Análise da Pista LRT e Relatório de Investimento Either.fi

Intermediário3/28/2024, 5:51:49 PM
Recentemente, tem havido muita discussão em torno do restaking da EigenLayer e do LRT, com os utilizadores a apostarem nas expetativas de airdrop para diferentes protocolos, tornando o restaking no tópico mais quente no ecossistema Ethereum. Este artigo discute a carteira de investimentos do LRT, fontes de rendimento e riscos de penalização, bem como as restrições da EigenLayer no restaking do LST e o desenvolvimento do Restaking Nativo. Atualmente, o ETH que flui para a EigenLayer através do LRT representa 55% do TVL total, e limitar o LST pode ser um meio para promover o desenvolvimento do Restaking Nativo.

Repost o título original: IOSG Weekly Brief | Por que investimos em ether.fi? Como será a tendência de desenvolvimento futuro do LRT? #217

Parte 1 Visão | Por que investimos em ether.fi? Qual é a tendência futura de desenvolvimento de LRT?

A lógica subjacente do LRT

LRT é uma nova classe de ativos derivada do mercado de vários lados em torno da EigenLayer. O objetivo do LRT e do LST é "libertar liquidez", mas devido à composição diferente dos ativos subjacentes do LRT, o LRT é mais complexo do que o LST, com diversidade e natureza em constante mudança.

Levando em consideração o ETH, se o Ethereum apostado sob LST for considerado um fundo de moeda, então LRT como gestor de ativos pode ser considerado o Fundo de Fundos para AVS. Comparar LST e LRT é uma forma de entender rapidamente a lógica subjacente de LRT.

Origem: IOSG Ventures

    1. Carteira

A carteira de investimentos da LST tem apenas staking Ethereum, mas a carteira de investimentos da LRT é diversificada, e os fundos podem ser investidos em diferentes AVSs para fornecer segurança econômica, naturalmente existem diferentes níveis de risco. Diferentes protocolos LRT têm diferentes formas de gerir fundos e preferências de risco. O LST é gerido passivamente ao nível da gestão de fundos e o LRT é gerido ativamente. O LRT pode fornecer diferentes estratégias de gestão, correspondendo a diferentes níveis de AVS (como o EigenDA em comparação com o AVS recém-lançado) para se adaptar às preferências de retorno/risco do usuário.

    1. Yield, Fonte e Composição

O rendimento de LST e LRT, e a fonte e composição do rendimento são diferentes:

  • O rendimento do LST está atualmente estável em cerca de 4,9%, derivado da renda conjunta da camada de consenso e camada de execução do Ethereum, composta por ETH.
  • O rendimento do LRT é incerto por enquanto, mas basicamente advém das taxas pagas por cada AVS e pode ser composto por tokens AVS, ETH, USDC ou uma combinação dos três. De acordo com as informações que obtivemos de algumas bolsas AVS, a maioria das AVS reservará vários pontos percentuais do fornecimento total de tokens como incentivos e orçamentos de segurança. Se a AVS já tiver sido lançada antes da emissão de tokens, também poderá pagar em ETH ou USDC, dependendo da situação específica. (Desta forma, o Restaking pode ser entendido como o processo de re-hipotecar ETH para minerar tokens de projetos de terceiros)

Uma vez que é baseado em token AVS, o risco de flutuação do seu token será maior do que o ETH, e a APR irá flutuar em conformidade. A AVS também pode ter uma situação de rotação de entrada e saída. Tudo isso trará fatores de incerteza para o rendimento do LRT.

    1. Risco de penalização

A participação do Ethereum tem dois tipos de penalidades: Inatividade e Cortes, como propostas de bloco perdidas e votação dupla, as regras são altamente certas. Se operado por um provedor de serviço de nó profissional, a precisão pode chegar a cerca de 98,5%.

No entanto, o protocolo LRT precisa de acreditar que a codificação do software AVS está isenta de erros e não há objeções às regras de penalização, para evitar desencadear penalizações inesperadas. Uma vez que existem muitos tipos de AVS, e a maioria deles são projetos iniciais, isso por si só é incerto. Além disso, o AVS pode ter alterações nas regras à medida que o negócio se desenvolve, como a iteração de mais funcionalidades, etc. Além disso, ao nível da gestão de riscos, é necessário considerar a capacidade de atualização do contrato AVS Slasher, se as condições de penalização são objetivas e verificáveis, etc. Uma vez que o LRT atua como agente para gerir os ativos do utilizador, o LRT precisa de considerar de forma abrangente estes aspetos e escolher cuidadosamente os parceiros.

É claro que o EigenLayer incentiva o AVS a realizar uma auditoria completa, incluindo o código do AVS, as condições de corte e a lógica que interage com o EigenLayer. A EigenLayer também tem um comitê de veto multi-assinatura para conduzir a revisão final e o controle de eventos de penalidade.

Crescimento rápido do LRT a curto prazo

Origem: EigenLayer

EigenLayer adotou uma abordagem de abertura faseada para LST restaking, enquanto não há restrições para o Restaking Nativo. A restrição no LST pode ser vista como uma forma de estratégia de marketing de escassez, mas, mais importante, promove o crescimento do Restaking Nativo. Porque uma vez que o LST é restrito, os usuários que desejam restake só podem recorrer a protocolos de terceiros LRT que fornecem Restaking Nativo, o que promove muito o desenvolvimento de protocolos LRT. Atualmente, o ETH fluindo para EigenLayer através de LRT representa cerca de 55% do TVL total em EigenLayer.

Além disso, um ponto implícito é que o Nativo Restaking pode fornecer Confiança de Inclusão do Ethereum, que também é fornecida e defendida pela EigenLayer, como um terceiro modelo de confiança além da Confiança Econômica e da Confiança na Descentralização. Ou seja, os validadores do Ethereum, além de se comprometerem com o Ethereum através do staking, também podem executar o AVS e se comprometer com o AVS. A maioria desses compromissos está relacionada ao MEV. Um caso de uso é “leilões de espaço de bloco futuro”. Por exemplo, oráculos podem precisar fornecer serviços de feed em momentos específicos; ou a L2 precisa publicar dados no Ethereum a cada poucos minutos, etc., eles podem pagar taxas aos proponentes para reservar espaço de bloco futuro.

Paisagem Competitiva da LRT

Antes de mais, para tornar a liquidez libertada útil, a integração do DeFi é o principal ponto de competição entre os protocolos LRT.

Como mencionado acima, em teoria, a AVS precisa calcular a segurança econômica necessária para atingir um certo limiar de segurança, mas atualmente, a maioria das AVS usa uma parte do fornecimento total de tokens para incentivos. Como diferentes AVS têm rotações e entradas e saídas, os incentivos dependem do preço do token AVS, portanto, a incerteza dos ativos LRT é muito maior do que a do LST (o LST tem uma taxa de risco estável e boas expectativas para o preço do ETH), é difícil se tornar uma “moeda forte” como o stETH na integração e compatibilidade dos protocolos mainstream DeFi.

Afinal, como um protocolo de staking, a liquidez e o TVL da LRT serão os primeiros critérios a que os protocolos DeFi prestam atenção, seguidos pela marca, comunidade, etc. A liquidez reflete-se principalmente no ciclo de tempo de saída. Em geral, leva sete dias para sair do EigenPod, e depois também leva algum tempo para sair do staking do Ethereum. Protocolos com um TVL maior podem estabelecer uma melhor liquidez, por exemplo, a Reserva de Pool de Liquidez da Etherfi pode fornecer uma retirada rápida (ou seja, eETH -> ETH).

Mas ainda é muito cedo para discutir a integração do DeFi mainstream antes do lançamento da mainnet da EigenLayer, porque muitas coisas são desconhecidas.

Em outros aspetos, Ether.fi postou recentemente um tweet de token meme $ETHFIWIFHAT no Twitter oficial para promover o lançamento do token, que é instigante. A Swell usa Polygon CDK, EigenDA e AltLayer para construir zkEVM L2, e usa seu LRT rswETH como um token Gas. A Renzo está focada principalmente na integração multi-chain em Arbitrum, Linea e Blast. Acredita-se que cada protocolo LRT lançará suas próprias estratégias diferenciadas no futuro.

