Teoria da iluminação do investimento Apple Vision Pro, vendo outra saída da "corrida do ouro"

Fonte: VR Gyro

Autor: Ran Qixing

Fonte da imagem: Gerada pela ferramenta Unbounded AI

"De acordo com amigos da Apple, algumas pessoas no Apple Park costumam usar o Vision Pro, seja para trabalhar, comer ou até mesmo caminhar na estrada."

“Usar um fone de ouvido pode fazer muitas coisas, como passar um cartão para comprar refeições, trabalhar etc., assim como usar AirPods, tentando integrá-lo com telefones celulares, computadores e vida.” Disse um investidor ao VR giroscópio.

A definição de produto subversiva do Apple Vision Pro, a experiência funcional inovadora e o caminho técnico exclusivo mais uma vez surpreenderam todo o círculo de tecnologia. Ainda falta mais de meio ano para o lançamento oficial do Apple Vision Pro, e a Apple também está acelerando o tempo interno para polir e otimizar.

Ao mesmo tempo, todo o upstream e downstream da indústria XR também está passando por uma nova rodada de pensamento de produto e tecnologia devido ao lançamento do Apple Vision Pro. Muitas empresas tradicionais de eletrônicos de consumo também estão ansiosas para mudar e olhar para o XR.

Como a espinha dorsal da promoção do desenvolvimento industrial, o círculo de investimentos também viu a direção do foco na conferência Apple Vision Pro. Assim como o caso citado no artigo anterior "Apple MR, vai desencadear o terceiro boom de investimentos XR": depois que o número de smartphones nos Estados Unidos aumentou para 100 milhões em 2011, a popularidade e a taxa de crescimento de várias startups de aplicativos O crescimento explosivo aumentou ocorreu - é inegável que, com o estágio maduro de embarque de hardware, os aplicativos serão um grande ponto de oportunidade de investimento.

Após o lançamento do Apple Vision Pro, agora podemos esclarecer e estender nosso ponto de vista anterior novamente: o Apple MR desencadeará a terceira mania de investimento XR e, desta vez, o alvo principal pertence aos "aplicativos".

**1. Por que o vento trazido pela Apple sopra para "aplicativos"? **

O lançamento do Apple Vision Pro, até certo ponto, representa a relativa maturidade e certeza do terminal de hardware. Embora ainda existam muitas deficiências na forma de produto atual, a direção geral de 3D + computação espacial e até mesmo uma nova forma interativa podem ser basicamente determinadas. Assim como a Apple define o método de interação dos smartphones como tela sensível ao toque, a interação dessa geração de terminais de computação espacial também é fixada como movimento dos olhos + gesto + voz.

Com os fortes recursos de tecnologia e cadeia de suprimentos da Apple, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo até que os problemas deixados pelo peso leve do terminal, e o Vision Pro da Apple lançado ao mercado seja uma lacuna na ecologia de aplicativos - para empreendedores, esta nova oportunidade de negócio de plataforma interativa.

Vendo a tendência futura das mudanças no produto, a Blue Run Ventures DK disse: Apple Vision Pro trouxe mudanças em quatro aspectos, ou seja, nível de exibição, nível de interação humano-computador, percepção ambiental e plataforma de desenvolvedor de computação espacial:

  • Em termos de exibição, o Vision Pro melhorou iterativamente os recursos de exibição em comparação com os produtos existentes no mercado, incluindo recursos como binóculos de alta definição 4K, tecnologia antivertigem, tecnologia VST e renderização foveated.
  • Em termos de interação humano-computador, o Vision Pro oferece suporte a vários métodos interativos, como operação manual, movimento dos olhos, expressão e movimentos corporais, proporcionando uma experiência interativa mais intuitiva.
  • Em termos de percepção ambiental, o Vision Pro está equipado com mais de 10 câmeras e sensores infravermelhos.Através da coleta de informações detalhadas e do desenvolvimento de tecnologia de software e hardware, obteve uma rica percepção do ambiente.
  • No nível da plataforma de desenvolvimento de computação espacial, o Vision Pro fornecerá a infraestrutura para novos aplicativos em óculos, incluindo interação homem-computador independente, interação multipessoal em tempo real em um pequeno espaço em uma sala e interação virtual multipessoal -interação real em um grande espaço em uma cena completa no futuro.

