Solução Descentralizada para o Sistema de Nomes de Domínio: Handshake ($HNS)

Intermediário3/19/2024, 7:39:33 AM
Descrição Meta: Handshake é um protocolo que oferece uma solução descentralizada para domínios de nível superior no DNS. Este artigo apresenta suas características, tokens, processos de cunhagem e formas de acessar nomes de domínio, juntamente com algumas informações básicas. Também oferece uma análise de seus dados de adoção e perspectivas.

Introdução:

Handshake é um protocolo que oferece uma solução descentralizada para domínios de nível superior no DNS. Este artigo apresenta as suas funcionalidades, tokens, processos de cunhagem e formas de aceder a nomes de domínio, juntamente com algumas informações básicas. Também oferece uma análise dos seus dados de adoção e perspetivas.

Solução descentralizada para o Sistema de Nomes de Domínio: Handshake ($HNS)

O que é Handshake ($HNS)?

Handshake é um protocolo blockchain para gerir o registo, renovação e transferência de domínios de nível superior (TLDs) no Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

Como Funciona o DNS Tradicional?

O DNS é um sistema de nomes hierárquico que mapeia nomes de domínio legíveis por humanos (comowww.example.com) para endereços IP legíveis por máquina. Quando introduz um nome de domínio no seu navegador, o servidor DNS resolve esse nome de domínio para o endereço IP correspondente e o seu navegador pode então ligar-se ao servidor que hospeda esse website. Este processo envolve vários níveis de servidores DNS, começando pelo servidor de domínio raiz e consultando e resolvendo progressivamente subdomínios.

Como funciona a verificação do serviço de nome de domínio e a gestão do namespace DNS raiz? Para usar uma analogia, todo o sistema de nome de domínio é como um "dicionário" ou "índice". O serviço de nome de domínio raiz mantém as zonas de domínio de nível superior (.com, .org, etc.) e os registos dos seus servidores DNS autoritativos correspondentes. Em outras palavras, este dicionário regista "quem tem a autoridade para fornecer serviços de resolução DNS para um domínio de nível superior específico."

Quais são as características do Handshake?

O Handshake concentra-se exclusivamente em domínios de nível superior, como .com, .org e .net. A Corporação da Internet revisou e certificou anteriormente esses domínios de nível superior para Nomes e Números de Domínio (ICANN). O Handshake oferece uma solução descentralizada.

A ICANN foi fundada em 1998 como uma parceria sem fins lucrativos de pessoas em todo o mundo para melhorar a segurança da Internet. Em outras palavras, é uma organização nascida para internacionalizar melhor a Internet. No entanto, uma análise mais detalhada da história revela que nos primeiros dias da Internet, o principal órgão regulador era a IANA (e acima disso, o Departamento de Comércio dos EUA). Com o rápido desenvolvimento da Internet, o Departamento de Comércio dos EUA começou a procurar estabelecer um órgão regulador mais novo e internacional para substituir a função da IANA e, assim, a ICANN nasceu.

Hoje, 10 dos 13 servidores em operação em todo o mundo estão nos Estados Unidos, e outras partes do mundo fornecem serviços de rede (ISPs) espelhando o servidor mais próximo. Isso é relativamente centralizado e controlado por um governo nacional específico. Portanto, se você ler o white paper do Handshake e ver “peer-to-peer”, entenderá o que ele está tentando fazer. A solução do Handshake visa principalmente reduzir a dependência do ICANN.

No entanto, o Handshake não pretende descentralizar todo o DNS. Isto porque, exceto pela zona raiz, que está atualmente centralizada, o DNS como um todo já está descentralizado. Ele foca apenas no armazenamento de dados e no controle da zona raiz do DNS de nível superior. Como afirma o seu white paper, 'O protocolo de nomes do Handshake difere dos seus antecessores por não ter nenhum conceito de um namespace de camada de consenso ou subdomínios. Não tem a intenção de substituir todo o DNS, mas sim o ficheiro e os servidores da zona raiz.' A longo prazo, o Handshake espera substituir a CA (autoridade de certificação).

Handshake e ENS (serviços de nomes Ethereum)

Odocumentação oficial do ENSafirma que o ENS é uma extensão e complemento do DNS existente, tornando-o mais adequado para resolver endereços de blockchain e associá-los a nomes de utilizador. Por outro lado, o Handshake fornece uma solução descentralizada para substituir parte do DNS existente.