No entanto, quer seja LST ou LRT, o grau de homogeneidade é relativamente elevado. Embora o LRT tenha mais espaço para jogar em comparação com o LST, mesmo que um LRT lance uma nova ideia no mercado, os concorrentes também têm a capacidade de imitar. Acredito que o fosso ainda reside na consolidação e melhoria do TVL e da liquidez. A Etherfi atualmente tem o maior TVL e a melhor liquidez, assumindo todas as expectativas de airdrop de todos os protocolos LRT são realizadas, a Etherfi terá maiores vantagens em atrair novos fundos. (A adoção de utilizadores institucionais neste contexto não pode ser ignorada, a Etherfi tem 30% do TVL de utilizadores institucionais)

Após o fim do evento de airdrop, o padrão do LRT poderá ser completamente reorganizado, e a competição entre os protocolos LRT por utilizadores e fundos tornar-se-á mais intensa (por exemplo, após a distribuição completa do airdrop da Etherfi, parte dos fundos poderá fluir imediatamente para outras plataformas). Antes do lançamento completo da mainnet da EigenLayer e do início do fornecimento de rendimento por parte da AVS, o LRT não tem uma forte adesão por parte dos utilizadores.

Sustentabilidade do LRT

A sustentabilidade da LRT pode ser vista como a sustentabilidade do sistema EigenLayer, porque a receita proveniente do staking do Ethereum sempre existirá, mas esse pode não ser o caso do AVS. Uma pergunta que é frequentemente feita é: com o TVL atual de 11b, como a EigenLayer fornece um rendimento que corresponde a ele (por exemplo, 5% ao ano)? Acredito que existem os seguintes pontos:

  • Embora a EigenLayer tenha atingido um TVL de 11b antes do lançamento completo da mainnet, ultrapassando até mesmo a AAVE, após o final de uma série de airdrops de protocolos relacionados, haverá definitivamente um período de correção de reversão da média para o TVL da EigenLayer. No geral, a taxa de rendimento a considerar a curto prazo não precisa ser tão alta.
  • Em segundo lugar, cada token AVS fornece diferentes rendimentos, persistência, volatilidade, e cada staker tem preferências de risco diferentes e busca de rendimento. Durante este processo, também haverá regulação dinâmica espontânea pelo mercado (mais ETH staked a um determinado AVS fará com que a taxa de rendimento caia, levando os stakers a recorrer a outros AVS ou outros protocolos). Portanto, é impossível calcular diretamente o rendimento necessário simplesmente usando a percentagem do TVL total.
  • De uma perspectiva de médio a longo prazo, o poder para o desenvolvimento sustentável do ecossistema EigenLayer ainda reside no lado da demanda, ou seja, é necessário ter AVS suficientes para pagar pela segurança econômica, e precisa ser sustentável, o que também está relacionado com a situação boa ou ruim do próprio negócio AVS. Atualmente, além do AltLayer e outros 12 parceiros AVS iniciais, uma série de AVS também anunciaram cooperação. Entendo que dezenas de AVS estão aguardando integração. Claro, isso também está relacionado com a qualidade dos projetos AVS, o desempenho dos Tokens e o design dos mecanismos de incentivo, e atualmente não há como fazer comentários definitivos.

Resumo

Finalmente, quanto à paisagem futura do LRT, tenho as seguintes opiniões:

  1. Apesar da forte concorrência, a LRT continua a ser a direção de investimento preferida no ecossistema EigenLayer do mercado primário. Ao investir em AVS na EigenLayer, a lógica de investimento deste middleware deve ser considerada. Não é diferente porque utiliza EigenLayer para iniciar a rede, apenas a forma como o produto é implementado é diferente. No futuro, pode haver dezenas a centenas de AVSs construídos na EigenLayer, por isso o conceito de AVS não é incomum. A direção do fornecedor de serviços de nós foi firmemente ocupada por algumas empresas maduras. Mas a LRT está obviamente mais próxima do utilizador, como a camada abstrata entre o utilizador e a EigenLayer, com atributos de Staking e DeFi, como o distribuidor de ativos no ecossistema tem mais peso. Na disposição de todo o ecossistema EigenLayer, também prestamos atenção a ferramentas para programadores, gestão de chaves Anti-slashing, gestão de riscos, bens públicos e outros campos.

  2. Atualmente, a proporção de participação na restaking da EigenLayer através de LRT e LST é de cerca de 55% e 45%, respetivamente. Esperamos que à medida que a EigenLayer se desenvolva gradualmente, a vantagem do desbloqueio de liquidez do LRT irá emergir, e esta proporção poderá atingir cerca de 70% para 30% (assumindo que algumas baleias conservadoras e instituições que detêm stETH ainda escolham manter passivamente o stETH). Claro, o risco do LRT não pode ser ignorado. Devido ao aninhamento da estrutura de ativos, também precisamos prestar atenção a riscos sistémicos como o desacoplamento em condições de mercado extremas. A longo prazo, esperamos ver o AVS no ecossistema da EigenLayer crescer e proporcionar ao LRT uma estrutura subjacente relativamente estável e retorno.

Parte.2 IOSG | Progresso do projeto pós-investimento

DAO Maker anuncia expansão para a rede Solana, 4 projetos IDO Solana futuros

*Market Maker

A DAO Maker anunciou no Twitter que vai expandir para a rede Solana, vai adicionar uma pool de liquidez de $2 milhões de SOL na Raydium, em breve lançará 4 projetos IDO Solana e listará YOURAI na Raydium na próxima terça-feira.

Projeto do ecossistema Cosmos Saga adiciona detentores de CryptoPunks e BAYC como alvos de airdrop

  • Protocolo

O protocolo de escalabilidade ecológica Cosmos Saga anunciou no Twitter que adicionou detentores de CryptoPunks e BAYC como alvos de airdrop para tokens SAGA.

Arbitrum planeia investir US$400 milhões para promover jogos blockchain

*Layer2

A Fundação Arbitrum anunciou planos para investir 200 milhões de ARB (aproximadamente 400 milhões de USD) ao longo de dois anos para promover seus projetos de jogos blockchain. A nova proposta sugere que a maioria dos fundos (160 milhões de ARB) será usada para incentivar editores e desenvolvedores a criar novos jogos na Arbitrum, enquanto outros 40 milhões de ARB serão usados para apoiar projetos de infraestrutura, como a criação de 'ferramentas necessárias para jogos dentro da Arbitrum'. A Fundação Arbitrum pedirá à sua DAO para aprovar este plano.

Arbitrum: ArbOS 'Atlas' está online e os blobs estão ativos

*Layer2

ArbOS "Atlas" está online e os blobs estão em efeito, reduzindo os custos de lançamento de dados. A redução adicional de gás do Arbitrum One entrará em vigor em 18 de março.

EigenLayer continuará a sua abordagem multiestágios para o lançamento da mainnet nas próximas semanas

  • Restaking

EigenLayer emitiu um artigo apresentando o lançamento da mainnet, anunciando que usará uma abordagem de vários estágios para lançar a mainnet a partir de agora e continuando nas próximas semanas. Os principais passos incluem migração final da testnet, suspensão de aplicações web e contratos, registro gradual de operadores, lançamento do EigenDA e conclusão do lançamento da mainnet, seguido pelo surgimento do ecossistema AVS.

Coinbase International vai listar dYdX na rede Cosmos

*Layer1

A Exchange Internacional da Coinbase irá adicionar suporte para dYdX na rede Cosmos e fornecerá atualizações sobre o lançamento de transferências e negociações COSMOSDYDX-USDC nas próximas semanas.

A Swell Network irá lançar sua cadeia de rollup L2 e planeia lançar a mainnet na segunda metade deste ano

*Restaking

O protocolo de re-staking de liquidez, Swell Network, está pronto para lançar sua cadeia de rollup da Camada 2 e planeia lançar sua mainnet na segunda metade deste ano. Esta rede de Camada 2, desenvolvida com o framework de “rollup restaked” da AltLayer, difere dos designs tradicionais de Camada 2 e é desenvolvida usando o Kit de Desenvolvimento de Cadeias (CDK) da Polygon com o apoio da AltLayer. Esta rede tem como objetivo oferecer aos utilizadores da Swell benefícios, incluindo retornos nativos de re-staking, escalabilidade melhorada e taxas mais baixas. O token em breve será lançado pela Swell e será usado para governança.

