Os protocolos da Camada 3 são construídos em cima das Camadas 2 para fornecer escalabilidade aprimorada para que os desenvolvedores possam criar blockchains específicas de aplicativos personalizados com base em suas necessidades.
Camada 1ssão blockchains que formam a base, onde blocos são adicionados e transações são finalizadas. No entanto, as camadas 1 sofrem do trilema blockchain, onde têm que sacrificar escalabilidade, descentralização ou segurança. Blockchains como Bitcoin e Ethereum priorizam descentralização e segurança em detrimento da escalabilidade, e essas redes experimentam baixas velocidades de transação à medida que os usuários da rede aumentam.
Aqui é onde Camada 2s, que abordam a questão da escalabilidade, entram em cena. As camadas 2 são off-chaindimensionamento verticalsoluções que funcionam em cima de Layer 1s como o Ethereum para permitir escalabilidade, oferecendo aos usuários transações mais rápidas e taxas de gás mais baixas. Podem assumir a forma de rollupsou validiums, como no caso dePolígono 2.0. Muitas soluções de Camada 2, como Polygon, zkSync e Arbitrum, lançaram soluções que permitem aos desenvolvedores criar cadeias específicas de aplicativos construídas em cima da Camada 2, o que nos leva a Camada 3s.
As camadas 3 são protocolos avançados construídos sobre as soluções existentes da Camada 2, que ofereceminteroperabilidadee funcionalidades específicas da aplicação. Isto significa que as Camadas 3 são altamente personalizáveis e capazes de atender às necessidades específicas de um desenvolvedor, como possibilitar soluções para questões direcionadas como privacidade, ou suportar um alto volume de transações, tudo isso enquanto ainda herdando a segurança da Camada 1Blockchain. Atualmente, a maioria das camadas 3 são construídas em Ethereum, e existem blockchains, como o Bitcoin, que não são adequadas para hospedar aplicativos de camada 3 no momento da escrita.
Agora, com uma compreensão de como as Camadas 1, 2 e 3 trabalham juntas, vamos dar uma olhada mais de perto nas Camadas 3 e como elas escalonam ainda mais a blockchain.
Projetadas para melhorar a escalabilidade para além das capacidades atuais das Camadas 1 e 2, as Camadas 3 são extremamente escaláveis. Portanto, a rede seria capaz de lidar com um volume muito maior de transações e suportar uma gama mais ampla de aplicações complexas ao mesmo tempo.
As camadas 3 são capazes de fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas mais complexas que requerem funcionalidades mais avançadas. Isso poderia potencialmente ajudar a melhorar o design web para incluir mais funcionalidades avançadas na aplicação, tornando-a mais acessível para os utilizadores comuns. Dependendo das necessidades do programador, as camadas 3 também podem facilitar mais complexocontrato inteligentedesigns que a Camada 1 e as Camadas 2 não conseguiram lidar devido à escalabilidade limitada.
A camada 3 também aborda o problema da interoperabilidade. As camadas 3 podem atuar como uma ponte entre as diferentes blockchains para que as transações e dados possam fluir através das diferentes plataformas. Isso significa que os dApps da Camada 3 têm a funcionalidade de se conectar a diferentes blockchains, como Ethereum e Solana.
As camadas 3 também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades únicas dos desenvolvedores. Por exemplo, os desenvolvedores podem introduzir mecanismos específicos da aplicação que apenas permitem a execução de transações e contratos privados, o que apenas permitiria a revelação de alguns dados. Devido à funcionalidade altamente personalizável das camadas 3, os desenvolvedores podem personalizar o mecanismo de governação, regras e funcionalidades de suas dApps de acordo com suas necessidades.
