DePAI — nova tendência na economia das máquinas

DePAI — a nova tendência na economia das máquinas

Em janeiro de 2025, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, destacou a próxima etapa na evolução da inteligência artificial. Na opinião do chefe da empresa, ela deve ser a IA Física (Physical AI, PAI) — um "cérebro" global para robôs e dispositivos autônomos, permitindo que as máquinas se orientem no mundo real.

A ideia foi acolhida por representantes da indústria de blockchain, que propuseram sua versão descentralizada. Já em fevereiro, a plataforma analítica Messari forneceu um relatório sobre uma nova forma de interação entre pessoas, máquinas e Web3 — DePAI. A ideia de uma infraestrutura baseada em DePIN e um stack para o desenvolvimento da futura "economia dos robôs" inspirou o criptoinfluenciador Miles Deutscher. Em abril, ele chamou o DePAI de "a maior tendência em criptomoeda para os próximos dois anos".

No novo material, a ForkLog fala sobre as possibilidades do DePAI na construção de um futuro equilibrado para pessoas e máquinas.

Inteligência Artificial Física da Nvidia

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou na CES 2025 a criação do Cosmos — uma plataforma para o desenvolvimento de modelos fundamentais globais (World Foundation Models, WFM), que visa revolucionar a construção de sistemas de IA física (PAI): robôs e veículos autónomos.

Cosmos usa WFM para modelar condições do mundo real, permitindo testar sistemas de IA. O espaço controlado para testes reduz custos e acelera o processo de desenvolvimento.

forklogAI/5568

Huang destacou a natureza aberta da plataforma Cosmos, cujo código fonte está disponível no GitHub.

«Esperamos sinceramente que a abertura do Cosmos dê ao mundo da robótica e da IA industrial o mesmo que o Llama 3 fez pela IA industrial», acrescentou ele.

De acordo com a Nvidia, o PAI permite que sistemas autônomos — como robôs, carros autônomos e espaços inteligentes — percebam, compreendam e executem ações complexas no mundo real.

Grandes modelos de linguagem (LLM) como GPT e Llama são capazes de gerar linguagem humana e conceitos abstratos, mas estão limitados na compreensão das leis do mundo físico. O PAI pode complementar suas capacidades, ensinando a orientação no espaço.

Os dados 3D para IA são gerados através de simulações de alta precisão, que atuam como fonte de dados e ao mesmo tempo como ambiente de aprendizado. O processo começa com a criação de um gêmeo digital do espaço, por exemplo, de uma fábrica, com a adição de sensores e robôs. Enquanto os sensores registram a dinâmica dos corpos sólidos (movimento e colisões) ou a interação da luz com o ambiente, cenários reais são modelados na cópia virtual.

PAI abre novas oportunidades para a transformação de muitas indústrias. Na robótica, tal conceito pode melhorar uma série de características das unidades para uso em diversos produtos:

  • robôs móveis autônomos. Com dados de sensores embutidos, as máquinas podem se orientar em condições complexas e evitar colisões em armazéns;
  • manipuladores na linha de produção. Regulação da força de captura e da posição dependendo das coordenadas do objeto, o que demonstra a motricidade adaptativa;
  • robôs cirúrgicos. Aprendem a realizar tarefas complexas para máquinas, como passar a linha pela agulha e dar pontos;
  • robôs humanoides de uso geral. Necessitam tanto de motricidade fina quanto grossa. Devem perceber, compreender e interagir com o mundo real independentemente da tarefa atribuída.

O modelo PAI recebe recompensas por realizar com sucesso as ações exigidas, permitindo-lhe aprimorar-se gradualmente. Com o tempo, as máquinas desenvolvem habilidades complexas, incluindo ações motoras precisas necessárias para aplicações do mundo real: empacotamento cuidadoso de caixas, assistência na montagem de veículos ou navegação no espaço.

DePAI — Web3-stack para robôs inteligentes

A ideia do PAI foi adotada pela comunidade cripto, propondo o blockchain como uma solução contra a centralização da IA. O analista da Messari, Dylan Bain, acrescentou o prefixo decentralized ao acrônimo em um relatório de fevereiro.