Como é que o Handshake é seguro?

O Handshake utiliza a Saída de Transação Não Gasta (UTXO) da blockchain para proteção e utiliza o princípio de Prova de Trabalho (PoW) semelhante ao Bitcoin. Os utilizadores podem executar um daemon de nó completo (hsd) escrito em JavaScript, que é um fork debcoin. Ao executar um nó completo usando este programa, os utilizadores podem participar na proteção da segurança da rede Handshake.

Como Obter e Aceder a Domínios Handshake?

Domínios Handshake são cunhados através de leilões on-chain. Qualquer utilizador pode licitar em qualquer domínio não cunhado usando $HNS. O período de licitação é de cerca de cinco dias. Pode licitar qualquer montante e escolher adicionar uma licitação cega para que outros não possam saber a sua licitação real. Licitação + Licitação cega = Montante total bloqueado. Outros só podem ver o montante total bloqueado.

Após o término do período de revelação, os usuários que perdem a oferta podem recuperar o valor total bloqueado, enquanto o vencedor só precisa pagar o valor da segunda oferta mais alta (ou seja,Leilão de VickreyO vencedor receberá o reembolso da diferença entre o lance deles e o segundo lance mais alto. Se apenas um usuário fizer um lance, o domínio pode ser obtido gratuitamente (uma vez que o segundo lance mais alto é zero). O valor pago pelo vencedor será queimado diretamente da blockchain, o que desvaloriza o preço do $HNS.

)
Fonte: Processo de mintagem de leilão on-chain do site oficial do Handshake

Se um domínio já foi criado, ele pode ser adquirido através de licitação num mercado secundário. Atualmente, o maior mercado para domínios Handshake é o namebase.

Fonte: site oficial da Namebase

Como aceder a websites com domínios Handshake

Idealmente, a maioria dos navegadores deve suportar o Handshake nativamente no futuro (atualmente, o único caso bem conhecido de suporte é o navegador Opera). Sem suporte nativo do navegador, existem muitas maneiras de acessar sites com domínios Handshake, com diferentes níveis de segurança.

O método de acesso mais simples, comoHNS.to, é muito inseguro porque é apenas um canal de proxy e ocasionalmente pode falhar. A configuração mais complexa é para os desenvolvedores que não querem depender de nenhum software de terceiros e buscam segurança absoluta. Tem uma curva de aprendizado alta e não é adequado para usuários comuns.

Portanto, a opção mais adequada para os utilizadores comuns deve ser uma opção que tenha uma segurança e uma curva de aprendizagem entre as duas, como o software de terceiros de código abertoPonta do dedo: Fingertip é um resolvedor de código aberto tudo-em-um criado pela Impervious que permite aos navegadores resolver trustless o Handshake.

Posso aceder ainda a websites regulares usando a solução do Handshake?

Sim, porque a blockchain Handshake fez um soft-fork na zona raiz da ICANN, garantindo que seja retrocompatível. Geralmente, irá alternar automaticamente entre os serviços de DNS da ICANN e Handshake com base no domínio de nível superior. Se encontrar um conflito entre os dois serviços, também pode escolher entre várias ferramentas da comunidade para alternar automaticamente para a ICANN ou Handshake quando ocorrer um conflito.

A equipe Handshake

Andrew Lee e Joseph Poon são os dois co-fundadores principais do Handshake. Outros co-fundadores incluem Boyma Fahnbulleh e Christopher Jeffrey.

De acordo comentrevistas públicas, Andrew Lee mudou-se para São Francisco em 2013 para trabalhar em pesquisas relacionadas a pagamentos em um banco de investimento. No início de 2014, ele deixou o Merrill Lynch para fundar a Purse (um dos maiores mercados de Bitcoin). Eles então decidiram investir no protocolo ou na camada de infraestrutura, tentando construir uma biblioteca de contratos inteligentes em cima do Bitcoin chamada bcoin, uma implementação de nó completo. Não é um token, mas mais como o Chrome ou o Internet Explorer.

