São mundos autocontidos / jogos de cadeia completa apenas brinquedos chatos para geeks de tecnologia Crypto? Ou são uma espécie de MeMe tipo Culto?
A razão para essas dúvidas reside na complexidade abstrata das definições de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa e suas interfaces e interações de jogo atualmente simplistas e rudimentares, o que faz com que a maioria dos jogadores fiquem desgostosos e intimidados.
No entanto, o fato é que os mundos autônomos / jogos de cadeia completa, apesar de oferecerem uma experiência de jogo completamente diferente de outros jogos paradigma, não significa que não sejam divertidos. Como jogador veterano, o primeiro jogo de cadeia completa, DarkForest, foi o único jogo que joguei continuamente por dois dias seguidos em cinco anos.
Se dissermos que o espaço de outros jogos é um sandbox, e o conteúdo do jogo simula jogos de escape room, então o espaço de jogos de cadeia completa é uma realidade física digital, e o conteúdo dos jogos de cadeia completa simula jogos do mundo real. Enquanto jogava DarkForest, experimentei verdadeiramente o horror cósmico arrepiante descrito em "O Problema dos Três Corpos" de Liu Cixin.
A equipe da Lattice estabeleceu as conotações e extensões do conceito de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa na 'Declaração de Mundos Autocontidos', distinguindo-os dos jogos Web2.5.
Mundos autônomos / jogos de cadeia completa são baseados nos princípios da realidade física digital e regras básicas, formando sistemas de jogos abertos auto-sustentáveis. Eles possuem persistência, imutabilidade e permissão.
De forma restrita, os jogos de cadeia completa referem-se a mundos autônomos, nos quais a jogabilidade não decorre do conteúdo do jogo fornecido pelo desenvolvedor do jogo (visão de universo, enredo, música, ilustrações, etc.) e objetivos do jogo (níveis, conquistas, instâncias, guerra nacional), mas sim das experiências reais que os jogadores constroem dentro dos submundos dos mundos autônomos.
A lógica de construção de mundos autônomos / jogos de cadeia completa é Objeto - Regras Básicas - Realidade Física Digital, correspondendo ao framework de Entidade - Componente - Sistema dos motores de jogos ECS.
Em certo sentido, mundos autônomos / jogos de blockchain exploram a construção de uma camada de mundos virtuais com base nos bits de informação do mundo real que habitamos. Ou, como Musk diz, aninhar um novo mundo virtual dentro de um mundo virtual. Isso é consistente com uma cena memorável da série de TV de ficção científica "Rick and Morty", onde múltiplas camadas de mundos são infinitamente aninhadas recursivamente.
Acima está a narrativa simplificada de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa. Para instanciar a narrativa de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa, precisamos de um conjunto completo de novas primitivas compostas por blockchain, motores de jogo, middleware, clientes de jogo e outros módulos de engenharia.
Os novos primitivos de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa precisam abordar três questões centrais:
O problema de escalabilidade da blockchain. Alcançar a persistência, imutabilidade e permissão de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa requer que todos os estados de jogo e lógica estejam na cadeia, o que impõe demandas muito altas na escalabilidade e programabilidade da blockchain.
O problema do loop de ticks. O blockchain opera como uma máquina de estado sequencial ao longo da seta do tempo e não é adequado para gerenciar o estado de mundos autônomos / jogos de corrente completa. Isso ocorre porque os mundos autônomos / jogos de corrente completa envolvem inúmeros eventos cíclicos, como nascer e pôr do sol, patrulhas de monstros menores, etc. Além disso, as atualizações do blockchain ocorrem passivamente, exigindo que os usuários enviem transações para disparar eventos.
Como alcançar a imutabilidade da realidade física digital e a abertura, permissão e operações CRUD (criar, ler, atualizar, excluir) das regras básicas e objetos.