"Essas mudanças na exibição, interação humano-computador, percepção ambiental e plataformas de desenvolvimento de computação espacial abriram novas interfaces de interação humano-computador. No futuro, haverá muitos novos aplicativos baseados na fusão virtual-real. Esta é uma tendência ."

Na opinião da Blue Rush Ventures DK, o Apple Vision Pro traz quatro níveis de mudanças e destaques e, com base nessas mudanças, abrirá a porta para a curva de crescimento da ecologia de aplicativos de RM.

Na verdade, o VR Gyro acredita que o Apple Vision Pro resolve o problema de saber se a galinha põe o ovo ou o ovo põe a galinha. Uma pergunta antiquada na indústria XR é por que a indústria XR não explodiu?

Com base nisso, muitas vezes vemos duas visões: uma visão é que as várias tecnologias de hardware subjacentes do XR são imaturas, enquanto a outra visão é que não há cenários e conteúdo matador de aplicativos. Os dois pontos de vista competiram entre si e lutaram muito de acordo com a razão e, finalmente, formaram o problema filosófico de "a galinha põe o ovo, o ovo põe a galinha".

E o Apple Vision Pro agora se apresentou para resolver o problema da tecnologia de hardware subjacente, ou seja, o problema da "galinha". Em relação ao problema dos ovos, a Apple já fez muitas demos e abriu o SDK, e depois mais desenvolvedores são necessários. Junte-se para formar uma ecologia de aplicativos rica e diversificada.

Joy Capital MD Kai acredita que o Apple Vision Pro não trouxe muitas surpresas especiais inesperadas em termos de hardware ou cenários de aplicativos. Ele acredita que a habilidade mais poderosa da Apple reside em sua influência sobre os desenvolvedores, e o caminho atual do produto Apple Vision Pro é semelhante à metodologia de sucesso anterior.

Kai disse: "Se você olhar para a história, a Apple não parece ter feito algo que redefina completamente novas categorias, mas se saiu melhor em categorias existentes, como telefones com tela sensível ao toque, fones de ouvido Bluetooth, relógios inteligentes etc. time Apple Maybe o SDK e os simuladores ainda serão fornecidos aos desenvolvedores, permitindo que eles criem novos cenários.”

"Um dos recursos mais poderosos da Apple está em sua comunidade de desenvolvedores. A Apple fornece SDKs e simuladores aos desenvolvedores para que eles saibam o que podem fazer e expandam gradualmente as funções. A partir dessa perspectiva, a Apple pode continuar seu caminho. influenciada positiva ou negativamente pelos mercados externos”.

A oportunidade de direção de conteúdo trazida pelo Apple Vision Pro pode estar intimamente relacionada ao nó de tempo, além do próprio produto.

Alguns investidores também disseram que, do ponto de vista do investimento em hardware de VR, o ponto de oportunidade pode ser de cerca de dois anos atrás, ou seja, antes da aquisição da PICO, ainda há uma certa janela de oportunidade. Mas depois disso, essa janela de oportunidade é menos óbvia. Até agora, a janela de oportunidade para hardware pode ser menor, então mais foco estará no lado do conteúdo.

Seja na linha de produtos anterior da Apple, na experiência bem-sucedida ou na nova plataforma aberta pelo Vision Pro, o foco está nos aplicativos XR.

Segundo, camada de aplicação XR, alvo de investimento popular com tendência consistente

Algumas pessoas comparam a Apple a um farol, e o lançamento do Vision Pro também fez com que a indústria de investimentos visse uma direção mais clara.

“Acho que a direção do conteúdo é o guia principal, mas isso pode não conseguir ver o efeito no curto prazo, porque requer uma nova plataforma para estimular a criatividade dos desenvolvedores e permitir que eles façam alguns novos aplicativos nela”.

"O conteúdo em que nos concentramos é realmente dividido em vários níveis. Um é o estúdio de desenvolvimento de conteúdo de nível superior e o outro é se existem algumas tecnologias de uso geral. Essa também é nossa preocupação. Por exemplo, tecnologias como IA podem dar aos desenvolvedores de conteúdo e ferramentas de produtividade fornecer suporte de capacidade universal."

