Antes de mergulhar no Gelato, é essencial primeiro entender a importância e as perspectivas do RaaS como um todo.
Antes de mais, a procura de expansão de capacidade ainda existe, e a expansão de capacidade continua a ser uma tecnologia chave para alcançar a Adoção em Massa da Web3. Embora a Layer 2 existente tenha resolvido inicialmente a necessidade de expansão, as Dapps ainda têm de competir pelo Espaço de Bloco, especialmente para casos de uso com muitas transações (especialmente jogos e socialfi). Aumentos significativos nas taxas de transação e tempos de espera continuam a afetar a experiência do utilizador. Durante os mercados em alta, quando os volumes de transação aumentam drasticamente, a procura de escalabilidade irá crescer ainda mais. Na verdade, o TVL continuamente crescente das L2s também reflete a procura do mercado por soluções de escalabilidade desde 2023.
Em segundo lugar, a procura de personalização de blockchains está a aumentar continuamente. Mesmo as Dapps que prosperaram em cadeias existentes, sob as exigências de flexibilidade na camada de Disponibilidade de Dados (DA), MEV, tempo de geração de blocos, escalabilidade, aquisição de clientes, tokenomics e expansão do ecossistema, irão mudar para a construção de rollups específicos de aplicação personalizável, especialmente quando os requisitos da Dapp para composabilidade não são elevados.
Em terceiro lugar, a transição de Dapp para Appchain não só garantirá receitas adicionais para o ecossistema ao reduzir a perda de valor das taxas de gás (que podem ser bloqueadas pela parte do projeto ou devolvidas aos utilizadores), como também atrairá mais Validadores para apostar tokens e aumentar a liquidez dentro do ecossistema. Isso, por sua vez, irá fortalecer os tokens do projeto original e melhorar significativamente o ciclo econômico.
Entre as várias soluções de escalonamento disponíveis, o rollup será uma das escolhas principais. Como a solução de escalonamento central escolhida pelo Ethereum, os rollups têm uma certa ortodoxia. Atualmente, os rollups de uso geral foram testados no mercado, e sua tecnologia é relativamente madura. Seus frameworks de desenvolvimento podem ser utilizados diretamente.
Atualmente, há uma crescente demanda por L2 devido à conversão de Dapps para Appchains. As Appchains focam principalmente na personalização da cadeia para atender às necessidades das Dapps e na construção de um ecossistema para atrair usuários e facilitar a migração de usuários. Portanto, se a própria cadeia de aplicativos não precisar priorizar a inovação tecnológica da cadeia pública e, em vez disso, se concentrar em seu negócio principal, pode ser mais eficiente terceirizar o processo de desenvolvimento e manutenção. Isso permite um foco maior no desenvolvimento do negócio principal. Além disso, as Appchains requerem uma equipe técnica profissional para fornecer serviços de consultoria para vários frameworks de Rollup, camadas DA e outras soluções.
O modelo de negócios central da plataforma RaaS é tornar-se a AWS e o Google do mundo Web3, tornando-se um distribuidor de middleware de blockchain e obtendo lucros com isso. Portanto, a escala e a qualidade do ecossistema de middleware que pode ser capturado se tornará a principal competição da plataforma RaaS. Adicionalmente, como operador do Rollup, a plataforma RaaS também capturará as taxas de transação e a renda MEV.
De acordo com a classificação da Messari, o ecossistema RaaS atualmente compreende três tipos principais de projetos: SDKs, Conjuntos de Sequenciadores Compartilhados e Implementação Sem Código. Gelato está na categoria de Implementação Sem Código, fornecendo um serviço completo para os desenvolvedores, integrando estruturas SDK e serviços de middleware. Outros projetos na mesma categoria incluem Lumoz, Altlayer, Caldera, Conduit, etc.
(Fonte da imagem: Messari)
Fundada em 2019, a Gelato inicialmente ajudou os programadores a criar contratos inteligentes automatizados, sem gás e capazes de computação off-chain, sendo líder neste campo. Em setembro de 2023, a Gelato completou sua transformação em uma plataforma RaaS, herdando sua tecnologia no desenvolvimento de contratos inteligentes e suas vantagens acumuladas na ecologia de infraestrutura, e sua competitividade neste setor não pode ser subestimada.
Atualmente, Gelato está nos estágios iniciais do RaaS. Sua estrutura inicial de L2 foi baseada no Polygon CDK e, em dezembro de 2023, anunciou oficialmente o suporte para OP Stack, com planos de adotar mais estruturas no futuro. Em termos da camada DA, atualmente suporta Ethereum, Celestia DA, Avail e Eigen Layer DA.
