Reação em cadeia do ETF Bitcoin do Mercado Spot Como o TradFi está afetando a indústria cripto

Por Matan Doyich, CoinDesk; Compilado: Pine Snow, Golden Finance

Espera-se que o lançamento do mercado à vista Bitcoin ETF (fundo negociado em bolsa) até o final do ano, ou o mercado à vista Bitcoin ETF está perto da certeza. Após anos de batalhas legais, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) perdeu tempo para apresentar seu pedido a um Tribunal de Apelações dos EUA, que recentemente criticou duramente o regulador de valores mobiliários por rejeitar uma decisão aparentemente tendenciosa que era substancialmente semelhante a um produto de mercado à vista ao aprovar ETFs baseados em futuros.

Embora esses fundos financeiros negociados no mercado de ações já sejam negociados no Canadá e na Europa, o ETF Bitcoin do mercado à vista é o santo graal da indústria de criptomoedas. O motivo está quase inteiramente relacionado à rejeição pela SEC de dezenas de pedidos vistos até agora, tornando-o inacessível para os investidores dos EUA que procuram investir em bitcoin, mas não comprá-lo definitivamente.

Por exemplo, o pedido da Grayscale para um ETF de Bitcoin à vista em outubro de 2021 e rejeitado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em junho de 2022 fez manchetes com muito menos frequência do que a decisão de agosto de um painel de três juízes do Tribunal de Apelações dos EUA de que os reguladores estavam "errados". A notícia da decisão do tribunal causou um alvoroço no mundo das criptomoedas e das finanças, pois poderia ter algumas implicações para o recém-arquivado ETF de Bitcoin da BlackRock.

Quando as pessoas leem manchetes como "BlackRock: A empresa secreta que é dona do mundo", não é surpresa que os preços do Bitcoin subiram 20% em 11 dias após o anúncio da maior gestora de ativos do mundo. O rali inicial despertou entusiasmo otimista para o mercado altista à frente.

Embora a BlackRock tenha um histórico de 99,8% de aprovações de ETF, não está claro como a SEC decidirá sobre isso, dado que não aprovou anteriormente nenhum ETF de Bitcoin e está visando ativamente as principais bolsas de criptomoedas nos Estados Unidos.

Ainda assim, a associação do Bitcoin com a BlackRock deu a alguns maximistas de bitcoin e criptomoedas otimismo suficiente, enquanto outros temem que entidades centralizadas gerem muito poder no espaço.

A complexa relação entre TradFi (finanças tradicionais) e Bitcoin

Considerando que o ETF de Bitcoin da BlackRock parece ser apoiado pelo Bitcoin real, exigindo que os gestores de ativos comprem tanto Bitcoin quanto o ETF que vendem, é claro que isso aumentará o preço das criptomoedas. Na superfície, no entanto, o interesse institucional em Bitcoin e criptomoedas não é novidade. Depois que os irmãos Winklevoss apresentaram seu primeiro ETF de Bitcoin em 2013, várias grandes instituições financeiras, incluindo UBS, Citi, Barclays e outros, mostraram interesse em criptomoedas e blockchain. E tudo isso foi antes do bull market de 2017.

Desde então, instituições de todos os tamanhos continuaram a explorar a oferta de serviços de criptomoedas para suas listagens de produtos. Surgiu todo um projeto de ecossistema dedicado a fornecer às instituições uma infraestrutura segura que lhes permita fornecer serviços como finanças descentralizadas (DeFi) e ativos tokenizados.

Por exemplo, o GK8, de propriedade da Galaxy, permite que as instituições ofereçam uma gama de serviços de ativos digitais por meio de sua plataforma de hospedagem confiável e principal produto, o Cold Vault. Esses projetos que trazem as instituições para a vanguarda das criptomoedas ajudaram bancos e empresas de investimento a encontrar novos fluxos de receita enquanto expandem a adoção de criptomoedas.

A transparência e a velocidade das transações levaram os bancos a colaborar com consórcios do setor para desenvolver uma plataforma blockchain universal para facilitar um fluxo de fundos mais rápido e suave. O JPMorgan Chase também vem construindo uma rede blockchain privada há anos e agora planeja lançar sua própria carteira de criptomoedas.

À medida que a TradFi (o setor financeiro tradicional) se envolve mais em criptomoedas e o uso de blockchain e outras tecnologias relacionadas a criptomoedas aumenta, isso levanta a questão: que impacto a aprovação dos ETFs BlackRock realmente terá além de elevar a trajetória de preço do Bitcoin?

Baleia criptográfica

Para os otimistas, a aprovação pela SEC do ETF da BlackRock legitimará não apenas o Bitcoin, mas a indústria cripto como um todo. Esta crença é quase indiscutível. Com um valor sem precedentes de US$ 9 trilhões em ativos sob gestão e 70 escritórios em 30 países, a BlackRock atua como uma ponte entre o Bitcoin e a riqueza imensurável.

Quando os maiores e mais prestigiados gestores de ativos do mundo demonstram interesse em um determinado ativo ou classe de ativos, os investidores globais tomam conhecimento.

A clareza regulatória pendente nos EUA também pode reforçar esse zeitgeist da normalização do Bitcoin. Uma maior participação institucional poderia aumentar a competitividade das instituições financeiras tradicionais na oferta de produtos cripto e injetar capital no mercado cripto, levando a preços e liquidez mais altos.

Mas o aumento dos preços não significa necessariamente a sustentabilidade a longo prazo das criptomoedas. Nos últimos seis anos, assistimos a vários ciclos de bull market e enormes oscilações de preços. Também não há garantia de que um aumento no preço do Bitcoin se traduza em um aumento geral no preço das criptomoedas.

Os puristas descentralizados têm razões para se sentirem ameaçados pela expansão do papel da TradFi (o setor financeiro tradicional) no espaço que construíram originalmente. Para eles, grandes gestores de ativos e bancos de investimento representam inimigos ideológicos que temem que isso exerça influência desproporcional ou, pior, devore completamente as empresas nativas de criptomoedas, e a aquisição de baleias TradFi (finanças tradicionais) pode acabar com todo o progresso feito em cripto e DeFi nos últimos anos.

Se os EUA e a UE adotarem um ETF de Bitcoin e uma abordagem regulatória equilibrada, as criptomoedas (principalmente DeFi) e TradFi (setor financeiro tradicional) podem coexistir, pois atendem diferentes grupos de pessoas por meio de diferentes serviços e produtos.

Além de aplicar soluções financeiras inovadoras a ativos digitais e do mundo real, as empresas de criptomoedas podem expandir a adoção fornecendo serviços financeiros a populações carentes, principalmente em países em desenvolvimento, já que empresas como BlackRock, Fidelity e VanEck têm vantagens tecnológicas no setor financeiro.

Além disso, grandes instituições podem facilitar o acesso a produtos DeFi, como staking, empréstimo e empréstimo para investidores que estão menos familiarizados com os obstáculos técnicos necessários para participar diretamente em criptomoedas.

Não muito tempo atrás, o TradFi (o setor financeiro tradicional) foi ameaçado pela emergente indústria de criptomoedas. Isso se reverteu com a incerteza regulatória, potenciais ETFs de Bitcoin e mais interesse da TradFi, o setor financeiro tradicional.

Mas, ao alavancar seus pontos fortes, a TradFi (o setor financeiro tradicional) e as empresas nativas de criptomoedas podem ajudar a construir um ecossistema cripto mais forte, capaz de impulsionar a adoção em massa de criptomoedas, independentemente de a SEC aprovar o ETF proposto.

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
  • Pino
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)