Poon tem formação em finanças e contabilidade e está interessado em como diferentes razões trabalham em conjunto. Inicialmente, trabalhou numa empresa de contabilidade e consultoria do Big Four; mais tarde, co-publicou o whitepaper da Lightning Network com Thaddeus Dryja e co-autorou um artigo sobre Plasma com Vitalik Buterin. Seus principais interesses são pesquisa sobre escalabilidade e mecanismos de coordenação.

Quem são os investidores da Handshake?

De acordo com o limitadoinformação públicaenotícias, Os dados do Handshake em 2018 mostraram que arrecadaram um total de $10.2 milhões. Os investidores incluem conhecidosAndreessen Horowitz(a16z crypto),Founders Fund,Sequoia Capital,Polychain, etc.

O Modelo Tokenomic $HNS

O bloco de gênese tem 1,36 bilhões de $HNS, e outros 680 milhões estão disponíveis para mineração, para um fornecimento totalmente diluído de 2,04 bilhões. O primeiro halving da recompensa de mineração ocorrerá após 3,25 anos - após cinco anos, cerca de 430k (60%) das moedas mineáveis serão mineradas, e será minerado em cerca de 100 anos. A partir da descrição do modelo econômico do token no white paper, podemos resumir várias características de $HNS, que são complementares entre si:

  • Altruísmo
  • Amigável para desenvolvedores
  • Concentre-se em Incentivos e Ciclos Virtuosos

Altruísmo

A equipa Handshake não tem qualquer alocação de tokens. Os $10.2M em financiamento vieram de investidores que compraram 7.5% do fornecimento total de tokens por $0.10 por $HNS, num total de $10.2M, que foi entãodoado à comunidade de código aberto.

Amigável para desenvolvedores

Handshake tem um grande airdrop para os desenvolvedores. Dos 1,36 biliões de moedas iniciais, teoricamente é possível reivindicar 952 milhões de HNS (70% do fornecimento inicial, 47% do fornecimento totalmente diluído) em airdrops. Outros 7,5% do fornecimento inicial foi dado aos primeiros contribuintes.

Concentre-se em Incentivos e Ciclos Virtuosos

Os 15% dos tokens alocados para estes investidores e contribuidores iniciais foram distribuídos por 1356 endereços diferentes, sem que uma única entidade controle mais do que 1.5% do fornecimento inicial. Além dos investidores e contribuidores iniciais, uma grande proporção de tokens $HNS também foi distribuída para pilares da comunidade de software de código aberto, como a Fundação Apache, LibreSSL, EFF, Fundação Mozilla, Arch Linux, etc., para incentivar ciclos virtuosos.

Origem: Distribuição de tokens $HNS

Conclusão

Pode-se ver que a taxa de crescimento da cunhagem de nomes de domínio do Handshake foi a mais rápida em 2022, abrandou em 2023 e regressou ao nível de 2021. O número destes nomes de domínio utilizados tem vindo a crescer lentamente de abril de 2021 a junho de 2023. Começou a ser amplamente adotado nos quatro meses de julho a novembro de 2023 e depois regressou aos níveis normais. Isso pode dever-se ao facto de a aprovação do Bitcoin ETF e a recuperação do mercado afetarem positivamente o preço do $HNS, aumentando o custo de adoção do $HNS.

Origem: A adoção de nomes de domínio Handshake conforme mostrado emnamebase

Depois de Vitalik ter dito que o ENS é importante para o ecossistema Ethereum, o ENS disparou. No entanto, ao contrário do ENS, o Handshake ainda está na sua fase inicial de adoção. Se está otimista em relação à solução descentralizada que ele oferece e acredita que será amplamente adotado mais cedo ou mais tarde, considerando a lógica de criação de Handshake, quanto mais tokens $HNS forem adotados, mais apertado será. Então, é uma boa escolha alocar adequadamente quando $HNS estiver a um preço relativamente baixo.

Auteur : Morris
Traduction effectuée par : Sonia
Examinateur(s): Piccolo、Edward、Elisa、Ashley、Joyce
* Les informations ne sont pas destinées à être et ne constituent pas des conseils financiers ou toute autre recommandation de toute sorte offerte ou approuvée par Gate.io.
* Cet article ne peut être reproduit, transmis ou copié sans faire référence à Gate.io. Toute contravention constitue une violation de la loi sur le droit d'auteur et peut faire l'objet d'une action en justice.

