Como o primeiro grande evento assistido nacionalmente este ano, e também a primeira vez que estou a escrever da perspetiva de um VC, deixe-me explicar por que resumo a minha experiência na conferência com três referências à "Ponzi". Além disso, quero esclarecer que este artigo representa apenas as minhas opiniões pessoais, sem conselhos financeiros.
Sempre que menciono ser um investigador numa VC durante conversas, as pessoas perguntam invariavelmente uma questão: 'Em que áreas tens estado otimista ultimamente?'
Isso enfatiza indiretamente a posição significativa dos VCs aos olhos de muitos. Eles usam os pontos de vista dos principais VCs como um dos padrões para julgar se suas opiniões estão corretas. Afinal, é um princípio simples: onde há dinheiro quente, há o mercado mainstream. Mesmo que exista rotação de setores, é apenas o movimento de fundos entre diferentes setores.
Não há como negar que, atualmente, o ecossistema Bitcoin é uma das áreas mais quentes. No entanto, prefiro comparar o desenvolvimento atual do ecossistema Bitcoin ao estado caótico no início do universo de acordo com a mitologia chinesa de “Pangu separa o céu e a terra”.
Em primeiro lugar, porque o ecossistema atual do Bitcoin ainda é principalmente dominado por vários protocolos de ativos, com poucos projetos implementados. A maioria das discussões não passa de narrativas paradas.
Em segundo lugar, outra narrativa predominante é a competição no BTC L2, que está na fase de competir entre si. Um fenômeno interessante que podemos observar é o desenvolvimento de projetos BTC L2 divididos em duas facções: uma foca em gerar tráfego antes da infraestrutura, enquanto a outra prioriza a infraestrutura antes do tráfego. Isso é semelhante à relação entre a indústria do turismo e a infraestrutura urbana. Portanto, vale a pena observar quem irá prevalecer no final.
Por último, acredito que a Merlin Chain ganhou uma influência significativa ao representar a atual faixa BTC L2. Depois de atrair um grande tráfego e usuários através de várias medidas de crescimento nas fases iniciais, que medidas tomará a seguir para bloquear a liquidez e reter os usuários? Haverá projetos ecológicos significativos? As escolhas feitas pela Merlin Chain e seu resultado subsequente, bem como se há realmente demanda por BTC L2, valem a pena ser refletidas e aprendidas.
Diferentemente do ecossistema atual do Bitcoin, quase todas as comunidades de língua chinesa estão envolvidas. Depin e IA são duas áreas pelas quais tanto a comunidade de língua chinesa quanto os estrangeiros estão interessados. Também são duas áreas de real significado prático e mais fáceis de implementar. Depin resolve o problema do desperdício de recursos ociosos e recursos pequenos e micro inúteis. A IA ajuda a melhorar a eficiência ao reduzir o trabalho repetitivo e sem sentido, entre outros.
Depin torna o Web3, que era originalmente invisível e intangível, concreto ao combiná-lo com dispositivos do mundo real. Como uma indústria quente nos últimos dois anos, a combinação da IA com blockchain é natural. Depin + IA é mais adequado. Depin ajuda a resolver os problemas de potência computacional, dados, armazenamento e outros da IA. A IA utiliza equipamentos Depin para realizar várias tentativas, como treino de modelo, rotulagem de dados, Agente de IA, etc.
Recentemente, ouvimos frequentemente uma voz: há cada vez mais rondas de KOL no financiamento de projetos, e as vantagens das rondas de KOL são ainda maiores do que as das rondas de VC, como avaliações baixas, ciclos curtos de desbloqueio, etc.
Para isso, precisamos perceber que o VC é essencialmente uma indústria de serviços. O que eles consideram é como maximizar os retornos para os LPs por trás deles. Portanto, a relação entre KOL e VC é como a relação entre um guerrilheiro flexível e livre e exércitos bem treinados. Um bom VC formará internamente seu próprio conjunto de lógica de investimento e ajustará sua própria estratégia de investimento e trabalho pós-investimento correspondente com base nesta lógica.
Ao mesmo tempo, um bom investimento presta realmente mais atenção ao efeito do trabalho pós-investimento, como ajudar o projeto a evitar desvios, seguir as tendências certas e como liberar benefícios relacionados, etc. De modo algum é o que todos imaginam: dar algum dinheiro e pedir ordens. É isso. Esses trabalhos têm requisitos muito elevados para as habilidades dos investidores.
