Utilidade do token

  • Pagar pelo armazenamento de dados: Os desenvolvedores podem usar TIA para pagar pela disponibilidade de seus dados na rede, enviando uma transação PayForBlobs na Celestia.
  • Nova Solução Rollup: Os desenvolvedores podem lançar novas blockchains usando TIA como token de Gas, semelhante ao ETH usado no Rollup baseado em Ethereum. Isso os ajuda a focar no desenvolvimento da camada de aplicação ou execução sem emitir novos tokens.
  • Mecanismo de prova de participação: Celestia é construída com base no Cosmos SDK e usa um mecanismo de prova de participação para garantir a segurança do consenso. Os usuários podem delegar TIA para validadores e receber algumas recompensas de participação.
  • Governança descentralizada: Os detentores de TIA podem participar da governança da rede, votar para determinar os parâmetros da rede e gerenciar o pool de fundos da comunidade, dos quais o pool de fundos da comunidade receberá 2% da recompensa em bloco.

A Equipe

Com um impressionante histórico, a equipe da Celestia é composta por destacados estudiosos, pesquisadores e engenheiros no campo da escalabilidade blockchain. Todos eles possuem extensa experiência de trabalho ou empreendedorismo neste campo.

O CEO da Celestia Labs, Mustafa Al-Bassam, possui um PhD em escalabilidade de blockchain pela Universidade de Londres. Anteriormente, ele co-fundou a Chainspace, uma plataforma de contrato inteligente shard que o Facebook adquiriu desde então.

CTO Ismail é o diretor de tecnologia da Celestia Labs. Com uma vasta experiência em tecnologia blockchain, ele trabalhou como engenheiro de software na Tendermint (a empresa-mãe da Cosmos), na Interchain Foundation, no Google e em outras empresas. O CRO John possui um PhD em engenharia da computação pela Universidade de Toronto. Ele trabalhou como pesquisador e engenheiro na ConsenSys e posteriormente co-fundou a solução Optimistic Rollup Fuel Labs. O COO Nick possui mestrado pela Universidade Stanford e foi anteriormente co-fundador da cadeia pública Harmony.

Agência de investimento

Em março de 2021, Celestia concluiu uma rodada de financiamento semente de US$1,5 milhão liderada pela Binance Labs. Interchain Foundation, Maven 11, KR1, Signature Ventures, Divergence Ventures, Dokia Capital, P2P Capital, Tokonomy, Cryptium Labs, Michael Ng, Simon Johnson, Michael Youssefmir e Ramsey Khoury todos participaram deste financiamento.

Em 20 de outubro de 2022, a Celestia Labs anunciou a conclusão do financiamento da Série A e Série B de US$55 milhões, liderado pela Bain Capital Crypto e Polychain Capital, com participação da Placeholder, Galaxy, Delphi Digital, Blockchain Capital, NFX, Protocol Labs, Figment, Maven 11, Spartan Group, FTX Ventures, Jump Crypto, W3. Hitchhiker e uma série de investidores-anjo. Uma fonte interna disse ao Coindesk que a captação de recursos, que tornou a Celestia um unicórnio com uma avaliação de US$1 bilhão, foi quatro vezes superada.

Conclusão

O blockchain modular é considerado uma das principais tendências no desenvolvimento da arquitetura futura do blockchain, no qual a Celestia desempenha um papel importante. O sucesso da Celestia beneficia das práticas bem-sucedidas do Rollup e dos avanços tecnológicos do Ethereum. O desenvolvimento futuro não só depende do processo de desenvolvimento do projeto Celestia, mas também da atualização Cancun do Ethereum e do desenvolvimento das trilhas a montante e a jusante. À medida que a tecnologia blockchain e as cadeias públicas modulares ganham popularidade, a Celestia demonstrará um potencial e valor ainda maiores.

المؤلف: Snow
المترجم: Cedar
المراجع (المراجعين): KOWEI、Edward、Elisa、Ashley、Joyce
* لا يُقصد من المعلومات أن تكون أو أن تشكل نصيحة مالية أو أي توصية أخرى من أي نوع تقدمها منصة Gate.io أو تصادق عليها .
* لا يجوز إعادة إنتاج هذه المقالة أو نقلها أو نسخها دون الرجوع إلى منصة Gate.io. المخالفة هي انتهاك لقانون حقوق الطبع والنشر وقد تخضع لإجراءات قانونية.
ابدأ التداول الآن
اشترك وتداول لتحصل على جوائز ذهبية بقيمة
100 دولار أمريكي
و
5500 دولارًا أمريكيًا
لتجربة الإدارة المالية الذهبية!