Em 1971, um rapaz japonês de 19 anos foi apanhado num livro fotográfico do Alasca numa livraria usada nas ruas de Tóquio. Com o impulso de sangue de um adolescente, ele enviou uma carta a uma aldeia do Alasca chamada Shishmarev, dizendo que queria ver este mundo distante e vasto com seus próprios olhos. Seis meses depois, recebeu um convite para responder. No verão seguinte, com 20 e poucos anos, pôs os pés na terra pela primeira vez. Cinco anos mais tarde, o licenciado em Economia abandonou o seu emprego de fotografia japonês e regressou ao Alasca, onde começou uma missão polar ao longo da vida.
Este menino é um dos maiores fotógrafos do Japão, Michio Hoshino.
As pessoas são atraídas por coisas maravilhosas e desconhecidas, seja um lugar misterioso ou uma ideia. Web3 é um desses conceitos que irá apelar para você. É como o Alasca, distante, vazio, desconhecido, fora do mainstream da sociedade, mas fascinado por ele.
Fotógrafo: Michio Hoshino
"Na vida, as pessoas sempre percorrem uma longa jornada em busca da luz na vida" - Michio Hoshino
Quero construir o mundo
Mike, fundador do GoPlus Security, um projeto de segurança de dados, lembra-se de ter sido realmente atraído pela encriptação em 2016. Antes disso, ele tinha acabado de vender seu projeto de navegador Web2 e estava procurando a próxima direção de inovação tecnológica que ele estava interessado. Naquela época, ele estudou os white papers do Bitcoin e do Ethereum até tarde da noite. A ideia de descentralização mencionada no Livro Branco abriu-lhe as portas a um mundo novo. Em sua experiência passada, Mike ficou profundamente impressionado com o poder de tomada de decisão e o monopólio dos recursos do usuário causados pela centralização. Agora, esses problemas podem ser resolvidos com criptografia.
Pensando nisso, Mike estava tão animado que não conseguia dormir e, às 3 ou 4 horas da manhã, não pôde deixar de descer as escadas e circundar o canteiro de flores sozinho, pensando que, enquanto caminhava, deveria fazer alguma coisa.
Mike não foi o único que ficou viciado. Qi sempre se interessou por matemática e computação criptográfica. Ele trabalhou em infraestrutura no Facebook antes de se mudar para empreendimentos de infraestrutura Web3, fundando a QuarkChain e a EthStorage.
O Qi e a criptografia também se tornaram indissociáveis em 2016. Na época, Qi descobriu que o white paper do Bitcoin atingiu milhares de citações. Você sabe, o valor médio de citação de excelentes trabalhos no campo acadêmico é de apenas centenas. E este white paper pode nem mesmo atender aos padrões de publicação de artigos acadêmicos. Por curiosidade, abriu este white paper. Como resultado, ele caiu na toca do coelho.
Quando trabalhava em uma fábrica Web2, Qi se sentia como um parafuso em uma grande fábrica, e a maior parte da infraestrutura desenvolvida servia as aplicações front-end dentro da empresa, e era difícil lidar diretamente com os clientes. No entanto, na Web3, Qi descobriu que o campo de infraestrutura tem um vasto mundo, expansão, privacidade, conformidade são promissores, os desenvolvedores não só silenciosamente contribuem com código na parte de trás, mas também mudam para o front-end, diretamente para tocar as necessidades dos usuários, realmente mudar a vida diária dos usuários. Isso é o que Qi tem tentado fazer depois de visitar o Google e ver como o pacote do Google, como YouTube e Gmail, agora são comumente usados em dispositivos de armazenamento e servidor. "Faz-me sentir que posso ter uma maior influência e estar diretamente envolvido na construção do novo mundo da Internet." Ele disse.
** "Como um trisolarano, reserve energia em ambientes agressivos" **
A grande narrativa da criptografia está em movimento, mas não é fácil chegar ao novo mundo ideal. Especialmente quando o mercado está baixo, a maré está fora, algumas pessoas optam por sair, algumas pessoas se viram e abraçam novas bocas, mas ainda há um pequeno número de pessoas que tomam este momento como o melhor momento para construir.