Rede de derivativos Vega faz parceria com a EigenLayer para criar mercado de derivativos de pontos de criptografia

*Restaking

A rede de derivativos Vega estabeleceu um mercado de derivativos para pontos de criptografia, inicialmente em colaboração com EigenLayer. Este mercado tem como objetivo permitir aos usuários proteger o valor de seus pontos. Os pontos são frequentemente usados em airdrops, com base na participação em eventos, e podem eventualmente ser convertidos em tokens. Este novo mercado fornecido pela Vega suporta a criação de mercado sem permissão, permitindo que qualquer pessoa abra um mercado de negociação para qualquer projeto de ponto.

Polkadot planeia lançar o Agile Coretime na próxima versão, e o plano Polkadot Alpha já foi lançado

*Restaking

A Polkadot anuncia o lançamento do Programa Alfa da Polkadot antes de ir ao vivo no Agile Coretime. O programa visa ajudar mais equipes a trazer suas ideias de blockchain para a vida e transformá-las em projetos. O Programa Alfa da Polkadot está aberto a equipes em todas as fases de desenvolvimento, incluindo equipes de cadeias paralelas, provedores de infraestrutura e equipes Dapp, e as inscrições para o programa estão agora abertas. Anteriormente, a desenvolvedora da Parity, Joyce, anunciou no fórum da Polkadot que o Agile Coretime está programado para ser lançado com a próxima versão de tempo de execução (Polkadot 1.2.0), e uma votação do OpenGov será realizada para lançá-lo no Kusama.

Parte 3 Eventos de Investimento e Financiamento

Jogo em cadeia do ecossistema AVAX Castle of Blackwater lança rodada de financiamento de US$ 3,65 milhões

*GameFi

O jogo de blockchain de dedução social do ecossistema AVAX, Castle of Blackwater, anunciou o lançamento de uma rodada de financiamento de IDO (Oferta Inicial Dex) de $3,65 milhões. Isso inclui $750.000 para a rodada semente, $1 milhão para a rodada estratégica, $600.000 para a rodada privada e $1,3 milhão para a rodada pública. O projeto teria recebido apoio de várias instituições Web3, incluindo Seedify, Avalanche, Beam, Neo Launch, Merit Circle, Faculty Group, Metrics Ventures e muito mais. O fornecimento total do token do Castle of Blackwater, COBE, é de 100 milhões, com uma alocação inicial da comunidade de 1 milhão. A rodada semente, a rodada estratégica, a rodada privada e a rodada pública são alocadas 10 milhões, 10 milhões, 4 milhões e 6,5 milhões, respetivamente. A inscrição abrirá às 23:00 hora de Pequim em 19 de março e encerrará às 00:00 em 25 de março.

Estúdio de jogos móveis NFT "MadWorld" Carbonated completa $11 milhões em financiamento

*GameFi

O estúdio de jogos de tiro NFT móvel "MadWorld", Carbonated, anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento de US$ 11 milhões, liderada pela gigante coreana de jogos Com2uS, com participação da Andreessen Horowitz (a16z), Bitkraft Ventures, Cypher Capital, Blocore, Goal Ventures e WAGMI Ventures. O estúdio já havia arrecadado US$ 8,5 milhões em 2020, no qual a16z e Bitkraft também participaram. MadWorld está programado para ser lançado ao público em algum momento de 2024 e está sendo testado nas plataformas iOS e Android. Seu fundador, Travis Boatman, é um veterano da indústria de jogos móveis, tendo atuado como executivo na Zynga e na Electronic Arts.

A rede Ethereum L2 completou 9 milhões de dólares em financiamento, com uma avaliação de 30 milhões de dólares

*Layer2

A Obscuro Labs, o desenvolvedor da rede Layer2 Ethereum L2 TEN, concluiu uma rodada de financiamento de $9 milhões. A rodada de financiamento foi liderada pela R3, com a participação da Republic Crypto, KuCoin Labs, Big Brain Holdings, Magnus Capital e DWF Labs. O co-fundador da Obscuro, Gavin Thomas, afirmou que o financiamento foi realizado em etapas, sendo que a última rodada elevou a avaliação do token da Obscuro para $30 milhões. O TEN é uma rede Ethereum L2 focada em criptografia, permitindo aos desenvolvedores escolher quais partes de um contrato inteligente manter privadas ou públicas. Atualmente, o TEN está em modo de testnet, com o lançamento da mainnet previsto para outubro. Supostamente, o token nativo do TEN está programado para ser lançado em junho.

O protocolo de empréstimo do ecossistema Merlin Chain Avalon Finance Seed round completou 1,5 milhões de dólares em financiamento

*Protocol

O primeiro protocolo de empréstimo da Merlin Chain, Avalon Finance, anunciou que completou uma rodada de financiamento Seed de $1.5 milhões, com a participação de instituições conhecidas como SNZ Capital, Summer Capital, Matrixport Venture, Spark Digital Capital e Web3Port Foundation. Avalon Finance é um protocolo de empréstimo DeFi inovador de balcão único baseado no ecossistema BTC, dedicado a fornecer aos usuários serviços financeiros diversificados, incluindo empréstimos, stablecoins algorítmicos, RWA e negociação de derivativos. Como um componente-chave do ecossistema BTC, Avalon Finance introduzirá ativamente liquidez do mundo financeiro tradicional para ajudar no desenvolvimento do ecossistema DeFi do BTC. Esse financiamento será usado para promover a inovação tecnológica do projeto.

DeMR, a infraestrutura MR do ecossistema Solana, completou a angariação de fundos da ronda dos anjos.

*DePIN

DeMR, a infraestrutura MR no ecossistema Solana, anunciou a conclusão da sua rodada de financiamento de anjo, com a participação da Kucoin Labs, DWF Labs, LD Capital, JDI, Redline Labs, Meteorite Labs e Paka. DeMR é uma rede de infraestrutura MR descentralizada (MR-DePIN) construída na blockchain Solana. DeMR afirmou que está se preparando para o próximo airdrop do token DMR e a listagem da moeda.

Berachain torna-se um unicórnio com rodada de financiamento de $69M, avaliada em $1.5B

*DePIN

A plataforma blockchain Berachain está a angariar fundos através da venda de tokens digitais, com uma avaliação prevista de atingir $1.5 mil milhões. Com uma rodada de financiamento superior a $69 milhões, liderada em conjunto pela Brevan Howard Digital e pela Framework Ventures, a Berachain está a tornar-se um unicórnio. A Berachain concentra-se nas finanças descentralizadas (DeFi), com três tokens principais, a saber, BERA, BGT e a stablecoin Honey. A versão de teste da blockchain foi lançada ao público em janeiro, mas o projeto ainda não foi totalmente lançado. Investidores anteriores na Berachain incluem a Polychain Capital, Hack VC, Robot Ventures e outros.

A empresa de infraestruturas Clique completa $8 milhões em financiamento da Série A

*Infra

Clique, uma empresa de infraestrutura que conecta de forma segura os dados do utilizador da Web2 e Web3 com oráculos de identidade e atestação construídos usando ZKP, TEE e MPC, conseguiu angariar com sucesso $8 milhões na sua ronda de financiamento da Série A, liderada pela Polychain Capital. A Clique tem como objetivo construir uma rede de coordenação de computação heterogénea e mudar completamente a forma como as aplicações on-chain e off-chain acedem à computação e aos dados.

Desenvolvedor do Web3 shooter Nyan Heroes, 9 Lives Interactive, completa $3 milhões em financiamento

*GameFi

A 9 Lives Interactive assegurou $3 milhões em financiamento liderado pela Mechanism Capital com a participação da Delphi Digital, Sfermion, 3Commas Capital, Momentum 6, Kosmos Ventures, Devmons GG e CSP DAO para apoiar o lançamento global do seu primeiro jogo, Nyan Heroes release. Nyan Heroes é um jogo de heróis baseado em Web3 com mecânicas de jogo únicas e IP inspirado em gatos projetado para impulsionar a adoção em massa.