Atualmente, existem dois projetos que escolheram Gelato como seu provedor de serviços RaaS: Astar e Lisk. Astar é o primeiro L2 no Gelato a usar o Polygon CDK. Em 26 de dezembro de 2023, mais de 3.000 contratos inteligentes foram implantados no Astar zkEVM, mais de 15.000 carteiras foram criadas e um total de mais de 300M de transações foram concluídas. A Lisk será o primeiro L2 lançado no Gelato usando o framework OP Stack, focando no desenvolvimento dos ecossistemas RWA e DePIN.
Para reduzir a dificuldade de desenvolvimento, a Gelato lançou a Plataforma de Implantação em dezembro de 2023. Os desenvolvedores podem escolher diretamente o framework Rollup, a camada de disponibilidade de dados e a integração de middleware, e criar um Rollup com alguns cliques.
Por que acreditamos que Gelato será altamente competitivo no setor de RaaS, apesar de não ser um dos primeiros a entrar?
Gelato tem estado profundamente envolvido no desenvolvimento de infraestruturas Web3 há mais de quatro anos. A extensa experiência de desenvolvimento da Gelato e os recursos do ecossistema irão potenciar diretamente a sua expansão para o negócio RaaS. Especificamente, a vantagem competitiva da Gelato reflete-se em três aspetos: (1) Integração dos serviços nativos de middleware Web3 da Gelato, melhorando significativamente a experiência de desenvolvimento para contratos inteligentes em rollups; (2) Integração de um ecossistema abrangente; (3) Integração de soluções nativas de abstração de contas.
Gelato foi originalmente usado como um backend de desenvolvimento descentralizado para Web3, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e a experiência de uso de contratos inteligentes. Suas funções principais incluem 4: automação de contratos, transações sem gás implementadas pelo Relay, detecção e cálculo de dados off-chain e VRF.
Uma coisa que os utilizadores frequentemente ignoram é que a função do contrato inteligente não pode ser acionada automaticamente. Em vez disso, uma transação na cadeia precisa ser enviada pela conta EOA para executar a função do contrato. Ordens limitadas DEX, composição automática e liquidação de empréstimos requerem automação de contrato. Automatizar é a função principal do Gelato, que elimina o custo de operações manuais ou execução de bots pelos desenvolvedores de contratos. Gelato, como um mercado, reúne duas partes: os desenvolvedores que desejam automatizar transações e os operadores de infraestrutura que executam bots para encontrar tarefas que precisam ser concluídas em troca de uma taxa pelo serviço.
Existem três funções na arquitetura de rede da Gelato, nomeadamente o Ouvinte de Eventos, o Verificador e o Executor. O Ouvinte é responsável por monitorizar eventos na cadeia. Quando a condição de desencadeamento é considerada cumprida, a lógica do utilizador é submetida ao Verificador. O Verificador verifica se a tarefa automatizada pode ser executada num determinado momento com base na lógica. Quando a condição de desencadeamento é considerada como corretamente cumprida, o Verificador submete a transação ao Executor. O Executor é uma rede de operadores de infraestruturas, responsável pela execução final das transações na cadeia, também conhecido como Bot ou Keeper.
Nas transações padrão on-chain, os utilizadores são obrigados a depositar tokens nativos nas suas carteiras EOA (Conta Proprietária Externa) para cobrir as taxas de gás, um passo que muitas vezes dificulta a integração de novos utilizadores. Com o relay Gelato, no entanto, os utilizadores podem iniciar transações simplesmente assinando uma mensagem que permite que os custos da transação sejam cobertos pelos developers, ou, alternativamente, os utilizadores podem optar por pagar as taxas de gás com qualquer token ERC20. Além disso, o relay Gelato possui um sistema de pagamento mais flexível; 1balance que permite aos utilizadores gerir e liquidar todos os seus custos em várias redes a partir de um único saldo conveniente.
Gelato atualiza Automate para Funções Web3. Esta atualização irá quebrar a limitação de que os contratos inteligentes não podem se conectar a dados fora da cadeia, permitindo que desenvolvedores calculem e executem transações na cadeia com base em qualquer dado fora da cadeia. Funções escritas em Typescript, armazenadas no IPFS e executadas pelo Gelato, permitem integração perfeita com dados fora da cadeia, maior poder de processamento (evitando cálculos complexos que consomem grandes quantidades de gas on-chain) e execução lógica personalizável.
A função VRF é amplamente utilizada em jogos, geração de NFT, eleição aleatória de Validadores e outros campos. A chave é que a entidade que opera esta função pode gerar números aleatórios e provar a sua aleatoriedade e correção. Os números aleatórios gerados devem ser imparciais e imprevisíveis, outros podem provar que o processo de geração de aleatoriedade não é malicioso.