UNC pertence à última categoria. Em março, ele e um amigo fundaram a LFDAO. Desde que caiu na toca do coelho, a UNC espera por uma oportunidade para criar seu próprio projeto. Na sua visão, a Web3 deve realmente ajudar a revolucionar o sistema financeiro e ajudar a libertar a liberdade e a criatividade individuais. No início deste ano, quando ele e seus amigos falaram sobre o mercado após o halving do bitcoin no próximo ano, ele sentiu que havia chegado a hora.
"Os trisolaranos se secam e armazenam energia quando se deparam com ambientes extremos. Quando o ambiente de mercado não é bom, também podemos reservar nossa energia como os trisolaranos e esperar a próxima luz chegar." UNC disse. No romance de ficção científica "O Problema dos Três Corpos", a estrela de três corpos tem duas temporadas: "Heng Era" e "Chaotic Era". Na "Era Heng", o ambiente era estável e a civilização científica e tecnológica estava se desenvolvendo rapidamente. A "Era do Caos" é caótica e ruim, e os Trisolaranos vão se drenar para acumular energia e esperar a chegada da próxima "Era Eterna". A UNC acredita que começar a Web3 agora é se preparar para o próximo ciclo.
Algumas pessoas começam projetos neste momento, e há pessoas que constroem sementes ecológicas. Sob a superfície da crise do mercado, algumas mudanças potenciais estão silenciosamente se formando. Como sob o gelo gelado do inverno do Alasca, as correntes quentes incham silenciosamente, preparando-se para a chegada da primavera.
Em maio passado, Niels lançou o BuidlerDAO. Naquela época, a LUNA trovejou e a indústria ficou em baixa, mas uma "ordem de recrutamento" ainda atraiu mais de 500 pessoas para se inscreverem, e a comunidade rapidamente emergiu no círculo de língua chinesa. À medida que mais e mais projetos se juntam à comunidade para obter talentos, recursos e suporte ao usuário, Niels descobriu que os projetos Web3 têm necessidades semelhantes, seja infraestrutura ou dApps, eles precisam de suporte para construção de comunidades, design de modelos econômicos, PMF e muito mais. Como empresários chineses, todos enfrentam desafios comuns, como a supervisão de políticas e a internacionalização.
A indústria está crescendo tão rápido e inovador, e há pouca experiência para aprender com os problemas que vêm com ela. A A16Z disse na primeira edição da Crypto Startup School: "Não há nenhum plano adaptado às necessidades específicas dos fundadores da Web3. Eles precisavam de um novo conjunto de ferramentas e recursos para escalar." A comunidade chinesa Web3 carece de uma rede tão profundamente conectada de talentos e projetos para fornecer ferramentas e recursos para empreendedores. Com essa ideia, Niels conversou com alguns investidores e fundadores de projetos e descobriu que todos "ressoavam na mesma frequência", então 14 fundadores de projetos e 3 investidores acertaram e decidiram fazer um acelerador SpringX juntos. Em vez de esperar em um mercado em baixa, construa uma refeição.
Inteligência Coletiva na Web3
—Fundadores ajudam fundadores
Na visão de Niels, os aceleradores Web3 não devem ser apenas uma relação unidirecional entre projetos e aceleradores, os projetos podem ser relacionados entre si nos negócios e os fundadores podem formar uma rede intimamente conectada.
Como empreendedor, Niels tem uma compreensão profunda de como os fundadores se ajudam uns aos outros, e muitas vezes apenas os fundadores realmente entendem o fundador. BuidlerDAO é membro do acelerador Sequoia YUÈ 01. Lá, Niels forjou um forte vínculo com outros 11 fundadores do mesmo período. "Ganhei 11 amigos que podem me ligar independentemente dos problemas que tenho", diz ele. Esta autêntica rede de ex-alunos ajudou Niels a superar muitas das desvantagens do empreendedorismo.
Quer se trate de se preocupar com um negócio a correr mal, ansioso antes de financiar a Close, ou uma mudança nos membros da equipa, outros fundadores podem fornecer o apoio mais intelectual e emocional. A entreajuda na rede do fundador torna as dificuldades que surgem no seu caminho menos difíceis de resolver. Mais de uma dúzia de cabeças inteligentes se reúnem para resolver um quebra-cabeça, que é mais rápido e melhor do que uma pessoa meditando lá.