Solução Descentralizada para o Sistema de Nomes de Domínio: Handshake ($HNS)

Intermediário3/19/2024, 7:39:33 AM
Descrição Meta: Handshake é um protocolo que oferece uma solução descentralizada para domínios de nível superior no DNS. Este artigo apresenta suas características, tokens, processos de cunhagem e formas de acessar nomes de domínio, juntamente com algumas informações básicas. Também oferece uma análise de seus dados de adoção e perspectivas.

Introdução:

Handshake é um protocolo que oferece uma solução descentralizada para domínios de nível superior no DNS. Este artigo apresenta as suas funcionalidades, tokens, processos de cunhagem e formas de aceder a nomes de domínio, juntamente com algumas informações básicas. Também oferece uma análise dos seus dados de adoção e perspetivas.

Solução descentralizada para o Sistema de Nomes de Domínio: Handshake ($HNS)

O que é Handshake ($HNS)?

Handshake é um protocolo blockchain para gerir o registo, renovação e transferência de domínios de nível superior (TLDs) no Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

Como Funciona o DNS Tradicional?

O DNS é um sistema de nomes hierárquico que mapeia nomes de domínio legíveis por humanos (comowww.example.com) para endereços IP legíveis por máquina. Quando introduz um nome de domínio no seu navegador, o servidor DNS resolve esse nome de domínio para o endereço IP correspondente e o seu navegador pode então ligar-se ao servidor que hospeda esse website. Este processo envolve vários níveis de servidores DNS, começando pelo servidor de domínio raiz e consultando e resolvendo progressivamente subdomínios.

Como funciona a verificação do serviço de nome de domínio e a gestão do namespace DNS raiz? Para usar uma analogia, todo o sistema de nome de domínio é como um "dicionário" ou "índice". O serviço de nome de domínio raiz mantém as zonas de domínio de nível superior (.com, .org, etc.) e os registos dos seus servidores DNS autoritativos correspondentes. Em outras palavras, este dicionário regista "quem tem a autoridade para fornecer serviços de resolução DNS para um domínio de nível superior específico."

Quais são as características do Handshake?

O Handshake concentra-se exclusivamente em domínios de nível superior, como .com, .org e .net. A Corporação da Internet revisou e certificou anteriormente esses domínios de nível superior para Nomes e Números de Domínio (ICANN). O Handshake oferece uma solução descentralizada.

A ICANN foi fundada em 1998 como uma parceria sem fins lucrativos de pessoas em todo o mundo para melhorar a segurança da Internet. Em outras palavras, é uma organização nascida para internacionalizar melhor a Internet. No entanto, uma análise mais detalhada da história revela que nos primeiros dias da Internet, o principal órgão regulador era a IANA (e acima disso, o Departamento de Comércio dos EUA). Com o rápido desenvolvimento da Internet, o Departamento de Comércio dos EUA começou a procurar estabelecer um órgão regulador mais novo e internacional para substituir a função da IANA e, assim, a ICANN nasceu.

Hoje, 10 dos 13 servidores em operação em todo o mundo estão nos Estados Unidos, e outras partes do mundo fornecem serviços de rede (ISPs) espelhando o servidor mais próximo. Isso é relativamente centralizado e controlado por um governo nacional específico. Portanto, se você ler o white paper do Handshake e ver “peer-to-peer”, entenderá o que ele está tentando fazer. A solução do Handshake visa principalmente reduzir a dependência do ICANN.

No entanto, o Handshake não pretende descentralizar todo o DNS. Isto porque, exceto pela zona raiz, que está atualmente centralizada, o DNS como um todo já está descentralizado. Ele foca apenas no armazenamento de dados e no controle da zona raiz do DNS de nível superior. Como afirma o seu white paper, 'O protocolo de nomes do Handshake difere dos seus antecessores por não ter nenhum conceito de um namespace de camada de consenso ou subdomínios. Não tem a intenção de substituir todo o DNS, mas sim o ficheiro e os servidores da zona raiz.' A longo prazo, o Handshake espera substituir a CA (autoridade de certificação).

Handshake e ENS (serviços de nomes Ethereum)

Odocumentação oficial do ENSafirma que o ENS é uma extensão e complemento do DNS existente, tornando-o mais adequado para resolver endereços de blockchain e associá-los a nomes de utilizador. Por outro lado, o Handshake fornece uma solução descentralizada para substituir parte do DNS existente.