Portanto, acredito que todos já fizeram um julgamento sobre se KOL > VC ou VC > KOL.
Como mencionei anteriormente, resumi os meus pensamentos sobre esta conferência como “Ponzi, Ponzi, Ponzi”. É mais uma questão da minha compreensão do estado atual do mercado, que se encontra atualmente numa fase de meme, ou seja, a exaltação de narrativas e expectativas.
As faixas quentes recentes incluem principalmente a ecologia do Bitcoin, Depin e IA. No entanto, se olharmos além da superfície, veremos que a maioria dos projetos são na realidade apenas histórias de hype, inflacionando as expectativas das pessoas para o futuro das faixas, com muito poucos materializando-se de fato. Claro, esse fenômeno não é exclusivo das faixas principais.
Aqui estão alguns exemplos simples: por que é que a Merlin Chain está tão quente agora? Será por causa do efeito de riqueza, do bom ecossistema na Merlin Chain, ou da agitação em torno do BTC L2? Quanto ao projeto de potência computacional descentralizada na Depin, quantos dispositivos do mundo real estão realmente conectados, quanto poder computacional é utilizado por cada dispositivo, se realmente ajuda o mundo real, se alguém usará esse poder computacional, ou é apenas conversa? Em relação ao treino de modelos de IA, quanto foi utilizado, que ajuda fornece, é indispensável ou opcional?
Claro, todos esses são fenômenos normais. O desenvolvimento de um ecossistema em uma pista é inevitavelmente um processo de longo prazo, e é impossível alcançar tudo de uma só vez. O que queremos enfatizar aqui é que devemos reconhecer a fase em que estamos atualmente e o que devemos fazer em determinado momento é algo em que devemos pensar.
Enquanto WeChat e Alipay estão agora disponíveis no continente, as notas bancárias ainda são essenciais para viajar em Hong Kong. Embora os Cartões Octopus possam ser utilizados para a maioria dos pagamentos, ainda existem alguns autocarros ou restaurantes que só aceitam dinheiro, e para carregar o Cartão Octopus, só pode utilizar notas.
Embora eu seja de Guangdong, esta é a minha primeira vez em Hong Kong. A estrutura arquitetônica em Hong Kong é sobre maximizar o uso de recursos ociosos em um espaço pequeno. A distância entre prédios é tão curta que é possível para vizinhos de dois apartamentos diferentes passarem coisas um para o outro simplesmente abrindo suas janelas. Além das grandes interseções, existem mais interseções menores com distâncias curtas entre elas. Muitas passarelas são projetadas para conectar diretamente os prédios. Essas observações me fazem entender o que as pessoas frequentemente dizem sobre viver em Hong Kong - parece tão opressivo que sempre há uma sensação de sufocamento ao andar nas ruas.
Aqui estão alguns pequenos detalhes que observei enquanto estava na estrada:
Esta conferência parece significativamente menos lotada em comparação com a Singapore 2049 do ano passado, e a maioria dos projetos no local são projetos chineses, com poucos projetos no exterior. Ao mesmo tempo, há menos pessoas participando de várias sessões, e todos estão começando a perceber que informações de alta qualidade em conferências são sempre escassas, e apenas as reuniões menores são onde as verdadeiras discussões acontecem.
Ao vir à conferência este ano, consigo sentir que sou de alguma forma diferente do ano passado. De ser um novato no ano passado a agora ser mais conhecedor, também mostra que os meus esforços não foram em vão. Pessoalmente, sinto-me bastante afortunado por ter recebido orientação e ensinamentos de muitos predecessores ao longo do caminho.
No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Desde que entrei para o VC, tenho sentido profundamente que o investimento é um campo que requer muito conhecimento e flexibilidade. Não só exige uma compreensão completa da história e do estado atual da indústria, mas também envolve antecipar tendências e desenvolvimentos futuros. Saber quando fazer o quê parece simples, mas não é fácil de executar. Pode-se dizer que o sucesso ou o fracasso depende dessa decisão. O que me falta atualmente é a integração do conhecimento e da ação. Não sou sensível o suficiente às mudanças do mercado, e minhas ações não são consistentemente realizadas. Além disso, minha capacidade de controlar o mercado secundário precisa de melhoria. Nestes aspectos, preciso praticar mais, refletir mais e encontrar minha própria estratégia o mais rápido possível. Pelo menos agora posso dizer claramente que não estou talhado para negociações a curto prazo, haha.
