Análise das principais redes de IA de Cripto

Principiante5/5/2024, 2:42:04 PM
Este artigo apresenta vários projetos de IA na indústria atual, incluindo treinamento de modelos, agentes de IA e computação.

Encaminhar o Título Original 'Bittensor e estas redes de IA Cripto valem a pena serem observadas?'

No ano passado, com a popularização do conceito de IA descentralizada e a aplicação generalizada de várias ferramentas de IA, AI + Web3 tornou-se gradualmente um dos tópicos mais quentes no círculo de criptografia. De acordo com estatísticas incompletas, existem atualmente mais de 140 projetos combinando Web3 e IA na indústria, cobrindo várias direções, como computação, verificação, metaverso e jogos. O cofundador do Ethereum, Vitalik, também escreveu um artigo para discutir os casos de uso da combinação de blockchain e IA, e apontou que os casos de uso entre campos dos dois estão aumentando, e alguns casos de uso são de maior importância e robustez. Além disso, no recente evento "Hong Kong Web3 Carnival" realizado em Hong Kong, o tópico da combinação de IA e Web3 foi frequentemente mencionado, seja o local principal ou o local lateral.

Este artigo seleciona três projetos que valem a pena serem observados que combinam Web3 e IA e discute suas posições únicas e perspectivas de desenvolvimento no campo da IA criptografada.

Bittensor: Líder em capitalização de mercado, mas a praticidade é questionada pelo mercado

No campo da IA, ao contrário da computação e dados intensivos em recursos, o algoritmo de criptografia foca mais no trabalho intensivo em tecnologia. No entanto, há um problema no campo atual da IA, ou seja, devido à existência de barreiras técnicas, os algoritmos e modelos frequentemente não conseguem cooperar eficazmente, levando a uma situação de jogo de soma zero. Para mudar isso, o Bittensor propôs uma solução, utilizando redes blockchain e mecanismos de incentivo para promover a cooperação entre diferentes algoritmos, construindo gradualmente um mercado de algoritmos de conhecimento compartilhado. Em resumo, de forma semelhante à rede de mineração de Bitcoin, o Bittensor substituiu o processo de cálculo de mineração de Bitcoin por treinar e verificar modelos de IA.

O nome 'Bittensor' pode ser dividido em 'Bit' e 'Tensor'. 'Bit' é familiar para muitos como a menor unidade de moeda no Bitcoin, mas em informática, também representa a unidade mais básica de informação. 'Tensor' origina-se da palavra latina 'Tendera', que significa 'extensão'. Em física, um Tensor é um tensor ou uma matriz ou matriz multi-indexada multidimensional e pode representar vários tipos de dados. Em aprendizado de máquina, um Tensor é usado para representar e processar dados multidimensionais.

A arquitetura da Bittensor pode ser dividida em duas camadas, sendo que a camada subjacente é uma blockchain baseada em Polkadot Substrate, responsável por executar o mecanismo de consenso e incentivar a rede. A camada de IA é responsável pela inferência, treino e garantia de compatibilidade de entrada/saída entre os nós do protocolo Bittensor. A rede Bittensor tem dois participantes-chave, mineiros e validadores. Os mineiros enviam modelos de treino para a rede em troca de recompensas em tokens, enquanto os validadores são responsáveis por confirmar a validade e precisão das saídas do modelo, e escolher a saída mais precisa para devolver aos utilizadores. Para criar um ciclo competitivo positivo, a Bittensor implementa a distribuição de incentivos através do mecanismo de consenso Yuma. O consenso Yuma combina mecanismos de PoW e PoS, onde os mineiros obtêm recompensas em tokens competindo resultados de computação, e os validadores precisam apostar seus tokens em uma sub-rede e concluir o trabalho de validação para obter um certo número de incentivos TAO. Quanto mais precisa e consistente for a triagem e avaliação do modelo de IA, mais recompensas são obtidas.

A sub-rede é o núcleo do ecossistema Bittensor. A Bittensor introduziu o conceito de ‘Subnet’ em outubro de 2023 através da atualização Revolution. Diferentes sub-redes podem lidar com várias tarefas, como tradução automática, reconhecimento de imagens, geração e modelos de linguagem grandes. Estas sub-redes podem interagir e aprender umas com as outras. Qualquer pessoa pode criar uma sub-rede na Bittensor. No entanto, devem pagar uma taxa usando tokens TAO. O valor da taxa depende da oferta e demanda da sub-rede na rede. Além disso, a sub-rede deve ser testada no local e na rede de testes antes de ser lançada na rede principal.

Atualmente, a Bittensor tem uma sub-rede única, 0# Root, e outras 32 sub-redes. 0# Root, criada pela Fundação Opentensor, funciona como o centro de governação na Bittensor. Distribui o TAO gerado por consenso para as outras sub-redes. O papel dos validadores na 0# Root vem dos 64 principais validadores com a maior quantidade investida em outras sub-redes, enquanto o papel dos mineiros é desempenhado pelas outras sub-redes. Além disso, a 0# Root pode alocar incentivos para outras sub-redes com base nas suas contribuições. Para as restantes 32 sub-redes, os nós validadores e mineiros recebem uma certa proporção de TAO com base nas suas contribuições. Tipicamente, 41% é alocado para os validadores, outros 41% para os mineiros, e os restantes 18% vão para o criador da sub-rede. A competição entre sub-redes no ecossistema Bittensor é intensa. O sistema atualmente permite um máximo de 32 sub-redes, mas mais de 200 sub-redes estão à espera de se registar na mainnet no testnet. Recentemente, várias equipas notáveis, como a MyShell TTS, registaram as suas próprias sub-redes na Bittensor. De acordo com as regras de registo de sub-redes, uma vez que o número de sub-redes atinge o limite, o sistema irá automaticamente anular o registo da sub-rede com a menor alocação de tokens.