O Arbitrum Orbit permite aos desenvolvedores personalizar diferentes aspectos da sua cadeia. Por exemplo, os desenvolvedores podem personalizar e escolher quais tokens aceitar para taxas de transaçãona sua cadeia. Isto dá aos desenvolvedores a flexibilidade de escolher e potencialmente incluir um nativo tokenpara a plataforma, permitindo aos desenvolvedores personalizar a funcionalidade de seu dApp de acordo com suas necessidades exclusivas. Além disso, os desenvolvedores podem personalizar seu dApp para garantir que os usuários tenham preços de gás mais consistentes e confiáveis. Os desenvolvedores também podem lançar sua própria rede blockchain com recursos específicos - como a rede blockchain com energia Nitro da Arbitrum e Stylus para compatibilidade EVM+. Algumas outras personalizações que Arbitrum Orbit fornece incluem privacidade, permissões, tokens de taxa, governança e muito mais.
À medida que as redes da Camada 3 processam algumas das transações e operações fora da cadeia, isso ajuda a reduzir a congestão na rede, o que por sua vez reduz significativamente as taxas de transação. Esta eficiência de custos ajuda a reduzir as barreiras de custos de entrada, tornando-o muito mais acessível para desenvolvedores e usuários.
Por exemplo, o Rede Xaié uma rede de jogos dedicada construída para alimentar jogos Web3. Construída através da rede de Camada 3 da Arbitrum, a rede Xai introduz processamento paralelo para aumentar a eficiência e escalabilidade, enquanto reduz ainda mais o custo ao mesmo tempo.
As camadas 3 também podem ser tornadas mais acessíveis às massas e mais fáceis de implementar. Por exemplo, a camada 3 da Arbitrum, o Orbit da Arbitrum, permite que qualquer pessoa construa e implante sua própria camada 3 no Arbitrum Nitro sem precisar de aprovação. Em comparação, o lançamento das camadas 2 requer uma proposta em torno do seu modelo de confiança e de como alcançarão a plena descentralização.
Agora que já vimos quais os problemas que as camadas 3 resolvem, aqui estão alguns casos de uso possíveis das camadas 3:
Um caso de uso para camadas 3 é jogos em cadeia de blocosAo operar na Camada 3, permite que a aplicação funcione numa blockchain dedicada que permite lidar com um volume muito maior de transações a velocidades mais rápidas. Isto é particularmente importante para aplicações de jogos para ajudar os desenvolvedores a manter uma experiência de jogo contínua para os usuários.
Aplicações de jogos tendem a processar muitas microtransações, o que pode ser bastante dispendioso. Assim, operar a aplicação na Camada 3 pode permitir aos desenvolvedores garantir eficiência de custos para os utilizadores devido às taxas de transação reduzidas das Camadas 3.
Outro caso de uso possível para a Camada 3 são as aplicações de finanças descentralizadas. Operar em Camadas 3 é ideal, pois permite que as aplicações de finanças descentralizadas sejam personalizadas de acordo com as necessidades da aplicação. Isso significa que os desenvolvedores poderão personalizar as configurações de privacidade e as diferentes funcionalidades da aplicação.
Além disso, as camadas 3 são extremamente escaláveis, o que garante que o alto volume de transações possa ser processado rapidamente, o que é extremamente importante para a negociação em tempo real. As camadas 3 também permitem a interoperabilidade entre várias redes blockchain, permitindo que os usuários transfiram seus ativos entre as diferentes redes.
Embora o conceito de camadas 3 ainda seja considerado um desenvolvimento relativamente novo no mundo das criptomoedas, aqui estão alguns projetos notáveis para ficar de olho:
Trabalhando em conjunto com os protocolos existentes da Camada 1 e Camada 2, Orbsé uma blockchain de Camada 3 que se concentra em resolver os problemas de escalabilidade enfrentados pela blockchain Ethereum. De acordo com o seu site, a Orbs vê a sua Camada 3 como uma 'Execução Melhorada' que permite aos desenvolvedores desenvolverem os seus contratos inteligentes ao operar como uma nuvem descentralizada e sem servidor.
Origem: Orbs
Isso significa que os desenvolvedores podem escrever e implantar seus contratos inteligentes na própria rede descentralizada da Orbs e não precisam se preocupar com a infraestrutura subjacente da rede. Isso oferece aos desenvolvedores a conveniência de não precisar manter servidores físicos também. Atualmente, a Orbs funciona com alguns protocolos de Camada 1 e Camada 2, incluindo Ethereum, BNB Chain, Avalanche, Polygon e outros.