"Acreditamos que, com os desenvolvedores, podemos encontrar algumas novas oportunidades de investimento ou algumas inovações empolgantes. E seremos mais otimistas sobre os cenários de aplicativos futuros, seja entretenimento digital ou ferramentas de produtividade. Todos prestamos atenção aos desenvolvedores neste indústria e o que eles fazem, e sentimos que a indústria está mais madura do que antes."

Jia Rui, um dos principais investidores institucionais, falou sobre suas opiniões sobre a orientação de investimento XR após o lançamento do Apple Vision Pro.

Ao falar sobre aplicativos XR, Kai também expressou seu forte interesse em projetos XR no ecossistema da Apple. Ele disse: "Estou muito ansioso para que alguns empreendedores digam que farão aplicativos inovadores no ecossistema MR da Apple".

"Definitivamente não será alcançado da noite para o dia, mas seja um desenvolvedor de APP no ecossistema da Apple ou um desenvolvedor de outras indústrias ou plataformas, se houver uma boa ideia que não poderia ser realizada em telefones celulares antes, mas pode ser realizada com com a ajuda dos recursos de computação espacial, será muito fácil. interessante."

Claro, apenas meio mês se passou desde o lançamento do Apple Vision Pro (com base na linha do tempo real da entrevista), Kai acredita que o pensamento e a inovação precisam de algum tempo para se estabelecer.

Ele disse: "O mercado, incluindo empreendedores e desenvolvedores, pode levar algum tempo para digerir os novos recursos trazidos pela Apple. Os desenvolvedores precisam obter SDK e simuladores para ter um feedback mais prático. Talvez também precisemos dar algum tempo no mercado."

Zhao Wanrong, vice-presidente da Source Code Capital, expressou a mesma opinião sobre a direção do investimento da indústria XR e, em sua opinião, ele está mais inclinado a produtos de aplicativos do que a conteúdo de jogos.

"Deve ser um aplicativo para investimento, mas precisa encontrar algumas definições exclusivas e projetos interativos. A característica mais marcante do Apple Vision Pro é a combinação de interação manual e tecnologia VST. Com base nesses recursos do produto, pode haver alguns no lado do aplicativo. Uma nova maneira de jogar."

"Do ponto de vista dos tipos de aplicativos, os jogos realmente têm suas limitações. O limite superior da experiência do jogo pode ser "Beat Saber" e "Half-Life: Alyx". Vamos ver qual forma de MR ou VR pode fornecer uma experiência melhor. ? E para outras coisas do tipo aplicativo, você realmente tem mais espaço.”

"Para nós, definitivamente prestamos mais atenção às coisas que não são jogos. São coisas que não são jogos que podem determinar se o dispositivo pode atender às suas expectativas de vendas. Temos investido em aplicativos, desde que haja aplicativos adequados, estamos muito feliz em votar." Zhao Wanrong, vice-presidente da Source Code Capital, disse ao VR Spinning Top.

Com relação à direção do investimento no setor de XR, com base nas quatro mudanças acima vistas no Vision Pro, a BlueRun Ventures DK tem três julgamentos do setor. Ao descrever a oferta de investimento para o aplicativo, ele também enfatizou que o aplicativo de software XR não é a única oportunidade, e o hardware também tem oportunidades.

Primeiro, os próximos 18 meses são a janela de ouro para o desenvolvimento no nível do aplicativo. Agora o fone de ouvido da Apple foi lançado, mas o público não viu, nem comprou. Portanto, durante esse período, excelentes desenvolvedores podem obter fones de ouvido e fazer alguns aplicativos inovadores sem se preocupar com a concorrência acirrada. Mesmo que o headset comece a ser vendido no futuro, devido à questão do preço, as primeiras vendas não serão muito grandes. Portanto, toda a pista ainda está em um estado de oceano relativamente azul e há uma oportunidade de fazer aplicações com características de RM de nova geração e recursos de computação espacial dentro desses 18 meses.