Para abordar esses três problemas centrais, as equipes de jogos autônomas / completas, incluindo Lattice, Dojo e Zypher Games, oferecem diferentes soluções.
Os primitivos da Lattice para mundos autocontidos / jogos de corrente completa consistem no framework de desenvolvimento Worlds, no motor de jogo MUD e no protocolo de consenso subjacente Redstone.
Estrutura de Desenvolvimento Mundial: O Mundo é uma estrutura de desenvolvimento de contratos inteligentes construída em cima do novo mecanismo de armazenamento MUD V2, STORE. STORE é um mecanismo de armazenamento definido pelo tempo de execução. O MUD V2 o utiliza para substituir o modelo de armazenamento do compilador Solidity.
World é um novo paradigma para aplicações EVM. Você pode pensar nele como um computador comunitário: ele existe como um núcleo de jogo multijogador, aceitando contribuições de qualquer pessoa na cadeia - seja código ou estado.
O World possui capacidades de gerenciamento de acesso programável, permitindo que qualquer estado ou lógica controle qual conta (ou outra lógica) pode acessá-los. Isso torna possível estabelecer uma hierarquia de confiança e permite que contratos inteligentes não confiáveis leiam estados e participem de regras sem escrever diretamente no armazenamento.
MUD Game Engine: O mecanismo de jogo MUD de cadeia completa é o primeiro mecanismo de jogo de cadeia completa no ecossistema EVM. O MUD V2 é composto pela LOJA definida pelo tempo de execução, sincronização de estado e módulos AA nativos (abstração de conta).
As novas funcionalidades do MUD V2 permitem a criação de um conjunto de física digital, determinando como o mundo é criado e transformado, e posteriormente quebrando o acesso raiz a si mesmo; sempre aderindo a um conjunto de regras padronizadas: qualquer pessoa - humanos e máquinas - no mundo pode interagir com essas regras e construir dispositivos sociais e de engenharia em cima delas.
Protocolo de Consenso Subjacente Redstone: Redstone é a primeira instância L2 de Plasma Rollup da pilha OP, construída pela Lattice e Optimism em colaboração especificamente para desenvolvedores de jogos on-chain e mundos autônomos.
Sua operação é semelhante ao OP Rollup tradicional, mas ao contrário do OP Rollup que publica estados de entrada no L1, o Redstone apenas publica um hash de compromisso de dados. Os estados de entrada correspondentes aos compromissos de entrada são armazenados off-chain pelos provedores de disponibilidade de dados. Para garantir que os estados de entrada correspondentes aos compromissos de entrada estejam disponíveis, há um contrato de desafio de disponibilidade de dados no L1, permitindo que qualquer pessoa desafie compromissos de dados se o provedor encontrar problemas.
Dojo era inicialmente um projeto Fork do MUD, dedicado a implementar MUD na Starknet usando a linguagem Cario. Os primitivos dos mundos autônomos / jogos de cadeia completa do Dojo agora consistem no estado Cario e no framework de desenvolvimento de contratos inteligentes, o mecanismo de jogo de cadeia completa SOZO CLI, o middleware de serviço de índice e RPC TORII, e o protocolo de consenso subjacente KATANA.
Estado de Cario e Estrutura de Desenvolvimento de Contratos Inteligentes: Dojo fornece um método padronizado para a construção de jogos de cadeia completa / mundos autocontidos em cima dos contratos inteligentes de Cario, simplificando o processo de desenvolvimento e permitindo que os desenvolvedores se concentrem na lógica em vez da arquitetura.
Motor de Jogo de Cadeia Completa SOZO CLI: O SOZO CLI suporta a criação, construção, teste e implantação de instâncias de jogos de cadeia completa / mundos autocontidos. Ele suporta a criação de novos componentes e sistemas, auxiliando na gestão de múltiplas instâncias de mundo autocontido.
Serviço de Middleware de Índice e RPC TORII: O TORII indexa automaticamente todos os estados do contrato e os expõe automaticamente por meio da API GraphQL ou gRPC. Os desenvolvedores não precisam mais gerar indexadores personalizados.
