Aptos é um camada-1blockchain que usa a linguagem de programação Move do Facebook (Meta). O Facebook desenvolveu o Move como parte do seu projeto Libra (mais tarde renomeado para Diem), que acabou por não ser lançado depois de enfrentar uma forte oposição dos decisores políticos.
O objetivo principal da Aptos é fornecer aos utilizadores uma maior escalabilidade, segurança, usabilidade e fiabilidade.
A gênese da Aptos ocorreu em 12 de outubro de 2022, seguida de perto pelo lançamento da mainnet “Aptos Autumn” em 17 de outubro de 2022. O projeto rapidamente se tornou popular nos círculos de investidores, arrecadando financiamento significativo. Até agora, a empresa arrecadou $350 millionem três rondas de financiamento.
Aptos usa o mecanismo de consenso AptosBFT juntamente com um motor de execução paralela. Inclui três componentes chave que este explicador do Aptos irá explicar, a saber:
Mas antes de nos aprofundarmos nos elementos técnicos, vamos primeiro tentar entender por que a Aptos gerou tanto alvoroço logo desde o seu início. Em suma, esse burburinho inicial teve muito a ver com a equipa que supervisionava o projeto.
A ligação da Aptos à Libra/Diem do Facebook vai além da linguagem de programação Move. De muitas maneiras, é mais como o próximo capítulo para a blockchain Libra/Diem, pegando onde as coisas pararam depois que o Facebook desistiu em 2022.
Aptos foi desenvolvido pela Aptos Labs e co-fundado por Mo Shaikh e Avery Ching, que se conheceram enquanto trabalhavam no Diemstablecoinem Meta. Shaikh, um especialista em escalonamento de produtos com experiência em investimento, uniu forças com Ching, um engenheiro de software experiente com um histórico de inovação. Quando Diem foi descontinuado, a dupla lançou Aptos Labs com o lema "Construindo uma camada-1 para todos."
A empresa desde então reuniu uma equipa diversificada e em expansão de engenheiros, programadores e estrategas — todos empenhados em implementar o objetivo original da Diem de criar uma blockchain rápida, segura e escalável.
Apoiamos por vários grandes grupos de capital de risco, a Aptos Labs já lançou sua rede de teste para desenvolvedores. Alega também ter processado milhares de nós e bilhões de transações em um dia.
Num ambiente de teste semelhante ao mainnet, a Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações num dia. As atualizações que permitem o alto desempenho, como o particionamento de armazenamento e a nova solução de Agregadores de NFT, serão lançadas no mainnet em 2024.
— a equipa Aptosanunciouem Fev 2024.
Vamos dar uma olhada mais técnica nos três componentes-chave que mencionamos anteriormente: linguagem Move, modelo de dados Aptos e módulo Move.
Aptos usa a linguagem de programação Move para definir o estado do seu livro-razão. Move prioriza a segurança e flexibilidade e, ao contrário das linguagens tradicionais, depende de módulos que claramente definem as regras que regem as transações dentro do sistema. Desta forma, os utilizadores podem interagir com o Aptos de várias maneiras diferentes.
Por exemplo, você pode enviar transações que publicam novos módulos ou atualizar os já existentes. Da mesma forma, também é possível acionar funções específicas ou implantar scripts que interajam com esses módulos.
No geral, o Move traz um ecossistema amigável para desenvolvedores que inclui um compilador, uma máquina virtual, bem como uma série de outros recursos. No entanto, o que realmente distingue o Move é o seu foco afiado na segurança. Ele usa um verificador de bytecode que garante a segurança de memória e tipo para garantir a segurança dos seus dados e evitar o uso indevido de recursos, mesmo ao executar código potencialmente arriscado.
Modelo de dados Aptos
Em termos simples, a blockchain Aptos funciona como um grande livro de registos. Cada conta neste livro-razão tem um número de versão único que aumenta sempre que ocorre uma transação. Qualquer pessoa pode submeter uma transação para atualizar este livro de registos.