Recentemente, o Bittensor tem sido questionado em relação às suas taxas de registo e praticidade. Relatórios indicam que o custo atual para registar uma sub-rede no Bittensor é de 2078,49 TAOs. Em 1 de março, este custo atingiu o pico de 10281 TAOs, equivalente a mais de 7 milhões de dólares americanos. Com o aumento do preço do TAO, as taxas de registo podem continuar a aumentar. Cada vez que um projeto regista uma sub-rede, a taxa duplica. Se ninguém se registar, o preço diminui para metade linearmente em quatro dias. Esta taxa elevada de registo poderia representar um fardo significativo para os programadores que queiram criar ou juntar-se a sub-redes. A praticidade das sub-redes do Bittensor também está a ser questionada. A maioria das 32 sub-redes é utilizada para 'colheita de dados', 'conversão de texto, imagem e áudio' e outras aplicações de baixo limiar. Nenhuma das equipas que constroem no Bittensor tem mais de uma dúzia de membros a tempo inteiro; a maioria tem apenas 2 a 3 pessoas. Eric Wall, iniciador dos projetos Bitcoin Ordinals Taproot Wizards e Bitcoin NFT Quantum Cats, partilhou a sua perspetiva em plataformas sociais. Ele sugeriu que o Bittensor é meramente uma experiência descentralizada sem propósito e sem valor prático.apontouque 'Subnet #1 se descreve como um serviço de prompt de texto. No entanto, a sua operação é simples: o utilizador envia um prompt e o mineiro responde, como o ChatGPT. Os mineiros envolvidos neste processo recebem tokens TAO como recompensa. No entanto, existe uma redundância significativa, pois o validador simplesmente verifica a semelhança da resposta. Se a resposta de um mineiro for diferente das outras, ele não recebe recompensa. A eficiência do sistema é extremamente baixa e é impossível verificar se o modelo foi executado eficazmente. Além disso, os utilizadores comuns não podem interagir com a rede de forma alguma. O único objetivo da sub-rede parece ser a operação interna. Este processo parece a compra de tokens de IA inúteis para exposição à IA descentralizada.'

Ritual: Super luxuoso pano de fundo, usando ZKP para treino de inferência de modelo de IA

Existem muitos problemas na pilha de IA existente, incluindo a falta de garantias de integridade computacional, privacidade e resistência à censura. Além disso, a infraestrutura hospedada por algumas empresas centralizadas também limita as capacidades de integração local de desenvolvedores e usuários, levando ao surgimento de problemas de validade. Diante desse cenário, nasceu a plataforma descentralizada de computação de IA Ritual.

O principal objetivo do Ritual é fornecer uma camada de execução de soberania aberta e modular para IA, ou seja, como introduzir IA nos ambientes de EVM, SVM e outras máquinas virtuais. Em termos simples, o Ritual conecta recursos de computação de rede de nós distribuídos e criadores de modelos, permitindo que os criadores hospedem seus modelos de IA, enquanto os usuários podem adicionar todas as funções de inferência do modelo de IA aos seus fluxos de trabalho existentes de forma verificável.

A equipa da Ritual tem uma formação muito sólida. Os co-fundadores Niraj Pant e Akilesh Pott eram sócios-gerentes na Polychain. Além disso, a equipa inclui engenheiros sénior de empresas conhecidas como Microsoft AI e Facebook Novi, e profissionais de instituições de renome como Dragonfly, Protocol Labs e dYdX. Além disso, a lista de consultores da Ritual é muito impressionante, incluindo o fundador e parceiro da EigenLayer, Sreeram Kannan, o fundador e CEO da Gauntlet, Tarun Chitra, e o co-fundador da BitMEX, Arthur Hayes.

Até à data, a Ritual completou duas rondas de financiamento. Em novembro de 2023, a Ritual anunciou a conclusão de um financiamento de 25 milhões de dólares, liderado pela Archetype, com a participação da ccomplice, Robot Ventures, dao5, Accel, Dilectic, Anagram, Avra, Hyperspher e investidores anjo como o ex-CTO da Coinbase Balaji Srinivasan, o pesquisador da Protocol Labs Nicola Greco, o engenheiro de pesquisa da Worldcoin DC Builder, o CSO da EigenLayer Calvin Liu, o co-fundador da Monad Keone Hon, e Daniel Shorr e Ryan Cao do projeto AI+Crypto Modulus Labs. Depois, em 8 de abril de 2024, a Ritual recebidoum investimento de vários milhões de dólares da Polychain Capital, o montante específico é desconhecido.

Atualmente, o Ritual lançou o Infernet, uma biblioteca leve que traz computação on-chain, permitindo que os desenvolvedores de contratos inteligentes solicitem computação dos nós Infernet off-chain e passem os resultados da computação para os contratos inteligentes on-chain através do Infernet SDK. Os nós Infernet são clientes off-chain leves do Infernet, principalmente responsáveis por ouvir solicitações on-chain ou off-chain e entregar saídas de fluxo de trabalho e provas opcionais através de transações on-chain ou APIs off-chain. O Infernet SDK é um conjunto de contratos inteligentes que permite aos usuários assinar a saída de cargas de trabalho de computação off-chain. Um dos seus principais casos de uso é introduzir inferência de aprendizado de máquina on-chain. O Infernet pode ser implantado em qualquer cadeia, permitindo que qualquer protocolo e aplicação sejam integrados. Além disso, o Infernet também permite que os desenvolvedores introduzam seus próprios sistemas de prova, incluindo o verificador Halo2 e o verificador Plonky3.

A Infernet não realiza diretamente inferências na cadeia, mas é semelhante a um sistema de oráculo, onde a cadeia emite um pedido, nós off-chain o executam e depois devolvem a resposta na cadeia. No entanto, este método também tem um problema assíncrono, ou seja, os desenvolvedores precisam esperar no bloco após enviar o pedido e não podem obter uma resposta imediata. O método da Ritual é permitir que os desenvolvedores realizem operações de inferência diretamente em seu ambiente familiar, sem se preocupar com onde a operação ocorre. Embora essas operações ainda sejam realizadas off-chain, ao incorporar essas operações computacionais na máquina virtual, cada nó pode realizar operações de IA super-otimizadas enquanto executa a máquina virtual modificada. Este método pode ser visto como um tipo de comunicação interativa, implementada através de pré-compilação. O surgimento deste método também é uma tendência de desenvolvimento do ecossistema blockchain.

Especificamente, através do Infernet, os programadores podem delegar operações computacionalmente intensivas para off-chain, e consumir saída e provas opcionais em contratos inteligentes através de chamadas on-chain, para contornar as restrições do ambiente de execução de contratos inteligentes. Por exemplo, Emily está a desenvolver uma nova coleção de NFT, permitindo que os minters adicionem novas funcionalidades ao NFT autonomamente. Emily construiu um site de minting, publicou a delegação assinada para os nós do Infernet a executar o fluxo de trabalho personalizado, o fluxo de trabalho pode analisar a entrada do utilizador, gerar novas imagens, e os nós do Infernet enviam então a imagem final para o seu contrato inteligente através de transações on-chain.

