Janet Yellen matou o projeto Libra da Meta, alega David Marcus

O ex-presidente do PayPal e chefe do projeto Libra extinto da Meta, David Marcus, lançou luz sobre o infeliz incidente em torno do projeto. Marcus recorreu à plataforma de microblogging X para revelar que a secretária do Tesouro, Janet Yellen, esteve indiretamente envolvida na morte do projeto.

O ex-presidente do PayPal decidiu esclarecer a situação depois de Marc Andreessen discutir o projeto no programa Joe Rogan Show.

Segundo Marcus, o projeto estava a caminho de se tornar um pagamento global transformador até que as maquinações políticas levaram à sua morte. Marcus observou que precisava lançar luz sobre os incidentes que ocorreram nos bastidores e que acabaram por levar ao fracasso do projeto.

David Marcus discute questões em torno do almoço do Libra

De acordo com David Marcus, a empresa teve a iniciativa de criar pagamentos alimentados por uma moeda estável baseada em blockchain para resolver o problema dos pagamentos transfronteiriços em 2019. A iniciativa levou ao nascimento da Libra, que Marcus admite imediatamente começou a chamar a atenção. Ele observou que, mesmo que o projeto fosse apoiado por cerca de 28 empresas, ele imediatamente entrou no radar dos reguladores.

Como o Libra foi morto. Nunca compartilhei isso publicamente antes, mas desde que @pmarca abriu as comportas no podcast do @joerogan, parece apropriado trazer mais luz a isso. Como lembrete, o Libra (então Diem) era uma blockchain avançada, de alto desempenho e centrada em pagamentos, associada a um...

— David Marcus (@davidmarcus) 30 de novembro de 2024

Marcus mencionou que semanas após o anúncio, ele compareceu perante o Comitê do Senado sobre Bancos e o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados para defendê-lo. No entanto, essas convocações foram menores em comparação com a escrutínio que o projeto enfrentará posteriormente. Ele mencionou que nos próximos dois anos após sua revelação, houve muitos esforços para abordar certas preocupações dos reguladores. Marcus observou que os reguladores tinham preocupações relacionadas a crimes financeiros, lavagem de dinheiro e proteção ao consumidor.

Depois de superar essas preocupações, a empresa finalmente obteve a luz verde para o projeto avançar em 2021. No entanto, ele observou que a aprovação foi para o lançamento piloto limitado e foi concedida por alguns membros do Conselho de Governadores do Federal Reserve.

“Até à primavera de 2021 (sim, eles nos enganaram lentamente a cada passo), tínhamos abordado todas as possíveis preocupações regulamentares em matéria de crime financeiro, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor, gestão de reservas, buffers e muito mais, e estávamos prontos para lançar,” acrescentou Marcus.

Janet Yellen avisou o Presidente do Fed sobre o apoio ao lançamento do Libra

No seu post X, David Marcus esclareceu que, embora a preparação para o lançamento proposto não tenha sido isenta de percalços, a empresa estava pronta para um lançamento piloto lento e em pequena escala. Ele até observou que o presidente do Fed, Jay Powell, e o Conselho de Governadores do Federal Reserve apoiaram o projeto.

No entanto, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, complicou os seus planos quando se envolveu na discussão.

Marcus destacou que não estava presente nas reuniões quinzenais, mas, conforme lhe disseram, Yellen disse ao presidente da Reserva Federal que se ele apoiasse o projeto Libra, poderia resultar em 'suicídio político'. Ela insinuou ainda que não estaria lá para apoiá-lo se isso eventualmente acontecesse.

De notar que Marcus observou que não testemunhou a conversa, mas foi aí que o sonho do Libra morreu. "Não estava na sala quando esta conversa aconteceu, por isso levem estas palavras com um grão de sal, mas efetivamente foi o momento em que o Libra foi morto", disse ele.

Após os avisos de Yellen, Marcus observou que o Fed ligou para as instituições financeiras participantes no programa, desencorajando-as a avançar com o projeto. Marcus disse que cada banco recebeu uma declaração que dizia: “Não podemos impedi-lo de avançar e lançar, mas não nos sentimos confortáveis com você fazendo isso”, observando que os bancos começaram a desistir disso depois disso.

Marcus mencionou que o projeto passou por todas as verificações regulamentares e legais, o que significa que a sua morte foi politicamente motivada.

No entanto, Marcus disse que saiu da provação com muitas lições, observando que o design foi aclamado em toda a indústria de tecnologia. Ele também destacou que se alguma entidade quiser construir uma grade de dinheiro aberta para o mundo, ela deve fazê-lo em uma rede neutra e descentralizada, assim como o Bitcoin.

David Marcus mudou-se da Libra e está atualmente a trabalhar na Lightspark, um método de pagamento aberto construído na rede lightning.

Um Passo a Passo Para Lançar Sua Carreira Web3 e Conseguir Empregos Cripto Bem Remunerados em 90 Dias.

Ver original
O conteúdo é apenas para referência, não uma solicitação ou oferta. Nenhum aconselhamento fiscal, de investimento ou jurídico é fornecido. Consulte a isenção de responsabilidade para obter mais informações sobre riscos.
  • Recompensa
  • Comentário
  • Compartilhar
Comentário
0/400
Sem comentários
  • Marcar
Faça trade de criptomoedas em qualquer lugar e a qualquer hora
qrCode
Escaneie o código para baixar o app da Gate
Comunidade
Português (Brasil)
  • 简体中文
  • English
  • Tiếng Việt
  • 繁體中文
  • Español
  • Русский
  • Français (Afrique)
  • Português (Portugal)
  • Bahasa Indonesia
  • 日本語
  • بالعربية
  • Українська
  • Português (Brasil)