Exploração em Profundidade do Estado Prático e Potenciais Casos de Uso da DAO

Intermediário4/2/2024, 3:41:27 PM
A Global Crypto Research (GCR) e a Friends With Benefits (FWB) colaboraram numa pesquisa que explora o estado prático e os casos de uso potenciais dos tokens de organização autônoma descentralizada (DAO), incluindo valor, staking, casos de uso potenciais e conexões feitas pela comunidade Web3, destacando desafios técnicos, regulatórios e operacionais.

Estado atual dos tokens DAO

Muitos tokens DAO servem para incentivar, coordenar e gerir comunidades de várias maneiras.

Os ativos criptográficos desempenham um papel duplo nas finanças. Quer seja positivo ou negativo, o valor dos tokens afeta as perceções das pessoas sobre o projeto. Quando o valor do token aumenta, gera um ciclo de feedback positivo de sentimentos. Por outro lado, quando o token se deprecia, afeta negativamente o moral das comunidades com interesses financeiros associados e repercute-se por toda a indústria. Portanto, criar um token DAO que possa manter um equilíbrio entre oferta e procura é crucial. Exploramos vários casos de uso de tokens DAO para determinar os métodos mais eficazes para construir tokens DAO no futuro.

Os tokens de um DAO são tipicamente o seu recurso financeiro mais significativo. A maioria das reservas financeiras de um DAO normalmente consiste nos seus próprios tokens. Estes tokens podem ser usados para recompensar colaboradores, pagar custos operacionais e apoiar o crescimento e a operação do DAO. No entanto, como mencionado anteriormente, estabelecer a utilidade do token para alcançar equilíbrio nos gastos de token é crucial.

Acesso e associação

A posse de tokens pode assumir várias formas, representando poder na participação na governação de projetos ou tesourarias comunitárias, ou conexões com toda a comunidade. No caso do Friends With Benefits (FWB), possuir pelo menos 75 tokens FWB é um requisito para se candidatar a ingressar em servidores privados e token-gated do Discord, que funcionam como a “praça privada” da comunidade onde os membros podem partilhar informações, organizar projetos e coordenar a governação da comunidade. Além disso, os eventos organizados pelo FWB requerem a posse de uma pequena quantidade de FWB para participar, ampliando efetivamente a elegibilidade da adesão à DAO para além dos membros da comunidade do servidor do Discord. Exigir que os participantes da comunidade possuam tokens é um método eficaz para gerar demanda inicial por tokens e coordenar interesses. No entanto, esta abordagem como estratégia isolada é insustentável, pois apenas exige que os utilizadores comprem e mantenham os tokens uma vez, sem fomentar uma procura repetida pelos próprios tokens.

Governança

Os tokens DAO normalmente incluem direitos de governação, concedendo aos detentores o poder de propor e votar em vários aspectos dos assuntos da DAO. Estes assuntos podem incluir decisões relativas a novas estruturas organizacionais, planos, parcerias, compensação da equipa e até mesmo alocação de ativos financeiros. Alguns tokens concedem direitos de voto sem quaisquer obrigações adicionais, enquanto outros exigem que os tokens DAO sejam 'bloqueados' por um período de tempo para obter direitos de voto. Por exemplo, os tokens FWB e GCR podem ser usados para efeitos de voto sem qualquer período de bloqueio.

Por outro lado, o modelo de escrow de voto popular da Curve opera de forma diferente. Neste modelo, os tokens CRV são bloqueados por até 4 anos para obter direitos de voto. Quanto mais tempo os tokens CRV ficarem bloqueados, maior será o poder de voto que os detentores recebem.

Infelizmente, a maioria dos DAOs apenas vota em propostas esporádicas, e a taxa de participação dos eleitores geralmente é baixa. A Charmverse estima que a taxa de participação na votação para a maioria dos DAOs é apenas de um dígito.

