Se um ETF Bitcoin for aprovado, como isso afetará a Coinbase e a MicroStrategy?

Assim que o ETF Bitcoin for aprovado, alguns investidores da MicrStrategy poderão recorrer a produtos ETF.

Texto selecionado: Daniel Ramirez-Escudero

Compilado por: Songxue, Golden Finance

O Bitcoin pode ter uma semana histórica, com o mercado de criptomoedas prendendo a respiração enquanto os EUA aprovam um fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin à vista. Muitos acreditam que a aprovação alimentará a próxima corrida de criptomoedas e a onda de adoção de criptomoedas.

A lista de emissores de ETFs Bitcoin à vista que deverão ser aprovados continua a crescer, e as empresas relevantes enviaram a última alteração ao Formulário S-1 em 8 de janeiro.

Analistas e observadores prevêem que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) finalmente aprovará o primeiro ETF Bitcoin à vista em 9 ou 10 de janeiro. Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, acredita que há “90% de chance” de que o lançamento de um ETF Bitcoin físico seja aprovado.

Seja qual for a decisão, seja aprovação ou rejeição, o mercado de criptomoedas sem dúvida ficará abalado.

A indústria criptográfica pode estar se preparando para estourar o champanhe em comemoração, mas e quanto aos seus efeitos em cascata? Para o mercado de ETF Bitcoin, a chegada de gigantes como BlackRock e Fidelity, que administram trilhões de dólares em ativos, poderia mudar os fundamentos de empresas como Coinbase ou MicroStrategy. Ambos negociam no mercado aberto, mas como responderão à aprovação de um ETF Bitcoin à vista?

Os prêmios da MicroStrategy podem ser afetados negativamente

Os ETFs Bitcoin à vista podem abrir a porta para investidores tradicionais entrarem no mercado de criptomoedas, colocando pressão negativa sobre os proxies Bitcoin, como o MSTR.

A MicroStrategy vem comprando Bitcoin desde que seu cofundador, presidente executivo e ex-CEO Micheal Saylor decidiu adquirir o BTC como uma proteção contra a inflação e uma alternativa para reter dinheiro no balanço patrimonial.

A MicroStrategy detém atualmente 189.150 BTC com a compra mais recente em 27 de dezembro de 2023, a um preço médio de compra de US$ 31.168. A empresa de tecnologia é a empresa listada com as maiores participações em BTC, seguida pela mineradora de criptomoedas Marathon com 15.174 BTC e Tesla com 10.725 BTC. A onda de compras de BTC da MicroStrategy deixou a empresa com quase 1% do fornecimento total existente de Bitcoin.

A extensa exposição da MicroStrategy ao Bitcoin coloca a empresa numa posição única ao converter as suas ações em proxies Bitcoin.

Como a MicroStrategy está listada na Nasdaq, os investidores tradicionais têm ferramentas de investimento para investir indiretamente em Bitcoin.

No entanto, se um ETF Bitcoin à vista for aprovado, a MicroStrategy poderá enfrentar forte concorrência e perder sua posição como proxy Bitcoin nos mercados tradicionais.

Como Spencer Bogart, analista fundamental e sócio geral do empreendimento de criptomoeda Blockchain Capital, disse no podcast Unchained, a hipotética aprovação de uma vaga de ETF Bitcoin seria claramente um “vento contrário” para a empresa de Saylor.

Bogart disse que a aprovação poderia beneficiar a MicroStrategy, aumentando o preço de suas ações devido às suas grandes participações em Bitcoin. No entanto, os investidores da MicroStrategy devem questionar como um ETF Bitcoin à vista afeta o prêmio das ações em relação às suas participações em BTC.

Um prêmio ocorre quando uma ação ou ações são emitidas a um preço superior ao seu valor nominal. O prêmio de qualquer ação é uma análise abstrata; portanto, as taxas de cada emissor são diferentes. Um representante do banco privado Julius Baer observou que o prêmio da MicroStrategy é de 9%.

Bogart avalia o prêmio real da MicroStrategy em 30%, o que significa que os investidores pagariam um prêmio de 30% se o usassem para rastrear o preço do Bitcoin.

“Deve haver uma porcentagem significativa de detentores de MicroStrategy usando-o como o melhor proxy para exposição ao Bitcoin”, disse Bogart.

Se alguns investidores comprarem ações da MicroStrategy com o único propósito de chegar o mais próximo possível da exposição ao BTC sem comprar o ativo em si, então a aprovação de um ETF Bitcoin à vista pode significar que esses investidores decidirão vender as ações em favor do ETF. Bogart explica:

“Assim que o ETF Bitcoin for aprovado, [MicrStrategy] Alguns investidores podem recorrer a este produto ETF. "

Devido a esta mudança nos mercados tradicionais, Bogart acredita que o valor adicional (também conhecido como “prêmio”) das ações da MicroStrategy em relação ao valor real do Bitcoin que possuem pode diminuir.