O componente principal do Gelato VRF é Drand. A rede Drand consiste num grupo de nodos descentralizados que alcançam um consenso sobre o parâmetro de limiar antes de gerar o número aleatório. Cada nodo cria uma assinatura e transmite-a pela rede. Uma vez alcançado o parâmetro de limiar, o nodo final cria a assinatura BLS final, que pode ser verificada pela rede inteira quanto à sua autenticidade. O número aleatório é então o valor de hash desta assinatura.
O Gelato possui uma forte vantagem competitiva nos seus serviços nativos. As Funções do Gelato suportam até 15 redes blockchain. De acordo com o Resumo do Roadmap de Produtos de 2023 H1, mais de 400 aplicações integraram o Gelato, e mais de 5,5 milhões de transações foram executadas utilizando o Gelato. Os dados estão a melhorar rapidamente, com mais de 450 integrações e mais de 6,4 milhões de transações executadas no final de 2023. Notavelmente, projetos líderes como a MakerDAO, Gnosis Pay e Pancake Swap integraram os seus serviços. A Chainlink é o único concorrente direto neste campo.
Com base no serviço de retransmissão, a Gelato desenvolveu o Relay Kit e trabalhou com a Safe para criar um SDK de abstração de conta. A abstração de conta da Safe consiste em vários Kits, dos quais o kit principal é desenvolvido pela própria empresa e alguns kits usam soluções de terceiros. O Relay Kit fornecido pela Gelato implementa a função de Abstração de Pagamento, ou seja, os usuários podem usar diretamente tokens nativos ou tokens ERC-20 para pagar taxas de transação no Ethereum, e não apenas ETH.
A abstração de conta pode ser dividida em dois passos-chave: Abstração de Assinatura e Abstração de Pagamento. O primeiro permite que várias contas de contrato usem diferentes esquemas de verificação de assinatura (como a assinatura de chave privada única do EOA, agregação de assinatura multi-assinatura, etc.), enquanto o último fornece principalmente opções para pagar taxas de gás com tokens personalizados ou pagamentos de terceiros. Sabemos que as cadeias públicas da Camada 2, como zkSync e StarkNet, desenvolveram soluções nativas de abstração de conta. Em comparação com o uso direto da solução AA no SDK, quais são as vantagens da abstração de conta fornecida pela Gelato?
Em suma, o atual ZK-Rollup implementa basicamente bem o processo de Abstração de Assinatura, mas a Abstração de Pagamento ainda não foi desenvolvida de forma madura. Gelato usa seus próprios serviços de Relay e 1Balance, e verificou sua capacidade de concluir pagamentos flexíveis e transações sem gás. Possui uma solução relativamente madura para completar a Abstração de Pagamento. A Abstração de Pagamento é também a forma mais direta de melhorar a experiência do utilizador (UX), e Gelato e o SDK AA integrado com Safe também podem ser usados diretamente para alcançar o login de conta social e a experiência de memória sem palavras.
Na análise do padrão de rastreamento RaaS, mencionamos que os recursos de distribuição de middleware serão uma das competências centrais da plataforma RaaS. Embora o Layer2 de uso geral forneça um SDK, o desenvolvimento de uma cadeia também exige o desenvolvimento de uma série de funções como exploradores de blocos, indexadores, oráculos e pontes entre cadeias. A Gelato acumulou uma grande quantidade de parcerias de infraestrutura e middleware em seus quatro anos de negócios de desenvolvimento e pode ser usada diretamente como uma ferramenta de desenvolvimento, fornecendo um kit pronto para uso para encadeamento de um clique. Atualmente, o Marketplace Gelato RaaS fornece 27 serviços de integração de middleware, mas vale ressaltar que a Gelato integrou mais de 400 aplicações no negócio de Função Web3. Esses clientes serão rapidamente convertidos em recursos de distribuição, promovendo grandemente o desenvolvimento do ecossistema Gelato RaaS.
Projetos dentro da mesma categoria de Implantação sem código incluem Conduit, Altlayer, Caldera e Lumoz. Informações básicas sobre cada projeto podem ser encontradas na tabela a seguir.
Em termos de expansão do ecossistema, apenas alguns projetos usaram serviços RaaS para lançar suas cadeias. Muitos dos primeiros a adotar a RaaS não têm dados relativamente ideais. Atualmente, é difícil para nós medir a competitividade dos projetos com base no número de cadeias emitidas.
Olhando para os recursos de middleware, o Marketplace Gelato RaaS não detém uma vantagem numérica nas integrações. No entanto, o ecossistema da Gelato com mais de 400 aplicações poderia servir como uma reserva para o marketplace. É essencial monitorizar de perto o crescimento da integração da Gelato para avaliar a sua competitividade em mudança no setor de RaaS.