Como é que o Handshake é seguro?

O Handshake utiliza a Saída de Transação Não Gasta (UTXO) da blockchain para proteção e utiliza o princípio de Prova de Trabalho (PoW) semelhante ao Bitcoin. Os utilizadores podem executar um daemon de nó completo (hsd) escrito em JavaScript, que é um fork debcoin. Ao executar um nó completo usando este programa, os utilizadores podem participar na proteção da segurança da rede Handshake.

Como Obter e Aceder a Domínios Handshake?

Domínios Handshake são cunhados através de leilões on-chain. Qualquer utilizador pode licitar em qualquer domínio não cunhado usando $HNS. O período de licitação é de cerca de cinco dias. Pode licitar qualquer montante e escolher adicionar uma licitação cega para que outros não possam saber a sua licitação real. Licitação + Licitação cega = Montante total bloqueado. Outros só podem ver o montante total bloqueado.

Após o término do período de revelação, os usuários que perdem a oferta podem recuperar o valor total bloqueado, enquanto o vencedor só precisa pagar o valor da segunda oferta mais alta (ou seja,Leilão de VickreyO vencedor receberá o reembolso da diferença entre o lance deles e o segundo lance mais alto. Se apenas um usuário fizer um lance, o domínio pode ser obtido gratuitamente (uma vez que o segundo lance mais alto é zero). O valor pago pelo vencedor será queimado diretamente da blockchain, o que desvaloriza o preço do $HNS.

)
Fonte: Processo de mintagem de leilão on-chain do site oficial do Handshake

Se um domínio já foi criado, ele pode ser adquirido através de licitação num mercado secundário. Atualmente, o maior mercado para domínios Handshake é o namebase.

Fonte: site oficial da Namebase

Como aceder a websites com domínios Handshake

Idealmente, a maioria dos navegadores deve suportar o Handshake nativamente no futuro (atualmente, o único caso bem conhecido de suporte é o navegador Opera). Sem suporte nativo do navegador, existem muitas maneiras de acessar sites com domínios Handshake, com diferentes níveis de segurança.

O método de acesso mais simples, comoHNS.to, é muito inseguro porque é apenas um canal de proxy e ocasionalmente pode falhar. A configuração mais complexa é para os desenvolvedores que não querem depender de nenhum software de terceiros e buscam segurança absoluta. Tem uma curva de aprendizado alta e não é adequado para usuários comuns.

Portanto, a opção mais adequada para os utilizadores comuns deve ser uma opção que tenha uma segurança e uma curva de aprendizagem entre as duas, como o software de terceiros de código abertoPonta do dedo: Fingertip é um resolvedor de código aberto tudo-em-um criado pela Impervious que permite aos navegadores resolver trustless o Handshake.

Posso aceder ainda a websites regulares usando a solução do Handshake?

Sim, porque a blockchain Handshake fez um soft-fork na zona raiz da ICANN, garantindo que seja retrocompatível. Geralmente, irá alternar automaticamente entre os serviços de DNS da ICANN e Handshake com base no domínio de nível superior. Se encontrar um conflito entre os dois serviços, também pode escolher entre várias ferramentas da comunidade para alternar automaticamente para a ICANN ou Handshake quando ocorrer um conflito.

A equipe Handshake

Andrew Lee e Joseph Poon são os dois co-fundadores principais do Handshake. Outros co-fundadores incluem Boyma Fahnbulleh e Christopher Jeffrey.

De acordo comentrevistas públicas, Andrew Lee mudou-se para São Francisco em 2013 para trabalhar em pesquisas relacionadas a pagamentos em um banco de investimento. No início de 2014, ele deixou o Merrill Lynch para fundar a Purse (um dos maiores mercados de Bitcoin). Eles então decidiram investir no protocolo ou na camada de infraestrutura, tentando construir uma biblioteca de contratos inteligentes em cima do Bitcoin chamada bcoin, uma implementação de nó completo. Não é um token, mas mais como o Chrome ou o Internet Explorer.