Em 2023, a Fundação Arbitrum também lançou sua nova funcionalidade -Arbitrum Orbit, que é concebida como uma blockchain de Camada 3 construída em cima da plataforma Arbitrum Nitro. Para além de custos de transação ainda mais baixos e escalabilidade melhorada, os desenvolvedores podem criar as suas próprias blockchains especializadas auto-geridas na plataforma Arbitrum Nitro. Isto permite aos desenvolvedores utilizar blockchains personalizadas de acordo com as suas necessidades específicas.
Lançado pela equipe zkSync, zkSync Hyperchainspode tornar-se Layer 3s, que usam Layer 2s para liquidação. Os Hyperchains zkSync são alimentados pelo mesmo zkEVMmecanismo disponível na pilha ZK, onde todos os circuitos ZKP permanecem idênticos e herdam a segurança da Camada 1, independentemente de quem os implementou. Um benefício é que as Camadas 3 que se estabelecem na mesma Camada 2 terão uma comunicação mais rápida entre si e interoperabilidade dentro do ecossistema mais amplo.
Origem: Era zkSync
O desenvolvimento dos Layer 3s é uma inovação interessante no espaço da criptomoeda. Melhora o que tínhamos antes ao reunir as melhores partes do Layer 1 e Layer 2, como tornar a rede mais escalável, mas segura. Apesar disso, é bom lembrar que cada uma destas camadas desempenha um papel crucial no ecossistema da blockchain e não compete entre si. Atualmente, o Layer 3s ainda está em fase de desenvolvimento, mas penso que está claro que o Layer 3s desempenhará um papel fundamental na definição de como poderemos utilizar a tecnologia blockchain no futuro, tornando ainda mais fácil para as blockchains lidarem com volumes elevados de transações.
Os protocolos da Camada 3 são construídos em cima das Camadas 2 para fornecer escalabilidade aprimorada para que os desenvolvedores possam criar blockchains específicas de aplicativos personalizados com base em suas necessidades.
Camada 1ssão blockchains que formam a base, onde blocos são adicionados e transações são finalizadas. No entanto, as camadas 1 sofrem do trilema blockchain, onde têm que sacrificar escalabilidade, descentralização ou segurança. Blockchains como Bitcoin e Ethereum priorizam descentralização e segurança em detrimento da escalabilidade, e essas redes experimentam baixas velocidades de transação à medida que os usuários da rede aumentam.
Aqui é onde Camada 2s, que abordam a questão da escalabilidade, entram em cena. As camadas 2 são off-chaindimensionamento verticalsoluções que funcionam em cima de Layer 1s como o Ethereum para permitir escalabilidade, oferecendo aos usuários transações mais rápidas e taxas de gás mais baixas. Podem assumir a forma de rollupsou validiums, como no caso dePolígono 2.0. Muitas soluções de Camada 2, como Polygon, zkSync e Arbitrum, lançaram soluções que permitem aos desenvolvedores criar cadeias específicas de aplicativos construídas em cima da Camada 2, o que nos leva a Camada 3s.
As camadas 3 são protocolos avançados construídos sobre as soluções existentes da Camada 2, que ofereceminteroperabilidadee funcionalidades específicas da aplicação. Isto significa que as Camadas 3 são altamente personalizáveis e capazes de atender às necessidades específicas de um desenvolvedor, como possibilitar soluções para questões direcionadas como privacidade, ou suportar um alto volume de transações, tudo isso enquanto ainda herdando a segurança da Camada 1Blockchain. Atualmente, a maioria das camadas 3 são construídas em Ethereum, e existem blockchains, como o Bitcoin, que não são adequadas para hospedar aplicativos de camada 3 no momento da escrita.
Agora, com uma compreensão de como as Camadas 1, 2 e 3 trabalham juntas, vamos dar uma olhada mais de perto nas Camadas 3 e como elas escalonam ainda mais a blockchain.