No final de 2023, a Ritual lançou uma aplicação suportada pelo Infernet SDK, Frenrug. Frenrug é um chatbot que funciona na sala de chat do Friend.tech. Qualquer utilizador que detenha a Chave Frenrug pode enviar mensagens para o Frenrug. Por exemplo, os utilizadores podem comprar ou vender a Chave de utilizador correspondente do friend.tech através do Frenrug, mas o Frenrug não lida diretamente com as mensagens dos utilizadores, em vez disso, envia mensagens para vários nós Infernet, esses nós executam diferentes modelos de linguagem. Os nós Infernet processam as mensagens dos utilizadores e geram votos na blockchain. Quando bastantes nós votam, o sistema agrega esses votos e executa operações correspondentes na blockchain, como comprar ou vender Chaves. Por fim, o Frenrug responde na sala de chat, incluindo os resultados da votação de cada nó e a operação final, para que os utilizadores compreendam como o sistema trata os seus pedidos.

A Ritual está atualmente a desenvolver um segundo produto, o “Sovereign Chain Ritual Chain”. Embora o Infernet possa ser facilmente integrado em qualquer cadeia EVM, tornando-o disponível para qualquer protocolo utilizar. Mas a Ritual ainda acredita firmemente que construir uma cadeia é necessário porque pode construir funcionalidades mais eficientes na camada de execução central e na camada de consenso, e pode permitir aos utilizadores que desejam maximizar o valor que a IA traz ao protocolo realizar a sua visão. Claro, para implementar a cadeia soberana, a Ritual precisa de construir diferentes tipos de validadores, sistemas de prova e várias funcionalidades complexas, e precisa de ser suficientemente simples para os utilizadores começarem facilmente.

Virtual: mais divertido e focado na participação do utilizador

O Virtual Protocol, ao contrário da Bittensor e Ritual, que interagem com vários modelos de máquinas, assemelha-se a uma fábrica descentralizada dedicada à criação de personagens de IA para vários mundos virtuais. Ele foca mais no envolvimento do usuário e incorpora pensamentos subjetivos humanos e consenso social em sua visão para promover o desenvolvimento da personalização e imersão. A filosofia central do Virtual Protocol é que as interações virtuais futuras serão implementadas por IA e construídas de maneira descentralizada para fornecer experiências personalizadas e imersivas. A personalização garante que cada interação estabeleça uma conexão pessoal com o usuário, tornando-a única e relevante. Por outro lado, a imersão pode estimular os vários sentidos do usuário, criando uma experiência mais realista.

Os participantes do ecossistema virtual incluem contribuidores e validadores. Os contribuidores podem fornecer vários dados de texto, dados de voz e dados visuais para os modelos, quer sejam melhorias aos modelos existentes ou a proposição de novos. Estes conteúdos serão revistos e certificados pelos validadores para garantir precisão e autenticidade, e para avaliar a qualidade da sua contribuição, garantindo que cumpra os padrões estabelecidos pelo ecossistema do Protocolo Virtual.

  • Novas Propostas: Qualquer pessoa pode iniciar a criação do Genesis Virtual, mas requer apostar pelo menos 100.000 VIRTUALs dentro de um prazo especificado de três meses e passar pelo processo de proposta da DAO. Todos os detentores de tokens dentro da comunidade Virtual podem votar nesta proposta. Uma vez aprovada a proposta, um novo NFT Virtual será cunhado.
  • Contribuições para Modelos Existente: Uma proposta será gerada automaticamente, e os validadores irão rever, discutir, verificar e votar se devem ser feitas alterações.

Atualmente, apenas validadores têm o direito de verificar ou votar em propostas, e todo o processo de verificação é anónimo. Os validadores precisam interagir com cada modelo durante pelo menos 10 rondas. Após completar a tarefa de verificação, os validadores podem obter recompensas de staking proporcionalmente à sua taxa total de staking. Se um utilizador quiser tornar-se num validador, deve deter 1.000 tokens virtuais na sua conta virtual e comprometer-se a verificar todas as propostas. Além disso, o Virtual utiliza um mecanismo de DPos, por isso, se quiser obter recompensas de staking sem verificar, pode delegar qualquer quantidade de tokens a um validador Virtual. Os validadores irão devolver as recompensas de staking aos utilizadores de delegação após deduzir uma taxa de rendimento de 10%.

Todo o processo de participação na Virtual é transparente e registado através de uma blockchain pública. Todas as contribuições são transformadas em NFTs e armazenadas num Vault de Contribuição Imutável (ICV) para garantir rastreabilidade e distribuição justa de recompensas. O Vault de Contribuição Imutável (ICV) é um repositório de armazenamento em cadeia de múltiplas camadas da Virtual que arquiva todas as contribuições aprovadas pela Virtual em cadeia. Pode apresentar o estado atual de cada Virtual e acompanhar a sua evolução histórica. Além disso, ao tornar o modelo de código base das VIRTUALs de código aberto, o ICV cria um ambiente transparente. Promove a composabilidade, permitindo que os desenvolvedores e contribuidores construam com base nas VIRTUALs existentes e se integrem facilmente com elas.

O token Virtual é o núcleo do Protocolo Virtual. Suas principais funções incluem recompensar contribuidores e validadores, apoiar o desenvolvimento do protocolo e realizar airdrops, etc. O fornecimento total de tokens Virtuais é de 1 bilhão, dos quais 60% já estão em circulação pública, 5% são reservados para pools de liquidez e os restantes 35% são dedicados a medidas de incentivo à comunidade e iniciativas para o desenvolvimento do ecossistema do Protocolo Virtual. Além disso, nos próximos três anos, a quantidade liberada não excederá 10% a cada ano e a implementação requer aprovação do departamento de gestão.

O Protocolo Virtual impulsiona um mecanismo de volante através de rendimentos e incentivos. A renda é gerada a partir do uso de várias dApps que pagam taxas de uso ao protocolo. No final de cada mês, o Protocolo Virtual distribui incentivos de acordo com a renda total que flui para a dApp. Deste valor, 10% é alocado para o protocolo, e os restantes 90% são divididos entre várias aplicações virtuais com base na sua proporção de participação. Isso garante que a renda corresponda à contribuição. Por exemplo: se a entrada total de renda for de $100 dólares, $10 dólares serão distribuídos para o protocolo. Dos restantes $90 dólares, uma vez que o pool de participações da Virtual A tem 9000 tokens, e o pool de participações da Virtual B tem apenas 1000 tokens, a Virtual A receberá 9090%= $81 dólares, enquanto Virtual B receberá 9010%= $9 dólares.