Em geral, a pista RaaS ainda está em um estágio muito inicial, e muitos projetos ainda estão na fase de rede de testes. É difícil julgar o projeto líder a partir dos dados existentes. O Altlayer acabou de ser lançado no Binance Launchpad recentemente. Atualmente, apenas Altlayer e Gelato emitem tokens na pista RaaS, que são os únicos alvos do mercado secundário para RaaS. Julgando pela comparação de valoração entre os dois, o valor de mercado atual do Altlayer é de $451,466,031 e seu FDV é de $4,104,236,647. O valor de mercado da Gelato é de $167,412,873 e seu FDV é de $287,476,805. Independentemente do valor de mercado ou do FDV, a valoração da Gelato é mais vantajosa.
GEL é o token nativo da Gelato. Atualmente, a economia do token ainda está focada no negócio Automate e ainda não foi potencializada para o negócio RaaS.
O operador do bot responsável por executar o Automate só pode participar na rede apostando GEL. A receita provém de duas fontes: 1) taxas de transação cobradas em cima de cada transação e 2) oportunidades de mercado que podem ser aproveitadas ao executar transações em retrocesso. Comportamento malicioso por parte dos bots poderia levar a penalizações.
Em julho de 2023, a Gelato atualizou sua tokenomics e mecanismos de alocação de tarefas para acelerar o ciclo de feedback da Gelato. Após a atualização, os bots ainda precisam apostar $GEL para se juntar à rede. Para se tornar um nó, é necessário apostar um mínimo de 150 mil $GEL, com um período de desbloqueio de três meses. A Gelato ajustou seu algoritmo de alocação de tarefas paralelas. A Gelato atribui tarefas aos Operadores de Nó com base na quantidade de $GEL que eles apostam, incentivando os Operadores de Nó a continuarem a apostar mais $GEL, estimulando ainda mais o ciclo de apostas.
A tokenomics da Gelato poderia potencialmente integrar-se com o seu negócio RaaS no futuro, o que requer mais observação.
A expansão da Gelato para RaaS criará uma presença mais impactante no espaço narrativo. Esta mudança, dos serviços de desenvolvimento de back-end que não são diretamente visíveis para os utilizadores, para uma plataforma RaaS mais visível no mercado, abrirá novas oportunidades de crescimento para a Gelato. Do ponto de vista técnico, a automação nativa da Gelato, a abstração de contas e outros serviços irão capacitar o desenvolvimento da Camada 2 (L2), proporcionando uma experiência mais conveniente para os desenvolvedores e utilizadores de L2. Além disso, automatizar tarefas e abstrair contas otimizará os custos ao reduzir operações complexas on-chain e diminuir os custos de gás. Portanto, a transição para L2 também apresenta novas possibilidades para os serviços nativos da Gelato. Com os recursos de clientes acumulados ao longo dos anos a partir do seu negócio de middleware, a Gelato pode rapidamente aproveitar esses recursos para capacitar o desenvolvimento de L2. Esta transformação permite uma relação mutuamente benéfica entre os dois principais negócios.
A avaliar pelo desempenho do token, o anúncio da transformação da Gelato numa plataforma RaaS (Robot-as-a-Service) em setembro do ano passado não teve um impacto significativo no preço do token. Foi apenas no último mês que o mercado começou gradualmente a descobrir a transformação da Gelato em RaaS, resultando no preço a começar nos $0.3 e a sofrer um aumento significativo. Este aumento pode ser atribuído principalmente à agitação em torno da atualização Cancun e à popularidade trazida pela listagem da ALT na Binance na pista RaaS. A pista RaaS sempre careceu de alvos secundários de agitação, razão pela qual não recebeu atenção suficiente do mercado. No entanto, com a atualização Cancun e o lançamento da ALT, os utilizadores comuns estão a começar a prestar atenção à pista RaaS, e o seu valor está a ser descoberto lentamente. Atualmente, não existem muitos alvos secundários na pista RaaS. Os fundos de agitação para esta pista estão principalmente focados nos tokens ALT e GEL. A Gelato tem um longo tempo de desenvolvimento, fundamentos sólidos e recursos ecológicos abundantes. O seu valor de mercado atual ainda é relativamente subestimado, tornando este um período crucial para o seu crescimento. No entanto, é importante notar que a Gelato não ocupa atualmente a posição de destaque na pista RaaS, portanto, é necessário continuar a monitorar a sua competitividade no futuro.
Os esforços subsequentes para este projeto envolverão a adoção de serviços RaaS (Robot-as-a-Service), listagem de tokens e potencialmente realizar alterações na economia de tokens. Atualmente, o projeto ocupa uma posição proeminente no campo de serviços automatizados. Se conseguir garantir uma posição de liderança no mercado RaaS, irá validar ainda mais o seu significativo potencial de crescimento.