Пригласить больше голосов
Como o primeiro grande evento assistido nacionalmente este ano, e também a primeira vez que estou a escrever da perspetiva de um VC, deixe-me explicar por que resumo a minha experiência na conferência com três referências à "Ponzi". Além disso, quero esclarecer que este artigo representa apenas as minhas opiniões pessoais, sem conselhos financeiros.
Sempre que menciono ser um investigador numa VC durante conversas, as pessoas perguntam invariavelmente uma questão: 'Em que áreas tens estado otimista ultimamente?'
Isso enfatiza indiretamente a posição significativa dos VCs aos olhos de muitos. Eles usam os pontos de vista dos principais VCs como um dos padrões para julgar se suas opiniões estão corretas. Afinal, é um princípio simples: onde há dinheiro quente, há o mercado mainstream. Mesmo que exista rotação de setores, é apenas o movimento de fundos entre diferentes setores.
Não há como negar que, atualmente, o ecossistema Bitcoin é uma das áreas mais quentes. No entanto, prefiro comparar o desenvolvimento atual do ecossistema Bitcoin ao estado caótico no início do universo de acordo com a mitologia chinesa de “Pangu separa o céu e a terra”.
Em primeiro lugar, porque o ecossistema atual do Bitcoin ainda é principalmente dominado por vários protocolos de ativos, com poucos projetos implementados. A maioria das discussões não passa de narrativas paradas.
Em segundo lugar, outra narrativa predominante é a competição no BTC L2, que está na fase de competir entre si. Um fenômeno interessante que podemos observar é o desenvolvimento de projetos BTC L2 divididos em duas facções: uma foca em gerar tráfego antes da infraestrutura, enquanto a outra prioriza a infraestrutura antes do tráfego. Isso é semelhante à relação entre a indústria do turismo e a infraestrutura urbana. Portanto, vale a pena observar quem irá prevalecer no final.
Por último, acredito que a Merlin Chain ganhou uma influência significativa ao representar a atual faixa BTC L2. Depois de atrair um grande tráfego e usuários através de várias medidas de crescimento nas fases iniciais, que medidas tomará a seguir para bloquear a liquidez e reter os usuários? Haverá projetos ecológicos significativos? As escolhas feitas pela Merlin Chain e seu resultado subsequente, bem como se há realmente demanda por BTC L2, valem a pena ser refletidas e aprendidas.
Diferentemente do ecossistema atual do Bitcoin, quase todas as comunidades de língua chinesa estão envolvidas. Depin e IA são duas áreas pelas quais tanto a comunidade de língua chinesa quanto os estrangeiros estão interessados. Também são duas áreas de real significado prático e mais fáceis de implementar. Depin resolve o problema do desperdício de recursos ociosos e recursos pequenos e micro inúteis. A IA ajuda a melhorar a eficiência ao reduzir o trabalho repetitivo e sem sentido, entre outros.
Depin torna o Web3, que era originalmente invisível e intangível, concreto ao combiná-lo com dispositivos do mundo real. Como uma indústria quente nos últimos dois anos, a combinação da IA com blockchain é natural. Depin + IA é mais adequado. Depin ajuda a resolver os problemas de potência computacional, dados, armazenamento e outros da IA. A IA utiliza equipamentos Depin para realizar várias tentativas, como treino de modelo, rotulagem de dados, Agente de IA, etc.
Recentemente, ouvimos frequentemente uma voz: há cada vez mais rondas de KOL no financiamento de projetos, e as vantagens das rondas de KOL são ainda maiores do que as das rondas de VC, como avaliações baixas, ciclos curtos de desbloqueio, etc.
Para isso, precisamos perceber que o VC é essencialmente uma indústria de serviços. O que eles consideram é como maximizar os retornos para os LPs por trás deles. Portanto, a relação entre KOL e VC é como a relação entre um guerrilheiro flexível e livre e exércitos bem treinados. Um bom VC formará internamente seu próprio conjunto de lógica de investimento e ajustará sua própria estratégia de investimento e trabalho pós-investimento correspondente com base nesta lógica.
Ao mesmo tempo, um bom investimento presta realmente mais atenção ao efeito do trabalho pós-investimento, como ajudar o projeto a evitar desvios, seguir as tendências certas e como liberar benefícios relacionados, etc. De modo algum é o que todos imaginam: dar algum dinheiro e pedir ordens. É isso. Esses trabalhos têm requisitos muito elevados para as habilidades dos investidores.