Parte.4 Pulso da Indústria

A Manta Network colabora com a ether.fi para lançar o primeiro Paradigma de Restaking, onde staking ETH pode minerar o dobro dos pontos de airdrop da EtherFi.

*Restaking

A Manta Network fez parceria com ether.fi para lançar o primeiro Paradigma de Restaking. Os usuários podem apostar ETH em https://restaking.manta.network/, seja através da mainnet Ethereum ou da Manta Pacific, para ganhar pontos de airdrop duplos ether.fi. Atualmente,ether.ficonfirmou que será listado na Binance. Posteriormente, a Manta Network introduzirá o Paradigma de Restaking com mais projetos de restake restaking.

A Mantle Network conclui a atualização Tectonic da mainnet v2 para otimizar os custos de gás e melhorar a interoperabilidade

*Layer2

A rede Mantle Network, da camada 2 da Ethereum, anunciou em seu blog oficial que completou a atualização principal v2 Tectonic na mainnet. Esta atualização é baseada no OP Stack Bedrock e aprimora a capacidade da Mantle Network de fornecer uma plataforma economicamente eficiente, oferecendo os custos de gás mais baixos entre as soluções da camada 2 da Ethereum. Também progrediu na interoperabilidade com outras cadeias EVM dentro do ecossistema OP Stack. As funcionalidades aprimoradas desta atualização incluem suporte para EIP-1559, remoção de componentes redundantes, tempo de bloco previsível, marcação de status de bloco, migração de tokens nativos na L2, introdução de transações meta e estratégias de otimização de taxas. A atualização Mantle v2 Tectonic foi realizada após a implantação bem-sucedida da rede de testes em janeiro de 2024, que incluiu auditorias minuciosas da OpenZeppelin, Secure3 e Sigma Prime, bem como um programa público de recompensas por vulnerabilidades apoiado pela Secure3.

A atualização Ethereum Dencun foi oficialmente implementada na mainnet Ethereum

*Layer2

A atualização Dencun do Ethereum foi oficialmente ativada na rede principal. Epoch 269568 foi concluída. A partir deste ponto, a atualização de Dencun foi oficialmente implantada na rede principal do Ethereum. Os rollups da Camada 2 do Ethereum usarão o método "blob" em vez do método "calldata" para publicar transações. Os custos de transação para L2 (como Base, Optimism, Arbitrum One, zkSync, Starknet, etc.) serão significativamente reduzidos.

Plataforma de camada 1 Nibiru Chain lança oficialmente a mainnet

*Layer1

A plataforma Layer 1 Nibiru Chain lançou oficialmente a sua mainnet pública. A Nibiru Chain fornece um ambiente seguro e eficiente para a construção de aplicações descentralizadas de alto desempenho, caracterizadas por um ecossistema de contratos inteligentes poderoso, oferecendo alta taxa de transferência e segurança, com o objetivo de se tornar a plataforma preferida para construtores nas áreas de jogos, ativos do mundo real (RWAs), tokens não fungíveis (NFTs), finanças descentralizadas (DeFi), etc. No lançamento, a Nibiru Chain oferece uma ampla gama de funcionalidades para a sua comunidade e potenciais construtores.

O protocolo DeFi da Solana ecossistema Drift Protocol planeia lançar um "mercado pré-IPO" para novos tokens

*Layer2

A plataforma de negociação de futuros perpétuos do ecossistema Solana, Drift Protocol, planeia expandir-se para o mercado "pré-IPO", oferecendo um serviço que permite aos traders apostar nos preços dos tokens antes do início da negociação formal do token. O primeiro token a ser lançado será o próximo W da Wormhole. Embora as bolsas à vista e de futuros possam obter dados de preços de várias fontes, o mercado pré-IPO da Drift só pode referir-se a si próprio, o que facilita a manipulação. Se não for controlado, pode forçar uma liquidação em cascata de todo o protocolo. De acordo com um post no blog, a Drift está a estabelecer barreiras de liquidação que impedirão que os preços saiam do controle. Também exigirá que os traders paguem quaisquer dívidas que tenham acumulado noutros produtos de negociação, alguns dos quais permitem posições alavancadas arriscadas.

Empresa de segurança: a Polyhedra Network sofreu uma vulnerabilidade de acesso à carteira na cadeia BNB, perdendo $1.4 milhões

*DeFi

Como monitorizado pela Cyvers Alerts, a infraestrutura de interoperabilidade completa de Web3, Polyhedra Network, sofreu uma vulnerabilidade de acesso à carteira na cadeia BNB. O atacante extraiu $1.4 milhões, incluindo os tokens no valor de $700,000, e depois converteu todos os tokens para BNB. Os fundos do atacante vieram de Tornado.cash.

Dubai International Financial Center DIFC promulga novas leis de ativos digitais

*Legal

O Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC) anunciou a promulgação de novas leis de ativos digitais, com o objetivo de manter o DIFC em linha com os desenvolvimentos tecnológicos e fornecer clareza jurídica para investidores e utilizadores de ativos digitais. A lei entrou em vigor em 8 de março e tem como objetivo regular totalmente as características legais dos ativos digitais como direito de propriedade, e estipula como controlar, transferir e lidar com ativos digitais. O DIFC é uma zona econômica especial isenta de impostos em Dubai, com um sistema jurídico independente e tribunais baseados na lei comum inglesa. A lei foi promulgada após uma revisão das abordagens regulatórias em várias regiões do mundo e consulta pública no ano passado.

Coinbase processa a SEC dos EUA por recusar estabelecer regras para criptomoedas

*Legal

A exchange de criptomoedas dos EUA, Coinbase, apresentou uma ação contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Num breve apresentado ao Tribunal de Recurso do Terceiro Circuito na segunda-feira, a Coinbase alegou que a SEC violou a Lei de Procedimento Administrativo por não participar na elaboração de regras ou fornecer uma razão detalhada para negar a petição de elaboração de regras da Coinbase. A lei dita como as agências federais criam e emitem regras. A Coinbase acredita que a SEC não tem o poder estatutário de estender as regulamentações de títulos existentes para ativos digitais. A posição da SEC sobre a jurisdição sobre ativos digitais precisa ser testada através da elaboração de regras. A Coinbase tinha solicitado à SEC que estabelecesse regras claras para ativos digitais, mas a SEC rejeitou a petição em dezembro.

Sobre IOSG Ventures

A IOSG Ventures começou a investir na indústria de criptomoedas em 2017 e é um investidor inicial nas principais verticais da Web 3.0. Como um fundo de criptomoedas nativo impulsionado pela investigação da indústria e pela comunidade, estamos comprometidos com o desenvolvimento e inovação da indústria a longo prazo, juntamente com excelentes projetos e protocolos em estágios iniciais. A nossa carteira de investimentos inclui uma variedade de projetos criativos e com alto potencial, como ZKRU (Scroll, StarkWare, Arbitrum, zkSync, Taiko), Auditoria de Segurança (Runtime Verification, Hexens), MEV (Flashbots, Blocknative), DeFi/NFT-Fi (1inch, MetaMask), FOG (Big Time, Illuvium), e projetos líderes do setor como Arweave, Cosmos, Celestia, EigenLayer, Scroll, zkSync, Nil Foundation e Mina.

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateIOSG Ventures], título original “IOSG Weekly Brief | Por que investimos em ether.fi? Qual é a tendência de desenvolvimento futuro do LRT? #217”, os direitos autorais pertencem ao autor original [Jiawei Zhu, IOSG Ventures], se tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato Equipe de Aprendizado Gate, a equipa irá tratar disso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões linguísticas do artigo são traduzidas pela equipa Gate Learn, não mencionadas emGate.io, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Análise da Pista LRT e Relatório de Investimento Either.fi

Intermediário3/28/2024, 5:51:49 PM
Recentemente, tem havido muita discussão em torno do restaking da EigenLayer e do LRT, com os utilizadores a apostarem nas expetativas de airdrop para diferentes protocolos, tornando o restaking no tópico mais quente no ecossistema Ethereum. Este artigo discute a carteira de investimentos do LRT, fontes de rendimento e riscos de penalização, bem como as restrições da EigenLayer no restaking do LST e o desenvolvimento do Restaking Nativo. Atualmente, o ETH que flui para a EigenLayer através do LRT representa 55% do TVL total, e limitar o LST pode ser um meio para promover o desenvolvimento do Restaking Nativo.