Protocolo de Consenso Subjacente KATANA: KATANA é uma rede de desenvolvimento Starknet personalizável que permite uma iteração rápida da lógica do jogo.
A principal diferença entre Dojo e MUD é o uso do ZK-Rollup como protocolo de consenso subjacente e a linguagem Cario como linguagem de desenvolvimento.
Ao contrário do Dojo, que bifurcou do MUD para se especializar em caminhos de desenvolvimento de mecanismo de jogo de cadeia completa adaptativa / mundo autônomo, Zypher Game é um mecanismo de jogo de cadeia completa / mundo autônomo completamente nativo baseado na tecnologia ZK. Os elementos primitivos do Zypher Game para jogos de cadeia completa / mundos autônomos consistem principalmente no mecanismo de jogo Secret Engine, no AW Engine e no protocolo de consenso subjacente Zytron Kit.
Secret Engine fornece um conjunto de SDKs impulsionados por zk (conhecimento zero) para executar com segurança cálculos criptografados verificáveis, garantindo que os elementos necessários pelo jogo permaneçam selados na cadeia. Serviços existentes como zk-shuffle-as-a-service já auxiliaram mais de 3 jogos de cartas completos na criptografia e embaralhamento.
AW Engine: O AW Engine é composto por vários SDKs de serviços impulsionados por ZK, incluindo a caixa de ferramentas Gadgets, circuitos específicos do aplicativo, nós de validação on-chain e muito mais. O AW Engine pode alcançar funcionalidade plug-and-play ZK, composabilidade de circuitos ZK e integração com máquinas virtuais de terceiros e RISC ZeroZK.
A AW Engine também desenvolveu de forma inovadora o Motor Z4 especificamente para jogos multiplayer em tempo real. O Z4 estende a concorrência de jogos multiplayer de várias rodadas por meio do zk-rollup, sendo o núcleo uma maneira rápida de mudar de estados. O Z4 permite que os jogos evitem transmissões de estado global na cadeia de origem e, em vez disso, os transformem em alterações de estado locais baratas. Isso pode reduzir efetivamente as taxas de transação do usuário e suportar milhões ou até bilhões de transações por segundo (tps).
Kit Zytron: O Kit Zytron é uma pilha de construção modular Sovereign L3 Rollup. Ele consiste no Sovereign L3 Rollup, mecanismo de jogo da Zypher Games como um contrato pré-compilado, fragmentação de servidor, compatibilidade de dados e redes personalizadas.
O Zytron Kit é feito sob medida para desenvolvedores construírem mundos autônomos, minijogos de estratégia ou migrarem jogos AAA para a cadeia com o menor custo, sem uma curva de aprendizado íngreme. Isso permite que eles migrem ativos, lógica de jogos e armazenamento de dados para a cadeia, mantendo a experiência do usuário em nível de produção.
Além do AW Engine e do Zytron Kit, o Zypher Game também possui um mercado de prova de computação para jogadores de jogos móveis e integra-se com alguma infraestrutura relacionada a jogos.
Recentemente, o Zypher Game também firmou parceria com Risc Zero e Celestia. Em colaboração com a Risc Zero, o Zypher Game integra a máquina virtual ZK de propósito geral da Risc Zero no motor de jogo Zypher e estende os casos de uso da Risc Zero através dos SDKs específicos do jogo incluídos. Em colaboração com a Celestia, o Zypher Game utiliza a ferramenta Roll Kit da Celestia para construir o Zytron Kit e inclui a Celestia como a camada DA padrão para o Zytron Kit.
Mais recentemente, a Zypher Games lançou a rede de testes B², indicando suporte para o ecossistema BTC e pretendendo ajudar no desenvolvimento de jogos on-chain no ecossistema BTC por meio das tecnologias ZKP e AI.