O fundador da EthStorage, Qi, tem empatia com isso e resume esse precioso valor de rede em uma palavra: inteligência coletiva.
Quando ele saiu do Facebook e fez seu primeiro projeto, QuarkChain, Qi ainda seguia o pensamento de uma grande empresa, e ele aprendeu do zero quando encontrou quaisquer problemas, e gastou muito tempo e energia para explorar como esse caminho poderia ser tomado do zero. Mais tarde, ele descobriu que na Web3, há muita informação de código aberto e excelentes desenvolvedores, e todos estão felizes em ajudar uns aos outros e aprender e pesquisar juntos. Alguns problemas podem ter sido experimentados por outros projetos, e outros fundadores já os resolveram. Neste momento, na verdade, perguntar a algumas pessoas pode obter algum feedback imediatamente, o que é muito mais rápido do que gastar muito tempo para entender e aprender sozinho.
Essa inteligência coletiva é como uma teia de aranha, e quando todos tecem uma pequena rede, ela atrairá mais pessoas para tecer uma rede maior juntas. Qi diz: "Se eu estiver disposto a mostrar e contribuir com o que posso fazer primeiro, gradualmente haverá algumas pessoas, todos os tipos de desenvolvedores de alta qualidade, que estão dispostos a aprender e construir juntos." Na visão de Qi, pode não haver um domínio centralizado aqui, e pode não haver contratos obrigatórios, mas todos se baseiam no fato de que posso aprender com você, e estou disposto a compartilhar o que aprendi com você e construir juntos. Esta é uma das razões pelas quais Qi cofundou a SpringX, e ele espera contribuir com um pouco de sua própria para envolver mais pessoas e, finalmente, a indústria pode realmente alcançar tudo.
"Web3 é um lugar de inteligência coletiva." Qi lamentou: "Quando mais e mais pessoas que querem compartilhar e aprender estão sentadas, elas nunca precisam se preocupar que sua cognição não acompanhará o desenvolvimento da indústria. Tenho certeza de que Vitalik tem muitas pessoas assim sentadas ao seu redor."
Na rede de inteligência coletiva, todos são portadores de tochas. Os pioneiros usaram suas experiências para inspirar as gerações futuras, e as gerações posteriores transmitiram a mais pessoas a força adquirida de seus antecessores.
Paulo acredita que o caminho percorrido pelos empreendedores se tornará um mapa que dará rumos e dicas para as gerações futuras. Paul tem estado profundamente envolvido no crescimento dos produtos Web2 para centenas de milhões de usuários. Depois de se mudar a tempo inteiro para a Web3, criou um produto social, Nextme. Ao contrário de algumas vozes mainstream Web3 e jogabilidade popular, Paul não acredita em narrativas Crypto Native e raramente realiza conferências. Em sua opinião, independentemente da Web2, Web3, WebN, a natureza humana está conectada. Partindo das necessidades subjacentes gananciosas e obsessivas das pessoas e dos cenários de uso para fornecer serviços e estabelecer conexões com usuários reais, Paul e eles lentamente exploraram um caminho de crescimento único na Web2 e na Web3. Quer transmitir a experiência e a confiança que acumulou a mais pessoas. Nos primeiros dias mais difíceis do empreendedorismo, a fé e as ideias são por vezes mais preciosas do que o ouro - sabendo que este caminho é transitável, há sempre uma solução. Mas, ao mesmo tempo, na etapa de 1 a 10, ele também espera obter mais aceleração e suporte da experiência dos antecessores, e executar a comercialização mais rapidamente.
Web3 ainda é um mundo bastante inicial, há muitas coisas para explorar, todos se reúnem, abrem uma porta, abrem um novo mundo para mais pessoas, pisam em uma estrada e faz com que as pessoas mais tarde pisem em menos poços.
Fotógrafo: Michio Hoshino* Um grupo de pessoas perseguindo baleias no dia polar do Oceano Ártico*
** É difícil, e daí? **
——"Ajude mais projetos chineses a sair do mundo ultramarino"
Para os empresários chineses, abrir os mercados externos não é uma tarefa fácil.