Crescimento de valor

Uma forma de gerar procura por tokens é torná-los um ativo financeiramente atrativo ou especulativo. Isso é mais comum em DAOs que gerem protocolos DeFi. Por exemplo, o Curve Finance tem um mecanismo semelhante a dividendos para partilha de rendimentos. Outras DAOs adotam mecanismos de recompra e queima para acumular valor.

Estes mecanismos de acumulação de valor são tipicamente aplicáveis a projetos que podem gerar taxas ou rendimentos. Os tokens da comunidade DAO podem não ter esta opção. Os emissores de tokens devem primeiro considerar as implicações legais para garantir que o modelo de acumulação de valor não classifique os tokens DAO como títulos.

Participação

Alguns projetos oferecem opções de staking de tokens, geralmente para ganhar renda contribuindo com recursos econômicos para o projeto. Por exemplo, Aave permite aos usuários fazer staking de tokens AAVE no seu módulo de segurança em troca de uma parte das taxas do protocolo. Ao fazer staking de AAVE, você pode atuar como uma rede de segurança em caso de inadimplências no protocolo, proporcionando segurança financeira ao projeto.

No entanto, mecanismos de staking mal projetados surgem quando o staking não serve a nenhum propósito econômico ou fornece retornos aos interessados, resultando na diluição da oferta circulante do token. Nesse cenário, o staking não serve para outra finalidade além de incentivar os detentores de tokens a não vender. A influenciadora cripto Cobie já se opôs a tais projetos de stake. Desde o último mercado em alta, muitos projetos abandonaram os retornos dilutivos em favor de "retornos reais" ou renda gerada pela atividade econômica real.

Potenciais casos de uso

Nos exemplos anteriores, introduzimos o estado atual de utilidade para tokens DAO. No entanto, ainda estamos nos estágios iniciais de experimentação. Nas seções a seguir, exploraremos várias opções diferentes para os DAOs implantarem seus tokens de maneiras inovadoras.

Iniciar uma blockchain personalizada

Um caso de uso potencial é o lançamento de uma blockchain personalizada específica da comunidade. Estas blockchains podem gerar taxas de transação, criando assim procura pelo token. Existem muitos serviços e SDKs que tornam o lançamento de blockchains personalizadas mais fácil, mas ainda é uma tarefa desafiadora. Para demonstrar que os custos de lançamento e manutenção de uma blockchain são justificados, deve existir uma comunidade suficientemente grande e ativamente envolvida. Apesar de o lançamento de uma blockchain poder proporcionar um melhor controlo sobre a experiência do utilizador para os membros existentes, também traz desafios para a integração de novos membros, tais como a necessidade de novas carteiras, tokens de gás e pontes entre blockchains. Todos estes factores devem ser cuidadosamente considerados.

Migração de tokens

Muitos DAOs foram inicialmente lançados na mainnet do Ethereum. As taxas de gás no Ethereum podem ser proibitivamente altas, o que aumenta a barreira de entrada para o desenvolvimento da comunidade e experimentação com designs e mecanismos de token mais experimentais. Embora o uso da cadeia de contratos inteligentes OG (Ethereum) certamente traga algum prestígio, migrar tokens para soluções mais baratas de L1 ou L2 pode ajudar a desbloquear novos casos de uso. Isso serve como uma boa alternativa aos altos custos de lançamento e manutenção de cadeias personalizadas.

Criar utilidade de token em torno das atividades principais da comunidade

Criar utilidade adicional para os tokens DAO é crucial para manter a demanda pelos tokens. Por exemplo, a Global Coin Research (GCR) recentemente aprovou uma proposta permitindo que os membros comprem tokens DAO para reduzir as comissões que pagam em investimentos conjuntos. Se os membros estiverem otimistas sobre seus investimentos iniciais feitos através do GCR, eles podem optar por comprar tokens GCR adicionais para queimar, em troca de taxas reduzidas. A motivação por trás desse mecanismo é vincular a utilidade adicional do token e a demanda com a quantidade e qualidade dos investimentos iniciais facilitados pelo GCR.