Поділіться
Контент
Antes de mergulhar no Gelato, é essencial primeiro entender a importância e as perspectivas do RaaS como um todo.
Antes de mais, a procura de expansão de capacidade ainda existe, e a expansão de capacidade continua a ser uma tecnologia chave para alcançar a Adoção em Massa da Web3. Embora a Layer 2 existente tenha resolvido inicialmente a necessidade de expansão, as Dapps ainda têm de competir pelo Espaço de Bloco, especialmente para casos de uso com muitas transações (especialmente jogos e socialfi). Aumentos significativos nas taxas de transação e tempos de espera continuam a afetar a experiência do utilizador. Durante os mercados em alta, quando os volumes de transação aumentam drasticamente, a procura de escalabilidade irá crescer ainda mais. Na verdade, o TVL continuamente crescente das L2s também reflete a procura do mercado por soluções de escalabilidade desde 2023.
Em segundo lugar, a procura de personalização de blockchains está a aumentar continuamente. Mesmo as Dapps que prosperaram em cadeias existentes, sob as exigências de flexibilidade na camada de Disponibilidade de Dados (DA), MEV, tempo de geração de blocos, escalabilidade, aquisição de clientes, tokenomics e expansão do ecossistema, irão mudar para a construção de rollups específicos de aplicação personalizável, especialmente quando os requisitos da Dapp para composabilidade não são elevados.
Em terceiro lugar, a transição de Dapp para Appchain não só garantirá receitas adicionais para o ecossistema ao reduzir a perda de valor das taxas de gás (que podem ser bloqueadas pela parte do projeto ou devolvidas aos utilizadores), como também atrairá mais Validadores para apostar tokens e aumentar a liquidez dentro do ecossistema. Isso, por sua vez, irá fortalecer os tokens do projeto original e melhorar significativamente o ciclo econômico.
Entre as várias soluções de escalonamento disponíveis, o rollup será uma das escolhas principais. Como a solução de escalonamento central escolhida pelo Ethereum, os rollups têm uma certa ortodoxia. Atualmente, os rollups de uso geral foram testados no mercado, e sua tecnologia é relativamente madura. Seus frameworks de desenvolvimento podem ser utilizados diretamente.
Atualmente, há uma crescente demanda por L2 devido à conversão de Dapps para Appchains. As Appchains focam principalmente na personalização da cadeia para atender às necessidades das Dapps e na construção de um ecossistema para atrair usuários e facilitar a migração de usuários. Portanto, se a própria cadeia de aplicativos não precisar priorizar a inovação tecnológica da cadeia pública e, em vez disso, se concentrar em seu negócio principal, pode ser mais eficiente terceirizar o processo de desenvolvimento e manutenção. Isso permite um foco maior no desenvolvimento do negócio principal. Além disso, as Appchains requerem uma equipe técnica profissional para fornecer serviços de consultoria para vários frameworks de Rollup, camadas DA e outras soluções.
O modelo de negócios central da plataforma RaaS é tornar-se a AWS e o Google do mundo Web3, tornando-se um distribuidor de middleware de blockchain e obtendo lucros com isso. Portanto, a escala e a qualidade do ecossistema de middleware que pode ser capturado se tornará a principal competição da plataforma RaaS. Adicionalmente, como operador do Rollup, a plataforma RaaS também capturará as taxas de transação e a renda MEV.
De acordo com a classificação da Messari, o ecossistema RaaS atualmente compreende três tipos principais de projetos: SDKs, Conjuntos de Sequenciadores Compartilhados e Implementação Sem Código. Gelato está na categoria de Implementação Sem Código, fornecendo um serviço completo para os desenvolvedores, integrando estruturas SDK e serviços de middleware. Outros projetos na mesma categoria incluem Lumoz, Altlayer, Caldera, Conduit, etc.
(Fonte da imagem: Messari)
Fundada em 2019, a Gelato inicialmente ajudou os programadores a criar contratos inteligentes automatizados, sem gás e capazes de computação off-chain, sendo líder neste campo. Em setembro de 2023, a Gelato completou sua transformação em uma plataforma RaaS, herdando sua tecnologia no desenvolvimento de contratos inteligentes e suas vantagens acumuladas na ecologia de infraestrutura, e sua competitividade neste setor não pode ser subestimada.
Atualmente, Gelato está nos estágios iniciais do RaaS. Sua estrutura inicial de L2 foi baseada no Polygon CDK e, em dezembro de 2023, anunciou oficialmente o suporte para OP Stack, com planos de adotar mais estruturas no futuro. Em termos da camada DA, atualmente suporta Ethereum, Celestia DA, Avail e Eigen Layer DA.