Da narrativa aos primitivos, diferentes soluções são fornecidas por mundos autônomos / jogos full-chain para abordar os problemas de escalabilidade do blockchain, o problema do loop de tick e a realização da imutabilidade e regras básicas da física digital, bem como a abertura dos objetos. Lattice escolheu o caminho do OP-Rollup+ revisão radical do mecanismo de estado da máquina de consenso EVM, enquanto Zypher Game e Dojo optaram por utilizar ZKP para comprimir dados de estado de forma confiável e transferir a verificação para cálculos off-chain.
Cada uma das três soluções tem suas próprias vantagens. O paradigma de implementação da Lattice tem vantagens em compatibilidade com EVM e facilidade de uso para desenvolvedores. O Dojo Game é adaptado ao ambiente de desenvolvimento e à especificidade ecológica do Starknet. Zypher opta por utilizar um DA modular, coprocessador RiscZero ZK e as características físicas digitais nativas do Bitcoin UTXO para alcançar uma solução com confiança, escalabilidade e elasticidade de desempenho.
Além dos três paradigmas acima, também existem o Motor Mundial da Argus e os primitivos de jogo de cadeia completa / mundo autônomo da Nervos (CKB) baseados na estrutura de dados de estado eUTXO.
Atualmente, os jogos de cadeia completa / mundos autônomos estão na fase tecnológica de crescimento inicial da curva de crescimento de tecnologia emergente da Gartner. Nesta fase, o número de desenvolvedores é maior do que o de jogadores, e muitos jogos de teste são jogos casuais semelhantes ao 4399. No entanto, isso não impede que os fundos de capital de risco cripto invistam repetidamente pesado nesse campo emergente. Porque aos olhos deles, o estado atual dos jogos de cadeia completa / mundos autônomos não é um problema, mas sim uma oportunidade, muito semelhante aos trens na década de 1820 incapazes de superar as carruagens puxadas por cavalos.
São mundos autocontidos / jogos de cadeia completa apenas brinquedos chatos para geeks de tecnologia Crypto? Ou são uma espécie de MeMe tipo Culto?
A razão para essas dúvidas reside na complexidade abstrata das definições de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa e suas interfaces e interações de jogo atualmente simplistas e rudimentares, o que faz com que a maioria dos jogadores fiquem desgostosos e intimidados.
No entanto, o fato é que os mundos autônomos / jogos de cadeia completa, apesar de oferecerem uma experiência de jogo completamente diferente de outros jogos paradigma, não significa que não sejam divertidos. Como jogador veterano, o primeiro jogo de cadeia completa, DarkForest, foi o único jogo que joguei continuamente por dois dias seguidos em cinco anos.
Se dissermos que o espaço de outros jogos é um sandbox, e o conteúdo do jogo simula jogos de escape room, então o espaço de jogos de cadeia completa é uma realidade física digital, e o conteúdo dos jogos de cadeia completa simula jogos do mundo real. Enquanto jogava DarkForest, experimentei verdadeiramente o horror cósmico arrepiante descrito em "O Problema dos Três Corpos" de Liu Cixin.
A equipe da Lattice estabeleceu as conotações e extensões do conceito de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa na 'Declaração de Mundos Autocontidos', distinguindo-os dos jogos Web2.5.
Mundos autônomos / jogos de cadeia completa são baseados nos princípios da realidade física digital e regras básicas, formando sistemas de jogos abertos auto-sustentáveis. Eles possuem persistência, imutabilidade e permissão.
De forma restrita, os jogos de cadeia completa referem-se a mundos autônomos, nos quais a jogabilidade não decorre do conteúdo do jogo fornecido pelo desenvolvedor do jogo (visão de universo, enredo, música, ilustrações, etc.) e objetivos do jogo (níveis, conquistas, instâncias, guerra nacional), mas sim das experiências reais que os jogadores constroem dentro dos submundos dos mundos autônomos.