Repost o título original: IOSG Weekly Brief | Por que investimos em ether.fi? Como será a tendência de desenvolvimento futuro do LRT? #217

Parte 1 Visão | Por que investimos em ether.fi? Qual é a tendência futura de desenvolvimento de LRT?

A lógica subjacente do LRT

LRT é uma nova classe de ativos derivada do mercado de vários lados em torno da EigenLayer. O objetivo do LRT e do LST é "libertar liquidez", mas devido à composição diferente dos ativos subjacentes do LRT, o LRT é mais complexo do que o LST, com diversidade e natureza em constante mudança.

Levando em consideração o ETH, se o Ethereum apostado sob LST for considerado um fundo de moeda, então LRT como gestor de ativos pode ser considerado o Fundo de Fundos para AVS. Comparar LST e LRT é uma forma de entender rapidamente a lógica subjacente de LRT.

Origem: IOSG Ventures

    1. Carteira

A carteira de investimentos da LST tem apenas staking Ethereum, mas a carteira de investimentos da LRT é diversificada, e os fundos podem ser investidos em diferentes AVSs para fornecer segurança econômica, naturalmente existem diferentes níveis de risco. Diferentes protocolos LRT têm diferentes formas de gerir fundos e preferências de risco. O LST é gerido passivamente ao nível da gestão de fundos e o LRT é gerido ativamente. O LRT pode fornecer diferentes estratégias de gestão, correspondendo a diferentes níveis de AVS (como o EigenDA em comparação com o AVS recém-lançado) para se adaptar às preferências de retorno/risco do usuário.

    1. Yield, Fonte e Composição

O rendimento de LST e LRT, e a fonte e composição do rendimento são diferentes:

  • O rendimento do LST está atualmente estável em cerca de 4,9%, derivado da renda conjunta da camada de consenso e camada de execução do Ethereum, composta por ETH.
  • O rendimento do LRT é incerto por enquanto, mas basicamente advém das taxas pagas por cada AVS e pode ser composto por tokens AVS, ETH, USDC ou uma combinação dos três. De acordo com as informações que obtivemos de algumas bolsas AVS, a maioria das AVS reservará vários pontos percentuais do fornecimento total de tokens como incentivos e orçamentos de segurança. Se a AVS já tiver sido lançada antes da emissão de tokens, também poderá pagar em ETH ou USDC, dependendo da situação específica. (Desta forma, o Restaking pode ser entendido como o processo de re-hipotecar ETH para minerar tokens de projetos de terceiros)

Uma vez que é baseado em token AVS, o risco de flutuação do seu token será maior do que o ETH, e a APR irá flutuar em conformidade. A AVS também pode ter uma situação de rotação de entrada e saída. Tudo isso trará fatores de incerteza para o rendimento do LRT.

    1. Risco de penalização

A participação do Ethereum tem dois tipos de penalidades: Inatividade e Cortes, como propostas de bloco perdidas e votação dupla, as regras são altamente certas. Se operado por um provedor de serviço de nó profissional, a precisão pode chegar a cerca de 98,5%.

No entanto, o protocolo LRT precisa de acreditar que a codificação do software AVS está isenta de erros e não há objeções às regras de penalização, para evitar desencadear penalizações inesperadas. Uma vez que existem muitos tipos de AVS, e a maioria deles são projetos iniciais, isso por si só é incerto. Além disso, o AVS pode ter alterações nas regras à medida que o negócio se desenvolve, como a iteração de mais funcionalidades, etc. Além disso, ao nível da gestão de riscos, é necessário considerar a capacidade de atualização do contrato AVS Slasher, se as condições de penalização são objetivas e verificáveis, etc. Uma vez que o LRT atua como agente para gerir os ativos do utilizador, o LRT precisa de considerar de forma abrangente estes aspetos e escolher cuidadosamente os parceiros.

É claro que o EigenLayer incentiva o AVS a realizar uma auditoria completa, incluindo o código do AVS, as condições de corte e a lógica que interage com o EigenLayer. A EigenLayer também tem um comitê de veto multi-assinatura para conduzir a revisão final e o controle de eventos de penalidade.

Crescimento rápido do LRT a curto prazo

Origem: EigenLayer

EigenLayer adotou uma abordagem de abertura faseada para LST restaking, enquanto não há restrições para o Restaking Nativo. A restrição no LST pode ser vista como uma forma de estratégia de marketing de escassez, mas, mais importante, promove o crescimento do Restaking Nativo. Porque uma vez que o LST é restrito, os usuários que desejam restake só podem recorrer a protocolos de terceiros LRT que fornecem Restaking Nativo, o que promove muito o desenvolvimento de protocolos LRT. Atualmente, o ETH fluindo para EigenLayer através de LRT representa cerca de 55% do TVL total em EigenLayer.

Além disso, um ponto implícito é que o Nativo Restaking pode fornecer Confiança de Inclusão do Ethereum, que também é fornecida e defendida pela EigenLayer, como um terceiro modelo de confiança além da Confiança Econômica e da Confiança na Descentralização. Ou seja, os validadores do Ethereum, além de se comprometerem com o Ethereum através do staking, também podem executar o AVS e se comprometer com o AVS. A maioria desses compromissos está relacionada ao MEV. Um caso de uso é “leilões de espaço de bloco futuro”. Por exemplo, oráculos podem precisar fornecer serviços de feed em momentos específicos; ou a L2 precisa publicar dados no Ethereum a cada poucos minutos, etc., eles podem pagar taxas aos proponentes para reservar espaço de bloco futuro.

Paisagem Competitiva da LRT

Antes de mais, para tornar a liquidez libertada útil, a integração do DeFi é o principal ponto de competição entre os protocolos LRT.

Como mencionado acima, em teoria, a AVS precisa calcular a segurança econômica necessária para atingir um certo limiar de segurança, mas atualmente, a maioria das AVS usa uma parte do fornecimento total de tokens para incentivos. Como diferentes AVS têm rotações e entradas e saídas, os incentivos dependem do preço do token AVS, portanto, a incerteza dos ativos LRT é muito maior do que a do LST (o LST tem uma taxa de risco estável e boas expectativas para o preço do ETH), é difícil se tornar uma “moeda forte” como o stETH na integração e compatibilidade dos protocolos mainstream DeFi.

Afinal, como um protocolo de staking, a liquidez e o TVL da LRT serão os primeiros critérios a que os protocolos DeFi prestam atenção, seguidos pela marca, comunidade, etc. A liquidez reflete-se principalmente no ciclo de tempo de saída. Em geral, leva sete dias para sair do EigenPod, e depois também leva algum tempo para sair do staking do Ethereum. Protocolos com um TVL maior podem estabelecer uma melhor liquidez, por exemplo, a Reserva de Pool de Liquidez da Etherfi pode fornecer uma retirada rápida (ou seja, eETH -> ETH).

Mas ainda é muito cedo para discutir a integração do DeFi mainstream antes do lançamento da mainnet da EigenLayer, porque muitas coisas são desconhecidas.

Em outros aspetos, Ether.fi postou recentemente um tweet de token meme $ETHFIWIFHAT no Twitter oficial para promover o lançamento do token, que é instigante. A Swell usa Polygon CDK, EigenDA e AltLayer para construir zkEVM L2, e usa seu LRT rswETH como um token Gas. A Renzo está focada principalmente na integração multi-chain em Arbitrum, Linea e Blast. Acredita-se que cada protocolo LRT lançará suas próprias estratégias diferenciadas no futuro.