Cada transação inclui detalhes como:
Em geral, o modelo de dados é estruturado de forma a permitir que a rede processe potencialmente transações simultaneamente, desde que não afetem as mesmas contas ou dados. O ônus de garantir que tudo tenha um identificador único (como um número de seguro social para dados e programas) cabe ao Move.
Pode considerar um módulo Move como um plano para dados e ações dentro da Aptos. Contém instruções escritas em bytecode Move que definem estruturas de dados (como planos para diferentes tipos de informação) e procedimentos (como funções que executam tarefas específicas). Cada módulo tem um nome único e reside numa conta específica — de certa forma semelhante a um prédio de apartamentos com unidades únicas.
Os módulos se juntam para formar pacotes, que são como coleções de ferramentas armazenadas em um único endereço. O proprietário do pacote o publica no blockchain, incluindo tanto o código quanto informações extras. Essas informações determinam se o pacote pode ser atualizado no futuro ou se ele está bloqueado no lugar. Pacotes atualizáveis passam por uma verificação extra para garantir que a atualização não interfira em nada.
Embora possa adicionar novas funcionalidades e recursos a um pacote, as funções principais com as quais os utilizadores interagem permanecem as mesmas. Além disso, os recursos (como dados) não podem ser armazenados temporariamente na memória - têm de ser escritos permanentemente no blockchain.
Agora que está familiarizado com estes componentes chave, vamos analisar rapidamente como o Aptos funciona.
Aptos destaca-se dos outros blockchains de camada 1fazendo o melhor uso da linguagem de programação Move. A estrutura única da rede permite que a Aptos implemente um mecanismo de execução paralela, apelidado de Block-STM, o que aumenta significativamente a velocidade de processamento de transações para impressionantes 160.000 transações por segundo (tps).
O segredo está na abordagem modular discutida na secção anterior. Aptos divide o processamento de transações em componentes separados e otimizados: contrato inteligenteexecução, mecanismo de consenso, processamento paralelo, interfaces de cliente e gestão de validadores. Esta modularidade garante tanto alta taxa de transferência como baixa latência.
No âmago do Aptos reside um mecanismo de consenso híbrido que combina Tolerância a Falhas Bizantinas (BFT) com prova-de-aposta (PoS). Os validadores trabalham juntos para processar transações, enquanto os usuários podem iniciar transações, buscar informações na blockchain e verificar as provas assinadas pelos validadores.
O ecossistema também tem nós completos que espelhoo estado completo da blockchain e clientes leves que se concentram em atualizações de validadores e consultas seguras de estado parcial. Esta construção modular e modelo de consenso garantem coletivamente adaptabilidade, segurança e confiabilidade para uma base de usuários dinâmica.
Vale a pena mencionar que quando o Facebook (Meta) começou a trabalhar na sua blockchain proprietária, ajustou e personalizou um modelo de consenso chamado HotStuff. A ideia era desenvolver um algoritmo de consenso mais rápido e escalável, inicialmente codificado como LibraBFT. Este mecanismo de consenso modificado mais tarde tornou-se o AptosBFT.
Para participar no consenso, deve apostar pelo menos 1 milhão de tokens. Esta mistura de PoS e BFT permite-lhe apoiar a rede através de stakingAptos sem executar um validadornó.
A comunidade de Aptos alcançou um marco importante em outubro de 2022 com o lançamento da Ponte Aptos. A Ponte permite transferências suaves de principais criptomoedas (USDC, USDT, ETH) entre Aptos e outras principais blockchains como Ethereum e BNB Chain.
APT, o ativo nativo da blockchain Aptos, teve um início explosivo após atingir $10.05 logo após o seu lançamento em outubro de 2022. Naturalmente, o seu valor moderou mais tarde quando os ursos assumiram o controle do mercado. No entanto, à medida que nos encontramos no que parece ser mais uma fase de alta no final de março de 2024, o APT está a rondar os $16.
Com um capitalização de mercadocom mais de $6 bilhões, a APT ocupa o 20º lugar na lista das principais criptomoedas (por capitalização de mercado), de acordo com os dados da CoinMarketCap.