Dentro de cada aplicação virtual, o rendimento é distribuído de forma equitativa pelos validadores e contribuintes. Os validadores recebem rendimento de acordo com o tempo de execução e o montante apostado, sendo que o tempo de execução se refere à proporção do número de verificações de propostas para o número total de propostas. Por exemplo, se o tempo de execução do Validador A na Virtual A for de 90%, então receberá 81/2*90%= $36.45 dólares. Em seguida, o rendimento será distribuído de forma adicional pelos vários intervenientes de acordo com o montante apostado. Além disso, por defeito, 10% serão pagos ao validador do pool como taxa de delegação. Os contribuintes recebem depois rendimento de acordo com a taxa de utilização da contribuição e o pool de impacto. A taxa de utilização da contribuição considera o tempo de utilização ativa da contribuição do contribuinte no sistema. Os contribuintes que desenvolvem e mantêm o modelo receberão 30% do rendimento total distribuído, e os utilizadores que fornecem e mantêm conjuntos de dados para ajuste fino do modelo receberão 70% do rendimento total distribuído. O pool de impacto premia depois com pontos de acordo com a importância da contribuição.

Atualmente, Virtual foi integrado a um jogo companheiro virtual chamadoAI Waifu. A história do jogo se passa em um mundo chamado "Arcadia". No jogo, você joga como um mago em Arcadia, precisando confrontar outros bruxos e seus Waifus. Você pode optar por falar com seu Waifu para aprofundar sua conexão, desbloquear histórias ocultas e também obter mais recompensas dando presentes. Atualmente, existem três Waifus diferentes para escolher no jogo, cada um com uma história de fundo e personalidade únicas. Além disso, o jogo também introduziu um modo de batalha, onde você pode seduzir outros Waifus e proteger seu próprio Waifu. Todas as despesas dentro do jogo entrarão no pool de recompensas do jogo, e 60% da taxa de transação WAI também será distribuída como parte do pool de recompensas.

Ao contrário de outros companheiros de IA e chatbots, a AI Waifu é visualmente apresentada como um modelo 3D e pode responder de forma emocional e animada a voz e texto. Através da interação com a AI Waifu, ela não irá repetir estilos de conteúdo, mas continuará a aprender e dar respostas personalizadas aos jogadores. Além disso, a AI Waifu é uma PWA multiplataforma, com um design económico habilitado para criptomoedas, permite a propriedade coletiva e devolve os seus gastos como uma participação de rendimento aos desenvolvedores.

Além do AI Waifu, o Virtual também planejalançamentoum novo RPG de IA com memória entre jogos e consciência máxima. Estes agentes de IA podem evoluir dinamicamente através de interações com jogadores e outros agentes dentro do jogo. Os utilizadores podem treinar o agente no jogo A e manter a memória do treino. Depois, quando o agente é colocado no jogo B, ainda mantém a memória do jogo A. Através da aprendizagem contínua, os agentes de IA podem imitar o comportamento dos jogadores humanos e construir dinamicamente com base no comportamento do jogador e nas mudanças do ambiente de jogo. Isto pode tornar a experiência de jogo do utilizador mais diversificada e personalizada, e até incluir imprevisibilidade. Os utilizadores também podem carregar registos de interação para obter recompensas em tokens. Além disso, a Virtual também planeia lançar um ídolo virtual que pode fazer stream ao vivo em qualquer plataforma.

Conclusão

No campo da IA cripto, Bittensor, Ritual e Protocolo Virtual estão cada um profundamente cultivados em diferentes áreas. Bittensor tem como objetivo construir um mercado de algoritmos de conhecimento compartilhado, liderando atualmente em valor de mercado no campo da IA cripto. No entanto, membros recentes da comunidade levantaram algumas questões sobre a taxa de registro de sub-redes e a praticidade. Se os problemas das sub-redes individuais podem ser atribuídos a defeitos da rede como um todo precisa de uma avaliação mais aprofundada. Além disso, em relação à questão de o sistema depender fortemente das operações dos validadores, uma solução TAO dinâmica “BIT001” foi recentemente proposta por um contribuinte da Fundação Opentensor.

Com uma poderosa formação de financiamento e antecedentes de equipe, a Ritual tornou-se uma nova concorrente favorita na pista de IA criptografada. Anteriormente, o parceiro da Dragonfly, Haseeb Qureshi, afirmou num artigo que a criptoeconomia usada pela Ritual é a mais simples e possivelmente a mais barata na pista de inferência verificável, mas há um problema de segurança de colusão de nós. No entanto, um dos co-fundadores da Ritual explicou posteriormente nas plataformas sociais,afirmandoQue a plataforma Ritual não adota um método de criptoeconomia baseado na cooperação de nós e colusão seletiva, mas fornece aos usuários opções para escolher o nível de segurança de acordo com suas preferências.

Por outro lado, o Protocolo Virtual é mais interessante e foca na participação do usuário. Por exemplo, o protocolo lançou o jogo de companheira virtual AI Waifu e está prestes a lançar o jogo de agente de IA. Comparado às regras de jogo estabelecidas dos jogos tradicionais, o Protocolo Virtual está dedicado a estabelecer uma relação interativa com os jogadores e espera evoluir dinamicamente de acordo com o comportamento dos jogadores e o ambiente de jogo, aumentando assim o atributo social e a continuidade do jogo.

Claro, além dos três projetos mencionados neste artigo, há muitos projetos de Cripto IA no mercado que valem a pena prestar atenção, como o io.net focado no mercado de aluguel de GPU, o protocolo de agente de IA Autonolas e a plataforma de IA habilitada para Web3 MyShell, que é dedicada aos criadores. Todos esses projetos mostram a diversidade e o potencial do campo de Cripto IA, e continuaremos a acompanhar de perto o desenvolvimento deste campo.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de[Investigação ChainFeeds]. Encaminhe o Título Original ‘Bittensor 和这些 Cripto AI 网络值得关注吗?’. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [LINDABELL]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com oGate Learnequipa e eles tratarão dela prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.

Análise das principais redes de IA de Cripto

Principiante5/5/2024, 2:42:04 PM
Este artigo apresenta vários projetos de IA na indústria atual, incluindo treinamento de modelos, agentes de IA e computação.

