Numarede de Prova de Participação, quando você é designado líder de um bloco específico, você tem a autoridade para determinar o conteúdo do seu bloco atribuído. O Valor Extraível Máximo (MEV) refere-se a qualquer valor derivado da adição, remoção ou reordenação das transações dentro de um bloco específico.
À medida que a atividade e o interesse geral têm vindo a aumentar na Solana, o MEV está a tornar-se umtópico cada vez mais discutidoEm 10 de janeiro de 2024, um pesquisador deu uma gorjeta de 890 SOL a um validador, uma das maiores gorjetas da história da Jito:
Na semana até 12 de março de 2024, os validadores da Solana ganharam mais de $7 milhões em gorjetas Jito pela inclusão de espaço de bloco na Solana. Hoje, mais de 50% das transações da Solana são em arbitragens falhadas (spam), que têm um valor esperado positivo, uma vez que os custos de transação são tão baixos. Os traders lucram ao fazer esse tipo de negociação a longo prazo.
MEV na Solanaparece diferente de outras cadeias, com um forte incentivo para que os pesquisadores executem seus próprios nós e/ou integrem e co-loquem-se com nós de alta participação para a visualização mais atualizada da cadeia (já que Solana é sensível à latência). Isto deve-se às atualizações contínuas do estado de Solana e aos mecanismos ponderados pela participação, comoTurbina(para leitura do estado atualizado) e QoS ponderada pela participação (para escrever novo estado).
Uma das diferenças mais notáveis é a ausência de uma mempool convencional, comum em outras cadeias como Ethereum.
A produção contínua de blocos da Solana, sem qualquer adição ou leilões/mecanismos fora do protocolo, reduz a superfície para certos tipos de MEV (particularmente front-running).
As oportunidades de MEV surgem em diferentes categorias. Seguem-se alguns tipos comuns de transações de MEV que existem hoje em Solana:
Jitoé um leilão de espaço de bloco fora do protocolo para blocos parciais, ao contrário do MEV-boost onde são construídos blocos completos (Jito e mev-geth são semelhantes em espírito, mas diferem muito na implementação). Jito oferece garantias de inclusão fora da cadeia de um conjunto específico de transações chamadobundles. Os pacotes são executados sequencial e atomicamente – tudo ou nada. Os pesquisadores submetem pacotes com execução garantida na cadeia, caso vençam o leilão e paguem a gorjeta mínima de 10.000 lamports. As gorjetas Jito existem fora do protocolo e são separadas do protocolotaxas de prioridade.
Esta abordagem tem como objetivo reduzir o spam e aumentar a eficiência dos recursos de computação da Solana ao executar os leilões fora da cadeia, apenas publicando o vencedor único do leilão no bloco através de um pacote garantido. Um pesquisador pode usar um pacote para uma ou ambas as seguintes propriedades: inclusão rápida e garantida e licitação para oportunidades de frontrun/backrun. Isto é particularmente importante considerando que uma parte significativa dos recursos de computação da rede é atualmente consumida por transações malsucedidas.
Ao contrário do Ethereum, Solana não possui uma mempool nativa no protocolo. Jito’sagora obsoletadoserviço de mempool criado eficazmente ummempool canônico fora do protocolo, cerca de ~65% dos validadores executam o cliente Jito-Solana (sobre o cliente nativo Solana-Labs).
Quando estiver em funcionamento, as transações residiriam no pseudo-mempool do Jito por 200 ms. Durante esta janela, os buscadores poderiam licitar oportunidades para front-run/sandwich/backrun transações pendentes, sendo os pacotes que pagam mais encaminhados para o validador para execução. A técnica de sandwiching representava uma parte significativa da receita de MEV, medida em gorjetas pagas aos validadores.
O serviço de mempool da Jito (que permite o sanduíche) encerrou em 8 de março
Ninguém gosta de falar sobre a prática de sanduíche (especialmente no Ethereum) porque impõe uma externalidade negativa rigorosa no trader final - este usuário é preenchido ao preço mais desfavorável. Para referência, ~$24 milhões em lucros(segundo EigenPhi) foram realizados apenas com sanduíches na Ethereum nos últimos 30 dias. Quando os utilizadores definem uma derrapagem máxima (a quantidade de variação em torno de um determinado valor com a qual o utilizador concorda antes de enviar a transação), quase sempre eram preenchidos a esse preço. Em outras palavras, a derrapagem esperada do utilizador era quase sempre igual à derrapagem máxima, caso a ordem seja preenchida.