A lógica de construção de mundos autônomos / jogos de cadeia completa é Objeto - Regras Básicas - Realidade Física Digital, correspondendo ao framework de Entidade - Componente - Sistema dos motores de jogos ECS.
Em certo sentido, mundos autônomos / jogos de blockchain exploram a construção de uma camada de mundos virtuais com base nos bits de informação do mundo real que habitamos. Ou, como Musk diz, aninhar um novo mundo virtual dentro de um mundo virtual. Isso é consistente com uma cena memorável da série de TV de ficção científica "Rick and Morty", onde múltiplas camadas de mundos são infinitamente aninhadas recursivamente.
Acima está a narrativa simplificada de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa. Para instanciar a narrativa de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa, precisamos de um conjunto completo de novas primitivas compostas por blockchain, motores de jogo, middleware, clientes de jogo e outros módulos de engenharia.
Os novos primitivos de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa precisam abordar três questões centrais:
O problema de escalabilidade da blockchain. Alcançar a persistência, imutabilidade e permissão de mundos autocontidos / jogos de cadeia completa requer que todos os estados de jogo e lógica estejam na cadeia, o que impõe demandas muito altas na escalabilidade e programabilidade da blockchain.
O problema do loop de ticks. O blockchain opera como uma máquina de estado sequencial ao longo da seta do tempo e não é adequado para gerenciar o estado de mundos autônomos / jogos de corrente completa. Isso ocorre porque os mundos autônomos / jogos de corrente completa envolvem inúmeros eventos cíclicos, como nascer e pôr do sol, patrulhas de monstros menores, etc. Além disso, as atualizações do blockchain ocorrem passivamente, exigindo que os usuários enviem transações para disparar eventos.
Como alcançar a imutabilidade da realidade física digital e a abertura, permissão e operações CRUD (criar, ler, atualizar, excluir) das regras básicas e objetos.
Para abordar esses três problemas centrais, as equipes de jogos autônomas / completas, incluindo Lattice, Dojo e Zypher Games, oferecem diferentes soluções.
Os primitivos da Lattice para mundos autocontidos / jogos de corrente completa consistem no framework de desenvolvimento Worlds, no motor de jogo MUD e no protocolo de consenso subjacente Redstone.
Estrutura de Desenvolvimento Mundial: O Mundo é uma estrutura de desenvolvimento de contratos inteligentes construída em cima do novo mecanismo de armazenamento MUD V2, STORE. STORE é um mecanismo de armazenamento definido pelo tempo de execução. O MUD V2 o utiliza para substituir o modelo de armazenamento do compilador Solidity.
World é um novo paradigma para aplicações EVM. Você pode pensar nele como um computador comunitário: ele existe como um núcleo de jogo multijogador, aceitando contribuições de qualquer pessoa na cadeia - seja código ou estado.
O World possui capacidades de gerenciamento de acesso programável, permitindo que qualquer estado ou lógica controle qual conta (ou outra lógica) pode acessá-los. Isso torna possível estabelecer uma hierarquia de confiança e permite que contratos inteligentes não confiáveis leiam estados e participem de regras sem escrever diretamente no armazenamento.
MUD Game Engine: O mecanismo de jogo MUD de cadeia completa é o primeiro mecanismo de jogo de cadeia completa no ecossistema EVM. O MUD V2 é composto pela LOJA definida pelo tempo de execução, sincronização de estado e módulos AA nativos (abstração de conta).
As novas funcionalidades do MUD V2 permitem a criação de um conjunto de física digital, determinando como o mundo é criado e transformado, e posteriormente quebrando o acesso raiz a si mesmo; sempre aderindo a um conjunto de regras padronizadas: qualquer pessoa - humanos e máquinas - no mundo pode interagir com essas regras e construir dispositivos sociais e de engenharia em cima delas.