Projetadas para melhorar a escalabilidade para além das capacidades atuais das Camadas 1 e 2, as Camadas 3 são extremamente escaláveis. Portanto, a rede seria capaz de lidar com um volume muito maior de transações e suportar uma gama mais ampla de aplicações complexas ao mesmo tempo.
As camadas 3 são capazes de fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de aplicações descentralizadas mais complexas que requerem funcionalidades mais avançadas. Isso poderia potencialmente ajudar a melhorar o design web para incluir mais funcionalidades avançadas na aplicação, tornando-a mais acessível para os utilizadores comuns. Dependendo das necessidades do programador, as camadas 3 também podem facilitar mais complexocontrato inteligentedesigns que a Camada 1 e as Camadas 2 não conseguiram lidar devido à escalabilidade limitada.
A camada 3 também aborda o problema da interoperabilidade. As camadas 3 podem atuar como uma ponte entre as diferentes blockchains para que as transações e dados possam fluir através das diferentes plataformas. Isso significa que os dApps da Camada 3 têm a funcionalidade de se conectar a diferentes blockchains, como Ethereum e Solana.
As camadas 3 também podem ser personalizadas de acordo com as necessidades únicas dos desenvolvedores. Por exemplo, os desenvolvedores podem introduzir mecanismos específicos da aplicação que apenas permitem a execução de transações e contratos privados, o que apenas permitiria a revelação de alguns dados. Devido à funcionalidade altamente personalizável das camadas 3, os desenvolvedores podem personalizar o mecanismo de governação, regras e funcionalidades de suas dApps de acordo com suas necessidades.
O Arbitrum Orbit permite aos desenvolvedores personalizar diferentes aspectos da sua cadeia. Por exemplo, os desenvolvedores podem personalizar e escolher quais tokens aceitar para taxas de transaçãona sua cadeia. Isto dá aos desenvolvedores a flexibilidade de escolher e potencialmente incluir um nativo tokenpara a plataforma, permitindo aos desenvolvedores personalizar a funcionalidade de seu dApp de acordo com suas necessidades exclusivas. Além disso, os desenvolvedores podem personalizar seu dApp para garantir que os usuários tenham preços de gás mais consistentes e confiáveis. Os desenvolvedores também podem lançar sua própria rede blockchain com recursos específicos - como a rede blockchain com energia Nitro da Arbitrum e Stylus para compatibilidade EVM+. Algumas outras personalizações que Arbitrum Orbit fornece incluem privacidade, permissões, tokens de taxa, governança e muito mais.
À medida que as redes da Camada 3 processam algumas das transações e operações fora da cadeia, isso ajuda a reduzir a congestão na rede, o que por sua vez reduz significativamente as taxas de transação. Esta eficiência de custos ajuda a reduzir as barreiras de custos de entrada, tornando-o muito mais acessível para desenvolvedores e usuários.
Por exemplo, o Rede Xaié uma rede de jogos dedicada construída para alimentar jogos Web3. Construída através da rede de Camada 3 da Arbitrum, a rede Xai introduz processamento paralelo para aumentar a eficiência e escalabilidade, enquanto reduz ainda mais o custo ao mesmo tempo.
As camadas 3 também podem ser tornadas mais acessíveis às massas e mais fáceis de implementar. Por exemplo, a camada 3 da Arbitrum, o Orbit da Arbitrum, permite que qualquer pessoa construa e implante sua própria camada 3 no Arbitrum Nitro sem precisar de aprovação. Em comparação, o lançamento das camadas 2 requer uma proposta em torno do seu modelo de confiança e de como alcançarão a plena descentralização.
Agora que já vimos quais os problemas que as camadas 3 resolvem, aqui estão alguns casos de uso possíveis das camadas 3:
Um caso de uso para camadas 3 é jogos em cadeia de blocosAo operar na Camada 3, permite que a aplicação funcione numa blockchain dedicada que permite lidar com um volume muito maior de transações a velocidades mais rápidas. Isto é particularmente importante para aplicações de jogos para ajudar os desenvolvedores a manter uma experiência de jogo contínua para os usuários.