Histórico de preços APT (via CoinMarketCap)
No lançamento, o fornecimento total da Aptos foi definido em 1 bilhão, sendo a menor unidade chamada de “Octa”. Este fornecimento foi então dividido estrategicamente:
A criptomoeda Aptos (APT) é a vida da rede Aptos. Serve dois propósitos-chave:
A rede Aptos depende de validadores para garantir e processar transações. Para se tornar um validador, precisa apostar uma quantidade mínima de moedas APT. Os validadores são recompensados com APT pelo seu trabalho, e estas recompensas podem ser partilhadas com os utilizadores que apostam as suas APT com eles. Isto permite aos utilizadores ganhar rendimento passivocontribuindo para a segurança da rede.
Aptos entra no ringue com alguns pesos pesados já na luta pela dominação de alto desempenho da camada 1. Vamos ver como se compara aos campeões atuais:
Solanadetém o cinto pela velocidade bruta, graças ao seu mecanismo de processamento paralelo. No entanto, o seu reinado foi manchado por avarias ocasionais. O Aptos, embora ligeiramente mais lento, ostenta um design mais à prova de falhas com redundância incorporada — como se múltiplas cópias de segurança estivessem prontas para entrar em ação se o nó líder falhar. Esta resiliência, no entanto, tem um custo ligeiramente mais elevado em termos de requisitos de hardware.
Testes iniciais sugerem que Aptos tem vantagem Avalanchequando se trata de velocidade de transação bruta. Enquanto Avalanchefinaliza transações um pouco mais rápido em condições ideais, cenários do mundo real favorecem Aptos. Além disso, Aptos supera Avalanche em termos de transações por segundo (TPS). As sub-redes da Avalanche lidam com cerca de 4.500 TPS, enquanto Aptos ostenta impressionantes 130.000-160.000.
Mas o Aptos ainda não está fora de jogo. A sua força reside na sua experiência de utilizador. Ao contrário do Avalanche, onde taxas de gáspode disparar durante os surtos de NFT, Aptos prioriza manter as taxas baixas. O seu inovador armazenamento baseado em Move permite aos utilizadores agrupar transações, minimizando ainda mais os custos.
Aptos indiscutivelmente supera Ethereumem termos de velocidade. Os tempos de finalização de um minuto do Ethereum empalidecem em comparação com o desempenho sub-segundo do Aptos. Esta vantagem deriva de escolhas tanto de hardware como de design - o Aptos utiliza 16 núcleos de CPU em comparação com o único núcleo do Ethereum. No entanto, o Ethereum permanece o rei indiscutível da estabilidade. Embora o Aptos tenha mostrado promessa, a sua fiabilidade ainda não consegue igualar a rede praticamente inquebrável do Ethereum. Os utilizadores dispostos a pagar taxas mais elevadas e a tolerar velocidades mais lentas ainda podem encontrar no Ethereum a aposta mais segura em 2024.
Este explicador Aptos oferece algumas informações-chave sobre o funcionamento da inovadora camada-1 e do cripto nativo Aptos (APT). Tudo considerado, o Aptos exibe uma linhagem promissora. Baseia-se no trabalho realizado para o projeto Libra/Diem da Meta, herdando a experiência de desenvolvedores experientes. Durante os testes, o Aptos também demonstrou velocidades de transação impressionantes, sugerindo fortes capacidades técnicas. De forma única, o Aptos separa o consenso da execução e utiliza a linguagem de programação Move para segurança aprimorada. O apoio de proeminentes empresas de VC, por sua vez, adiciona outra camada de interesse.
No entanto, certifique-se de considerar os riscos antes de mergulhar. A Aptos é um projeto jovem e o seu desempenho a longo prazo ainda não foi comprovado. Além disso, alguns engenheiros têm lançado dúvidas sobre as velocidades de transação reivindicadas pela Aptos, recomendando cautela em relação aos números oficiais. Embora este guia da Aptos forneça um ponto de partida, antes de investir em qualquer criptomoeda, é necessário realizar uma pesquisa aprofundada, formular uma estratégia, compreender os riscos inerentes e apenas utilizar o que está disposto a perder.