Em segundo lugar, o modo de interação humano-computador mudará muito. Sugiro que a equipe empreendedora pense nas necessidades e hábitos dos usuários de baixo para cima, e não se limite à estrutura da Internet móvel. É necessário minimizar a dependência de métodos tradicionais de interação, como telas sensíveis ao toque, e fazer pleno uso dos novos métodos de interação trazidos pela computação espacial, como mãos nuas, movimentos oculares e corpos. É preciso voltar aos primeiros princípios e projetar uma experiência interativa mais natural, intuitiva e imersiva do ponto de vista do usuário.

Em terceiro lugar, tanto o hardware quanto o software têm oportunidades. Em termos de hardware, vamos nos concentrar nos principais componentes em toda a cadeia de suprimentos, como display, computação, ajuste mecânico, baterias, etc. Porque depois que a Apple abrir essa nova faixa, haverá mais fones de ouvido de médio a baixo para acompanhar no futuro, então ainda há muitas oportunidades aqui.

As aplicações não se limitam a "APP". Em termos de software, a Blue Run Capital DK disse que vai dividir o conceito de aplicações em duas categorias: uma é ao nível da infra-estrutura, como sistemas operativos, motores e plataformas de computação espacial; outro é o nível de aplicação, como ferramentas de produtividade, redes sociais, entretenimento, etc.

Ele disse: "No nível do aplicativo, veremos em três dimensões: primeiro, quais tipos de aplicativos podem se adaptar aos novos métodos de interação trazidos pelo fone de ouvido da Apple, como aplicativos de jogos VR não tradicionais; segundo, quais aplicativos podem ser combinados recursos de IA e computação espacial, como Wenshengwen, Tushengtu, etc.; o terceiro é quais aplicativos podem ter recursos de terminal cruzado, que podem ser executados em fones de ouvido, telefones celulares e PCs da Apple. Isso pode aproveitar a base de usuários existente ao mesmo tempo em que é capaz de capturar novas oportunidades apresentadas pelos fones de ouvido.”

Terceiro, embora tudo esteja evoluindo para melhor, olhe para o efeito Apple racionalmente

"O Vision Pro é o momento do iPhone para a indústria XR."

"O Vision Pro é um ponto de virada para a indústria XR, e o mercado está prestes a explodir."

Antes e depois do lançamento do Vision Pro da Apple, vimos muitos discursos entusiásticos. No entanto, depois de um mês, descobriremos que toda a indústria não passou por muitas mudanças óbvias, como a primeira onda do boom de VR em 2015 ou o enorme dividendo trazido pelo metaverso em 2021 por causa do lançamento do Vision Pro.

No curto prazo, este é um período de ganho de força, sejam produtos, tecnologias ou cenários, levará tempo para serem reformulados.

Jia Rui, um investidor institucional líder, disse: "As expectativas das pessoas para o Vision Pro podem ter sido muito altas antes. Em primeiro lugar, este produto é realmente um produto que tem um grande impacto na indústria, mas não será um produto quente a curto prazo, porque Seu posicionamento e conteúdo ecológico ainda não são perfeitos. Portanto, não causará sensação no mercado consumidor como o ChatGPT, para que todos sintam seu charme em breve. E este produto não tem muitos atributos de mídia comunicação, portanto, do ponto de vista de atrair a atenção do mercado de massa, deve ser menor do que o esperado.”

Zhao Wanrong, vice-presidente da Source Code Capital, também disse francamente: "Acho que todos não devem ter ilusões, pensando que o Apple Vision Pro pode mudar o mundo. Na verdade, ele ainda tem muitos problemas e apenas aponta a direção futura para todos. Portanto, agora é realmente um pouco A era dos bravos garimpeiros é entrar nesta indústria, fazer novas tentativas e melhorar a tecnologia. No entanto, não deve ser o momento em que o iPhone 4 está crescendo, e isso é a era dos aplicativos reais. É apenas um estágio exploratório agora.”

É verdade que o impacto do Apple Vision Pro na indústria é realmente positivo. Todos podem ter certeza de que o investimento em toda a indústria XR este ano atingirá um novo patamar de inovação, atingindo um nível comparável ao de 2016.