Portanto, acredito que todos já fizeram um julgamento sobre se KOL > VC ou VC > KOL.
Como mencionei anteriormente, resumi os meus pensamentos sobre esta conferência como “Ponzi, Ponzi, Ponzi”. É mais uma questão da minha compreensão do estado atual do mercado, que se encontra atualmente numa fase de meme, ou seja, a exaltação de narrativas e expectativas.
As faixas quentes recentes incluem principalmente a ecologia do Bitcoin, Depin e IA. No entanto, se olharmos além da superfície, veremos que a maioria dos projetos são na realidade apenas histórias de hype, inflacionando as expectativas das pessoas para o futuro das faixas, com muito poucos materializando-se de fato. Claro, esse fenômeno não é exclusivo das faixas principais.
Aqui estão alguns exemplos simples: por que é que a Merlin Chain está tão quente agora? Será por causa do efeito de riqueza, do bom ecossistema na Merlin Chain, ou da agitação em torno do BTC L2? Quanto ao projeto de potência computacional descentralizada na Depin, quantos dispositivos do mundo real estão realmente conectados, quanto poder computacional é utilizado por cada dispositivo, se realmente ajuda o mundo real, se alguém usará esse poder computacional, ou é apenas conversa? Em relação ao treino de modelos de IA, quanto foi utilizado, que ajuda fornece, é indispensável ou opcional?
Claro, todos esses são fenômenos normais. O desenvolvimento de um ecossistema em uma pista é inevitavelmente um processo de longo prazo, e é impossível alcançar tudo de uma só vez. O que queremos enfatizar aqui é que devemos reconhecer a fase em que estamos atualmente e o que devemos fazer em determinado momento é algo em que devemos pensar.
Enquanto WeChat e Alipay estão agora disponíveis no continente, as notas bancárias ainda são essenciais para viajar em Hong Kong. Embora os Cartões Octopus possam ser utilizados para a maioria dos pagamentos, ainda existem alguns autocarros ou restaurantes que só aceitam dinheiro, e para carregar o Cartão Octopus, só pode utilizar notas.
Embora eu seja de Guangdong, esta é a minha primeira vez em Hong Kong. A estrutura arquitetônica em Hong Kong é sobre maximizar o uso de recursos ociosos em um espaço pequeno. A distância entre prédios é tão curta que é possível para vizinhos de dois apartamentos diferentes passarem coisas um para o outro simplesmente abrindo suas janelas. Além das grandes interseções, existem mais interseções menores com distâncias curtas entre elas. Muitas passarelas são projetadas para conectar diretamente os prédios. Essas observações me fazem entender o que as pessoas frequentemente dizem sobre viver em Hong Kong - parece tão opressivo que sempre há uma sensação de sufocamento ao andar nas ruas.
Aqui estão alguns pequenos detalhes que observei enquanto estava na estrada:
Esta conferência parece significativamente menos lotada em comparação com a Singapore 2049 do ano passado, e a maioria dos projetos no local são projetos chineses, com poucos projetos no exterior. Ao mesmo tempo, há menos pessoas participando de várias sessões, e todos estão começando a perceber que informações de alta qualidade em conferências são sempre escassas, e apenas as reuniões menores são onde as verdadeiras discussões acontecem.
Ao vir à conferência este ano, consigo sentir que sou de alguma forma diferente do ano passado. De ser um novato no ano passado a agora ser mais conhecedor, também mostra que os meus esforços não foram em vão. Pessoalmente, sinto-me bastante afortunado por ter recebido orientação e ensinamentos de muitos predecessores ao longo do caminho.
No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Desde que entrei para o VC, tenho sentido profundamente que o investimento é um campo que requer muito conhecimento e flexibilidade. Não só exige uma compreensão completa da história e do estado atual da indústria, mas também envolve antecipar tendências e desenvolvimentos futuros. Saber quando fazer o quê parece simples, mas não é fácil de executar. Pode-se dizer que o sucesso ou o fracasso depende dessa decisão. O que me falta atualmente é a integração do conhecimento e da ação. Não sou sensível o suficiente às mudanças do mercado, e minhas ações não são consistentemente realizadas. Além disso, minha capacidade de controlar o mercado secundário precisa de melhoria. Nestes aspectos, preciso praticar mais, refletir mais e encontrar minha própria estratégia o mais rápido possível. Pelo menos agora posso dizer claramente que não estou talhado para negociações a curto prazo, haha.