Aplicações de jogos tendem a processar muitas microtransações, o que pode ser bastante dispendioso. Assim, operar a aplicação na Camada 3 pode permitir aos desenvolvedores garantir eficiência de custos para os utilizadores devido às taxas de transação reduzidas das Camadas 3.
Outro caso de uso possível para a Camada 3 são as aplicações de finanças descentralizadas. Operar em Camadas 3 é ideal, pois permite que as aplicações de finanças descentralizadas sejam personalizadas de acordo com as necessidades da aplicação. Isso significa que os desenvolvedores poderão personalizar as configurações de privacidade e as diferentes funcionalidades da aplicação.
Além disso, as camadas 3 são extremamente escaláveis, o que garante que o alto volume de transações possa ser processado rapidamente, o que é extremamente importante para a negociação em tempo real. As camadas 3 também permitem a interoperabilidade entre várias redes blockchain, permitindo que os usuários transfiram seus ativos entre as diferentes redes.
Embora o conceito de camadas 3 ainda seja considerado um desenvolvimento relativamente novo no mundo das criptomoedas, aqui estão alguns projetos notáveis para ficar de olho:
Trabalhando em conjunto com os protocolos existentes da Camada 1 e Camada 2, Orbsé uma blockchain de Camada 3 que se concentra em resolver os problemas de escalabilidade enfrentados pela blockchain Ethereum. De acordo com o seu site, a Orbs vê a sua Camada 3 como uma 'Execução Melhorada' que permite aos desenvolvedores desenvolverem os seus contratos inteligentes ao operar como uma nuvem descentralizada e sem servidor.
Origem: Orbs
Isso significa que os desenvolvedores podem escrever e implantar seus contratos inteligentes na própria rede descentralizada da Orbs e não precisam se preocupar com a infraestrutura subjacente da rede. Isso oferece aos desenvolvedores a conveniência de não precisar manter servidores físicos também. Atualmente, a Orbs funciona com alguns protocolos de Camada 1 e Camada 2, incluindo Ethereum, BNB Chain, Avalanche, Polygon e outros.
Em 2023, a Fundação Arbitrum também lançou sua nova funcionalidade -Arbitrum Orbit, que é concebida como uma blockchain de Camada 3 construída em cima da plataforma Arbitrum Nitro. Para além de custos de transação ainda mais baixos e escalabilidade melhorada, os desenvolvedores podem criar as suas próprias blockchains especializadas auto-geridas na plataforma Arbitrum Nitro. Isto permite aos desenvolvedores utilizar blockchains personalizadas de acordo com as suas necessidades específicas.
Lançado pela equipe zkSync, zkSync Hyperchainspode tornar-se Layer 3s, que usam Layer 2s para liquidação. Os Hyperchains zkSync são alimentados pelo mesmo zkEVMmecanismo disponível na pilha ZK, onde todos os circuitos ZKP permanecem idênticos e herdam a segurança da Camada 1, independentemente de quem os implementou. Um benefício é que as Camadas 3 que se estabelecem na mesma Camada 2 terão uma comunicação mais rápida entre si e interoperabilidade dentro do ecossistema mais amplo.
Origem: Era zkSync
O desenvolvimento dos Layer 3s é uma inovação interessante no espaço da criptomoeda. Melhora o que tínhamos antes ao reunir as melhores partes do Layer 1 e Layer 2, como tornar a rede mais escalável, mas segura. Apesar disso, é bom lembrar que cada uma destas camadas desempenha um papel crucial no ecossistema da blockchain e não compete entre si. Atualmente, o Layer 3s ainda está em fase de desenvolvimento, mas penso que está claro que o Layer 3s desempenhará um papel fundamental na definição de como poderemos utilizar a tecnologia blockchain no futuro, tornando ainda mais fácil para as blockchains lidarem com volumes elevados de transações.