"Para um projeto como o nosso, fundado principalmente por dois chineses, pode não ser tão visível no espaço de investimento e em algumas situações sociais na América do Norte." Mike disse francamente. Na última ronda de financiamento da GoPlus Security, quando souberam que se tratava de uma equipa liderada por fundadores chineses, alguns investidores mostraram-se significativamente menos dispostos a contactar. Ainda assim, Mike continua otimista. Ele acredita que é normal que investidores em diferentes regiões tenham suas próprias preferências por contexto regional. "Esforçamo-nos para sermos nós próprios, melhorar a imagem dos empresários chineses e jogar com os nossos pontos fortes." Mike disse.
O fosso entre a língua e a cultura é outro problema difícil enfrentado pelos promotores de projetos de língua chinesa.
Qi está no Vale do Silício há muitos anos, e também percorreu um longo caminho, e finalmente obteve apoio financeiro da Fundação Ethereum, realizou uma cooperação profunda com o Ethereum e se integrou com sucesso ao círculo mainstream ortodoxo. A dificuldade no meio, nas palavras de Qi, é "como ser puxado sob o sol".
Em sua opinião, o nível técnico e a eficiência do trabalho dos projetos em língua chinesa não são, na verdade, inferiores aos do exterior. No entanto, como usar o inglês para contar suas narrativas de projeto de forma vívida e natural, especialmente se eles são tão contagiantes quanto Steve Jobs e Zuckerberg, é uma fraqueza proeminente dos empreendedores de língua chinesa.
Enquanto estava em Zuzalu, Montenegro, Qi foi questionado sobre como ele poderia superar sua falta de confiança em falar em inglês na frente de tantas pessoas. Qi diz que quando você fala o mesmo tópico centenas de vezes em inglês, tem uma compreensão clara do valor que seu projeto cria e pode falar tão familiarizado com a natureza quanto sua língua nativa, e até mesmo improvisar e estender, você naturalmente não sente medo. Qi diz que foi assim que ele mesmo o desenvolveu.
Além de querer criar um caminho sangrento na Web3 em nome de projetos chineses, Qi também espera ajudar mais projetos chineses a sair do mundo estrangeiro. Ele disse: "Assim como Lei jun, o fundador da Xiaomi, ele não só fez seu próprio negócio muito bem-sucedido, mas também levou mais empresas a terem sucesso juntas. É uma grande recompensa espiritual." Se SpringX é uma ponte que traz as narrativas e tecnologias mais avançadas do Ocidente de volta ao Oriente, e traz o melhor do Oriente para o Ocidente, Qi quer ser aquele que constrói pontes juntos.
A luz das estrelas faz jus aos transeuntes
Michio Hoshino passou metade de sua vida perseguindo a luz em seu coração, e fotografou inúmeros momentos comoventes no vasto mundo no fim do mundo com todos os seres vivos. E os empreendedores da Web3 também estão caminhando em uma longa jornada para buscar a luz em suas vidas.
Paulo lembra-se de fotografar a aurora boreal com os amigos. Eles sabem com certeza que há auroras muito boas em uma determinada coordenada. Então eu evitei o lugar lotado e dirigi em direção a ele juntos. Paulo disse que juntos viram a mais bela aurora e o céu estrelado, e passaram o momento mais bonito.
Talvez, para os empreendedores, escolher com quem trilhar esse caminho e com quem experimentar os altos e baixos do empreendedorismo seja originalmente parte do cenário na estrada.
O que você não pode dizer para sua família e amigos, diga a outros fundadores, e eles vão entender. Niels se lembra de muitos momentos em que ele e os fundadores conversaram tarde da noite, bebendo em um churrasco e jogando offline. Não esquecerei de desembarcar em uma cidade estranha nas primeiras horas da manhã, e o fundador local imediatamente pisou no acelerador para encontrá-lo. É como uma reunião de cavaleiros, bebendo um jarro de vinho para entender as mil palavras uns dos outros, sacando uma espada e saindo para invadir os rios e lagos juntos. Niels chama essa conexão de vínculo, e cada fundador não é mais um quem-quem está em um projeto, mas uma pessoa viva, de carne e osso. E todos escolhem experimentar juntos, criar, realizar sonhos. É disso que trata a Founders Network.
Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
A Web3 atingiu o seu ponto mais baixo? Ouça o que eles têm a dizer
Em 1971, um rapaz japonês de 19 anos foi apanhado num livro fotográfico do Alasca numa livraria usada nas ruas de Tóquio. Com o impulso de sangue de um adolescente, ele enviou uma carta a uma aldeia do Alasca chamada Shishmarev, dizendo que queria ver este mundo distante e vasto com seus próprios olhos. Seis meses depois, recebeu um convite para responder. No verão seguinte, com 20 e poucos anos, pôs os pés na terra pela primeira vez. Cinco anos mais tarde, o licenciado em Economia abandonou o seu emprego de fotografia japonês e regressou ao Alasca, onde começou uma missão polar ao longo da vida.
Este menino é um dos maiores fotógrafos do Japão, Michio Hoshino.
As pessoas são atraídas por coisas maravilhosas e desconhecidas, seja um lugar misterioso ou uma ideia. Web3 é um desses conceitos que irá apelar para você. É como o Alasca, distante, vazio, desconhecido, fora do mainstream da sociedade, mas fascinado por ele.
Fotógrafo: Michio Hoshino
"Na vida, as pessoas sempre percorrem uma longa jornada em busca da luz na vida" - Michio Hoshino
Quero construir o mundo
Mike, fundador do GoPlus Security, um projeto de segurança de dados, lembra-se de ter sido realmente atraído pela encriptação em 2016. Antes disso, ele tinha acabado de vender seu projeto de navegador Web2 e estava procurando a próxima direção de inovação tecnológica que ele estava interessado. Naquela época, ele estudou os white papers do Bitcoin e do Ethereum até tarde da noite. A ideia de descentralização mencionada no Livro Branco abriu-lhe as portas a um mundo novo. Em sua experiência passada, Mike ficou profundamente impressionado com o poder de tomada de decisão e o monopólio dos recursos do usuário causados pela centralização. Agora, esses problemas podem ser resolvidos com criptografia.
Pensando nisso, Mike estava tão animado que não conseguia dormir e, às 3 ou 4 horas da manhã, não pôde deixar de descer as escadas e circundar o canteiro de flores sozinho, pensando que, enquanto caminhava, deveria fazer alguma coisa.
Mike não foi o único que ficou viciado. Qi sempre se interessou por matemática e computação criptográfica. Ele trabalhou em infraestrutura no Facebook antes de se mudar para empreendimentos de infraestrutura Web3, fundando a QuarkChain e a EthStorage.
O Qi e a criptografia também se tornaram indissociáveis em 2016. Na época, Qi descobriu que o white paper do Bitcoin atingiu milhares de citações. Você sabe, o valor médio de citação de excelentes trabalhos no campo acadêmico é de apenas centenas. E este white paper pode nem mesmo atender aos padrões de publicação de artigos acadêmicos. Por curiosidade, abriu este white paper. Como resultado, ele caiu na toca do coelho.
Quando trabalhava em uma fábrica Web2, Qi se sentia como um parafuso em uma grande fábrica, e a maior parte da infraestrutura desenvolvida servia as aplicações front-end dentro da empresa, e era difícil lidar diretamente com os clientes. No entanto, na Web3, Qi descobriu que o campo de infraestrutura tem um vasto mundo, expansão, privacidade, conformidade são promissores, os desenvolvedores não só silenciosamente contribuem com código na parte de trás, mas também mudam para o front-end, diretamente para tocar as necessidades dos usuários, realmente mudar a vida diária dos usuários. Isso é o que Qi tem tentado fazer depois de visitar o Google e ver como o pacote do Google, como YouTube e Gmail, agora são comumente usados em dispositivos de armazenamento e servidor. "Faz-me sentir que posso ter uma maior influência e estar diretamente envolvido na construção do novo mundo da Internet." Ele disse.
** "Como um trisolarano, reserve energia em ambientes agressivos" **
A grande narrativa da criptografia está em movimento, mas não é fácil chegar ao novo mundo ideal. Especialmente quando o mercado está baixo, a maré está fora, algumas pessoas optam por sair, algumas pessoas se viram e abraçam novas bocas, mas ainda há um pequeno número de pessoas que tomam este momento como o melhor momento para construir.