Em 11 de abril de 2023, as participações BTC da MicroStrategy tornaram-se verdes à medida que o preço do Bitcoin aumentava. Bogart disse que mesmo que a MicroStrategy enfrente pressão de venda, a empresa de tecnologia ainda pode se beneficiar do crescimento na adoção do Bitcoin.

Os ETFs Spot Bitcoin podem promover a adoção de criptomoedas, servindo como um veículo perfeito de investimento cruzado entre criptomoedas e mercados tradicionais. A existência de um ETF Bitcoin à vista forneceria um ponto de entrada para o capital de Wall Street no ecossistema Bitcoin, impulsionando a adoção do Bitcoin no longo prazo e potencialmente se traduzindo em pressão de compra sobre as ações da MicroStrategy.

Outro ponto positivo de manter a MicroStrategy em vez de um ETF Bitcoin à vista é que os investidores não precisam pagar taxas de administração, que variam entre 0,24% da Bitwise e 1,5% da Grayscale, de acordo com o último documento. Saylor enfatizou este ponto em uma entrevista de dezembro de 2023 à Bloomberg:

"Os ETFs não são alavancados e cobram taxas [...] Oferecemos alavancagem, mas não cobramos taxas. Fornecemos ferramentas de alto desempenho para investidores de longo prazo em Bitcoin."

Outro ponto positivo é que a MicroStrategy é um negócio próspero que fornece business intelligence (BI), software móvel e serviços baseados em nuvem. Além disso, a empresa está em boa situação financeira quando se trata de investimentos em Bitcoin, com um preço médio de compra de US$ 31.168.

O preço das ações da MicroStrategy disparou mais de 300% em 2023, superando o Bitcoin, que ganhou cerca de 150% durante o mesmo período.

Coinbase: All-in como custodiante do ETF Spot Bitcoin

A bolsa de criptomoedas dos EUA, Coinbase, fechou acordos com os maiores gestores de ativos do mundo, incluindo BlackRock, VanEck e Grayscale, para servir como custodiantes de seu proposto ETF Bitcoin.

A competição será acirrada entre Grayscale, Fidelity, ARK Invest, Franklin Templeton e outros para ser o ETF mais líquido.

Embora diferentes empresas possam ajustar estruturas de taxas ou outros detalhes técnicos para atrair clientes, ser a primeira a lançar-se no mercado público é um grande avanço.

Muitos consideram a BlackRock um dos candidatos mais proeminentes, mas outras empresas como ARK Invest, Bitwise, WisdomTree ou Valkyrie têm experiência com futuros de Bitcoin e uma abordagem bem versada em criptomoedas.

A Coinbase está apostando tudo na corrida à vista do ETF Bitcoin, posicionando-se como um serviço de custódia confiável. À medida que a bolsa se torna a custodiante preferencial do Bitcoin detido pelos fundos ETF, a bolsa obterá mais receitas e potencialmente gerará mais procura de outros grandes intervenientes no espaço de investimento tradicional.

A Coinbase pode expandir com sucesso seu modelo existente para obter fluxo de caixa por meio de várias assinaturas e serviços, além da receita do volume interno de negociações. Esses fatores deram às ações da Coinbase uma base sólida para atrair investidores, com seu valor disparando 370% em 2023, segundo o TradingView.

Existem outros fatores que podem pressionar as ações da Coinbase. Atualmente, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) tem um processo pendente contra a Coinbase por não registrar seu programa de piquetagem como serviço. Quando a SEC anunciou pela primeira vez seu processo contra a Coinbase em 6 de junho de 2023, o preço das ações da empresa caiu 15%.

Uma semana volátil para Bitcoin

O preço do BTC é altamente sensível à decisão da SEC de aprovar ou rejeitar um ETF Bitcoin à vista.

Em 2 de janeiro, Markus Thielen, chefe de pesquisa da plataforma de criptografia Matrixport, disse acreditar que a SEC rejeitaria os atuais pedidos de ETF Bitcoin porque a agência acreditava que eles “não cumpriam os principais requisitos”.

A rejeição desta recomendação pela SEC e a reação da comunidade de criptomoedas no X (antigo Twitter) foram suficientes para fazer o preço do Bitcoin cair 7% em 3 de janeiro.

Preço do Bitcoin de 2 a 9 de janeiro. Fonte: Cointelegraph

O rápido declínio dos preços destaca a volatilidade dos preços do Bitcoin e a notícia de que muitos vendedores estão aguardando para ver a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).

Ver original
Esta página pode conter conteúdos de terceiros, que são fornecidos apenas para fins informativos (sem representações/garantias) e não devem ser considerados como uma aprovação dos seus pontos de vista pela Gate, nem como aconselhamento financeiro ou profissional. Consulte a Declaração de exoneração de responsabilidade para obter mais informações.
  • Recompensa
  • Comentar
  • Partilhar
Comentar
0/400
Nenhum comentário
Negocie cripto em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Digitalizar para transferir a aplicação Gate
Novidades
Português (Portugal)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)