Poon tem formação em finanças e contabilidade e está interessado em como diferentes razões trabalham em conjunto. Inicialmente, trabalhou numa empresa de contabilidade e consultoria do Big Four; mais tarde, co-publicou o whitepaper da Lightning Network com Thaddeus Dryja e co-autorou um artigo sobre Plasma com Vitalik Buterin. Seus principais interesses são pesquisa sobre escalabilidade e mecanismos de coordenação.

Quem são os investidores da Handshake?

De acordo com o limitadoinformação públicaenotícias, Os dados do Handshake em 2018 mostraram que arrecadaram um total de $10.2 milhões. Os investidores incluem conhecidosAndreessen Horowitz(a16z crypto),Founders Fund,Sequoia Capital,Polychain, etc.

O Modelo Tokenomic $HNS

O bloco de gênese tem 1,36 bilhões de $HNS, e outros 680 milhões estão disponíveis para mineração, para um fornecimento totalmente diluído de 2,04 bilhões. O primeiro halving da recompensa de mineração ocorrerá após 3,25 anos - após cinco anos, cerca de 430k (60%) das moedas mineáveis serão mineradas, e será minerado em cerca de 100 anos. A partir da descrição do modelo econômico do token no white paper, podemos resumir várias características de $HNS, que são complementares entre si:

  • Altruísmo
  • Amigável para desenvolvedores
  • Concentre-se em Incentivos e Ciclos Virtuosos

Altruísmo

A equipa Handshake não tem qualquer alocação de tokens. Os $10.2M em financiamento vieram de investidores que compraram 7.5% do fornecimento total de tokens por $0.10 por $HNS, num total de $10.2M, que foi entãodoado à comunidade de código aberto.

Amigável para desenvolvedores

Handshake tem um grande airdrop para os desenvolvedores. Dos 1,36 biliões de moedas iniciais, teoricamente é possível reivindicar 952 milhões de HNS (70% do fornecimento inicial, 47% do fornecimento totalmente diluído) em airdrops. Outros 7,5% do fornecimento inicial foi dado aos primeiros contribuintes.

Concentre-se em Incentivos e Ciclos Virtuosos

Os 15% dos tokens alocados para estes investidores e contribuidores iniciais foram distribuídos por 1356 endereços diferentes, sem que uma única entidade controle mais do que 1.5% do fornecimento inicial. Além dos investidores e contribuidores iniciais, uma grande proporção de tokens $HNS também foi distribuída para pilares da comunidade de software de código aberto, como a Fundação Apache, LibreSSL, EFF, Fundação Mozilla, Arch Linux, etc., para incentivar ciclos virtuosos.

Origem: Distribuição de tokens $HNS

Conclusão

Pode-se ver que a taxa de crescimento da cunhagem de nomes de domínio do Handshake foi a mais rápida em 2022, abrandou em 2023 e regressou ao nível de 2021. O número destes nomes de domínio utilizados tem vindo a crescer lentamente de abril de 2021 a junho de 2023. Começou a ser amplamente adotado nos quatro meses de julho a novembro de 2023 e depois regressou aos níveis normais. Isso pode dever-se ao facto de a aprovação do Bitcoin ETF e a recuperação do mercado afetarem positivamente o preço do $HNS, aumentando o custo de adoção do $HNS.

Origem: A adoção de nomes de domínio Handshake conforme mostrado emnamebase

Depois de Vitalik ter dito que o ENS é importante para o ecossistema Ethereum, o ENS disparou. No entanto, ao contrário do ENS, o Handshake ainda está na sua fase inicial de adoção. Se está otimista em relação à solução descentralizada que ele oferece e acredita que será amplamente adotado mais cedo ou mais tarde, considerando a lógica de criação de Handshake, quanto mais tokens $HNS forem adotados, mais apertado será. Então, é uma boa escolha alocar adequadamente quando $HNS estiver a um preço relativamente baixo.

Auteur : Morris
Traduction effectuée par : Sonia
Examinateur(s): Piccolo、Edward、Elisa、Ashley、Joyce
* Les informations ne sont pas destinées à être et ne constituent pas des conseils financiers ou toute autre recommandation de toute sorte offerte ou approuvée par Gate.io.
* Cet article ne peut être reproduit, transmis ou copié sans faire référence à Gate.io. Toute contravention constitue une violation de la loi sur le droit d'auteur et peut faire l'objet d'une action en justice.
Lancez-vous
Inscrivez-vous et obtenez un bon de
100$
!