Aptos é um camada-1blockchain que usa a linguagem de programação Move do Facebook (Meta). O Facebook desenvolveu o Move como parte do seu projeto Libra (mais tarde renomeado para Diem), que acabou por não ser lançado depois de enfrentar uma forte oposição dos decisores políticos.
O objetivo principal da Aptos é fornecer aos utilizadores uma maior escalabilidade, segurança, usabilidade e fiabilidade.
A gênese da Aptos ocorreu em 12 de outubro de 2022, seguida de perto pelo lançamento da mainnet “Aptos Autumn” em 17 de outubro de 2022. O projeto rapidamente se tornou popular nos círculos de investidores, arrecadando financiamento significativo. Até agora, a empresa arrecadou $350 millionem três rondas de financiamento.
Aptos usa o mecanismo de consenso AptosBFT juntamente com um motor de execução paralela. Inclui três componentes chave que este explicador do Aptos irá explicar, a saber:
Mas antes de nos aprofundarmos nos elementos técnicos, vamos primeiro tentar entender por que a Aptos gerou tanto alvoroço logo desde o seu início. Em suma, esse burburinho inicial teve muito a ver com a equipa que supervisionava o projeto.
A ligação da Aptos à Libra/Diem do Facebook vai além da linguagem de programação Move. De muitas maneiras, é mais como o próximo capítulo para a blockchain Libra/Diem, pegando onde as coisas pararam depois que o Facebook desistiu em 2022.
Aptos foi desenvolvido pela Aptos Labs e co-fundado por Mo Shaikh e Avery Ching, que se conheceram enquanto trabalhavam no Diemstablecoinem Meta. Shaikh, um especialista em escalonamento de produtos com experiência em investimento, uniu forças com Ching, um engenheiro de software experiente com um histórico de inovação. Quando Diem foi descontinuado, a dupla lançou Aptos Labs com o lema "Construindo uma camada-1 para todos."
A empresa desde então reuniu uma equipa diversificada e em expansão de engenheiros, programadores e estrategas — todos empenhados em implementar o objetivo original da Diem de criar uma blockchain rápida, segura e escalável.
Apoiamos por vários grandes grupos de capital de risco, a Aptos Labs já lançou sua rede de teste para desenvolvedores. Alega também ter processado milhares de nós e bilhões de transações em um dia.
Num ambiente de teste semelhante ao mainnet, a Aptos atingiu um pico de 30.000 TPS e mais de 2 bilhões de transações num dia. As atualizações que permitem o alto desempenho, como o particionamento de armazenamento e a nova solução de Agregadores de NFT, serão lançadas no mainnet em 2024.
— a equipa Aptosanunciouem Fev 2024.
Vamos dar uma olhada mais técnica nos três componentes-chave que mencionamos anteriormente: linguagem Move, modelo de dados Aptos e módulo Move.
Aptos usa a linguagem de programação Move para definir o estado do seu livro-razão. Move prioriza a segurança e flexibilidade e, ao contrário das linguagens tradicionais, depende de módulos que claramente definem as regras que regem as transações dentro do sistema. Desta forma, os utilizadores podem interagir com o Aptos de várias maneiras diferentes.
Por exemplo, você pode enviar transações que publicam novos módulos ou atualizar os já existentes. Da mesma forma, também é possível acionar funções específicas ou implantar scripts que interajam com esses módulos.
No geral, o Move traz um ecossistema amigável para desenvolvedores que inclui um compilador, uma máquina virtual, bem como uma série de outros recursos. No entanto, o que realmente distingue o Move é o seu foco afiado na segurança. Ele usa um verificador de bytecode que garante a segurança de memória e tipo para garantir a segurança dos seus dados e evitar o uso indevido de recursos, mesmo ao executar código potencialmente arriscado.
Modelo de dados Aptos
Em termos simples, a blockchain Aptos funciona como um grande livro de registos. Cada conta neste livro-razão tem um número de versão único que aumenta sempre que ocorre uma transação. Qualquer pessoa pode submeter uma transação para atualizar este livro de registos.