Os pesquisadores da Jito ainda podem enviar bundles para outros tipos de transações MEV que não dependem do MempoolStream, como transações de arbitragem e liquidação (que exigem observar a transação em um bloco e capturar a oportunidade no próximo leilão da Jito).
Para referência, a cadeia de fornecimento de construção de blocos Ethereum atual parece o seguinte:
Na Solana - para validadores que executam o cliente Jito-Solana - a cadeia de fornecimento de construção de blocos parece o seguinte:
A lógica do relayer écódigo abertopermitindo que qualquer pessoa execute seu próprio relayer (Jito executa instâncias de relayers como um bem público). Outros participantes conhecidos da rede Solana também executam seus próprios relayers.
Estas partes podem não necessariamente ser entidades separadas, uma vez que as entidades podem estar verticalmente integradas. Como já foi mencionado anteriormente, os validadores têm total autoridade sobre os seus blocos. Os validadores podem procurar oportunidades económicas ao inserir, reordenar e censurar transações de um determinado bloco quando são os líderes.
Os pesquisadores também podem enviar transações através de métodos RPC (encaminhamento padrão no protocolo), independentemente de o líder estar ou não a executar Jito-Solana. Devido à relativa solidez da Solanabaixas taxase a indeterminação do agendador, o envio de transações em massa ainda é um método comum de capturar oportunidades de MEV. Certas oportunidades de MEV podem existir por mais tempo do que o esperado, na ordem de um a dezenas de blocos.
Enquanto Solana permite uma execução de transações mais rápida e reduz a superfície para certos tipos de MEV, pode exacerbar o potencial de centralização impulsionada pela latência, onde validadores e buscadores buscam co-localizar sua infraestrutura para obter uma vantagem competitiva. Estamos longe de qualquer equilíbrio competitivo e estável, com a infraestrutura e os mecanismos relevantes mudando rapidamente.
https://x.com/aeyakovenko/status/1741298436035776681?s=20
Num mundo com tempos de bloco inferiores a 200ms, isto proporciona uma vantagem comparativa para atores sofisticados com a infraestrutura e conhecimento especializado para otimizar sistemas (onde muitas aprendizagens podem ser retiradas da negociação de alta frequência). Até agora, o Ethereum afastou-se deste equilíbrio, criando soluções fora do protocolo para democratizar as oportunidades para que os pesquisadores sejam competitivos (pelo menos no estado atual de UX, preços, regime de construção de blocos oligopolístico e suposições adicionais de confiança fora do protocolo do Ethereum).
Mecanismos fora do protocolo de uso geral estão a encontrar o seu caminho para os protocolos para reduzir a área de superfície MEV on-chain. Tais mecanismos incluem:
Mecanismos de mitigação/redistribuição de MEV existem como alguma combinação do utilizador capturar algum valor do seu fluxo de ordens para deslocar o leilão de descoberta de preços e mecanismos relevantes fora da cadeia. Estes mecanismos envolvem compensações entre propriedades criptográficas como resistência à censura, auditabilidade e ausência de confiança.
Este texto abordou os principais participantes da cadeia de fornecimento de MEV na Solana e seus desenvolvimentos mais recentes. Além disso, este texto abordou as formas comuns de MEV na Solana e a anatomia de uma transação de MEV.
Foram alocados recursos significativos para estudar e pesquisar os efeitos de diferentes mecanismos de mitigação/realocação de MEV. O Ethereum tem gasto muitos recursos em infraestrutura, levando aFlashbots, que visa fornecer acesso democratizado às oportunidades de MEV, mas também impõe outros design e, possivelmente, externalidades negativas na cadeia.
Solana tem a oportunidade de explorar novos modelos na fronteira do MEV e da cadeia de fornecimento de produção de blocos.
Este artigo é reimpresso de helius.devcom o título original "Solana MEV: Uma Introdução", escrito por Ryan Chern. Se houver alguma objeção à reimpressão, entre em contato com oEquipa Gate Learn, e a equipe lidará com isso prontamente de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são fornecidas pela equipe Gate Learn. A reprodução, disseminação ou plágio de artigos traduzidos é proibida sem mencionar Gate.