Utilidade de desvinculação de token

Um token está ligado a demasiados casos de uso? No Web2, cada caso de uso tem o seu próprio ativo correspondente. Se deseja ter propriedade numa empresa, pode comprar ações. Às vezes, até existem diferentes classes de ações com direito a voto. A Starbucks dá-lhe pontos de fidelização por frequentar as suas lojas de café, em vez de ações de propriedade. No Web3, todos os casos de uso estão agrupados num só token. Achamos que isto é uma coisa boa: os utilizadores também são partes interessadas e devem ter propriedade nas empresas a que contribuem. Mas será que um token precisa de representar todos estes casos? Ou será que isto limita o crescimento? Com o surgimento de tokens semi-fungíveis, precisamos de explorar diferentes casos de uso dinâmicos.

Airdrop para a sua comunidade

Muitas comunidades Web3 não são apenas clubes. Têm uma missão de impulsionar o desenvolvimento da indústria Web3. Se bem-sucedida, esta missão criará valor sob a forma de projetos incubados. O valor destes projetos incubados pode acumular-se no tesouro gerido por tokens DAO, mas e se decidir distribuir este valor aos detentores de tokens? O Coletivo Oráculo Cripto (COC) é um DAO co-fundado por Lou Kerner do Crypto Mondays e eles pretendem fazer exatamente isso. Eles começarão com distribuições aéreas de tokens Crypto Monday e planeiam promover esta abordagem em projetos incubados pelo COC.

Recompensar e tornar participação num jogo

Os tokens da comunidade devem ser facilmente acessíveis para que possam se espalhar amplamente e promover a ligação tanto ao token como à comunidade. Indivíduos interessados na comunidade podem receber um pequeno presente em token para iniciar uma relação. Os membros que participam em eventos da comunidade devem ser recompensados com uma pequena quantidade de tokens. As comunidades devem explorar recompensas e gamificação da participação. Quanto mais tokens alguém detém, maior deve ser o seu estatuto social dentro da comunidade.

No entanto, é importante notar que a mineração de tokens pode minar a comunidade, por isso devem ser definidos alguns períodos de bloqueio, e o mecanismo de desbloqueio deve ser baseado no nível de contribuição do contribuinte para a comunidade. Desta forma, ser o principal detentor não significa necessariamente receber a maior recompensa; pelo contrário, aqueles que contribuem para a comunidade receberão verdadeiramente recompensas, e os tokens dos exploradores serão redistribuídos.

Em termos de recompensar membros da comunidade que contribuem mais, o modelo Optimism PGF (Financiamento de Bens Públicos) pode ser uma boa opção. Os membros da comunidade são incentivados a fazer contribuições significativas porque sabem que as suas contribuições podem levar a recompensas retroativas.

Claro, os airdrops podem aumentar a pressão de venda de tokens. Por outro lado, ao oferecer micro-recompensas aos pequenos participantes, a importância da venda de tokens é reduzida. Esta abordagem pode ajudar a estabelecer conexões emocionais entre tokens e a comunidade. Alguns indivíduos ainda podem vender tokens, mas o mecanismo pode selecionar autonomamente participantes da comunidade que não vendem tokens, alinhando-se mais com a visão de longo prazo da comunidade.

Conclusão

A emergência de tokens DAO criou um dos mecanismos de coordenação mais eficazes do mundo. Os tokens incentivam e permitem que indivíduos completamente desconhecidos juntem recursos e trabalhem juntos para uma missão comum. Dito isto, ainda estamos nos estágios iniciais do desenvolvimento da comunidade tokenizada, e todos devemos continuar a experimentar e explorar novos mecanismos e casos de uso de tokens.