A Blue Rush Ventures DK acredita que a cota de investimento deste ano aumentará de forma constante, o que depende principalmente de vários fatores:

O primeiro fator é a situação do mercado de capitais. Agora o VC e PE de dólares americanos e RMB são afetados pela geopolítica, etc., e as instituições de investimento serão mais cautelosas;

O segundo fator é o impacto dos fones de ouvido da Apple. Embora o fone de ouvido da Apple tenha aberto uma nova forma de interação, ainda há um período de tempo antes da produção e popularização em massa, portanto a certeza comercial não é alta o suficiente, o que afetará o ritmo do investimento;

O terceiro fator é a situação da experiência do usuário. No momento, os usuários em massa não experimentaram realmente os fones de ouvido da Apple; portanto, as dúvidas e os riscos dos fones de ouvido VR não foram completamente eliminados e levará tempo para verificar.

Combinando esses três fatores, acho que a atenção do investimento neste ano será muito alta, e a atividade também aumentará.O número específico e o valor das transações ainda dependem da inovação do próprio projeto.

O lançamento do Vision Pro da Apple causou um rebuliço na indústria, mas ainda não há motivação para mudanças como o ChatGPT para grandes fabricantes.

A Blue Rush Ventures DK disse: "A atenção dos principais fabricantes aumentará, mas ainda não atingiu o nível que pode direcionar diretamente a tomada de decisões. Se você precisa de uma referência, é relativamente claro que não há efeito como ChatGPT. , pode levar a um aumento substancial no investimento de recursos e atenção de todos. No momento, todos apenas sentirão que há uma grande oportunidade nessa direção e, então, começarão a pensar e analisar sistematicamente."

"Apple Vision Pro abriu uma nova forma de interação humano-computador. Isso é muito claro, então sinto que minha confiança melhorou muito. Mas quando se trata do nível real, acho que todos podem querer esperar pelo produto a ser usado por mais pessoas. Levante-se e, em seguida, mais feedback do usuário será refletido. Se muitos usuários estiverem dispostos a usá-lo por várias horas por dia, acho que todos podem realmente implementar o poder da ação.

Joy Capital MD Kai também mantém a mesma visão incerta sobre as expectativas de crescimento de investimento e financiamento da indústria XR este ano, mas ele acredita que a situação definitivamente melhorará na segunda metade do ano ou no próximo ano.

Alguns investidores também disseram ao giroscópio VR: "Nós nos comunicamos com amigos de alguns fundos em dólares americanos e fundos em RMB, e os fundos em RMB estão realmente mais interessados em áreas como realidade virtual, realidade aumentada, metaverso ou computação espacial."

"Este ano todos estão mais interessados nesses campos do que no ano passado. Embora o dólar esteja relativamente fraco, os ativos estatais e o renminbi são relativamente encorajadores. Claro, isso também está relacionado a documentos de política. Ao incentivar o desenvolvimento da inteligência artificial , realidade aumentada e outros campos, na segunda metade do ano Ou as coisas podem melhorar no próximo ano."

Quarto, start-ups domésticas da marca XR, é difícil alcançar a Apple em pouco tempo

O Vision Pro é quase diferente de todos os produtos XR do mercado.Esta é uma nova definição de produto e forma técnica. Na era dos smartphones, vimos que após o iPhone 4, um grande número de telefones domésticos com tela sensível ao toque apareceu no mercado.

Veremos o mesmo fenômeno de mercado após o Vision Pro?

"O lançamento do fone de ouvido da Apple tem um grande impacto em toda a indústria, fazendo com que muitos fabricantes replanejem suas rotas de produtos. Mas, no curto prazo, é improvável que haja um fone de ouvido semelhante ao da Apple no mercado chinês."

"Por um lado, todos não tinham expectativas para a forma do produto da Apple antes; por outro lado, os produtos da Apple têm uma reserva técnica muito profunda por trás deles, que não pode ser facilmente copiada por equipes comuns. Portanto, acho que nos próximos dois anos , se você quiser ver ainda é difícil encontrar um head-mounted display no mesmo nível da Apple."