Atualmente, existem dois projetos que escolheram Gelato como seu provedor de serviços RaaS: Astar e Lisk. Astar é o primeiro L2 no Gelato a usar o Polygon CDK. Em 26 de dezembro de 2023, mais de 3.000 contratos inteligentes foram implantados no Astar zkEVM, mais de 15.000 carteiras foram criadas e um total de mais de 300M de transações foram concluídas. A Lisk será o primeiro L2 lançado no Gelato usando o framework OP Stack, focando no desenvolvimento dos ecossistemas RWA e DePIN.
Para reduzir a dificuldade de desenvolvimento, a Gelato lançou a Plataforma de Implantação em dezembro de 2023. Os desenvolvedores podem escolher diretamente o framework Rollup, a camada de disponibilidade de dados e a integração de middleware, e criar um Rollup com alguns cliques.
Por que acreditamos que Gelato será altamente competitivo no setor de RaaS, apesar de não ser um dos primeiros a entrar?
Gelato tem estado profundamente envolvido no desenvolvimento de infraestruturas Web3 há mais de quatro anos. A extensa experiência de desenvolvimento da Gelato e os recursos do ecossistema irão potenciar diretamente a sua expansão para o negócio RaaS. Especificamente, a vantagem competitiva da Gelato reflete-se em três aspetos: (1) Integração dos serviços nativos de middleware Web3 da Gelato, melhorando significativamente a experiência de desenvolvimento para contratos inteligentes em rollups; (2) Integração de um ecossistema abrangente; (3) Integração de soluções nativas de abstração de contas.
Gelato foi originalmente usado como um backend de desenvolvimento descentralizado para Web3, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento e a experiência de uso de contratos inteligentes. Suas funções principais incluem 4: automação de contratos, transações sem gás implementadas pelo Relay, detecção e cálculo de dados off-chain e VRF.
Uma coisa que os utilizadores frequentemente ignoram é que a função do contrato inteligente não pode ser acionada automaticamente. Em vez disso, uma transação na cadeia precisa ser enviada pela conta EOA para executar a função do contrato. Ordens limitadas DEX, composição automática e liquidação de empréstimos requerem automação de contrato. Automatizar é a função principal do Gelato, que elimina o custo de operações manuais ou execução de bots pelos desenvolvedores de contratos. Gelato, como um mercado, reúne duas partes: os desenvolvedores que desejam automatizar transações e os operadores de infraestrutura que executam bots para encontrar tarefas que precisam ser concluídas em troca de uma taxa pelo serviço.
Existem três funções na arquitetura de rede da Gelato, nomeadamente o Ouvinte de Eventos, o Verificador e o Executor. O Ouvinte é responsável por monitorizar eventos na cadeia. Quando a condição de desencadeamento é considerada cumprida, a lógica do utilizador é submetida ao Verificador. O Verificador verifica se a tarefa automatizada pode ser executada num determinado momento com base na lógica. Quando a condição de desencadeamento é considerada como corretamente cumprida, o Verificador submete a transação ao Executor. O Executor é uma rede de operadores de infraestruturas, responsável pela execução final das transações na cadeia, também conhecido como Bot ou Keeper.
Nas transações padrão on-chain, os utilizadores são obrigados a depositar tokens nativos nas suas carteiras EOA (Conta Proprietária Externa) para cobrir as taxas de gás, um passo que muitas vezes dificulta a integração de novos utilizadores. Com o relay Gelato, no entanto, os utilizadores podem iniciar transações simplesmente assinando uma mensagem que permite que os custos da transação sejam cobertos pelos developers, ou, alternativamente, os utilizadores podem optar por pagar as taxas de gás com qualquer token ERC20. Além disso, o relay Gelato possui um sistema de pagamento mais flexível; 1balance que permite aos utilizadores gerir e liquidar todos os seus custos em várias redes a partir de um único saldo conveniente.
Gelato atualiza Automate para Funções Web3. Esta atualização irá quebrar a limitação de que os contratos inteligentes não podem se conectar a dados fora da cadeia, permitindo que desenvolvedores calculem e executem transações na cadeia com base em qualquer dado fora da cadeia. Funções escritas em Typescript, armazenadas no IPFS e executadas pelo Gelato, permitem integração perfeita com dados fora da cadeia, maior poder de processamento (evitando cálculos complexos que consomem grandes quantidades de gas on-chain) e execução lógica personalizável.
A função VRF é amplamente utilizada em jogos, geração de NFT, eleição aleatória de Validadores e outros campos. A chave é que a entidade que opera esta função pode gerar números aleatórios e provar a sua aleatoriedade e correção. Os números aleatórios gerados devem ser imparciais e imprevisíveis, outros podem provar que o processo de geração de aleatoriedade não é malicioso.