Numarede de Prova de Participação, quando você é designado líder de um bloco específico, você tem a autoridade para determinar o conteúdo do seu bloco atribuído. O Valor Extraível Máximo (MEV) refere-se a qualquer valor derivado da adição, remoção ou reordenação das transações dentro de um bloco específico.
À medida que a atividade e o interesse geral têm vindo a aumentar na Solana, o MEV está a tornar-se umtópico cada vez mais discutidoEm 10 de janeiro de 2024, um pesquisador deu uma gorjeta de 890 SOL a um validador, uma das maiores gorjetas da história da Jito:
Na semana até 12 de março de 2024, os validadores da Solana ganharam mais de $7 milhões em gorjetas Jito pela inclusão de espaço de bloco na Solana. Hoje, mais de 50% das transações da Solana são em arbitragens falhadas (spam), que têm um valor esperado positivo, uma vez que os custos de transação são tão baixos. Os traders lucram ao fazer esse tipo de negociação a longo prazo.
MEV na Solanaparece diferente de outras cadeias, com um forte incentivo para que os pesquisadores executem seus próprios nós e/ou integrem e co-loquem-se com nós de alta participação para a visualização mais atualizada da cadeia (já que Solana é sensível à latência). Isto deve-se às atualizações contínuas do estado de Solana e aos mecanismos ponderados pela participação, comoTurbina(para leitura do estado atualizado) e QoS ponderada pela participação (para escrever novo estado).
Uma das diferenças mais notáveis é a ausência de uma mempool convencional, comum em outras cadeias como Ethereum.
A produção contínua de blocos da Solana, sem qualquer adição ou leilões/mecanismos fora do protocolo, reduz a superfície para certos tipos de MEV (particularmente front-running).
As oportunidades de MEV surgem em diferentes categorias. Seguem-se alguns tipos comuns de transações de MEV que existem hoje em Solana:
Jitoé um leilão de espaço de bloco fora do protocolo para blocos parciais, ao contrário do MEV-boost onde são construídos blocos completos (Jito e mev-geth são semelhantes em espírito, mas diferem muito na implementação). Jito oferece garantias de inclusão fora da cadeia de um conjunto específico de transações chamadobundles. Os pacotes são executados sequencial e atomicamente – tudo ou nada. Os pesquisadores submetem pacotes com execução garantida na cadeia, caso vençam o leilão e paguem a gorjeta mínima de 10.000 lamports. As gorjetas Jito existem fora do protocolo e são separadas do protocolotaxas de prioridade.
Esta abordagem tem como objetivo reduzir o spam e aumentar a eficiência dos recursos de computação da Solana ao executar os leilões fora da cadeia, apenas publicando o vencedor único do leilão no bloco através de um pacote garantido. Um pesquisador pode usar um pacote para uma ou ambas as seguintes propriedades: inclusão rápida e garantida e licitação para oportunidades de frontrun/backrun. Isto é particularmente importante considerando que uma parte significativa dos recursos de computação da rede é atualmente consumida por transações malsucedidas.
Ao contrário do Ethereum, Solana não possui uma mempool nativa no protocolo. Jito’sagora obsoletadoserviço de mempool criado eficazmente ummempool canônico fora do protocolo, cerca de ~65% dos validadores executam o cliente Jito-Solana (sobre o cliente nativo Solana-Labs).
Quando estiver em funcionamento, as transações residiriam no pseudo-mempool do Jito por 200 ms. Durante esta janela, os buscadores poderiam licitar oportunidades para front-run/sandwich/backrun transações pendentes, sendo os pacotes que pagam mais encaminhados para o validador para execução. A técnica de sandwiching representava uma parte significativa da receita de MEV, medida em gorjetas pagas aos validadores.
O serviço de mempool da Jito (que permite o sanduíche) encerrou em 8 de março
Ninguém gosta de falar sobre a prática de sanduíche (especialmente no Ethereum) porque impõe uma externalidade negativa rigorosa no trader final - este usuário é preenchido ao preço mais desfavorável. Para referência, ~$24 milhões em lucros(segundo EigenPhi) foram realizados apenas com sanduíches na Ethereum nos últimos 30 dias. Quando os utilizadores definem uma derrapagem máxima (a quantidade de variação em torno de um determinado valor com a qual o utilizador concorda antes de enviar a transação), quase sempre eram preenchidos a esse preço. Em outras palavras, a derrapagem esperada do utilizador era quase sempre igual à derrapagem máxima, caso a ordem seja preenchida.