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [panews], o título original é “Exploração aprofundada do estado prático e casos de uso potenciais do DAO”, os direitos autorais pertencem ao autor original [GCR Team], se tiver alguma objeção à reprodução, por favor contacteEquipe de Aprendizado Gate, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe de Aprendizagem do Gate, não mencionada emGate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Exploração em Profundidade do Estado Prático e Potenciais Casos de Uso da DAO

Intermediário4/2/2024, 3:41:27 PM
A Global Crypto Research (GCR) e a Friends With Benefits (FWB) colaboraram numa pesquisa que explora o estado prático e os casos de uso potenciais dos tokens de organização autônoma descentralizada (DAO), incluindo valor, staking, casos de uso potenciais e conexões feitas pela comunidade Web3, destacando desafios técnicos, regulatórios e operacionais.

Estado atual dos tokens DAO

Muitos tokens DAO servem para incentivar, coordenar e gerir comunidades de várias maneiras.

Os ativos criptográficos desempenham um papel duplo nas finanças. Quer seja positivo ou negativo, o valor dos tokens afeta as perceções das pessoas sobre o projeto. Quando o valor do token aumenta, gera um ciclo de feedback positivo de sentimentos. Por outro lado, quando o token se deprecia, afeta negativamente o moral das comunidades com interesses financeiros associados e repercute-se por toda a indústria. Portanto, criar um token DAO que possa manter um equilíbrio entre oferta e procura é crucial. Exploramos vários casos de uso de tokens DAO para determinar os métodos mais eficazes para construir tokens DAO no futuro.

Os tokens de um DAO são tipicamente o seu recurso financeiro mais significativo. A maioria das reservas financeiras de um DAO normalmente consiste nos seus próprios tokens. Estes tokens podem ser usados para recompensar colaboradores, pagar custos operacionais e apoiar o crescimento e a operação do DAO. No entanto, como mencionado anteriormente, estabelecer a utilidade do token para alcançar equilíbrio nos gastos de token é crucial.

Acesso e associação

A posse de tokens pode assumir várias formas, representando poder na participação na governação de projetos ou tesourarias comunitárias, ou conexões com toda a comunidade. No caso do Friends With Benefits (FWB), possuir pelo menos 75 tokens FWB é um requisito para se candidatar a ingressar em servidores privados e token-gated do Discord, que funcionam como a “praça privada” da comunidade onde os membros podem partilhar informações, organizar projetos e coordenar a governação da comunidade. Além disso, os eventos organizados pelo FWB requerem a posse de uma pequena quantidade de FWB para participar, ampliando efetivamente a elegibilidade da adesão à DAO para além dos membros da comunidade do servidor do Discord. Exigir que os participantes da comunidade possuam tokens é um método eficaz para gerar demanda inicial por tokens e coordenar interesses. No entanto, esta abordagem como estratégia isolada é insustentável, pois apenas exige que os utilizadores comprem e mantenham os tokens uma vez, sem fomentar uma procura repetida pelos próprios tokens.

Governança

Os tokens DAO normalmente incluem direitos de governação, concedendo aos detentores o poder de propor e votar em vários aspectos dos assuntos da DAO. Estes assuntos podem incluir decisões relativas a novas estruturas organizacionais, planos, parcerias, compensação da equipa e até mesmo alocação de ativos financeiros. Alguns tokens concedem direitos de voto sem quaisquer obrigações adicionais, enquanto outros exigem que os tokens DAO sejam 'bloqueados' por um período de tempo para obter direitos de voto. Por exemplo, os tokens FWB e GCR podem ser usados para efeitos de voto sem qualquer período de bloqueio.

Por outro lado, o modelo de escrow de voto popular da Curve opera de forma diferente. Neste modelo, os tokens CRV são bloqueados por até 4 anos para obter direitos de voto. Quanto mais tempo os tokens CRV ficarem bloqueados, maior será o poder de voto que os detentores recebem.

Infelizmente, a maioria dos DAOs apenas vota em propostas esporádicas, e a taxa de participação dos eleitores geralmente é baixa. A Charmverse estima que a taxa de participação na votação para a maioria dos DAOs é apenas de um dígito.

Crescimento de valor

Uma forma de gerar procura por tokens é torná-los um ativo financeiramente atrativo ou especulativo. Isso é mais comum em DAOs que gerem protocolos DeFi. Por exemplo, o Curve Finance tem um mecanismo semelhante a dividendos para partilha de rendimentos. Outras DAOs adotam mecanismos de recompra e queima para acumular valor.