Possua seus robôs.

Decentralized Physical AI (DePAI) oferece uma alternativa ao controle centralizado de robôs e da infraestrutura de IA Física.

Da coleta de dados do mundo real aos Agentes de IA Física operando robôs implantados pela DePIN, a DePAI está bem encaminhada.@MessariCrypto 🧵 pic.twitter.com/ukskuYIG75

— Dylan Bane (@dylangbane) 11 de fevereiro de 2025

O novo acrônimo é assim: DePAI — redes descentralizadas de inteligência artificial física.

DePAI está na interseção de IA, robótica e Web3. Pode se tornar um dos motores da economia do futuro, onde a automação deve ser equilibrada com as reais necessidades da humanidade.

O que começou como IA generativa para a criação de conteúdo, hoje está se transformando em agentes autônomos capazes de tomar decisões por conta própria. O que falta é fornecer-lhes "corpos" eficientes.

No mapa DePAI da Messari - seis grupos principais por área de atuação.

«Landschaft» DePAI. Dados: Messari. Projetos DePIN como a rede geodésica GEODNET ou alternativas ao Google Maps Hivemapper se combinam naturalmente em uma nova pilha DePAI. Os produtos dessas startups podem se tornar os olhos e ouvidos de robôs no mundo e no tempo reais, atuando como uma camada de coleta de dados.

A startup WeatherXM motiva os usuários a instalar estações meteorológicas pessoais e a carregar dados climáticos em troca de tokens. Esses dados podem ser utilizados por dispositivos em DePAI. Por exemplo, sistemas integrados em casas inteligentes com base no clima atual podem regular automaticamente a ventilação ou a temperatura nos ambientes.

Na categoria de robótica, a startup Frodobots utiliza DePIN para implantar robôs de entrega "de calçada" de baixo custo em todo o mundo. Os dados utilizados corrigem a complexidade das decisões humanas ao navegar em condições reais. Os jogadores podem praticar o controle de máquinas de uma forma acessível.

Controle remoto de robôs entregadores em formato de jogo. Dados: Frodobots. A essa lista deve ser adicionada a empresa que se dedica à criação de cópias digitais de robôs físicos na blockchain Polkadot — Robonomics Network. Ela investiga a possibilidade de conectar o sistema operacional dos robôs e dispositivos IoT à blockchain para a publicação de tarefas e transmissão de serviços através de contratos inteligentes.

As redes de coordenação de máquinas são construídas por plataformas de blockchain com foco em DePIN — Peaq e IoTeX. A sua arquitetura rápida garante um grande número de transações paralelas, necessárias para DePAI.

O protocolo de transmissão de dados Posemesh da Auki está focado na criação de uma rede global de inteligência espacial. Deve garantir a privacidade e facilitar a criação de um mapa virtual para robôs. Suas funções não se limitam à logística e também são utilizadas para autoaprendizagem de IA em ambientes de simulação.

Na categoria de DAOs de investimento — Xmaquina. O projeto foca na criação de uma estrutura para propriedade coletiva, gestão e desenvolvimento de caros robôs de IA. A organização permite que comunidades e investidores financiem e desenvolvam tecnologias em conjunto, distribuindo os benefícios de forma justa.

Interface do site Xmaquina. Dados: Xmaquina. Na economia global, a máquina DePAI hipoteticamente devolverá o poder às pessoas, atualmente pertencente às corporações. Para os usuários, é importante saber quem possui as tecnologias, qual fabricante define os padrões de interação e quem, no final, obterá lucro.

DePAI na economia futura das máquinas

No dia 14 de abril de 2025, o conhecido criptoanalista Miles Deutscher chamou DePAI de uma das maiores tendências da indústria.

Nova frase para ficar de olho: DePAI.

Será uma das maiores tendências em cripto nos próximos 1-2 anos.