UNC pertence à última categoria. Em março, ele e um amigo fundaram a LFDAO. Desde que caiu na toca do coelho, a UNC espera por uma oportunidade para criar seu próprio projeto. Na sua visão, a Web3 deve realmente ajudar a revolucionar o sistema financeiro e ajudar a libertar a liberdade e a criatividade individuais. No início deste ano, quando ele e seus amigos falaram sobre o mercado após o halving do bitcoin no próximo ano, ele sentiu que havia chegado a hora.
"Os trisolaranos se secam e armazenam energia quando se deparam com ambientes extremos. Quando o ambiente de mercado não é bom, também podemos reservar nossa energia como os trisolaranos e esperar a próxima luz chegar." UNC disse. No romance de ficção científica "O Problema dos Três Corpos", a estrela de três corpos tem duas temporadas: "Heng Era" e "Chaotic Era". Na "Era Heng", o ambiente era estável e a civilização científica e tecnológica estava se desenvolvendo rapidamente. A "Era do Caos" é caótica e ruim, e os Trisolaranos vão se drenar para acumular energia e esperar a chegada da próxima "Era Eterna". A UNC acredita que começar a Web3 agora é se preparar para o próximo ciclo.
Algumas pessoas começam projetos neste momento, e há pessoas que constroem sementes ecológicas. Sob a superfície da crise do mercado, algumas mudanças potenciais estão silenciosamente se formando. Como sob o gelo gelado do inverno do Alasca, as correntes quentes incham silenciosamente, preparando-se para a chegada da primavera.
Em maio passado, Niels lançou o BuidlerDAO. Naquela época, a LUNA trovejou e a indústria ficou em baixa, mas uma "ordem de recrutamento" ainda atraiu mais de 500 pessoas para se inscreverem, e a comunidade rapidamente emergiu no círculo de língua chinesa. À medida que mais e mais projetos se juntam à comunidade para obter talentos, recursos e suporte ao usuário, Niels descobriu que os projetos Web3 têm necessidades semelhantes, seja infraestrutura ou dApps, eles precisam de suporte para construção de comunidades, design de modelos econômicos, PMF e muito mais. Como empresários chineses, todos enfrentam desafios comuns, como a supervisão de políticas e a internacionalização.
A indústria está crescendo tão rápido e inovador, e há pouca experiência para aprender com os problemas que vêm com ela. A A16Z disse na primeira edição da Crypto Startup School: "Não há nenhum plano adaptado às necessidades específicas dos fundadores da Web3. Eles precisavam de um novo conjunto de ferramentas e recursos para escalar." A comunidade chinesa Web3 carece de uma rede tão profundamente conectada de talentos e projetos para fornecer ferramentas e recursos para empreendedores. Com essa ideia, Niels conversou com alguns investidores e fundadores de projetos e descobriu que todos "ressoavam na mesma frequência", então 14 fundadores de projetos e 3 investidores acertaram e decidiram fazer um acelerador SpringX juntos. Em vez de esperar em um mercado em baixa, construa uma refeição.
Inteligência Coletiva na Web3
—Fundadores ajudam fundadores
Na visão de Niels, os aceleradores Web3 não devem ser apenas uma relação unidirecional entre projetos e aceleradores, os projetos podem ser relacionados entre si nos negócios e os fundadores podem formar uma rede intimamente conectada.
Como empreendedor, Niels tem uma compreensão profunda de como os fundadores se ajudam uns aos outros, e muitas vezes apenas os fundadores realmente entendem o fundador. BuidlerDAO é membro do acelerador Sequoia YUÈ 01. Lá, Niels forjou um forte vínculo com outros 11 fundadores do mesmo período. "Ganhei 11 amigos que podem me ligar independentemente dos problemas que tenho", diz ele. Esta autêntica rede de ex-alunos ajudou Niels a superar muitas das desvantagens do empreendedorismo.
Quer se trate de se preocupar com um negócio a correr mal, ansioso antes de financiar a Close, ou uma mudança nos membros da equipa, outros fundadores podem fornecer o apoio mais intelectual e emocional. A entreajuda na rede do fundador torna as dificuldades que surgem no seu caminho menos difíceis de resolver. Mais de uma dúzia de cabeças inteligentes se reúnem para resolver um quebra-cabeça, que é mais rápido e melhor do que uma pessoa meditando lá.