Estes mecanismos de acumulação de valor são tipicamente aplicáveis a projetos que podem gerar taxas ou rendimentos. Os tokens da comunidade DAO podem não ter esta opção. Os emissores de tokens devem primeiro considerar as implicações legais para garantir que o modelo de acumulação de valor não classifique os tokens DAO como títulos.

Participação

Alguns projetos oferecem opções de staking de tokens, geralmente para ganhar renda contribuindo com recursos econômicos para o projeto. Por exemplo, Aave permite aos usuários fazer staking de tokens AAVE no seu módulo de segurança em troca de uma parte das taxas do protocolo. Ao fazer staking de AAVE, você pode atuar como uma rede de segurança em caso de inadimplências no protocolo, proporcionando segurança financeira ao projeto.

No entanto, mecanismos de staking mal projetados surgem quando o staking não serve a nenhum propósito econômico ou fornece retornos aos interessados, resultando na diluição da oferta circulante do token. Nesse cenário, o staking não serve para outra finalidade além de incentivar os detentores de tokens a não vender. A influenciadora cripto Cobie já se opôs a tais projetos de stake. Desde o último mercado em alta, muitos projetos abandonaram os retornos dilutivos em favor de "retornos reais" ou renda gerada pela atividade econômica real.

Potenciais casos de uso

Nos exemplos anteriores, introduzimos o estado atual de utilidade para tokens DAO. No entanto, ainda estamos nos estágios iniciais de experimentação. Nas seções a seguir, exploraremos várias opções diferentes para os DAOs implantarem seus tokens de maneiras inovadoras.

Iniciar uma blockchain personalizada

Um caso de uso potencial é o lançamento de uma blockchain personalizada específica da comunidade. Estas blockchains podem gerar taxas de transação, criando assim procura pelo token. Existem muitos serviços e SDKs que tornam o lançamento de blockchains personalizadas mais fácil, mas ainda é uma tarefa desafiadora. Para demonstrar que os custos de lançamento e manutenção de uma blockchain são justificados, deve existir uma comunidade suficientemente grande e ativamente envolvida. Apesar de o lançamento de uma blockchain poder proporcionar um melhor controlo sobre a experiência do utilizador para os membros existentes, também traz desafios para a integração de novos membros, tais como a necessidade de novas carteiras, tokens de gás e pontes entre blockchains. Todos estes factores devem ser cuidadosamente considerados.

Migração de tokens

Muitos DAOs foram inicialmente lançados na mainnet do Ethereum. As taxas de gás no Ethereum podem ser proibitivamente altas, o que aumenta a barreira de entrada para o desenvolvimento da comunidade e experimentação com designs e mecanismos de token mais experimentais. Embora o uso da cadeia de contratos inteligentes OG (Ethereum) certamente traga algum prestígio, migrar tokens para soluções mais baratas de L1 ou L2 pode ajudar a desbloquear novos casos de uso. Isso serve como uma boa alternativa aos altos custos de lançamento e manutenção de cadeias personalizadas.

Criar utilidade de token em torno das atividades principais da comunidade

Criar utilidade adicional para os tokens DAO é crucial para manter a demanda pelos tokens. Por exemplo, a Global Coin Research (GCR) recentemente aprovou uma proposta permitindo que os membros comprem tokens DAO para reduzir as comissões que pagam em investimentos conjuntos. Se os membros estiverem otimistas sobre seus investimentos iniciais feitos através do GCR, eles podem optar por comprar tokens GCR adicionais para queimar, em troca de taxas reduzidas. A motivação por trás desse mecanismo é vincular a utilidade adicional do token e a demanda com a quantidade e qualidade dos investimentos iniciais facilitados pelo GCR.