Significa "Pilha de Infraestrutura de IA Física Descentralizada": • Agentes de IA • Robótica em cadeia • Dados coletados por multidões • Computação incentivada

Vou postar minhas principais escolhas em breve. pic.twitter.com/JTioqfwJYz

— Miles Deutscher (@milesdeutscher) 14 de abril de 2025

A imagem anexada ao post ilustra a complexidade das relações dentro da pilha DePAI. A dinâmica, refletida nos vetores, mostra o objetivo das ações realizadas entre os participantes da infraestrutura.

A equipe da blockchain Peaq, que participa ativamente do desenvolvimento do DePAI, destaca sete componentes necessários para cada sistema autônomo:

  • hardware. Robôs que permitem que modelos de IA interajam com o mundo físico;
  • software. Os agentes de IA são a inteligência das máquinas;
  • agregação e distribuição de dados para o aprendizado e evolução do PAI;
  • inteligência espacial. Compreensão e interação de robôs com o ambiente;
  • Redes DePIN. Fornecimento de recursos para armazenamento, computação e alimentação de sistemas;
  • camada da economia das máquinas. Une todos os elementos através de protocolos especializados de interação entre redes DePIN, IA e robôs; DAO. Permite que pessoas, comunidades e empresas possuam, gerenciem e recebam renda em igualdade de direitos.

Se a maioria dos pontos já foi enfrentada ou pelo menos ouvida por um usuário comum de Web3, a futura economia das máquinas exige esclarecimentos. Ao unir todas as tecnologias criptográficas avançadas, o modelo é capaz de trazer as seguintes mudanças positivas:

  • assegurar um sistema de motivação, estimulando os robôs a agir em benefício da humanidade - com base nas decisões tomadas pelos humanos;
  • apoiar a governança global e um modelo de participação aberto, permitindo que todos — e não apenas as corporações — façam parte da economia;
  • servir como uma plataforma de comércio global;
  • estabelecer padrões e protocolos de interação entre robôs autónomos;
  • abrir caminho para sistemas descentralizados de distribuição de riqueza;
  • garantir a infraestrutura transacional e de aplicação que permite criar e conectar aplicações descentralizadas e máquinas.

O lado oposto da utopia

Como todas as novas tecnologias, o DePAI enfrenta sérios desafios que precisam ser resolvidos antes da adoção em massa. Os principais problemas:

  • privacidade e conformidade com a legislação. O uso de dados reais ( de pessoas, vozes ) apresenta riscos de violação das normas locais de regulamentação. Mesmo com ZKP, são necessárias normas claras de anonimização e políticas de uso de dados;
  • segurança da rede e dos dispositivos. Ataques cibernéticos podem causar danos físicos através de comandos maliciosos. É necessária a proteção de contratos inteligentes, criptografia, sistemas de segurança embutidos em robôs;
  • padronização e compatibilidade. Os dispositivos utilizam diferentes protocolos - é necessária a unificação a nível de hardware e software;
  • escalabilidade e infraestrutura. Necessária alta capacidade de transmissão, blockchain confiável e infraestrutura física ( armazéns, estações de carregamento );
  • gestão e responsabilidade. A DAO pode possuir robôs, mas a manutenção técnica requer comandos centralizados. Não há clareza sobre como distribuir a responsabilidade em caso de incidentes ou danos.

A imagem apresentada do futuro da economia das máquinas, com um desfecho benéfico para as pessoas, sem dúvida atrai e alimenta esperanças, mas será que gigantes da robótica como a Tesla e outras corporações farão parte disso — é uma grande questão.

Web3 com uma base de blockchain é provavelmente a melhor solução até hoje para a implementação de IA descentralizada. Por sua vez, a pilha DePAI define claramente os benefícios para todas as partes do progresso futuro, mas quem se tornará seu participante — o tempo dirá.

Ver original
O conteúdo é apenas para referência, não uma solicitação ou oferta. Nenhum aconselhamento fiscal, de investimento ou jurídico é fornecido. Consulte a isenção de responsabilidade para obter mais informações sobre riscos.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate.io
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)