O fundador da EthStorage, Qi, tem empatia com isso e resume esse precioso valor de rede em uma palavra: inteligência coletiva.
Quando ele saiu do Facebook e fez seu primeiro projeto, QuarkChain, Qi ainda seguia o pensamento de uma grande empresa, e ele aprendeu do zero quando encontrou quaisquer problemas, e gastou muito tempo e energia para explorar como esse caminho poderia ser tomado do zero. Mais tarde, ele descobriu que na Web3, há muita informação de código aberto e excelentes desenvolvedores, e todos estão felizes em ajudar uns aos outros e aprender e pesquisar juntos. Alguns problemas podem ter sido experimentados por outros projetos, e outros fundadores já os resolveram. Neste momento, na verdade, perguntar a algumas pessoas pode obter algum feedback imediatamente, o que é muito mais rápido do que gastar muito tempo para entender e aprender sozinho.
Essa inteligência coletiva é como uma teia de aranha, e quando todos tecem uma pequena rede, ela atrairá mais pessoas para tecer uma rede maior juntas. Qi diz: "Se eu estiver disposto a mostrar e contribuir com o que posso fazer primeiro, gradualmente haverá algumas pessoas, todos os tipos de desenvolvedores de alta qualidade, que estão dispostos a aprender e construir juntos." Na visão de Qi, pode não haver um domínio centralizado aqui, e pode não haver contratos obrigatórios, mas todos se baseiam no fato de que posso aprender com você, e estou disposto a compartilhar o que aprendi com você e construir juntos. Esta é uma das razões pelas quais Qi cofundou a SpringX, e ele espera contribuir com um pouco de sua própria para envolver mais pessoas e, finalmente, a indústria pode realmente alcançar tudo.
"Web3 é um lugar de inteligência coletiva." Qi lamentou: "Quando mais e mais pessoas que querem compartilhar e aprender estão sentadas, elas nunca precisam se preocupar que sua cognição não acompanhará o desenvolvimento da indústria. Tenho certeza de que Vitalik tem muitas pessoas assim sentadas ao seu redor."
Na rede de inteligência coletiva, todos são portadores de tochas. Os pioneiros usaram suas experiências para inspirar as gerações futuras, e as gerações posteriores transmitiram a mais pessoas a força adquirida de seus antecessores.
Paulo acredita que o caminho percorrido pelos empreendedores se tornará um mapa que dará rumos e dicas para as gerações futuras. Paul tem estado profundamente envolvido no crescimento dos produtos Web2 para centenas de milhões de usuários. Depois de se mudar a tempo inteiro para a Web3, criou um produto social, Nextme. Ao contrário de algumas vozes mainstream Web3 e jogabilidade popular, Paul não acredita em narrativas Crypto Native e raramente realiza conferências. Em sua opinião, independentemente da Web2, Web3, WebN, a natureza humana está conectada. Partindo das necessidades subjacentes gananciosas e obsessivas das pessoas e dos cenários de uso para fornecer serviços e estabelecer conexões com usuários reais, Paul e eles lentamente exploraram um caminho de crescimento único na Web2 e na Web3. Quer transmitir a experiência e a confiança que acumulou a mais pessoas. Nos primeiros dias mais difíceis do empreendedorismo, a fé e as ideias são por vezes mais preciosas do que o ouro - sabendo que este caminho é transitável, há sempre uma solução. Mas, ao mesmo tempo, na etapa de 1 a 10, ele também espera obter mais aceleração e suporte da experiência dos antecessores, e executar a comercialização mais rapidamente.
Web3 ainda é um mundo bastante inicial, há muitas coisas para explorar, todos se reúnem, abrem uma porta, abrem um novo mundo para mais pessoas, pisam em uma estrada e faz com que as pessoas mais tarde pisem em menos poços.
Fotógrafo: Michio Hoshino* Um grupo de pessoas perseguindo baleias no dia polar do Oceano Ártico*
** É difícil, e daí? **
——"Ajude mais projetos chineses a sair do mundo ultramarino"
Para os empresários chineses, abrir os mercados externos não é uma tarefa fácil.