Protocolo de Consenso Subjacente Redstone: Redstone é a primeira instância L2 de Plasma Rollup da pilha OP, construída pela Lattice e Optimism em colaboração especificamente para desenvolvedores de jogos on-chain e mundos autônomos.
Sua operação é semelhante ao OP Rollup tradicional, mas ao contrário do OP Rollup que publica estados de entrada no L1, o Redstone apenas publica um hash de compromisso de dados. Os estados de entrada correspondentes aos compromissos de entrada são armazenados off-chain pelos provedores de disponibilidade de dados. Para garantir que os estados de entrada correspondentes aos compromissos de entrada estejam disponíveis, há um contrato de desafio de disponibilidade de dados no L1, permitindo que qualquer pessoa desafie compromissos de dados se o provedor encontrar problemas.
Dojo era inicialmente um projeto Fork do MUD, dedicado a implementar MUD na Starknet usando a linguagem Cario. Os primitivos dos mundos autônomos / jogos de cadeia completa do Dojo agora consistem no estado Cario e no framework de desenvolvimento de contratos inteligentes, o mecanismo de jogo de cadeia completa SOZO CLI, o middleware de serviço de índice e RPC TORII, e o protocolo de consenso subjacente KATANA.
Estado de Cario e Estrutura de Desenvolvimento de Contratos Inteligentes: Dojo fornece um método padronizado para a construção de jogos de cadeia completa / mundos autocontidos em cima dos contratos inteligentes de Cario, simplificando o processo de desenvolvimento e permitindo que os desenvolvedores se concentrem na lógica em vez da arquitetura.
Motor de Jogo de Cadeia Completa SOZO CLI: O SOZO CLI suporta a criação, construção, teste e implantação de instâncias de jogos de cadeia completa / mundos autocontidos. Ele suporta a criação de novos componentes e sistemas, auxiliando na gestão de múltiplas instâncias de mundo autocontido.
Serviço de Middleware de Índice e RPC TORII: O TORII indexa automaticamente todos os estados do contrato e os expõe automaticamente por meio da API GraphQL ou gRPC. Os desenvolvedores não precisam mais gerar indexadores personalizados.
Protocolo de Consenso Subjacente KATANA: KATANA é uma rede de desenvolvimento Starknet personalizável que permite uma iteração rápida da lógica do jogo.
A principal diferença entre Dojo e MUD é o uso do ZK-Rollup como protocolo de consenso subjacente e a linguagem Cario como linguagem de desenvolvimento.
Ao contrário do Dojo, que bifurcou do MUD para se especializar em caminhos de desenvolvimento de mecanismo de jogo de cadeia completa adaptativa / mundo autônomo, Zypher Game é um mecanismo de jogo de cadeia completa / mundo autônomo completamente nativo baseado na tecnologia ZK. Os elementos primitivos do Zypher Game para jogos de cadeia completa / mundos autônomos consistem principalmente no mecanismo de jogo Secret Engine, no AW Engine e no protocolo de consenso subjacente Zytron Kit.
Secret Engine fornece um conjunto de SDKs impulsionados por zk (conhecimento zero) para executar com segurança cálculos criptografados verificáveis, garantindo que os elementos necessários pelo jogo permaneçam selados na cadeia. Serviços existentes como zk-shuffle-as-a-service já auxiliaram mais de 3 jogos de cartas completos na criptografia e embaralhamento.
AW Engine: O AW Engine é composto por vários SDKs de serviços impulsionados por ZK, incluindo a caixa de ferramentas Gadgets, circuitos específicos do aplicativo, nós de validação on-chain e muito mais. O AW Engine pode alcançar funcionalidade plug-and-play ZK, composabilidade de circuitos ZK e integração com máquinas virtuais de terceiros e RISC ZeroZK.