Encaminhar o Título Original 'Bittensor e estas redes de IA Cripto valem a pena serem observadas?'

No ano passado, com a popularização do conceito de IA descentralizada e a aplicação generalizada de várias ferramentas de IA, AI + Web3 tornou-se gradualmente um dos tópicos mais quentes no círculo de criptografia. De acordo com estatísticas incompletas, existem atualmente mais de 140 projetos combinando Web3 e IA na indústria, cobrindo várias direções, como computação, verificação, metaverso e jogos. O cofundador do Ethereum, Vitalik, também escreveu um artigo para discutir os casos de uso da combinação de blockchain e IA, e apontou que os casos de uso entre campos dos dois estão aumentando, e alguns casos de uso são de maior importância e robustez. Além disso, no recente evento "Hong Kong Web3 Carnival" realizado em Hong Kong, o tópico da combinação de IA e Web3 foi frequentemente mencionado, seja o local principal ou o local lateral.

Este artigo seleciona três projetos que valem a pena serem observados que combinam Web3 e IA e discute suas posições únicas e perspectivas de desenvolvimento no campo da IA criptografada.

Bittensor: Líder em capitalização de mercado, mas a praticidade é questionada pelo mercado

No campo da IA, ao contrário da computação e dados intensivos em recursos, o algoritmo de criptografia foca mais no trabalho intensivo em tecnologia. No entanto, há um problema no campo atual da IA, ou seja, devido à existência de barreiras técnicas, os algoritmos e modelos frequentemente não conseguem cooperar eficazmente, levando a uma situação de jogo de soma zero. Para mudar isso, o Bittensor propôs uma solução, utilizando redes blockchain e mecanismos de incentivo para promover a cooperação entre diferentes algoritmos, construindo gradualmente um mercado de algoritmos de conhecimento compartilhado. Em resumo, de forma semelhante à rede de mineração de Bitcoin, o Bittensor substituiu o processo de cálculo de mineração de Bitcoin por treinar e verificar modelos de IA.

O nome 'Bittensor' pode ser dividido em 'Bit' e 'Tensor'. 'Bit' é familiar para muitos como a menor unidade de moeda no Bitcoin, mas em informática, também representa a unidade mais básica de informação. 'Tensor' origina-se da palavra latina 'Tendera', que significa 'extensão'. Em física, um Tensor é um tensor ou uma matriz ou matriz multi-indexada multidimensional e pode representar vários tipos de dados. Em aprendizado de máquina, um Tensor é usado para representar e processar dados multidimensionais.

A arquitetura da Bittensor pode ser dividida em duas camadas, sendo que a camada subjacente é uma blockchain baseada em Polkadot Substrate, responsável por executar o mecanismo de consenso e incentivar a rede. A camada de IA é responsável pela inferência, treino e garantia de compatibilidade de entrada/saída entre os nós do protocolo Bittensor. A rede Bittensor tem dois participantes-chave, mineiros e validadores. Os mineiros enviam modelos de treino para a rede em troca de recompensas em tokens, enquanto os validadores são responsáveis por confirmar a validade e precisão das saídas do modelo, e escolher a saída mais precisa para devolver aos utilizadores. Para criar um ciclo competitivo positivo, a Bittensor implementa a distribuição de incentivos através do mecanismo de consenso Yuma. O consenso Yuma combina mecanismos de PoW e PoS, onde os mineiros obtêm recompensas em tokens competindo resultados de computação, e os validadores precisam apostar seus tokens em uma sub-rede e concluir o trabalho de validação para obter um certo número de incentivos TAO. Quanto mais precisa e consistente for a triagem e avaliação do modelo de IA, mais recompensas são obtidas.

A sub-rede é o núcleo do ecossistema Bittensor. A Bittensor introduziu o conceito de ‘Subnet’ em outubro de 2023 através da atualização Revolution. Diferentes sub-redes podem lidar com várias tarefas, como tradução automática, reconhecimento de imagens, geração e modelos de linguagem grandes. Estas sub-redes podem interagir e aprender umas com as outras. Qualquer pessoa pode criar uma sub-rede na Bittensor. No entanto, devem pagar uma taxa usando tokens TAO. O valor da taxa depende da oferta e demanda da sub-rede na rede. Além disso, a sub-rede deve ser testada no local e na rede de testes antes de ser lançada na rede principal.

Atualmente, a Bittensor tem uma sub-rede única, 0# Root, e outras 32 sub-redes. 0# Root, criada pela Fundação Opentensor, funciona como o centro de governação na Bittensor. Distribui o TAO gerado por consenso para as outras sub-redes. O papel dos validadores na 0# Root vem dos 64 principais validadores com a maior quantidade investida em outras sub-redes, enquanto o papel dos mineiros é desempenhado pelas outras sub-redes. Além disso, a 0# Root pode alocar incentivos para outras sub-redes com base nas suas contribuições. Para as restantes 32 sub-redes, os nós validadores e mineiros recebem uma certa proporção de TAO com base nas suas contribuições. Tipicamente, 41% é alocado para os validadores, outros 41% para os mineiros, e os restantes 18% vão para o criador da sub-rede. A competição entre sub-redes no ecossistema Bittensor é intensa. O sistema atualmente permite um máximo de 32 sub-redes, mas mais de 200 sub-redes estão à espera de se registar na mainnet no testnet. Recentemente, várias equipas notáveis, como a MyShell TTS, registaram as suas próprias sub-redes na Bittensor. De acordo com as regras de registo de sub-redes, uma vez que o número de sub-redes atinge o limite, o sistema irá automaticamente anular o registo da sub-rede com a menor alocação de tokens.