Utilidade de desvinculação de token

Um token está ligado a demasiados casos de uso? No Web2, cada caso de uso tem o seu próprio ativo correspondente. Se deseja ter propriedade numa empresa, pode comprar ações. Às vezes, até existem diferentes classes de ações com direito a voto. A Starbucks dá-lhe pontos de fidelização por frequentar as suas lojas de café, em vez de ações de propriedade. No Web3, todos os casos de uso estão agrupados num só token. Achamos que isto é uma coisa boa: os utilizadores também são partes interessadas e devem ter propriedade nas empresas a que contribuem. Mas será que um token precisa de representar todos estes casos? Ou será que isto limita o crescimento? Com o surgimento de tokens semi-fungíveis, precisamos de explorar diferentes casos de uso dinâmicos.

Airdrop para a sua comunidade

Muitas comunidades Web3 não são apenas clubes. Têm uma missão de impulsionar o desenvolvimento da indústria Web3. Se bem-sucedida, esta missão criará valor sob a forma de projetos incubados. O valor destes projetos incubados pode acumular-se no tesouro gerido por tokens DAO, mas e se decidir distribuir este valor aos detentores de tokens? O Coletivo Oráculo Cripto (COC) é um DAO co-fundado por Lou Kerner do Crypto Mondays e eles pretendem fazer exatamente isso. Eles começarão com distribuições aéreas de tokens Crypto Monday e planeiam promover esta abordagem em projetos incubados pelo COC.

Recompensar e tornar participação num jogo

Os tokens da comunidade devem ser facilmente acessíveis para que possam se espalhar amplamente e promover a ligação tanto ao token como à comunidade. Indivíduos interessados na comunidade podem receber um pequeno presente em token para iniciar uma relação. Os membros que participam em eventos da comunidade devem ser recompensados com uma pequena quantidade de tokens. As comunidades devem explorar recompensas e gamificação da participação. Quanto mais tokens alguém detém, maior deve ser o seu estatuto social dentro da comunidade.

No entanto, é importante notar que a mineração de tokens pode minar a comunidade, por isso devem ser definidos alguns períodos de bloqueio, e o mecanismo de desbloqueio deve ser baseado no nível de contribuição do contribuinte para a comunidade. Desta forma, ser o principal detentor não significa necessariamente receber a maior recompensa; pelo contrário, aqueles que contribuem para a comunidade receberão verdadeiramente recompensas, e os tokens dos exploradores serão redistribuídos.

Em termos de recompensar membros da comunidade que contribuem mais, o modelo Optimism PGF (Financiamento de Bens Públicos) pode ser uma boa opção. Os membros da comunidade são incentivados a fazer contribuições significativas porque sabem que as suas contribuições podem levar a recompensas retroativas.

Claro, os airdrops podem aumentar a pressão de venda de tokens. Por outro lado, ao oferecer micro-recompensas aos pequenos participantes, a importância da venda de tokens é reduzida. Esta abordagem pode ajudar a estabelecer conexões emocionais entre tokens e a comunidade. Alguns indivíduos ainda podem vender tokens, mas o mecanismo pode selecionar autonomamente participantes da comunidade que não vendem tokens, alinhando-se mais com a visão de longo prazo da comunidade.

Conclusão

A emergência de tokens DAO criou um dos mecanismos de coordenação mais eficazes do mundo. Os tokens incentivam e permitem que indivíduos completamente desconhecidos juntem recursos e trabalhem juntos para uma missão comum. Dito isto, ainda estamos nos estágios iniciais do desenvolvimento da comunidade tokenizada, e todos devemos continuar a experimentar e explorar novos mecanismos e casos de uso de tokens.

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [panews], o título original é “Exploração aprofundada do estado prático e casos de uso potenciais do DAO”, os direitos autorais pertencem ao autor original [GCR Team], se tiver alguma objeção à reprodução, por favor contacteEquipe de Aprendizado Gate, a equipa tratará disso o mais rapidamente possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões do artigo em outras línguas são traduzidas pela equipe de Aprendizagem do Gate, não mencionada emGate, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Start Now
Sign up and get a
$100
Voucher!