O componente principal do Gelato VRF é Drand. A rede Drand consiste num grupo de nodos descentralizados que alcançam um consenso sobre o parâmetro de limiar antes de gerar o número aleatório. Cada nodo cria uma assinatura e transmite-a pela rede. Uma vez alcançado o parâmetro de limiar, o nodo final cria a assinatura BLS final, que pode ser verificada pela rede inteira quanto à sua autenticidade. O número aleatório é então o valor de hash desta assinatura.
O Gelato possui uma forte vantagem competitiva nos seus serviços nativos. As Funções do Gelato suportam até 15 redes blockchain. De acordo com o Resumo do Roadmap de Produtos de 2023 H1, mais de 400 aplicações integraram o Gelato, e mais de 5,5 milhões de transações foram executadas utilizando o Gelato. Os dados estão a melhorar rapidamente, com mais de 450 integrações e mais de 6,4 milhões de transações executadas no final de 2023. Notavelmente, projetos líderes como a MakerDAO, Gnosis Pay e Pancake Swap integraram os seus serviços. A Chainlink é o único concorrente direto neste campo.
Com base no serviço de retransmissão, a Gelato desenvolveu o Relay Kit e trabalhou com a Safe para criar um SDK de abstração de conta. A abstração de conta da Safe consiste em vários Kits, dos quais o kit principal é desenvolvido pela própria empresa e alguns kits usam soluções de terceiros. O Relay Kit fornecido pela Gelato implementa a função de Abstração de Pagamento, ou seja, os usuários podem usar diretamente tokens nativos ou tokens ERC-20 para pagar taxas de transação no Ethereum, e não apenas ETH.
A abstração de conta pode ser dividida em dois passos-chave: Abstração de Assinatura e Abstração de Pagamento. O primeiro permite que várias contas de contrato usem diferentes esquemas de verificação de assinatura (como a assinatura de chave privada única do EOA, agregação de assinatura multi-assinatura, etc.), enquanto o último fornece principalmente opções para pagar taxas de gás com tokens personalizados ou pagamentos de terceiros. Sabemos que as cadeias públicas da Camada 2, como zkSync e StarkNet, desenvolveram soluções nativas de abstração de conta. Em comparação com o uso direto da solução AA no SDK, quais são as vantagens da abstração de conta fornecida pela Gelato?
Em suma, o atual ZK-Rollup implementa basicamente bem o processo de Abstração de Assinatura, mas a Abstração de Pagamento ainda não foi desenvolvida de forma madura. Gelato usa seus próprios serviços de Relay e 1Balance, e verificou sua capacidade de concluir pagamentos flexíveis e transações sem gás. Possui uma solução relativamente madura para completar a Abstração de Pagamento. A Abstração de Pagamento é também a forma mais direta de melhorar a experiência do utilizador (UX), e Gelato e o SDK AA integrado com Safe também podem ser usados diretamente para alcançar o login de conta social e a experiência de memória sem palavras.
Na análise do padrão de rastreamento RaaS, mencionamos que os recursos de distribuição de middleware serão uma das competências centrais da plataforma RaaS. Embora o Layer2 de uso geral forneça um SDK, o desenvolvimento de uma cadeia também exige o desenvolvimento de uma série de funções como exploradores de blocos, indexadores, oráculos e pontes entre cadeias. A Gelato acumulou uma grande quantidade de parcerias de infraestrutura e middleware em seus quatro anos de negócios de desenvolvimento e pode ser usada diretamente como uma ferramenta de desenvolvimento, fornecendo um kit pronto para uso para encadeamento de um clique. Atualmente, o Marketplace Gelato RaaS fornece 27 serviços de integração de middleware, mas vale ressaltar que a Gelato integrou mais de 400 aplicações no negócio de Função Web3. Esses clientes serão rapidamente convertidos em recursos de distribuição, promovendo grandemente o desenvolvimento do ecossistema Gelato RaaS.
Projetos dentro da mesma categoria de Implantação sem código incluem Conduit, Altlayer, Caldera e Lumoz. Informações básicas sobre cada projeto podem ser encontradas na tabela a seguir.
Em termos de expansão do ecossistema, apenas alguns projetos usaram serviços RaaS para lançar suas cadeias. Muitos dos primeiros a adotar a RaaS não têm dados relativamente ideais. Atualmente, é difícil para nós medir a competitividade dos projetos com base no número de cadeias emitidas.
Olhando para os recursos de middleware, o Marketplace Gelato RaaS não detém uma vantagem numérica nas integrações. No entanto, o ecossistema da Gelato com mais de 400 aplicações poderia servir como uma reserva para o marketplace. É essencial monitorizar de perto o crescimento da integração da Gelato para avaliar a sua competitividade em mudança no setor de RaaS.