Recentemente, o Bittensor tem sido questionado em relação às suas taxas de registo e praticidade. Relatórios indicam que o custo atual para registar uma sub-rede no Bittensor é de 2078,49 TAOs. Em 1 de março, este custo atingiu o pico de 10281 TAOs, equivalente a mais de 7 milhões de dólares americanos. Com o aumento do preço do TAO, as taxas de registo podem continuar a aumentar. Cada vez que um projeto regista uma sub-rede, a taxa duplica. Se ninguém se registar, o preço diminui para metade linearmente em quatro dias. Esta taxa elevada de registo poderia representar um fardo significativo para os programadores que queiram criar ou juntar-se a sub-redes. A praticidade das sub-redes do Bittensor também está a ser questionada. A maioria das 32 sub-redes é utilizada para 'colheita de dados', 'conversão de texto, imagem e áudio' e outras aplicações de baixo limiar. Nenhuma das equipas que constroem no Bittensor tem mais de uma dúzia de membros a tempo inteiro; a maioria tem apenas 2 a 3 pessoas. Eric Wall, iniciador dos projetos Bitcoin Ordinals Taproot Wizards e Bitcoin NFT Quantum Cats, partilhou a sua perspetiva em plataformas sociais. Ele sugeriu que o Bittensor é meramente uma experiência descentralizada sem propósito e sem valor prático.apontouque 'Subnet #1 se descreve como um serviço de prompt de texto. No entanto, a sua operação é simples: o utilizador envia um prompt e o mineiro responde, como o ChatGPT. Os mineiros envolvidos neste processo recebem tokens TAO como recompensa. No entanto, existe uma redundância significativa, pois o validador simplesmente verifica a semelhança da resposta. Se a resposta de um mineiro for diferente das outras, ele não recebe recompensa. A eficiência do sistema é extremamente baixa e é impossível verificar se o modelo foi executado eficazmente. Além disso, os utilizadores comuns não podem interagir com a rede de forma alguma. O único objetivo da sub-rede parece ser a operação interna. Este processo parece a compra de tokens de IA inúteis para exposição à IA descentralizada.'

Ritual: Super luxuoso pano de fundo, usando ZKP para treino de inferência de modelo de IA

Existem muitos problemas na pilha de IA existente, incluindo a falta de garantias de integridade computacional, privacidade e resistência à censura. Além disso, a infraestrutura hospedada por algumas empresas centralizadas também limita as capacidades de integração local de desenvolvedores e usuários, levando ao surgimento de problemas de validade. Diante desse cenário, nasceu a plataforma descentralizada de computação de IA Ritual.

O principal objetivo do Ritual é fornecer uma camada de execução de soberania aberta e modular para IA, ou seja, como introduzir IA nos ambientes de EVM, SVM e outras máquinas virtuais. Em termos simples, o Ritual conecta recursos de computação de rede de nós distribuídos e criadores de modelos, permitindo que os criadores hospedem seus modelos de IA, enquanto os usuários podem adicionar todas as funções de inferência do modelo de IA aos seus fluxos de trabalho existentes de forma verificável.

A equipa da Ritual tem uma formação muito sólida. Os co-fundadores Niraj Pant e Akilesh Pott eram sócios-gerentes na Polychain. Além disso, a equipa inclui engenheiros sénior de empresas conhecidas como Microsoft AI e Facebook Novi, e profissionais de instituições de renome como Dragonfly, Protocol Labs e dYdX. Além disso, a lista de consultores da Ritual é muito impressionante, incluindo o fundador e parceiro da EigenLayer, Sreeram Kannan, o fundador e CEO da Gauntlet, Tarun Chitra, e o co-fundador da BitMEX, Arthur Hayes.

Até à data, a Ritual completou duas rondas de financiamento. Em novembro de 2023, a Ritual anunciou a conclusão de um financiamento de 25 milhões de dólares, liderado pela Archetype, com a participação da ccomplice, Robot Ventures, dao5, Accel, Dilectic, Anagram, Avra, Hyperspher e investidores anjo como o ex-CTO da Coinbase Balaji Srinivasan, o pesquisador da Protocol Labs Nicola Greco, o engenheiro de pesquisa da Worldcoin DC Builder, o CSO da EigenLayer Calvin Liu, o co-fundador da Monad Keone Hon, e Daniel Shorr e Ryan Cao do projeto AI+Crypto Modulus Labs. Depois, em 8 de abril de 2024, a Ritual recebidoum investimento de vários milhões de dólares da Polychain Capital, o montante específico é desconhecido.

Atualmente, o Ritual lançou o Infernet, uma biblioteca leve que traz computação on-chain, permitindo que os desenvolvedores de contratos inteligentes solicitem computação dos nós Infernet off-chain e passem os resultados da computação para os contratos inteligentes on-chain através do Infernet SDK. Os nós Infernet são clientes off-chain leves do Infernet, principalmente responsáveis por ouvir solicitações on-chain ou off-chain e entregar saídas de fluxo de trabalho e provas opcionais através de transações on-chain ou APIs off-chain. O Infernet SDK é um conjunto de contratos inteligentes que permite aos usuários assinar a saída de cargas de trabalho de computação off-chain. Um dos seus principais casos de uso é introduzir inferência de aprendizado de máquina on-chain. O Infernet pode ser implantado em qualquer cadeia, permitindo que qualquer protocolo e aplicação sejam integrados. Além disso, o Infernet também permite que os desenvolvedores introduzam seus próprios sistemas de prova, incluindo o verificador Halo2 e o verificador Plonky3.

A Infernet não realiza diretamente inferências na cadeia, mas é semelhante a um sistema de oráculo, onde a cadeia emite um pedido, nós off-chain o executam e depois devolvem a resposta na cadeia. No entanto, este método também tem um problema assíncrono, ou seja, os desenvolvedores precisam esperar no bloco após enviar o pedido e não podem obter uma resposta imediata. O método da Ritual é permitir que os desenvolvedores realizem operações de inferência diretamente em seu ambiente familiar, sem se preocupar com onde a operação ocorre. Embora essas operações ainda sejam realizadas off-chain, ao incorporar essas operações computacionais na máquina virtual, cada nó pode realizar operações de IA super-otimizadas enquanto executa a máquina virtual modificada. Este método pode ser visto como um tipo de comunicação interativa, implementada através de pré-compilação. O surgimento deste método também é uma tendência de desenvolvimento do ecossistema blockchain.

Especificamente, através do Infernet, os programadores podem delegar operações computacionalmente intensivas para off-chain, e consumir saída e provas opcionais em contratos inteligentes através de chamadas on-chain, para contornar as restrições do ambiente de execução de contratos inteligentes. Por exemplo, Emily está a desenvolver uma nova coleção de NFT, permitindo que os minters adicionem novas funcionalidades ao NFT autonomamente. Emily construiu um site de minting, publicou a delegação assinada para os nós do Infernet a executar o fluxo de trabalho personalizado, o fluxo de trabalho pode analisar a entrada do utilizador, gerar novas imagens, e os nós do Infernet enviam então a imagem final para o seu contrato inteligente através de transações on-chain.