Os pesquisadores da Jito ainda podem enviar bundles para outros tipos de transações MEV que não dependem do MempoolStream, como transações de arbitragem e liquidação (que exigem observar a transação em um bloco e capturar a oportunidade no próximo leilão da Jito).
Para referência, a cadeia de fornecimento de construção de blocos Ethereum atual parece o seguinte:
Na Solana - para validadores que executam o cliente Jito-Solana - a cadeia de fornecimento de construção de blocos parece o seguinte:
A lógica do relayer écódigo abertopermitindo que qualquer pessoa execute seu próprio relayer (Jito executa instâncias de relayers como um bem público). Outros participantes conhecidos da rede Solana também executam seus próprios relayers.
Estas partes podem não necessariamente ser entidades separadas, uma vez que as entidades podem estar verticalmente integradas. Como já foi mencionado anteriormente, os validadores têm total autoridade sobre os seus blocos. Os validadores podem procurar oportunidades económicas ao inserir, reordenar e censurar transações de um determinado bloco quando são os líderes.
Os pesquisadores também podem enviar transações através de métodos RPC (encaminhamento padrão no protocolo), independentemente de o líder estar ou não a executar Jito-Solana. Devido à relativa solidez da Solanabaixas taxase a indeterminação do agendador, o envio de transações em massa ainda é um método comum de capturar oportunidades de MEV. Certas oportunidades de MEV podem existir por mais tempo do que o esperado, na ordem de um a dezenas de blocos.
Enquanto Solana permite uma execução de transações mais rápida e reduz a superfície para certos tipos de MEV, pode exacerbar o potencial de centralização impulsionada pela latência, onde validadores e buscadores buscam co-localizar sua infraestrutura para obter uma vantagem competitiva. Estamos longe de qualquer equilíbrio competitivo e estável, com a infraestrutura e os mecanismos relevantes mudando rapidamente.
https://x.com/aeyakovenko/status/1741298436035776681?s=20
Num mundo com tempos de bloco inferiores a 200ms, isto proporciona uma vantagem comparativa para atores sofisticados com a infraestrutura e conhecimento especializado para otimizar sistemas (onde muitas aprendizagens podem ser retiradas da negociação de alta frequência). Até agora, o Ethereum afastou-se deste equilíbrio, criando soluções fora do protocolo para democratizar as oportunidades para que os pesquisadores sejam competitivos (pelo menos no estado atual de UX, preços, regime de construção de blocos oligopolístico e suposições adicionais de confiança fora do protocolo do Ethereum).
Mecanismos fora do protocolo de uso geral estão a encontrar o seu caminho para os protocolos para reduzir a área de superfície MEV on-chain. Tais mecanismos incluem:
Mecanismos de mitigação/redistribuição de MEV existem como alguma combinação do utilizador capturar algum valor do seu fluxo de ordens para deslocar o leilão de descoberta de preços e mecanismos relevantes fora da cadeia. Estes mecanismos envolvem compensações entre propriedades criptográficas como resistência à censura, auditabilidade e ausência de confiança.
Este texto abordou os principais participantes da cadeia de fornecimento de MEV na Solana e seus desenvolvimentos mais recentes. Além disso, este texto abordou as formas comuns de MEV na Solana e a anatomia de uma transação de MEV.
Foram alocados recursos significativos para estudar e pesquisar os efeitos de diferentes mecanismos de mitigação/realocação de MEV. O Ethereum tem gasto muitos recursos em infraestrutura, levando aFlashbots, que visa fornecer acesso democratizado às oportunidades de MEV, mas também impõe outros design e, possivelmente, externalidades negativas na cadeia.
Solana tem a oportunidade de explorar novos modelos na fronteira do MEV e da cadeia de fornecimento de produção de blocos.
Este artigo é reimpresso de helius.devcom o título original "Solana MEV: Uma Introdução", escrito por Ryan Chern. Se houver alguma objeção à reimpressão, entre em contato com oEquipa Gate Learn, e a equipe lidará com isso prontamente de acordo com os procedimentos relevantes.
Aviso legal: As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor e não constituem qualquer conselho de investimento.
As traduções do artigo para outros idiomas são fornecidas pela equipe Gate Learn. A reprodução, disseminação ou plágio de artigos traduzidos é proibida sem mencionar Gate.