Em geral, a pista RaaS ainda está em um estágio muito inicial, e muitos projetos ainda estão na fase de rede de testes. É difícil julgar o projeto líder a partir dos dados existentes. O Altlayer acabou de ser lançado no Binance Launchpad recentemente. Atualmente, apenas Altlayer e Gelato emitem tokens na pista RaaS, que são os únicos alvos do mercado secundário para RaaS. Julgando pela comparação de valoração entre os dois, o valor de mercado atual do Altlayer é de $451,466,031 e seu FDV é de $4,104,236,647. O valor de mercado da Gelato é de $167,412,873 e seu FDV é de $287,476,805. Independentemente do valor de mercado ou do FDV, a valoração da Gelato é mais vantajosa.
GEL é o token nativo da Gelato. Atualmente, a economia do token ainda está focada no negócio Automate e ainda não foi potencializada para o negócio RaaS.
O operador do bot responsável por executar o Automate só pode participar na rede apostando GEL. A receita provém de duas fontes: 1) taxas de transação cobradas em cima de cada transação e 2) oportunidades de mercado que podem ser aproveitadas ao executar transações em retrocesso. Comportamento malicioso por parte dos bots poderia levar a penalizações.
Em julho de 2023, a Gelato atualizou sua tokenomics e mecanismos de alocação de tarefas para acelerar o ciclo de feedback da Gelato. Após a atualização, os bots ainda precisam apostar $GEL para se juntar à rede. Para se tornar um nó, é necessário apostar um mínimo de 150 mil $GEL, com um período de desbloqueio de três meses. A Gelato ajustou seu algoritmo de alocação de tarefas paralelas. A Gelato atribui tarefas aos Operadores de Nó com base na quantidade de $GEL que eles apostam, incentivando os Operadores de Nó a continuarem a apostar mais $GEL, estimulando ainda mais o ciclo de apostas.
A tokenomics da Gelato poderia potencialmente integrar-se com o seu negócio RaaS no futuro, o que requer mais observação.
A expansão da Gelato para RaaS criará uma presença mais impactante no espaço narrativo. Esta mudança, dos serviços de desenvolvimento de back-end que não são diretamente visíveis para os utilizadores, para uma plataforma RaaS mais visível no mercado, abrirá novas oportunidades de crescimento para a Gelato. Do ponto de vista técnico, a automação nativa da Gelato, a abstração de contas e outros serviços irão capacitar o desenvolvimento da Camada 2 (L2), proporcionando uma experiência mais conveniente para os desenvolvedores e utilizadores de L2. Além disso, automatizar tarefas e abstrair contas otimizará os custos ao reduzir operações complexas on-chain e diminuir os custos de gás. Portanto, a transição para L2 também apresenta novas possibilidades para os serviços nativos da Gelato. Com os recursos de clientes acumulados ao longo dos anos a partir do seu negócio de middleware, a Gelato pode rapidamente aproveitar esses recursos para capacitar o desenvolvimento de L2. Esta transformação permite uma relação mutuamente benéfica entre os dois principais negócios.
A avaliar pelo desempenho do token, o anúncio da transformação da Gelato numa plataforma RaaS (Robot-as-a-Service) em setembro do ano passado não teve um impacto significativo no preço do token. Foi apenas no último mês que o mercado começou gradualmente a descobrir a transformação da Gelato em RaaS, resultando no preço a começar nos $0.3 e a sofrer um aumento significativo. Este aumento pode ser atribuído principalmente à agitação em torno da atualização Cancun e à popularidade trazida pela listagem da ALT na Binance na pista RaaS. A pista RaaS sempre careceu de alvos secundários de agitação, razão pela qual não recebeu atenção suficiente do mercado. No entanto, com a atualização Cancun e o lançamento da ALT, os utilizadores comuns estão a começar a prestar atenção à pista RaaS, e o seu valor está a ser descoberto lentamente. Atualmente, não existem muitos alvos secundários na pista RaaS. Os fundos de agitação para esta pista estão principalmente focados nos tokens ALT e GEL. A Gelato tem um longo tempo de desenvolvimento, fundamentos sólidos e recursos ecológicos abundantes. O seu valor de mercado atual ainda é relativamente subestimado, tornando este um período crucial para o seu crescimento. No entanto, é importante notar que a Gelato não ocupa atualmente a posição de destaque na pista RaaS, portanto, é necessário continuar a monitorar a sua competitividade no futuro.
Os esforços subsequentes para este projeto envolverão a adoção de serviços RaaS (Robot-as-a-Service), listagem de tokens e potencialmente realizar alterações na economia de tokens. Atualmente, o projeto ocupa uma posição proeminente no campo de serviços automatizados. Se conseguir garantir uma posição de liderança no mercado RaaS, irá validar ainda mais o seu significativo potencial de crescimento.