No entanto, quer seja LST ou LRT, o grau de homogeneidade é relativamente elevado. Embora o LRT tenha mais espaço para jogar em comparação com o LST, mesmo que um LRT lance uma nova ideia no mercado, os concorrentes também têm a capacidade de imitar. Acredito que o fosso ainda reside na consolidação e melhoria do TVL e da liquidez. A Etherfi atualmente tem o maior TVL e a melhor liquidez, assumindo todas as expectativas de airdrop de todos os protocolos LRT são realizadas, a Etherfi terá maiores vantagens em atrair novos fundos. (A adoção de utilizadores institucionais neste contexto não pode ser ignorada, a Etherfi tem 30% do TVL de utilizadores institucionais)

Após o fim do evento de airdrop, o padrão do LRT poderá ser completamente reorganizado, e a competição entre os protocolos LRT por utilizadores e fundos tornar-se-á mais intensa (por exemplo, após a distribuição completa do airdrop da Etherfi, parte dos fundos poderá fluir imediatamente para outras plataformas). Antes do lançamento completo da mainnet da EigenLayer e do início do fornecimento de rendimento por parte da AVS, o LRT não tem uma forte adesão por parte dos utilizadores.

Sustentabilidade do LRT

A sustentabilidade da LRT pode ser vista como a sustentabilidade do sistema EigenLayer, porque a receita proveniente do staking do Ethereum sempre existirá, mas esse pode não ser o caso do AVS. Uma pergunta que é frequentemente feita é: com o TVL atual de 11b, como a EigenLayer fornece um rendimento que corresponde a ele (por exemplo, 5% ao ano)? Acredito que existem os seguintes pontos:

  • Embora a EigenLayer tenha atingido um TVL de 11b antes do lançamento completo da mainnet, ultrapassando até mesmo a AAVE, após o final de uma série de airdrops de protocolos relacionados, haverá definitivamente um período de correção de reversão da média para o TVL da EigenLayer. No geral, a taxa de rendimento a considerar a curto prazo não precisa ser tão alta.
  • Em segundo lugar, cada token AVS fornece diferentes rendimentos, persistência, volatilidade, e cada staker tem preferências de risco diferentes e busca de rendimento. Durante este processo, também haverá regulação dinâmica espontânea pelo mercado (mais ETH staked a um determinado AVS fará com que a taxa de rendimento caia, levando os stakers a recorrer a outros AVS ou outros protocolos). Portanto, é impossível calcular diretamente o rendimento necessário simplesmente usando a percentagem do TVL total.
  • De uma perspectiva de médio a longo prazo, o poder para o desenvolvimento sustentável do ecossistema EigenLayer ainda reside no lado da demanda, ou seja, é necessário ter AVS suficientes para pagar pela segurança econômica, e precisa ser sustentável, o que também está relacionado com a situação boa ou ruim do próprio negócio AVS. Atualmente, além do AltLayer e outros 12 parceiros AVS iniciais, uma série de AVS também anunciaram cooperação. Entendo que dezenas de AVS estão aguardando integração. Claro, isso também está relacionado com a qualidade dos projetos AVS, o desempenho dos Tokens e o design dos mecanismos de incentivo, e atualmente não há como fazer comentários definitivos.

Resumo

Finalmente, quanto à paisagem futura do LRT, tenho as seguintes opiniões:

  1. Apesar da forte concorrência, a LRT continua a ser a direção de investimento preferida no ecossistema EigenLayer do mercado primário. Ao investir em AVS na EigenLayer, a lógica de investimento deste middleware deve ser considerada. Não é diferente porque utiliza EigenLayer para iniciar a rede, apenas a forma como o produto é implementado é diferente. No futuro, pode haver dezenas a centenas de AVSs construídos na EigenLayer, por isso o conceito de AVS não é incomum. A direção do fornecedor de serviços de nós foi firmemente ocupada por algumas empresas maduras. Mas a LRT está obviamente mais próxima do utilizador, como a camada abstrata entre o utilizador e a EigenLayer, com atributos de Staking e DeFi, como o distribuidor de ativos no ecossistema tem mais peso. Na disposição de todo o ecossistema EigenLayer, também prestamos atenção a ferramentas para programadores, gestão de chaves Anti-slashing, gestão de riscos, bens públicos e outros campos.

  2. Atualmente, a proporção de participação na restaking da EigenLayer através de LRT e LST é de cerca de 55% e 45%, respetivamente. Esperamos que à medida que a EigenLayer se desenvolva gradualmente, a vantagem do desbloqueio de liquidez do LRT irá emergir, e esta proporção poderá atingir cerca de 70% para 30% (assumindo que algumas baleias conservadoras e instituições que detêm stETH ainda escolham manter passivamente o stETH). Claro, o risco do LRT não pode ser ignorado. Devido ao aninhamento da estrutura de ativos, também precisamos prestar atenção a riscos sistémicos como o desacoplamento em condições de mercado extremas. A longo prazo, esperamos ver o AVS no ecossistema da EigenLayer crescer e proporcionar ao LRT uma estrutura subjacente relativamente estável e retorno.

Parte.2 IOSG | Progresso do projeto pós-investimento

DAO Maker anuncia expansão para a rede Solana, 4 projetos IDO Solana futuros

*Market Maker

A DAO Maker anunciou no Twitter que vai expandir para a rede Solana, vai adicionar uma pool de liquidez de $2 milhões de SOL na Raydium, em breve lançará 4 projetos IDO Solana e listará YOURAI na Raydium na próxima terça-feira.

Projeto do ecossistema Cosmos Saga adiciona detentores de CryptoPunks e BAYC como alvos de airdrop

  • Protocolo

O protocolo de escalabilidade ecológica Cosmos Saga anunciou no Twitter que adicionou detentores de CryptoPunks e BAYC como alvos de airdrop para tokens SAGA.

Arbitrum planeia investir US$400 milhões para promover jogos blockchain

*Layer2

A Fundação Arbitrum anunciou planos para investir 200 milhões de ARB (aproximadamente 400 milhões de USD) ao longo de dois anos para promover seus projetos de jogos blockchain. A nova proposta sugere que a maioria dos fundos (160 milhões de ARB) será usada para incentivar editores e desenvolvedores a criar novos jogos na Arbitrum, enquanto outros 40 milhões de ARB serão usados para apoiar projetos de infraestrutura, como a criação de 'ferramentas necessárias para jogos dentro da Arbitrum'. A Fundação Arbitrum pedirá à sua DAO para aprovar este plano.

Arbitrum: ArbOS 'Atlas' está online e os blobs estão ativos

*Layer2

ArbOS "Atlas" está online e os blobs estão em efeito, reduzindo os custos de lançamento de dados. A redução adicional de gás do Arbitrum One entrará em vigor em 18 de março.

EigenLayer continuará a sua abordagem multiestágios para o lançamento da mainnet nas próximas semanas

  • Restaking

EigenLayer emitiu um artigo apresentando o lançamento da mainnet, anunciando que usará uma abordagem de vários estágios para lançar a mainnet a partir de agora e continuando nas próximas semanas. Os principais passos incluem migração final da testnet, suspensão de aplicações web e contratos, registro gradual de operadores, lançamento do EigenDA e conclusão do lançamento da mainnet, seguido pelo surgimento do ecossistema AVS.

Coinbase International vai listar dYdX na rede Cosmos

*Layer1

A Exchange Internacional da Coinbase irá adicionar suporte para dYdX na rede Cosmos e fornecerá atualizações sobre o lançamento de transferências e negociações COSMOSDYDX-USDC nas próximas semanas.

A Swell Network irá lançar sua cadeia de rollup L2 e planeia lançar a mainnet na segunda metade deste ano

*Restaking

O protocolo de re-staking de liquidez, Swell Network, está pronto para lançar sua cadeia de rollup da Camada 2 e planeia lançar sua mainnet na segunda metade deste ano. Esta rede de Camada 2, desenvolvida com o framework de “rollup restaked” da AltLayer, difere dos designs tradicionais de Camada 2 e é desenvolvida usando o Kit de Desenvolvimento de Cadeias (CDK) da Polygon com o apoio da AltLayer. Esta rede tem como objetivo oferecer aos utilizadores da Swell benefícios, incluindo retornos nativos de re-staking, escalabilidade melhorada e taxas mais baixas. O token em breve será lançado pela Swell e será usado para governança.