No final de 2023, a Ritual lançou uma aplicação suportada pelo Infernet SDK, Frenrug. Frenrug é um chatbot que funciona na sala de chat do Friend.tech. Qualquer utilizador que detenha a Chave Frenrug pode enviar mensagens para o Frenrug. Por exemplo, os utilizadores podem comprar ou vender a Chave de utilizador correspondente do friend.tech através do Frenrug, mas o Frenrug não lida diretamente com as mensagens dos utilizadores, em vez disso, envia mensagens para vários nós Infernet, esses nós executam diferentes modelos de linguagem. Os nós Infernet processam as mensagens dos utilizadores e geram votos na blockchain. Quando bastantes nós votam, o sistema agrega esses votos e executa operações correspondentes na blockchain, como comprar ou vender Chaves. Por fim, o Frenrug responde na sala de chat, incluindo os resultados da votação de cada nó e a operação final, para que os utilizadores compreendam como o sistema trata os seus pedidos.

A Ritual está atualmente a desenvolver um segundo produto, o “Sovereign Chain Ritual Chain”. Embora o Infernet possa ser facilmente integrado em qualquer cadeia EVM, tornando-o disponível para qualquer protocolo utilizar. Mas a Ritual ainda acredita firmemente que construir uma cadeia é necessário porque pode construir funcionalidades mais eficientes na camada de execução central e na camada de consenso, e pode permitir aos utilizadores que desejam maximizar o valor que a IA traz ao protocolo realizar a sua visão. Claro, para implementar a cadeia soberana, a Ritual precisa de construir diferentes tipos de validadores, sistemas de prova e várias funcionalidades complexas, e precisa de ser suficientemente simples para os utilizadores começarem facilmente.

Virtual: mais divertido e focado na participação do utilizador

O Virtual Protocol, ao contrário da Bittensor e Ritual, que interagem com vários modelos de máquinas, assemelha-se a uma fábrica descentralizada dedicada à criação de personagens de IA para vários mundos virtuais. Ele foca mais no envolvimento do usuário e incorpora pensamentos subjetivos humanos e consenso social em sua visão para promover o desenvolvimento da personalização e imersão. A filosofia central do Virtual Protocol é que as interações virtuais futuras serão implementadas por IA e construídas de maneira descentralizada para fornecer experiências personalizadas e imersivas. A personalização garante que cada interação estabeleça uma conexão pessoal com o usuário, tornando-a única e relevante. Por outro lado, a imersão pode estimular os vários sentidos do usuário, criando uma experiência mais realista.

Os participantes do ecossistema virtual incluem contribuidores e validadores. Os contribuidores podem fornecer vários dados de texto, dados de voz e dados visuais para os modelos, quer sejam melhorias aos modelos existentes ou a proposição de novos. Estes conteúdos serão revistos e certificados pelos validadores para garantir precisão e autenticidade, e para avaliar a qualidade da sua contribuição, garantindo que cumpra os padrões estabelecidos pelo ecossistema do Protocolo Virtual.

  • Novas Propostas: Qualquer pessoa pode iniciar a criação do Genesis Virtual, mas requer apostar pelo menos 100.000 VIRTUALs dentro de um prazo especificado de três meses e passar pelo processo de proposta da DAO. Todos os detentores de tokens dentro da comunidade Virtual podem votar nesta proposta. Uma vez aprovada a proposta, um novo NFT Virtual será cunhado.
  • Contribuições para Modelos Existente: Uma proposta será gerada automaticamente, e os validadores irão rever, discutir, verificar e votar se devem ser feitas alterações.

Atualmente, apenas validadores têm o direito de verificar ou votar em propostas, e todo o processo de verificação é anónimo. Os validadores precisam interagir com cada modelo durante pelo menos 10 rondas. Após completar a tarefa de verificação, os validadores podem obter recompensas de staking proporcionalmente à sua taxa total de staking. Se um utilizador quiser tornar-se num validador, deve deter 1.000 tokens virtuais na sua conta virtual e comprometer-se a verificar todas as propostas. Além disso, o Virtual utiliza um mecanismo de DPos, por isso, se quiser obter recompensas de staking sem verificar, pode delegar qualquer quantidade de tokens a um validador Virtual. Os validadores irão devolver as recompensas de staking aos utilizadores de delegação após deduzir uma taxa de rendimento de 10%.

Todo o processo de participação na Virtual é transparente e registado através de uma blockchain pública. Todas as contribuições são transformadas em NFTs e armazenadas num Vault de Contribuição Imutável (ICV) para garantir rastreabilidade e distribuição justa de recompensas. O Vault de Contribuição Imutável (ICV) é um repositório de armazenamento em cadeia de múltiplas camadas da Virtual que arquiva todas as contribuições aprovadas pela Virtual em cadeia. Pode apresentar o estado atual de cada Virtual e acompanhar a sua evolução histórica. Além disso, ao tornar o modelo de código base das VIRTUALs de código aberto, o ICV cria um ambiente transparente. Promove a composabilidade, permitindo que os desenvolvedores e contribuidores construam com base nas VIRTUALs existentes e se integrem facilmente com elas.

O token Virtual é o núcleo do Protocolo Virtual. Suas principais funções incluem recompensar contribuidores e validadores, apoiar o desenvolvimento do protocolo e realizar airdrops, etc. O fornecimento total de tokens Virtuais é de 1 bilhão, dos quais 60% já estão em circulação pública, 5% são reservados para pools de liquidez e os restantes 35% são dedicados a medidas de incentivo à comunidade e iniciativas para o desenvolvimento do ecossistema do Protocolo Virtual. Além disso, nos próximos três anos, a quantidade liberada não excederá 10% a cada ano e a implementação requer aprovação do departamento de gestão.

O Protocolo Virtual impulsiona um mecanismo de volante através de rendimentos e incentivos. A renda é gerada a partir do uso de várias dApps que pagam taxas de uso ao protocolo. No final de cada mês, o Protocolo Virtual distribui incentivos de acordo com a renda total que flui para a dApp. Deste valor, 10% é alocado para o protocolo, e os restantes 90% são divididos entre várias aplicações virtuais com base na sua proporção de participação. Isso garante que a renda corresponda à contribuição. Por exemplo: se a entrada total de renda for de $100 dólares, $10 dólares serão distribuídos para o protocolo. Dos restantes $90 dólares, uma vez que o pool de participações da Virtual A tem 9000 tokens, e o pool de participações da Virtual B tem apenas 1000 tokens, a Virtual A receberá 9090%= $81 dólares, enquanto Virtual B receberá 9010%= $9 dólares.