Cada transação inclui detalhes como:
Em geral, o modelo de dados é estruturado de forma a permitir que a rede processe potencialmente transações simultaneamente, desde que não afetem as mesmas contas ou dados. O ônus de garantir que tudo tenha um identificador único (como um número de seguro social para dados e programas) cabe ao Move.
Pode considerar um módulo Move como um plano para dados e ações dentro da Aptos. Contém instruções escritas em bytecode Move que definem estruturas de dados (como planos para diferentes tipos de informação) e procedimentos (como funções que executam tarefas específicas). Cada módulo tem um nome único e reside numa conta específica — de certa forma semelhante a um prédio de apartamentos com unidades únicas.
Os módulos se juntam para formar pacotes, que são como coleções de ferramentas armazenadas em um único endereço. O proprietário do pacote o publica no blockchain, incluindo tanto o código quanto informações extras. Essas informações determinam se o pacote pode ser atualizado no futuro ou se ele está bloqueado no lugar. Pacotes atualizáveis passam por uma verificação extra para garantir que a atualização não interfira em nada.
Embora possa adicionar novas funcionalidades e recursos a um pacote, as funções principais com as quais os utilizadores interagem permanecem as mesmas. Além disso, os recursos (como dados) não podem ser armazenados temporariamente na memória - têm de ser escritos permanentemente no blockchain.
Agora que está familiarizado com estes componentes chave, vamos analisar rapidamente como o Aptos funciona.
Aptos destaca-se dos outros blockchains de camada 1fazendo o melhor uso da linguagem de programação Move. A estrutura única da rede permite que a Aptos implemente um mecanismo de execução paralela, apelidado de Block-STM, o que aumenta significativamente a velocidade de processamento de transações para impressionantes 160.000 transações por segundo (tps).
O segredo está na abordagem modular discutida na secção anterior. Aptos divide o processamento de transações em componentes separados e otimizados: contrato inteligenteexecução, mecanismo de consenso, processamento paralelo, interfaces de cliente e gestão de validadores. Esta modularidade garante tanto alta taxa de transferência como baixa latência.
No âmago do Aptos reside um mecanismo de consenso híbrido que combina Tolerância a Falhas Bizantinas (BFT) com prova-de-aposta (PoS). Os validadores trabalham juntos para processar transações, enquanto os usuários podem iniciar transações, buscar informações na blockchain e verificar as provas assinadas pelos validadores.
O ecossistema também tem nós completos que espelhoo estado completo da blockchain e clientes leves que se concentram em atualizações de validadores e consultas seguras de estado parcial. Esta construção modular e modelo de consenso garantem coletivamente adaptabilidade, segurança e confiabilidade para uma base de usuários dinâmica.
Vale a pena mencionar que quando o Facebook (Meta) começou a trabalhar na sua blockchain proprietária, ajustou e personalizou um modelo de consenso chamado HotStuff. A ideia era desenvolver um algoritmo de consenso mais rápido e escalável, inicialmente codificado como LibraBFT. Este mecanismo de consenso modificado mais tarde tornou-se o AptosBFT.
Para participar no consenso, deve apostar pelo menos 1 milhão de tokens. Esta mistura de PoS e BFT permite-lhe apoiar a rede através de stakingAptos sem executar um validadornó.
A comunidade de Aptos alcançou um marco importante em outubro de 2022 com o lançamento da Ponte Aptos. A Ponte permite transferências suaves de principais criptomoedas (USDC, USDT, ETH) entre Aptos e outras principais blockchains como Ethereum e BNB Chain.
APT, o ativo nativo da blockchain Aptos, teve um início explosivo após atingir $10.05 logo após o seu lançamento em outubro de 2022. Naturalmente, o seu valor moderou mais tarde quando os ursos assumiram o controle do mercado. No entanto, à medida que nos encontramos no que parece ser mais uma fase de alta no final de março de 2024, o APT está a rondar os $16.
Com um capitalização de mercadocom mais de $6 bilhões, a APT ocupa o 20º lugar na lista das principais criptomoedas (por capitalização de mercado), de acordo com os dados da CoinMarketCap.