A AW Engine também desenvolveu de forma inovadora o Motor Z4 especificamente para jogos multiplayer em tempo real. O Z4 estende a concorrência de jogos multiplayer de várias rodadas por meio do zk-rollup, sendo o núcleo uma maneira rápida de mudar de estados. O Z4 permite que os jogos evitem transmissões de estado global na cadeia de origem e, em vez disso, os transformem em alterações de estado locais baratas. Isso pode reduzir efetivamente as taxas de transação do usuário e suportar milhões ou até bilhões de transações por segundo (tps).
Kit Zytron: O Kit Zytron é uma pilha de construção modular Sovereign L3 Rollup. Ele consiste no Sovereign L3 Rollup, mecanismo de jogo da Zypher Games como um contrato pré-compilado, fragmentação de servidor, compatibilidade de dados e redes personalizadas.
O Zytron Kit é feito sob medida para desenvolvedores construírem mundos autônomos, minijogos de estratégia ou migrarem jogos AAA para a cadeia com o menor custo, sem uma curva de aprendizado íngreme. Isso permite que eles migrem ativos, lógica de jogos e armazenamento de dados para a cadeia, mantendo a experiência do usuário em nível de produção.
Além do AW Engine e do Zytron Kit, o Zypher Game também possui um mercado de prova de computação para jogadores de jogos móveis e integra-se com alguma infraestrutura relacionada a jogos.
Recentemente, o Zypher Game também firmou parceria com Risc Zero e Celestia. Em colaboração com a Risc Zero, o Zypher Game integra a máquina virtual ZK de propósito geral da Risc Zero no motor de jogo Zypher e estende os casos de uso da Risc Zero através dos SDKs específicos do jogo incluídos. Em colaboração com a Celestia, o Zypher Game utiliza a ferramenta Roll Kit da Celestia para construir o Zytron Kit e inclui a Celestia como a camada DA padrão para o Zytron Kit.
Mais recentemente, a Zypher Games lançou a rede de testes B², indicando suporte para o ecossistema BTC e pretendendo ajudar no desenvolvimento de jogos on-chain no ecossistema BTC por meio das tecnologias ZKP e AI.
Da narrativa aos primitivos, diferentes soluções são fornecidas por mundos autônomos / jogos full-chain para abordar os problemas de escalabilidade do blockchain, o problema do loop de tick e a realização da imutabilidade e regras básicas da física digital, bem como a abertura dos objetos. Lattice escolheu o caminho do OP-Rollup+ revisão radical do mecanismo de estado da máquina de consenso EVM, enquanto Zypher Game e Dojo optaram por utilizar ZKP para comprimir dados de estado de forma confiável e transferir a verificação para cálculos off-chain.
Cada uma das três soluções tem suas próprias vantagens. O paradigma de implementação da Lattice tem vantagens em compatibilidade com EVM e facilidade de uso para desenvolvedores. O Dojo Game é adaptado ao ambiente de desenvolvimento e à especificidade ecológica do Starknet. Zypher opta por utilizar um DA modular, coprocessador RiscZero ZK e as características físicas digitais nativas do Bitcoin UTXO para alcançar uma solução com confiança, escalabilidade e elasticidade de desempenho.
Além dos três paradigmas acima, também existem o Motor Mundial da Argus e os primitivos de jogo de cadeia completa / mundo autônomo da Nervos (CKB) baseados na estrutura de dados de estado eUTXO.
Atualmente, os jogos de cadeia completa / mundos autônomos estão na fase tecnológica de crescimento inicial da curva de crescimento de tecnologia emergente da Gartner. Nesta fase, o número de desenvolvedores é maior do que o de jogadores, e muitos jogos de teste são jogos casuais semelhantes ao 4399. No entanto, isso não impede que os fundos de capital de risco cripto invistam repetidamente pesado nesse campo emergente. Porque aos olhos deles, o estado atual dos jogos de cadeia completa / mundos autônomos não é um problema, mas sim uma oportunidade, muito semelhante aos trens na década de 1820 incapazes de superar as carruagens puxadas por cavalos.