"A longo prazo, acredito que o head-mounted display da Apple se tornará o principal produto do mercado, não importa em termos de parâmetros, pilha de tecnologia ou métodos de interação", disse DK da BlueRun Ventures.

O Apple Vision Pro possui uma configuração de hardware absolutamente luxuosa, não apenas possui chip duplo M2+R1, mas também possui até 12 câmeras, 5 sensores de vários tipos e 6 microfones, além de suportar perspectiva reversa. Em relação à diferença entre o Apple Vision Pro e os fabricantes nacionais, Jia Rui, um dos principais investidores institucionais, acredita que a diferença em "software" é ainda maior.

Jia Rui disse: "Há uma lacuna maior no soft power, como a precisão de detalhes de muitas tecnologias de algoritmo, como See-through, rastreamento ocular e reconhecimento de mãos, bem como o ecossistema de software. Por exemplo, quando um usuário usa Vision Pro, se alguém falar com ele, o Vision Pro ativará automaticamente o modo AR para apresentar lentamente as pessoas no mundo real. Uma experiência como essa envolve muitos detalhes técnicos por trás dela.”

"Pelo contrário, é mais fácil empilhar uma peça de hardware. Quando o custo e outras questões não são consideradas, depende principalmente dos recursos da cadeia de suprimentos. Não é difícil fazer um produto de demonstração semelhante ao Vision Pro. Mas para software , Acho que, no momento, o Android certamente não é capaz de recuperar o atraso que competia com o iOS naquela época. No entanto, a experiência que a Apple oferece atualmente levará algum tempo.”

De acordo com as últimas notícias de Mark Gurman, depois que a Apple lançou o Vision Pro, ela precisa melhorar o sistema VisionOS e o desempenho e os aplicativos do produto.Por esse motivo, a Apple recrutou milhares de funcionários novamente.

Kai disse: "A Apple investiu sete ou oito anos e muitos recursos no Vision Pro, com uma equipe de mais de 2.000 pessoas. Essa escala não é fácil para uma empresa iniciante e possui recursos de integração da cadeia de suprimentos muito além da indústria. No entanto, também acreditamos que as empresas iniciantes desempenham um papel importante em cada mudança geracional da tecnologia, promovendo a inovação e o avanço industrial. As empresas iniciantes chinesas têm suas próprias vantagens exclusivas em comparação com as principais empresas chinesas e americanas. Este é um roteiro Difícil, mas estrada brilhante."

A OPENAI foi criada em 2015 e não afetará o mundo até 2023 por causa do ChatGPT. A tecnologia deve passar por um longo período de precipitação para produzir os melhores resultados, e o mesmo vale para o XR.

5. Conclusão

Não há dúvida de que após o lançamento do Apple Vision Pro, ele terá um certo impulso no mercado XR, mas esse efeito é limitado e levará mais tempo para comprová-lo com experiência. A fortaleza da tecnologia precisa ser construída passo a passo, e o mercado consumidor também precisa ser avançado passo a passo.

No processo de entrada no mercado consumidor, cenários de aplicação e ecologia de conteúdo desempenham um papel importante.É o primeiro elemento para os consumidores sentirem verdadeiramente o charme do MR, possuindo propriedades de comunicação de mídia e efeitos de comunicação viral.

Obviamente, depois que a Apple lançou o Vision Pro e anunciou o SDK, os aplicativos XR se tornaram uma oportunidade. Como mostrado pelo primeiro lote de desenvolvedores que entraram na App Store após o lançamento do iPhone, seja o popular "Cut Fruit" ou o travesso e fofo "Talking Tom Cat", todos eles deixaram para trás na era da Internet. um golpe glorioso e se tornar um clássico eterno.

"Cut Fruit" e "Talking Tom Cat" são excelentes trabalhos derivados do novo modo interativo baseado no iPhone "touch screen". Sob o Vision Pro, uma nova plataforma de computação, o próximo lote de sucessos de terceiros serão aplicativos subversivos baseados em realidade mista e interação biológica (mãos nuas, movimento dos olhos).

Em 2023, um novo modo de interação humano-computador está se formando, e a inovadora camada de aplicativo XR também está sendo favorecida pelo capital.

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)