Dentro de cada aplicação virtual, o rendimento é distribuído de forma equitativa pelos validadores e contribuintes. Os validadores recebem rendimento de acordo com o tempo de execução e o montante apostado, sendo que o tempo de execução se refere à proporção do número de verificações de propostas para o número total de propostas. Por exemplo, se o tempo de execução do Validador A na Virtual A for de 90%, então receberá 81/2*90%= $36.45 dólares. Em seguida, o rendimento será distribuído de forma adicional pelos vários intervenientes de acordo com o montante apostado. Além disso, por defeito, 10% serão pagos ao validador do pool como taxa de delegação. Os contribuintes recebem depois rendimento de acordo com a taxa de utilização da contribuição e o pool de impacto. A taxa de utilização da contribuição considera o tempo de utilização ativa da contribuição do contribuinte no sistema. Os contribuintes que desenvolvem e mantêm o modelo receberão 30% do rendimento total distribuído, e os utilizadores que fornecem e mantêm conjuntos de dados para ajuste fino do modelo receberão 70% do rendimento total distribuído. O pool de impacto premia depois com pontos de acordo com a importância da contribuição.

Atualmente, Virtual foi integrado a um jogo companheiro virtual chamadoAI Waifu. A história do jogo se passa em um mundo chamado "Arcadia". No jogo, você joga como um mago em Arcadia, precisando confrontar outros bruxos e seus Waifus. Você pode optar por falar com seu Waifu para aprofundar sua conexão, desbloquear histórias ocultas e também obter mais recompensas dando presentes. Atualmente, existem três Waifus diferentes para escolher no jogo, cada um com uma história de fundo e personalidade únicas. Além disso, o jogo também introduziu um modo de batalha, onde você pode seduzir outros Waifus e proteger seu próprio Waifu. Todas as despesas dentro do jogo entrarão no pool de recompensas do jogo, e 60% da taxa de transação WAI também será distribuída como parte do pool de recompensas.

Ao contrário de outros companheiros de IA e chatbots, a AI Waifu é visualmente apresentada como um modelo 3D e pode responder de forma emocional e animada a voz e texto. Através da interação com a AI Waifu, ela não irá repetir estilos de conteúdo, mas continuará a aprender e dar respostas personalizadas aos jogadores. Além disso, a AI Waifu é uma PWA multiplataforma, com um design económico habilitado para criptomoedas, permite a propriedade coletiva e devolve os seus gastos como uma participação de rendimento aos desenvolvedores.

Além do AI Waifu, o Virtual também planejalançamentoum novo RPG de IA com memória entre jogos e consciência máxima. Estes agentes de IA podem evoluir dinamicamente através de interações com jogadores e outros agentes dentro do jogo. Os utilizadores podem treinar o agente no jogo A e manter a memória do treino. Depois, quando o agente é colocado no jogo B, ainda mantém a memória do jogo A. Através da aprendizagem contínua, os agentes de IA podem imitar o comportamento dos jogadores humanos e construir dinamicamente com base no comportamento do jogador e nas mudanças do ambiente de jogo. Isto pode tornar a experiência de jogo do utilizador mais diversificada e personalizada, e até incluir imprevisibilidade. Os utilizadores também podem carregar registos de interação para obter recompensas em tokens. Além disso, a Virtual também planeia lançar um ídolo virtual que pode fazer stream ao vivo em qualquer plataforma.

Conclusão

No campo da IA cripto, Bittensor, Ritual e Protocolo Virtual estão cada um profundamente cultivados em diferentes áreas. Bittensor tem como objetivo construir um mercado de algoritmos de conhecimento compartilhado, liderando atualmente em valor de mercado no campo da IA cripto. No entanto, membros recentes da comunidade levantaram algumas questões sobre a taxa de registro de sub-redes e a praticidade. Se os problemas das sub-redes individuais podem ser atribuídos a defeitos da rede como um todo precisa de uma avaliação mais aprofundada. Além disso, em relação à questão de o sistema depender fortemente das operações dos validadores, uma solução TAO dinâmica “BIT001” foi recentemente proposta por um contribuinte da Fundação Opentensor.

Com uma poderosa formação de financiamento e antecedentes de equipe, a Ritual tornou-se uma nova concorrente favorita na pista de IA criptografada. Anteriormente, o parceiro da Dragonfly, Haseeb Qureshi, afirmou num artigo que a criptoeconomia usada pela Ritual é a mais simples e possivelmente a mais barata na pista de inferência verificável, mas há um problema de segurança de colusão de nós. No entanto, um dos co-fundadores da Ritual explicou posteriormente nas plataformas sociais,afirmandoQue a plataforma Ritual não adota um método de criptoeconomia baseado na cooperação de nós e colusão seletiva, mas fornece aos usuários opções para escolher o nível de segurança de acordo com suas preferências.

Por outro lado, o Protocolo Virtual é mais interessante e foca na participação do usuário. Por exemplo, o protocolo lançou o jogo de companheira virtual AI Waifu e está prestes a lançar o jogo de agente de IA. Comparado às regras de jogo estabelecidas dos jogos tradicionais, o Protocolo Virtual está dedicado a estabelecer uma relação interativa com os jogadores e espera evoluir dinamicamente de acordo com o comportamento dos jogadores e o ambiente de jogo, aumentando assim o atributo social e a continuidade do jogo.

Claro, além dos três projetos mencionados neste artigo, há muitos projetos de Cripto IA no mercado que valem a pena prestar atenção, como o io.net focado no mercado de aluguel de GPU, o protocolo de agente de IA Autonolas e a plataforma de IA habilitada para Web3 MyShell, que é dedicada aos criadores. Todos esses projetos mostram a diversidade e o potencial do campo de Cripto IA, e continuaremos a acompanhar de perto o desenvolvimento deste campo.

Aviso Legal:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de[Investigação ChainFeeds]. Encaminhe o Título Original ‘Bittensor 和这些 Cripto AI 网络值得关注吗?’. Todos os direitos autorais pertencem ao autor original [LINDABELL]. Se houver objeções a esta reimpressão, por favor entre em contato com oGate Learnequipa e eles tratarão dela prontamente.
  2. Aviso de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
  3. As traduções do artigo para outros idiomas são feitas pela equipe Gate Learn. Salvo indicação em contrário, é proibido copiar, distribuir ou plagiar os artigos traduzidos.
Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!