Histórico de preços APT (via CoinMarketCap)
No lançamento, o fornecimento total da Aptos foi definido em 1 bilhão, sendo a menor unidade chamada de “Octa”. Este fornecimento foi então dividido estrategicamente:
A criptomoeda Aptos (APT) é a vida da rede Aptos. Serve dois propósitos-chave:
A rede Aptos depende de validadores para garantir e processar transações. Para se tornar um validador, precisa apostar uma quantidade mínima de moedas APT. Os validadores são recompensados com APT pelo seu trabalho, e estas recompensas podem ser partilhadas com os utilizadores que apostam as suas APT com eles. Isto permite aos utilizadores ganhar rendimento passivocontribuindo para a segurança da rede.
Aptos entra no ringue com alguns pesos pesados já na luta pela dominação de alto desempenho da camada 1. Vamos ver como se compara aos campeões atuais:
Solanadetém o cinto pela velocidade bruta, graças ao seu mecanismo de processamento paralelo. No entanto, o seu reinado foi manchado por avarias ocasionais. O Aptos, embora ligeiramente mais lento, ostenta um design mais à prova de falhas com redundância incorporada — como se múltiplas cópias de segurança estivessem prontas para entrar em ação se o nó líder falhar. Esta resiliência, no entanto, tem um custo ligeiramente mais elevado em termos de requisitos de hardware.
Testes iniciais sugerem que Aptos tem vantagem Avalanchequando se trata de velocidade de transação bruta. Enquanto Avalanchefinaliza transações um pouco mais rápido em condições ideais, cenários do mundo real favorecem Aptos. Além disso, Aptos supera Avalanche em termos de transações por segundo (TPS). As sub-redes da Avalanche lidam com cerca de 4.500 TPS, enquanto Aptos ostenta impressionantes 130.000-160.000.
Mas o Aptos ainda não está fora de jogo. A sua força reside na sua experiência de utilizador. Ao contrário do Avalanche, onde taxas de gáspode disparar durante os surtos de NFT, Aptos prioriza manter as taxas baixas. O seu inovador armazenamento baseado em Move permite aos utilizadores agrupar transações, minimizando ainda mais os custos.
Aptos indiscutivelmente supera Ethereumem termos de velocidade. Os tempos de finalização de um minuto do Ethereum empalidecem em comparação com o desempenho sub-segundo do Aptos. Esta vantagem deriva de escolhas tanto de hardware como de design - o Aptos utiliza 16 núcleos de CPU em comparação com o único núcleo do Ethereum. No entanto, o Ethereum permanece o rei indiscutível da estabilidade. Embora o Aptos tenha mostrado promessa, a sua fiabilidade ainda não consegue igualar a rede praticamente inquebrável do Ethereum. Os utilizadores dispostos a pagar taxas mais elevadas e a tolerar velocidades mais lentas ainda podem encontrar no Ethereum a aposta mais segura em 2024.
Este explicador Aptos oferece algumas informações-chave sobre o funcionamento da inovadora camada-1 e do cripto nativo Aptos (APT). Tudo considerado, o Aptos exibe uma linhagem promissora. Baseia-se no trabalho realizado para o projeto Libra/Diem da Meta, herdando a experiência de desenvolvedores experientes. Durante os testes, o Aptos também demonstrou velocidades de transação impressionantes, sugerindo fortes capacidades técnicas. De forma única, o Aptos separa o consenso da execução e utiliza a linguagem de programação Move para segurança aprimorada. O apoio de proeminentes empresas de VC, por sua vez, adiciona outra camada de interesse.
No entanto, certifique-se de considerar os riscos antes de mergulhar. A Aptos é um projeto jovem e o seu desempenho a longo prazo ainda não foi comprovado. Além disso, alguns engenheiros têm lançado dúvidas sobre as velocidades de transação reivindicadas pela Aptos, recomendando cautela em relação aos números oficiais. Embora este guia da Aptos forneça um ponto de partida, antes de investir em qualquer criptomoeda, é necessário realizar uma pesquisa aprofundada, formular uma estratégia, compreender os riscos inerentes e apenas utilizar o que está disposto a perder.