Rede de derivativos Vega faz parceria com a EigenLayer para criar mercado de derivativos de pontos de criptografia

*Restaking

A rede de derivativos Vega estabeleceu um mercado de derivativos para pontos de criptografia, inicialmente em colaboração com EigenLayer. Este mercado tem como objetivo permitir aos usuários proteger o valor de seus pontos. Os pontos são frequentemente usados em airdrops, com base na participação em eventos, e podem eventualmente ser convertidos em tokens. Este novo mercado fornecido pela Vega suporta a criação de mercado sem permissão, permitindo que qualquer pessoa abra um mercado de negociação para qualquer projeto de ponto.

Polkadot planeia lançar o Agile Coretime na próxima versão, e o plano Polkadot Alpha já foi lançado

*Restaking

A Polkadot anuncia o lançamento do Programa Alfa da Polkadot antes de ir ao vivo no Agile Coretime. O programa visa ajudar mais equipes a trazer suas ideias de blockchain para a vida e transformá-las em projetos. O Programa Alfa da Polkadot está aberto a equipes em todas as fases de desenvolvimento, incluindo equipes de cadeias paralelas, provedores de infraestrutura e equipes Dapp, e as inscrições para o programa estão agora abertas. Anteriormente, a desenvolvedora da Parity, Joyce, anunciou no fórum da Polkadot que o Agile Coretime está programado para ser lançado com a próxima versão de tempo de execução (Polkadot 1.2.0), e uma votação do OpenGov será realizada para lançá-lo no Kusama.

Parte 3 Eventos de Investimento e Financiamento

Jogo em cadeia do ecossistema AVAX Castle of Blackwater lança rodada de financiamento de US$ 3,65 milhões

*GameFi

O jogo de blockchain de dedução social do ecossistema AVAX, Castle of Blackwater, anunciou o lançamento de uma rodada de financiamento de IDO (Oferta Inicial Dex) de $3,65 milhões. Isso inclui $750.000 para a rodada semente, $1 milhão para a rodada estratégica, $600.000 para a rodada privada e $1,3 milhão para a rodada pública. O projeto teria recebido apoio de várias instituições Web3, incluindo Seedify, Avalanche, Beam, Neo Launch, Merit Circle, Faculty Group, Metrics Ventures e muito mais. O fornecimento total do token do Castle of Blackwater, COBE, é de 100 milhões, com uma alocação inicial da comunidade de 1 milhão. A rodada semente, a rodada estratégica, a rodada privada e a rodada pública são alocadas 10 milhões, 10 milhões, 4 milhões e 6,5 milhões, respetivamente. A inscrição abrirá às 23:00 hora de Pequim em 19 de março e encerrará às 00:00 em 25 de março.

Estúdio de jogos móveis NFT "MadWorld" Carbonated completa $11 milhões em financiamento

*GameFi

O estúdio de jogos de tiro NFT móvel "MadWorld", Carbonated, anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento de US$ 11 milhões, liderada pela gigante coreana de jogos Com2uS, com participação da Andreessen Horowitz (a16z), Bitkraft Ventures, Cypher Capital, Blocore, Goal Ventures e WAGMI Ventures. O estúdio já havia arrecadado US$ 8,5 milhões em 2020, no qual a16z e Bitkraft também participaram. MadWorld está programado para ser lançado ao público em algum momento de 2024 e está sendo testado nas plataformas iOS e Android. Seu fundador, Travis Boatman, é um veterano da indústria de jogos móveis, tendo atuado como executivo na Zynga e na Electronic Arts.

A rede Ethereum L2 completou 9 milhões de dólares em financiamento, com uma avaliação de 30 milhões de dólares

*Layer2

A Obscuro Labs, o desenvolvedor da rede Layer2 Ethereum L2 TEN, concluiu uma rodada de financiamento de $9 milhões. A rodada de financiamento foi liderada pela R3, com a participação da Republic Crypto, KuCoin Labs, Big Brain Holdings, Magnus Capital e DWF Labs. O co-fundador da Obscuro, Gavin Thomas, afirmou que o financiamento foi realizado em etapas, sendo que a última rodada elevou a avaliação do token da Obscuro para $30 milhões. O TEN é uma rede Ethereum L2 focada em criptografia, permitindo aos desenvolvedores escolher quais partes de um contrato inteligente manter privadas ou públicas. Atualmente, o TEN está em modo de testnet, com o lançamento da mainnet previsto para outubro. Supostamente, o token nativo do TEN está programado para ser lançado em junho.

O protocolo de empréstimo do ecossistema Merlin Chain Avalon Finance Seed round completou 1,5 milhões de dólares em financiamento

*Protocol

O primeiro protocolo de empréstimo da Merlin Chain, Avalon Finance, anunciou que completou uma rodada de financiamento Seed de $1.5 milhões, com a participação de instituições conhecidas como SNZ Capital, Summer Capital, Matrixport Venture, Spark Digital Capital e Web3Port Foundation. Avalon Finance é um protocolo de empréstimo DeFi inovador de balcão único baseado no ecossistema BTC, dedicado a fornecer aos usuários serviços financeiros diversificados, incluindo empréstimos, stablecoins algorítmicos, RWA e negociação de derivativos. Como um componente-chave do ecossistema BTC, Avalon Finance introduzirá ativamente liquidez do mundo financeiro tradicional para ajudar no desenvolvimento do ecossistema DeFi do BTC. Esse financiamento será usado para promover a inovação tecnológica do projeto.

DeMR, a infraestrutura MR do ecossistema Solana, completou a angariação de fundos da ronda dos anjos.

*DePIN

DeMR, a infraestrutura MR no ecossistema Solana, anunciou a conclusão da sua rodada de financiamento de anjo, com a participação da Kucoin Labs, DWF Labs, LD Capital, JDI, Redline Labs, Meteorite Labs e Paka. DeMR é uma rede de infraestrutura MR descentralizada (MR-DePIN) construída na blockchain Solana. DeMR afirmou que está se preparando para o próximo airdrop do token DMR e a listagem da moeda.

Berachain torna-se um unicórnio com rodada de financiamento de $69M, avaliada em $1.5B

*DePIN

A plataforma blockchain Berachain está a angariar fundos através da venda de tokens digitais, com uma avaliação prevista de atingir $1.5 mil milhões. Com uma rodada de financiamento superior a $69 milhões, liderada em conjunto pela Brevan Howard Digital e pela Framework Ventures, a Berachain está a tornar-se um unicórnio. A Berachain concentra-se nas finanças descentralizadas (DeFi), com três tokens principais, a saber, BERA, BGT e a stablecoin Honey. A versão de teste da blockchain foi lançada ao público em janeiro, mas o projeto ainda não foi totalmente lançado. Investidores anteriores na Berachain incluem a Polychain Capital, Hack VC, Robot Ventures e outros.

A empresa de infraestruturas Clique completa $8 milhões em financiamento da Série A

*Infra

Clique, uma empresa de infraestrutura que conecta de forma segura os dados do utilizador da Web2 e Web3 com oráculos de identidade e atestação construídos usando ZKP, TEE e MPC, conseguiu angariar com sucesso $8 milhões na sua ronda de financiamento da Série A, liderada pela Polychain Capital. A Clique tem como objetivo construir uma rede de coordenação de computação heterogénea e mudar completamente a forma como as aplicações on-chain e off-chain acedem à computação e aos dados.

Desenvolvedor do Web3 shooter Nyan Heroes, 9 Lives Interactive, completa $3 milhões em financiamento

*GameFi

A 9 Lives Interactive assegurou $3 milhões em financiamento liderado pela Mechanism Capital com a participação da Delphi Digital, Sfermion, 3Commas Capital, Momentum 6, Kosmos Ventures, Devmons GG e CSP DAO para apoiar o lançamento global do seu primeiro jogo, Nyan Heroes release. Nyan Heroes é um jogo de heróis baseado em Web3 com mecânicas de jogo únicas e IP inspirado em gatos projetado para impulsionar a adoção em massa.