"Para um projeto como o nosso, fundado principalmente por dois chineses, pode não ser tão visível no espaço de investimento e em algumas situações sociais na América do Norte." Mike disse francamente. Na última ronda de financiamento da GoPlus Security, quando souberam que se tratava de uma equipa liderada por fundadores chineses, alguns investidores mostraram-se significativamente menos dispostos a contactar. Ainda assim, Mike continua otimista. Ele acredita que é normal que investidores em diferentes regiões tenham suas próprias preferências por contexto regional. "Esforçamo-nos para sermos nós próprios, melhorar a imagem dos empresários chineses e jogar com os nossos pontos fortes." Mike disse.
O fosso entre a língua e a cultura é outro problema difícil enfrentado pelos promotores de projetos de língua chinesa.
Qi está no Vale do Silício há muitos anos, e também percorreu um longo caminho, e finalmente obteve apoio financeiro da Fundação Ethereum, realizou uma cooperação profunda com o Ethereum e se integrou com sucesso ao círculo mainstream ortodoxo. A dificuldade no meio, nas palavras de Qi, é "como ser puxado sob o sol".
Em sua opinião, o nível técnico e a eficiência do trabalho dos projetos em língua chinesa não são, na verdade, inferiores aos do exterior. No entanto, como usar o inglês para contar suas narrativas de projeto de forma vívida e natural, especialmente se eles são tão contagiantes quanto Steve Jobs e Zuckerberg, é uma fraqueza proeminente dos empreendedores de língua chinesa.
Enquanto estava em Zuzalu, Montenegro, Qi foi questionado sobre como ele poderia superar sua falta de confiança em falar em inglês na frente de tantas pessoas. Qi diz que quando você fala o mesmo tópico centenas de vezes em inglês, tem uma compreensão clara do valor que seu projeto cria e pode falar tão familiarizado com a natureza quanto sua língua nativa, e até mesmo improvisar e estender, você naturalmente não sente medo. Qi diz que foi assim que ele mesmo o desenvolveu.
Além de querer criar um caminho sangrento na Web3 em nome de projetos chineses, Qi também espera ajudar mais projetos chineses a sair do mundo estrangeiro. Ele disse: "Assim como Lei jun, o fundador da Xiaomi, ele não só fez seu próprio negócio muito bem-sucedido, mas também levou mais empresas a terem sucesso juntas. É uma grande recompensa espiritual." Se SpringX é uma ponte que traz as narrativas e tecnologias mais avançadas do Ocidente de volta ao Oriente, e traz o melhor do Oriente para o Ocidente, Qi quer ser aquele que constrói pontes juntos.
A luz das estrelas faz jus aos transeuntes
Michio Hoshino passou metade de sua vida perseguindo a luz em seu coração, e fotografou inúmeros momentos comoventes no vasto mundo no fim do mundo com todos os seres vivos. E os empreendedores da Web3 também estão caminhando em uma longa jornada para buscar a luz em suas vidas.
Paulo lembra-se de fotografar a aurora boreal com os amigos. Eles sabem com certeza que há auroras muito boas em uma determinada coordenada. Então eu evitei o lugar lotado e dirigi em direção a ele juntos. Paulo disse que juntos viram a mais bela aurora e o céu estrelado, e passaram o momento mais bonito.
Talvez, para os empreendedores, escolher com quem trilhar esse caminho e com quem experimentar os altos e baixos do empreendedorismo seja originalmente parte do cenário na estrada.
O que você não pode dizer para sua família e amigos, diga a outros fundadores, e eles vão entender. Niels se lembra de muitos momentos em que ele e os fundadores conversaram tarde da noite, bebendo em um churrasco e jogando offline. Não esquecerei de desembarcar em uma cidade estranha nas primeiras horas da manhã, e o fundador local imediatamente pisou no acelerador para encontrá-lo. É como uma reunião de cavaleiros, bebendo um jarro de vinho para entender as mil palavras uns dos outros, sacando uma espada e saindo para invadir os rios e lagos juntos. Niels chama essa conexão de vínculo, e cada fundador não é mais um quem-quem está em um projeto, mas uma pessoa viva, de carne e osso. E todos escolhem experimentar juntos, criar, realizar sonhos. É disso que trata a Founders Network.