Parte.4 Pulso da Indústria

A Manta Network colabora com a ether.fi para lançar o primeiro Paradigma de Restaking, onde staking ETH pode minerar o dobro dos pontos de airdrop da EtherFi.

*Restaking

A Manta Network fez parceria com ether.fi para lançar o primeiro Paradigma de Restaking. Os usuários podem apostar ETH em https://restaking.manta.network/, seja através da mainnet Ethereum ou da Manta Pacific, para ganhar pontos de airdrop duplos ether.fi. Atualmente,ether.ficonfirmou que será listado na Binance. Posteriormente, a Manta Network introduzirá o Paradigma de Restaking com mais projetos de restake restaking.

A Mantle Network conclui a atualização Tectonic da mainnet v2 para otimizar os custos de gás e melhorar a interoperabilidade

*Layer2

A rede Mantle Network, da camada 2 da Ethereum, anunciou em seu blog oficial que completou a atualização principal v2 Tectonic na mainnet. Esta atualização é baseada no OP Stack Bedrock e aprimora a capacidade da Mantle Network de fornecer uma plataforma economicamente eficiente, oferecendo os custos de gás mais baixos entre as soluções da camada 2 da Ethereum. Também progrediu na interoperabilidade com outras cadeias EVM dentro do ecossistema OP Stack. As funcionalidades aprimoradas desta atualização incluem suporte para EIP-1559, remoção de componentes redundantes, tempo de bloco previsível, marcação de status de bloco, migração de tokens nativos na L2, introdução de transações meta e estratégias de otimização de taxas. A atualização Mantle v2 Tectonic foi realizada após a implantação bem-sucedida da rede de testes em janeiro de 2024, que incluiu auditorias minuciosas da OpenZeppelin, Secure3 e Sigma Prime, bem como um programa público de recompensas por vulnerabilidades apoiado pela Secure3.

A atualização Ethereum Dencun foi oficialmente implementada na mainnet Ethereum

*Layer2

A atualização Dencun do Ethereum foi oficialmente ativada na rede principal. Epoch 269568 foi concluída. A partir deste ponto, a atualização de Dencun foi oficialmente implantada na rede principal do Ethereum. Os rollups da Camada 2 do Ethereum usarão o método "blob" em vez do método "calldata" para publicar transações. Os custos de transação para L2 (como Base, Optimism, Arbitrum One, zkSync, Starknet, etc.) serão significativamente reduzidos.

Plataforma de camada 1 Nibiru Chain lança oficialmente a mainnet

*Layer1

A plataforma Layer 1 Nibiru Chain lançou oficialmente a sua mainnet pública. A Nibiru Chain fornece um ambiente seguro e eficiente para a construção de aplicações descentralizadas de alto desempenho, caracterizadas por um ecossistema de contratos inteligentes poderoso, oferecendo alta taxa de transferência e segurança, com o objetivo de se tornar a plataforma preferida para construtores nas áreas de jogos, ativos do mundo real (RWAs), tokens não fungíveis (NFTs), finanças descentralizadas (DeFi), etc. No lançamento, a Nibiru Chain oferece uma ampla gama de funcionalidades para a sua comunidade e potenciais construtores.

O protocolo DeFi da Solana ecossistema Drift Protocol planeia lançar um "mercado pré-IPO" para novos tokens

*Layer2

A plataforma de negociação de futuros perpétuos do ecossistema Solana, Drift Protocol, planeia expandir-se para o mercado "pré-IPO", oferecendo um serviço que permite aos traders apostar nos preços dos tokens antes do início da negociação formal do token. O primeiro token a ser lançado será o próximo W da Wormhole. Embora as bolsas à vista e de futuros possam obter dados de preços de várias fontes, o mercado pré-IPO da Drift só pode referir-se a si próprio, o que facilita a manipulação. Se não for controlado, pode forçar uma liquidação em cascata de todo o protocolo. De acordo com um post no blog, a Drift está a estabelecer barreiras de liquidação que impedirão que os preços saiam do controle. Também exigirá que os traders paguem quaisquer dívidas que tenham acumulado noutros produtos de negociação, alguns dos quais permitem posições alavancadas arriscadas.

Empresa de segurança: a Polyhedra Network sofreu uma vulnerabilidade de acesso à carteira na cadeia BNB, perdendo $1.4 milhões

*DeFi

Como monitorizado pela Cyvers Alerts, a infraestrutura de interoperabilidade completa de Web3, Polyhedra Network, sofreu uma vulnerabilidade de acesso à carteira na cadeia BNB. O atacante extraiu $1.4 milhões, incluindo os tokens no valor de $700,000, e depois converteu todos os tokens para BNB. Os fundos do atacante vieram de Tornado.cash.

Dubai International Financial Center DIFC promulga novas leis de ativos digitais

*Legal

O Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC) anunciou a promulgação de novas leis de ativos digitais, com o objetivo de manter o DIFC em linha com os desenvolvimentos tecnológicos e fornecer clareza jurídica para investidores e utilizadores de ativos digitais. A lei entrou em vigor em 8 de março e tem como objetivo regular totalmente as características legais dos ativos digitais como direito de propriedade, e estipula como controlar, transferir e lidar com ativos digitais. O DIFC é uma zona econômica especial isenta de impostos em Dubai, com um sistema jurídico independente e tribunais baseados na lei comum inglesa. A lei foi promulgada após uma revisão das abordagens regulatórias em várias regiões do mundo e consulta pública no ano passado.

Coinbase processa a SEC dos EUA por recusar estabelecer regras para criptomoedas

*Legal

A exchange de criptomoedas dos EUA, Coinbase, apresentou uma ação contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Num breve apresentado ao Tribunal de Recurso do Terceiro Circuito na segunda-feira, a Coinbase alegou que a SEC violou a Lei de Procedimento Administrativo por não participar na elaboração de regras ou fornecer uma razão detalhada para negar a petição de elaboração de regras da Coinbase. A lei dita como as agências federais criam e emitem regras. A Coinbase acredita que a SEC não tem o poder estatutário de estender as regulamentações de títulos existentes para ativos digitais. A posição da SEC sobre a jurisdição sobre ativos digitais precisa ser testada através da elaboração de regras. A Coinbase tinha solicitado à SEC que estabelecesse regras claras para ativos digitais, mas a SEC rejeitou a petição em dezembro.

Sobre IOSG Ventures

A IOSG Ventures começou a investir na indústria de criptomoedas em 2017 e é um investidor inicial nas principais verticais da Web 3.0. Como um fundo de criptomoedas nativo impulsionado pela investigação da indústria e pela comunidade, estamos comprometidos com o desenvolvimento e inovação da indústria a longo prazo, juntamente com excelentes projetos e protocolos em estágios iniciais. A nossa carteira de investimentos inclui uma variedade de projetos criativos e com alto potencial, como ZKRU (Scroll, StarkWare, Arbitrum, zkSync, Taiko), Auditoria de Segurança (Runtime Verification, Hexens), MEV (Flashbots, Blocknative), DeFi/NFT-Fi (1inch, MetaMask), FOG (Big Time, Illuvium), e projetos líderes do setor como Arweave, Cosmos, Celestia, EigenLayer, Scroll, zkSync, Nil Foundation e Mina.

Declaração:

  1. Este artigo é reproduzido a partir de [GateIOSG Ventures], título original “IOSG Weekly Brief | Por que investimos em ether.fi? Qual é a tendência de desenvolvimento futuro do LRT? #217”, os direitos autorais pertencem ao autor original [Jiawei Zhu, IOSG Ventures], se tiver alguma objeção à reprodução, entre em contato Equipe de Aprendizado Gate, a equipa irá tratar disso o mais rápido possível de acordo com os procedimentos relevantes.

  2. Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo representam apenas as opiniões pessoais do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.

  3. Outras versões linguísticas do artigo são traduzidas pela equipa Gate Learn, não mencionadas emGate.io, o artigo traduzido não pode ser reproduzido, distribuído ou plagiado.

Розпочати зараз
Зареєструйтеся та отримайте ваучер на
$100
!